Miudinhas
Tasso Franco
28/01/2018 às  20:06

ALBA homenageia Angelo Roberto e publica livro ilustrado pelo artista

A UFBA lança diaa 29 de janeiro como prazo para receber propostas de mesas, sessões temáticas, intervenções artísticas e oficinas para o Fórum Social Mundial 2018, que vai sediar de 13 a 17 de março próximo.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O falecimento do artista plástico Ângelo Roberto consternou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel, que se solidarizou com familiares e amigos nesse momento de perda e dor, “rogando a Deus que conforte seus entes queridos, que sempre terão o conforto nas memórias dos inúmeros bons momentos que desfrutaram em sua alegre companhia”.

   2. O parlamentar apresenta na segunda (30.01) moção de luto e pesar à Secretaria Geral da Mesa, fixando nos anais do Legislativo o reconhecimento da Bahia e dos baianos a esse “mestre do bico de pena, agitador cultural em tempo integral e excepcional figur a humana”.

   3. O Poder Legislativo, através do Programa ALBA Cultural, finaliza a produção da primeira incursão de Ângelo Roberto pela literatura infantil, uma estória que ele escreveu e ilustrou, ainda inserida nas comemorações do centenário de nascimento do professor Adroaldo Ribeiro Costa, criador e impulsionador do programa “Hora da Criança”, marco da arte-educação na Bahia e no Brasil: 

   4. – Inicialmente era um programa de rádio voltado para o público infantil, que evoluiu para o teatro e a divulgação da obra de Monteiro Lobato com montagens da peça “Nar izinho” e de trabalhos como “Monetinho” ou “Enquanto Nós Cantarmos” encenadas por crianças e adolescentes, explica o presidente da Assembleia.

  5. Ângelo Roberto participou da “Hora da Criança”, aliando ao dom de desenhar (começou aos sete anos de idade) o de representar, Foi um artista multimídia, quando esta palavra ainda não havia sido inventada, pois sua primeira exposição aconteceu quando tinha apenas 14 anos, no VI Congresso de Escritores Infanto-Juvenis, em São Paulo, em 1952. 

   6. O Legislativo homenageará esse ano o professor Adroaldo Ribeiro Costa com a publicação de um perfil biográfico através da coleção Gente da Bahia, que reverencia a memória de baianos notáveis nos mais variados campos da atividade humana, completou Angelo Coronel.

   7. Falecido aos 80 anos de câncer, o ibicaraiense Ângelo Roberto, atuou também como diretor de criação em agências publicitárias, ator no cinema, produtor de livros, ilustrador para livros, jornais e cartazes de filme. Faleceu aos 80 anos e a cerimônia de cremação será amanhã (30.01) no cemitério Jardim da Saudade.
                                                                   *******
   8. Uma série de debates é suscitada com maior veemência por órgãos públicos e movimentos que lutam por um estado laico e combatem a intolerância religiosa na Bahia. Num desses debates aconteceu na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Salvador, que refletiu sobre a criminalização das religiosidades não hegemônicas e propôs um modelo de tolerância mais harmonioso para preservar, principalmente, religiões de matriz africana. 

   9. Presente ao seminário do MP, o vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, defendeu a importância de se ter “liberdades” e em especial a religiosa.

   10. “Minha atuação como parlamentar sempre foi e será em defesa desse direito. Participar deste evento do MP com lideranças religiosas, estudantes, mestres em cultura e representantes da sociedade e do judiciário baiano é de uma relevância enorme. 

    11. - Como parlamentar, temos que sempre acompanhar e desenvolver ainda mais os debates e promover a igualdade social e religiosa também. E defendo aqui uma maior participação do Judiciário em defesa dos direitos das religiões afro-brasileiras. O racismo e o preconceito, a intolerância são presentes cotidianamente em nossa sociedade, o que é uma vergonha”, salienta Suíca.

    12. O edil petista ainda parabeniza o trabalho da promotora de Justiça Lívia Vaz, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação. Suíca até sugere que “faria muito bem” ao Ministério Público tê-la com chefe. “Acho que o órgão nunca teve uma mulher negra em seu comando. E isso seria um grande avanço para a representação e a busca por maior empoderamento feminino e consciência social”, destaca. Vaz foi a organizadora do evento e mediadora da mesa que debateu os assuntos.

   13. Nesta segunda-feira (29), o governador Rui Costa vai visitar os municípios de Jequié e Itabuna. Às 9h, Rui chega a Jequié, e segue para a inauguração do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Avenida Lomanto Júnior. Depois, o governador entrega o novo posto do SAC, situado no bairro Mandacaru. Durante a solenidade, ele vai assinar uma ordem de serviço para implantação do sistema de saneamento básico do povoado de Queimadas e outra que dará início à construção da nova sede do Colégio da Polícia Militar.

    14. Ainda no posto do SAC de Jequié, o governador fará a entrega de 887 CAR (Cadastro Ambiental Rural) e dará por inaugurado o Escritório Regional do Programa Primeiro Emprego.

    15. Em Itabuna, Rui participa, às 16h, da inauguração do Módulo II do Fórum do Tribunal de Justiça, localizado Rua Santa Cruz, s/n, Loteamento Nossa Senhora das Graças.

   15. Os moradores de Sete de Abril comemoraram o início da reforma de mais 180 casas em situação precária, a ser promovida pela Prefeitura, por meio do programa Morar Melhor. A ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis, de secretários e gestores municipais, demais autoridades e população, na Rua 7 Irmãos.

   16. O prefeito salientou que o programa foi fruto das andanças que a Prefeitura tem feito nos bairros, vendo de perto a necessidade dos cidadãos. "Diante dessa crise econômica, do desemprego e do salário cada vez menor, é difícil uma família juntar dinheiro no fim do mês para reformar a própria casa. Muitos passam a vida toda sem conseguir melhorar a própria casa. Mas o Morar Melhor está aí para isso", salientou o prefeito.

   17. A Universidade Federal da Bahia estabeleceu o dia 29 de janeiro como prazo para receber propostas de mesas, sessões temáticas, intervenções artísticas e oficinas para o Fórum Social Mundial 2018, que a universidade vai sediar de 13 a 17 de março próximo. As submissões são on-line no endereço https://goo.gl/forms/CgKEpZZe6YqM48df1 e os proponentes devem procurar as páginas referentes a cada modalidade para inscrever seu trabalho. 

   18. Vale lembrar que estudantes só podem inscrever sessões temáticas com a concordância de seus orientadores. O FSM 2018 está alinhado ao projeto “UFBA, Movimentos Sociais e Desafios da Contemporaneidade”, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.

   19. Há uma expectativa de grande envolvimento da comunidade acadêmica no Fórum, com intenso intercâmbio de ideias e propostas entre pesquisadores e representantes de movimentos sociais, em meio a um grande número de  manifestações culturais do Brasil e do mundo.

   20. A dificuldade financeira em manter o pleno funcionamento dos serviços públicos municipais levaram os prefeitos a se reunir nesta quarta-feira, 24, com o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios - CNM, Glademir Aroldi, na sede da Amurc. Do encontro, saiu a proposta de pactuar junto aos senadores, deputados federais e estaduais a criação de uma Frente Parlamentar Municipalista na Bahia, para que, projetos como a reformulação do Pacto Federativo tenham encaminhamento célere no Congresso Nacional.

   21. Em uma carta do presidente Amurc Antônio de Anízio, que também é prefeito de Itacaré, destinada aos demais prefeitos no Sul da Bahia, ele relata que a gestão municipal, cada vez mais submissa e mal remunerada, tem levado os gestores púbicos ao impedimento administrativo, sendo alvos da justiça. “Se fossemos remunerados de acordo com o valor investido, teríamos aumento nas receitas e, consequentemente, o equilíbrio das contas municipais”, ressalta.

   22. Pensando nisso, a Amurc, com o apoio dos prefeitos da região estará apresentando a proposta de criação de uma Frente Parlamentar Municipalista ao presidente da União dos Municípios da Bahia - UPB, com o objetivo de incentivar o demais gestores a somar esforços com os seus deputados. A partir daí, influenciar a Base Parlamentar Municipalista, já formada no Congresso Nacional para dar andamento aos projetos da classe municipal.

   23. Dentre os assuntos em pauta, o vice-presidente da CNM destacou o Apoio Financeiro aos Municípios, no valor de R$ 2 bilhões, aprovado pelo presidente da República, Michel Temer, no final do mês de dezembro, mas que ainda não foi pago aos municípios. “Essa emenda está parada no Congresso Nacional, e os prefeitos precisam pressionar os deputados para votarem. Para os municípios baianos, a ajuda será de 186.446 milhões”, informou Aroldi.

   24. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Ilhéus, está convocando cerca de 16 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal que residem no município. A iniciativa visa atualizar dados cadastrais para evitar o cancelamento dos benefícios. A lista com os nomes dos convocados encontra-se na sede da SDS, situada à rua Vereador Mário Alfredo. Um Balcão de Informação foi disponibilizado e técnicos podem explicar caso-a-caso os motivos da convocação.

   25. De acordo com a gestora do Programa Bolsa Família, Jéssica Miranda, a lista inclui famílias vinculadas a diversos benefícios sociais, desde Bolsa Família a Tarifa Social de Energia. “Algumas, por inconsistência no cadastro ocorrida ao cruzar com informações de outros sistemas do governo federal, outras por cadastro desatualizado há mais de dois anos”, revela.

   26. A gestora explica que até mesmo quem não está mais recebendo o Bolsa Família e acha que não tem direito a mais nada, caso possua renda per capita de até meio salário mínimo, pode estar apta a participação em outros programas. 

   27, Em janeiro, a Controladoria Geral da União (CGU) bloqueou 600 benefícios de famílias carentes de Ilhéus. Jéssica Miranda explica que até estes beneficiários ainda podem reverter a situação ou aderir a outro perfil de programa social. Por este motivo, também devem comparecer à sede da SDS.

  28. Motoristas de ônibus que vão trabalhar no Carnaval tiveram a rotina alterada na sede de uma empresa de transporte que atua em Salvador e região metropolitana. Eles participaram do curso de capacitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), voltado para condutores de passageiros. 

   29. Em quatro horas de aula, foram passados conhecimentos sobre legislação de trânsito, condução preventiva, relacionamento interpessoal e conscientização de riscos com a rede elétrica.

  30. Houve também a simulação de uma situação de conflito dentro do ônibus, envolvendo motorista e folião. A orientação do Detran é que o condutor mantenha a calma e fique atento ao trânsito, para evitar acidentes. Em caso de violência, a polícia deve ser acionada. 

   31. O rodoviário Orisvaldo de Freitas, 49 anos, se comprometeu a seguir as orientações. "Esse curso é uma oportunidade excelente para tirarmos as nossas dúvidas sobre como lidar com o passageiro, que muitas vezes tem um comportamento de euforia por causa da bebida. Vou colocar em prática tudo que aprendi aqui".

  32. "Quem vai para o circuito acha que o clima de liberdade também se aplica no trânsito, o que não é verdade. Por isso, o condutor deve se manter calmo para evitar confusão", alerta o instrutor da Escola Pública de Trânsito (Eptran), Luide Souza.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>