Miudinhas
Tasso Franco
28/07/2009 às
21:22
VEREADORES DESAPROVAM MUDANÇAS NO CIRCUITO CAMPO GRANDE DO CARNAVAL
Comenda da Câmara de Vereadores lembra Ordem do Jagunço de Chatô
Foto: BJÁ |
|
Em Pituaçu, latão a preço de latinha, para atender a eufórica torcida do Bahêa |
Miudinhas globais:
1. As mudanças definidas pelo Conselho do Carnaval para o Circuito Osmar, com os desfiles iniciando no Campo Grande e encerrando na Praça Castro Alves, foram contestadas por praticamente todos os oradores da sessão especial promovida pela Câmara Municipal, nesta terça-feira (dia 28) à tarde, no Plenário Cosme de Farias.
2. Presidida pelo vereador Alcindo da Anunciação (PSL), o debate não contou com a presença de representantes do Conselho, o que contribuiu para o acirramento das posições contrárias ao projeto de mudança já para o Carnaval 2010.
3. Os vereadores vão fazer um apelo ao prefeito João Henrique Carneiro para que reveja a decisão do Conselho e a realização de um amplo seminário para debater propostas de mudança, que não devem ser aplicadas para o próximo Carnaval.
4. O discurso mais enfático foi o do presidente do bloco Traz a Massa, Aurelino Nabuco, que alertou para as questões de segurança que envolverão as mudanças propostas, sobretudo a dispersão dos trios elétricos pela Ladeira da Montanha e o retorno dos foliões, que ficarão fora das cordas em plena Praça Castro Alves.
5. "Pode acontecer uma tragédia", advertiu Aurelino.
6. Além de Alcindo esteviveram presentes na Mesa o vereador Paulo Magalhães (DEM); o secretário da Reparação, Ailton Ferreira; o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco; o representante da Secretaria Estadual de Cultura, Bolagir; o representante da Secretaria Municipal da Educação, Fernando Araújo; o major Oliveira, da PM; o advogado Henrique Guimarães, especializado em defesa do consumidor; o presidente da ABAV, Pedro Costa; e o coordenador de Licenciamento da Sesp, Paulo Viana.
7. Cláudio Tinoco fez uma apresentação rápida do projeto, frisando que os estudos de viabilidade técnica serão feitos, analisando todos os detalhes. Diversos vereadores presentes ao debate, dos mais variados partidos, foram unânimes em alertar para a necessidade dos estudos de impacto terem sido elaborados antes da decisão do Conselho, o que inviabiliza as mudanças para o Carnaval 2010.
8. O prefeito João Henrique está fazendo o seu 6º Carnaval, em 2010. Até agora, salvo a excessiva camarotização do Circuito Dodô (Barra/Ondina) tem se saído bem. Porque, então, entrar numa arapuca dessas, sem uma análise mais aprofundada da questão e correr risco sem necessidade?
9. Essa inovação é uma bobagem. Desprezar uma avenida como a Carlos Gomes num Carnaval congestionado como o de Salvador é tentar fazer uma experiência num circuito consagrado e que vem dando certo ao longos dos anos, com as naturais transformações que aconteceram. É só lembrar do "finado" Clube de Engenharia que tanto sucesso fez nas décadas de 1970/1980.
10. O Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado João Bacelar, informa que haverá Sessão Ordinária de reabertura dos trabalhos desta Comissão, contando com a presença do secretário Nelson Pellegrino, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH.
11. Pelegrino falará sobre os planos de trabalhos da Secretaria para os exercícios 2009/2010. A sessão será às 10h, próximo dia 5, no plenário.
12. A realização da homenagem às mulheres, na Câmara Municipal de Salvadoir, nesta terça-feira (28), através do prêmio Mulheres Guerreiras - Maria Felipa, uma negra citada no livro de Ubaldo Osório e que teria embriagado portugueses na ilha de Itaparica, provocou polêmica depois que a historiadora Consuelo Pondé de Sena, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), questionou a legitimidade da homenagem.
13. De acordo com a vereadora que teve a iniciativa, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Eron Vasconcelos DEM), vários historiadores, inclusive Consuelo Pondé de Sena foram consultados no período em que a sessão estava sendo elaborada.
14. Segundo o presidente da Câmara, Alan Sanches (PMDB), a presidência apenas cedeu o espaço depois de receber uma solicitação da Comissão de Defesa da Mulher requerendo a estrutura da Câmara Municipal para a realização do evento, sem nenhuma participação no mérito histórico da homenagem.
15. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand ou por Chatô (depois da biografia de Fernando Morais), foi um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 50.
16. Dono de um império jornalístico - os Diários Associados -, que chegou a reunir dezenas de jornais, revistas e estações de rádio, foi também pioneiro da televisão no Brasil, criando a TV Tupi em 1950.
17. Pois dito; Chatô, que era paraibano, criou a O
rdem do Jagunço condecoração para homenagear aqueles que, segundo sua percepção, mereciam destaque. Conferida tanto a nacionais quanto a estrangeiros, vicejou apenas durante a vida do polêmico jornalista, primeiro e único grão-mestre da ordem. Quem recebia a Ordem tinha que usar um gibão e um chapéu de couro.
18. Qualquer semelhança com o que aconteceu na Câmara de Salvador é mera coincidência.
19. Direto de Lisboa chega a Salvador a cantora Daniela Mercury para realizar o show de aniversário dos 47 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. Crise? Que crise? Estima-se que a Prefeitura está desembolsando algo em torno de R$200 mil para tal efeméride.
20. Quando finalmente alguém se propõe a revitalizar -salvar, na verdade- a Cidade Baixa, isso tem que ser feito às escondidas, na surdina, para não despertar rivalidades. Mas aí a intenção vazou e o que acontece: os ambientalistas estão sendo recrutados em regime de urgência, os arquitetos do passado já estão escrevendo cartas para a UNESCO e até os moradores da área a ser supervalorizada
são contra, alegando inclusive que um campo de baba é "referência histórica" do local.
21. A declaração de um dos moradores sobre o "crime" de se estar tentando atrair capital estrangeiro é antológica.
22. No outro lado da cidade, a Infraero enfrenta o mesmo problema para ampliar o aeroporto de Salvador porque ambientalistas e outros "gambás" dizem que vão destruir dunas e flora. Agora, quando invadiram a área das Malvinas, hoje bairro da Paz, ninguém disse nada.
23. Os agourentos de plantão já acionaram a imprensa nacional. Inclusive aquele deputado do atraso que tem um compadrio em São Paulo.
24. Essas sobre a Independência da Bahia foram copiadas do ex-blog de Cesar Maia: 1823, Pirajá. Batalha perdida. Ordem de retirada. Os portugueses haviam vencido a batalha decisiva na Bahia contra a independência do Brasil. O Corneteiro Luis Lopes é chamado: "Dê o toque de retirada muitas vezes".
25. O Corneteiro subiu num montículo e descumpriu a ordem e tocou AVANÇAR DEGOLANDO. Os soldados retornaram e avançaram gritando assustadoramente sobre os portugueses, que surpreendidos, correram. Estava ganha a Batalha de Pirajá. A Bahia caia.
26. A independência garantida. Data até hoje comemorada, justamente, pelos baianos como o ato final da independência.
27. Irmãos e primos latifundiários cederam seus jagunços para que o general francês Labatout, contratado por D. Pedro I, organizasse algo parecido com um exército. Visconde de Pirajá, durante a batalha, estava na corte dando informações do que ocorria.
28. Cem anos depois da independência -em 1922- as comemorações no Rio-DF, procuraram exaltar os heróis da independência na Bahia. E os agraciados foram os irmãos latifundiários.
29. E todos em Ipanema, que terminava de ser urbanizada, pela empresa do Barão de mesmo nome. E assim foram nominados: Visconde de Pirajá, Barão da Torre e Garcia D'Ávila. Uma exceção à heroína massacrada pelos portugueses dentro de seu convento: a sóror Joana Angélica.
30. História contada e o artista IQUE se propôs a transformá-la em um monumento. Com a alma carioca e o tino de chargista, fez a estátua do Corneteiro. Essa foi minuciosamente colocada na esquina dos irmãos Visconde de Pirajá e Garcia D'Ávila. E numa placa, a história contada.
31. Um monumento de justiça histórica e com a ironia carioca. A corneta, Ique transformou em rifle, continuando corneta.
32. Semana passada surgiu um movimento em defesa da estátua do Corneteiro e contra o elitismo dos que se acham donos da arte. O abaixo assinado em defesa do Corneteiro cresce a cada dia.
33. Fazer o que? Zomba-se aqui e acolá. Aqui, até um batalhão de negros já inventaram. Daqui a pouco vão dizer que Catarina Paraguaçu era afrodescendente.
34. Sugestão da SESAB para evitar o câncer de pêni: lavar diariamente o bilau com água e sabonete. Pode ser sabão de coco também.
35. Turistas brasileiros gastaram US$987 milhões de dólares no exterior, só em junho último. É o maior valor desde setembro de 2008.
36. Porque acontece isso? Por que viajar para o exterior é mais barato do que no Brasil. Uma semana em NY custa algo em torno de U$3 mil dólares para uma pessoa. Em Costa de Sauípe é mais caro.
37. O escritório de Referência do Governo no Centro Histórico serve mesmo pra que?
38. Analistas políticos nacionais acham que o PT perderá sua identidade com essa defesa intransigente do presidente Lula a Sarney.
39. A traição e os dois palanques na Bahia. Essa é a questão. Ninguém rompe com ninguém como medo desse carimbo. É só lembrar que ele foi fatal para Pinheiro, em 2008, na campanha da Prefeitura de Salvador.
40. Falar em Pinheiro, antes quem falava no pagamento da dívida dos empreiteiros era ele, como secretário da Fazenda. Era para ser paga em julho. Agora, assumiu o comando da dívida o secretário Afonso Florence. Disse que o Estado paga em agosto.
41. Logo em agosto! O mês mais azíago no Brasil!
42. Uma semana de greve nos portos. Uma insensatez e prejuízios enormes para as exportações baianas.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>