Miudinhas
Tasso Franco
05/09/2017 às  20:52

MALAS DOS MILHÕES entram na pauta da campanha de 2018 e PT tem alvo

Resta saber o que vai pegar nos candidatos a governador na eleição de 2018


IUDINHAS GLOBAIS:

    1. As malas contendo milhões de reais encontradas num apartamento do bairro da Graça, em Salvador, área apontada como um 'bunker' de Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e Temer, e ex-diretor da Caixa com a presidente Dilma, foi o assunto do dia na Assdembleia Legislativae e já estão sendo pautadas para as eleições 2018, provavelmente entre o governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto.

   2. Os parlamentares do PT destacaram que essa descoberta mostra que a verdadeira corrupção estaria no PMDB e aliados não no PT, esquecendo que Temer foi eleito na chapa de Dilma. Segundo o lider do PT na Casa, "os golpistas derrubaram uma presidente honesta e até bem pouco tempo, um político arrogante estava conclamando a população a bater panelas e agora desonra a tradição da politica baiana com malas de dinheiro". Joseildo não citou Geddel diretamente.

   3. O deputado Targino Machado (PPS) conclamou seu colega de Casa, Hildécio Meireles (PMDB) para deixar este partido e "sair da lama". Hildécio, em pronunciamento, disse que o caso das malas do dinheiro, de fato, exige uma reflexão. Para a deputada Fátima Nunes (PT) as malas e caixas de dinheiro (já foram contabilizados R$22.5 milhões) "entristecem a política baiana".

   3. Os parlamentares da oposição tambem tentaram colar a descoberta nas malas diretamente em ACM Ndto. Para a deputada Luiza Maia (PT)as malas repletas de dinheiro, encontradas pela Polícia Federal em Salvador e atribuídas ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, comprovam que os articuladores do golpe contra Dilma são os verdadeiros corruptos do país. “A coisa está feia para Geddel, aliado de Temer, ACM Neto e Elinaldo”.

   4. “É uma bomba atrás da outra envolvendo aqueles que derrubaram uma presidenta honesta. O apartamento cheio de malas e caixas de dinheiros, ligado à Geddel, vem só comprovar quem realmente está atolado na corrupção”, disse a parlamentar.

    5. Líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Joseildo Ramos cobrou, cobrou, um posicionamento da bancada de oposição na Casa acerca da operação da Polícia Federal que apreendeu caixas e malas de dinheiro em um apartamento em Salvador, supostamente associados ao ex-ministro Geddel Vieira Lima.

   6.  “Quero saber quantos serão solidários ao ocaso de um político extremamente arrogante, que há bem pouco tempo atrás, em junho de 2015, estava conclamando os brasileiros para irem às ruas, baterem suas panelas ariadíssimas contra a corrupção dos petistas”, provocou o parlamentar.

    7. Para Joseildo, o episódio que agrava ainda mais a imagem do ex-ministro dos Governos Lula e Temer tem impacto direto no presidente em exercício e deve figurar como “capítulo, talvez, final” do processo de esvaziamento e enfraquecimento dos apoios políticos. “Os estertores dessas lideranças, num passado muito recente, irradiavam empáfia e centralidade da ética. Agora a corrupção está não apenas próxima, mas colada na pele do presidente, e não ouço vozes, não escuto panelas”, ironizou.

   8. Ainda de acordo com o parlamentar, o silêncio das lideranças políticas aliadas ao ex-ministro e ao Governo Temer é uma tentativa de dissociar a imagem neste momento pré-eleitoral. “Vários políticos baianos apoiam ambos, como ACM Neto, por exemplo. Mas a gente não encontra isso nas ruas, nos discursos e nas manifestações de maneira clara. Isso não significa que o apoio não continue de maneira velada, porém obstinada. Significa apenas que existe um esforço para que isso não chegue ao público”, afirmou. 

   9. Em pronunciamento na Câmara de Deputados nesta terça-feira (5), o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) criticou a conivência do prefeito ACM Neto (DEM) com o seu aliado Geddel Vieira Lima (PMDB), que teve malas de dinheiro apreendidas pela Polícia Federal nesta manha.

   10. “Quem sabe quanto desse dinheiro não era para fazer campanha ano que vem pra tentar fazer ACM Neto governador? Mas o dinheiro sumiu ACM Neto, sumiu Geddel, não vai ter financiamento empresarial pra vocês ano que vem, vai ter é cadeia. Espero que, pela primeira vez, a justiça seja feita”, disse Solla.

   11. O deputado destacou, em seu discurso, que mesmo com as graves provas contra Geddel, ACM Neto não só mantém a aliança política, como premiará o aliado com a Prefeitura de Salvador em 2018, quando provavelmente sairá candidato a governador do Estado e deixará o vice, Bruno Reis (PMDB), comandado a capital baiana por dois anos.

   12.“O prefeitinho de Salvador, o vice dele é de Geddel. Ele quer sair candidato a governador e largar a prefeitura conduzida por um comparsa de Geddel. Grampinho está cada dia mais envolvido com este governo corrupto e seus aliados completamente escancarados na corrupção. As malas de dinheiro de Geddel fazem parte do esquema que tirou uma presidente honesta e colocou esse presidente corrupto”, completou.

   13. O deputado Paulo Azi, aliado de Neto, usou a tribuna para rebater o colega e associou as investigações da Polícia Federal ao governador da Bahia, Rui Costa. “O deputado Jorge Solla precisa lembrar que o governador Rui Costa, que está sendo investigado pela Polícia Federal, pode ser preso a qualquer momento e nem disputar as eleições do próximo ano”, disse. 
 
   14. “Rui Costa está sendo investigado pela Policia Federal, acusado de receber dinheiro de uma empreiteira em troca de serviços de campanha de uma agência de mídia digital. E ainda tem os 30 milhões da CERB que o delator Cláudio Mello da Odebrecht disse que foram doados a campanha de Rui Costa em forma de propina”, completou o parlamentar. 

    15. De acordo com Paulo Azi, os ataques de Jorge Solla e outros petistas ao prefeito ACM Neto são fruto do desespero. “Todas as pesquisas encomendadas pelo PT e partidos que apoiam o governo baiano colocam ACM Neto com uma ampla vantagem nas eleições do ano que vem. Como eles não podem mudar a realidade, partem para os ataques”, concluiu o deputado. 

   16. A Oposição na Assembleia tentou dsviar o assunto principal e disse, em nota, que a viagem de Rui a China foi um fiasco. Veja a nota:

    17.  A viagem do governador Rui Costa (PT) à China e o anúncio de assinatura de um acordo para a execução da ponte Salvador – Itaparica é a repetição de promessas feitas pelo ex-governador Jaques Wagner (PT), durante viagens anteriores ao país, quando também anunciou investimentos em infraestrutura para a Bahia, até hoje não concretizados. 

    18. Essa é a avaliação da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, que ao cumprir o papel de fiscalização do Executivo encaminhou um requerimento a Casa Civil, com pedidos de informações sobre a passagem do gestor ao país.

   19. “O governador anuncia a ponte Salvador-Itaparica, como se o grupo chinês fosse começar amanhã a construção. A população da Bahia já está cansada de ver um governo de onze anos repetir as mesmas promessas. Todo ano que antecede as eleições, o governo volta a fazer o anúncio do equipamento. Em 2013, o ex-governador Wagner fez uma missão a China, de onde voltou afirmando que haviam investimentos consolidados para a Bahia. Até hoje os baianos esperam. Dessa vez assinaram um memorando de entendimento e já dão como certa a obra da ponte”, ironiza o líder Leur Lomanto Jr. (PMDB).

   20. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) também questiona a falta de compromisso do governo petista no estado com as promessas feitas. “Infelizmente não se garante nada, pois assinaram apenas um memorando e anunciam como se a ponte já estivesse pronta”, disse em discurso. O parlamentar também criticou a apropriação do governo de Rui Costa aos projetos do governo federal, de instalação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul. Segundo ele, o gestor omite a competência da União para destravar essas obras, que ganharam aval positivo de grupos chineses.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>