Miudinhas
Tasso Franco
04/09/2017 às  19:51

FURAÇÃO NOS EUA atinge bolso da classe média e gasolina sobe 10% no BR

UFBA: Vem aí o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que ocorrerá nos campi da Universidade Federal da Bahia de 16 a 18 de outubro


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Petrobras anunciou nesta segunda-feira nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 11% em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.

   2. A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês.

  3. Para enteder melhor o efeito do Harvey, o Brasil produz petróleo em quantidade quase suficiente para abastecer o país, mas, o refino é de menor proporção. Com isso, qualquer oscilação no mercado o preço dos produtos refinados sobem. Agora, resta saber se quando o Texas voltar a operar, normalmente, se o preço da gasolina vai cair. 
                                                                         *****
   4. Divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano cresceu 1,9%, na comparação com o primeiro trimestre de 2017, indicado retomada na dinâmica da atividade econômica do estado. 

   5. No entanto, esta retomada de dinâmica está basicamente associada ao bom desempenho do setor agropecuário, o qual tem demonstrado indicadores de recuperação em relação ao ano anterior. Já na comparação com o segundo trimestre de 2016, o indicador apontou crescimento de 2,4%. No que se refere ao Brasil, os dados indicaram que houve expansão de 0,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2017 e de 0,3% na comparação com o segundo trimestre de 2016.

   6. O desempenho do PIB baiano no segundo trimestre de 2017 foi influenciado particularmente pelos bons números do setor agropecuário. De acordo com os cálculos realizados, a agropecuária baiana registrou expansão de 33,0% no valor adicionado no segundo trimestre de 2017. 

   7. Essa expansão é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana no período, a exemplo do café, a qual aponta expansão de 50% na produção, assim como nas culturas de soja (60%), feijão (66%) e algodão (2%). Por outro lado, a cultura de cacau aponta para retração de 10% no segundo trimestre de 2017.

   8. Ao contrário do setor agropecuário, o industrial continua refletindo os efeitos do baixo dinamismo da economia brasileira, com retração em todas as atividades. No segundo trimestre, este setor apontou retração de -6,7%, com destaque para o recuo de -12,8% no setor de extração mineral, particularmente pela redução da produção – por parte da Petrobras – de petróleo e gás; a produção de energia elétrica também tem impactado negativamente sobre o setor, onde se verificou retração de -6,3% nesse segmento, neste caso, em decorrência dos problemas decorrentes do baixo nível do reservatório de Sobradinho e, particularmente, pela queda no consumo de energia elétrica e gás natural; 

   9. a construção civil também registrou taxa negativa (-6,3%), sendo afetada, sobretudo, pelo baixo nível na oferta de novos empreendimentos imobiliários – há de se destacar que os investimentos públicos tem garantido que o desempenho desse setor não seja ainda mais negativo; finalmente, o segmento de transformação, o de maior peso dentro do setor, o qual também apontou retração no segundo trimestre (-6,0%), sendo influenciado pela queda na produção de importantes subsegmentos (bebidas, refino de petróleo, produtos químicos, metalurgia e equipamentos de informática).

   10. O setor de serviços, principal da economia baiana, registrou expansão de 0,5% no segundo trimestre. Comércio (1,2%), atividades imobiliárias (1,3%) e transportes (1,0%) foram os segmentos que mamais impulsionaram positivamente o setor. Já a administração pública (-0,2%contribuiu de forma negativa para o valor adicionado do setor.

                                                                               *****
   11. A Justiça Eleitoral reconheceu que não houve prática ilícita na doação recebida pelo deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), efetuada pelo Grupo Odebrecht, nas eleições de 2014 e determinou o arquivamento dos autos em que o parlamentar foi citado, no âmbito da Operação Lava-jato, destacando a legalidade da contribuição, devidamente declarada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

   12. “Desde o inicio afirmei que as doações recebidas foram oficiais, seguindo as normas da Justiça e agora, depois das apurações obtive o reconhecimento da questão por parte do Ministério Público Eleitoral.  Agradeço aqueles que se solidarizaram comigo nesse período e reafirmo o meu compromisso de servir à Bahia e honrar os votos que me foram conferidos pelos eleitores baianos”, afirma.

   13. Prefeitura fez algumas melhorias na AV ACM, na Pituba, imediações do Posto Namorados.

   14. O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA), foi eleito novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista é do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que publica anualmente a pesquisa "100 Cabeças do Congresso Nacional". É a 19ª vez que o parlamentar baiano integra a lista.

   15. Aleluia foi enquadrado na categoria "Formuladores", que são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. "O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores", descreve o DIAP.

   16. A série de atividades em homenagem aos 30 anos de luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) começa na quinta-feira (7), no Assentamento 40/45, em Alcobaça, e vai até o domingo (10), em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. O deputado federal Valmir Assunção vai acompanhar os festejos e fará parte da programação. 

    17. Entre as atividades, previstas para esta sexta-feira (8), Assunção participa de palestra sobre ‘A história do MST no Extremo Sul, Bahia e Nordeste’, junto com os militantes do movimento Jaime Amorim e Vera Lúcia Barbosa. “Será mais um momento para reafirmarmos nossa história e mostrarmos que a luta por terra neste país seguirá com ainda mais força depois do golpe contra a presidente Dilma, não vamos aceitar golpistas nos governando e travando ainda mais a reforma agrária”, frisa o parlamentar.

   18. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza o recadastramento de veículos registrados em Salvador, com placas de final 0, neste mês. O procedimento obrigatório e gratuito está disponível no site do órgão - www.detran.ba.gov.br.

    19. Para acessar o formulário, o cidadão deve informar o Código de Endereçamento Postal ( CEP). Se o endereço for reconhecido, ele poderá atualizar os dados. Sem a confirmação do CEP, a pessoa terá que se dirigir às unidades do Detran para finalizar o procedimento. A medida tem o objetivo de corrigir inconsistências cadastrais dos usuários dos serviços do órgão, para dar celeridade à entrega de documentos pelos Correios, e coibir fraudes no sistema.

   20. Os proprietários dos veículos com placas de final diferente de 0 ainda podem realizar o recadastramento pelo site. 

   21. O Cantão volta a apostar na dobradinha com Bela Gil. Símbolo do lifestyle carioca, a grife, que está festejando 50 anos de história em 2017, lança a segunda coleção em parceria com a apresentadora e chef de cozinha.

    22. "O feedback da primeira coleção foi maravilhoso. As pessoas gostaram muito. As peças eram muito alegres e deram certo. Resolvemos fazer essa segunda, que está incrível e estou apaixonada.Foi o sucesso que fez renovarmos", comemora Bela.

   23. Vem aí o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, que ocorrerá nos campi da Universidade Federal da Bahia de 16 a 18 de outubro. O evento se insere na tradição dos Seminários Estudantis de Pesquisa, iniciados na UFBA em 1981, tendo sido ampliado em anos recentes para acolher apresentações de participantes-bolsistas de diversos programas de natureza acadêmica. 

   24. Nesta edição, cerca de quatro mil trabalhos científicos, culturais e artísticos serão apresentados por bolsistas de 15 programas da UFBA, segundo explica o professor Paulo Costa Lima, assessor especial da Reitoria e um dos responsáveis pela concepção e organização do evento.

   25. Presidente da comissão de organização do evento, o professor Guilherme Bertissolo afirma que o  Congresso deste ano absorve e amplia a energia do Congresso da UFBA do ano passado, que celebrou os 70 anos da instituição. Algo perceptível nos próprios números: o total de inscritos já ultrapassa as inscrições do Congresso de 2016. Até 31 de outubro, 2.865 trabalhos foram submetidos à comissão, tendo sido aprovados 2.459. O total de inscritos atingiu 3.882. São esperadas entre 50 e 60 mesas temáticas. As inscrições ainda podem ser feitas no site do Congresso.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>