Miudinhas
Tasso Franco
09/07/2017 às  19:05

ALCKMIN praticamente garante a permanência de Temer na Presidência

Governador de SP diz que PSDB só deve sair do governo após as reformas. Como as reformas demorar, Temer estaria garantido


 MIUDINHAS GLOBAIS:
     
   1. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), praticamente assegurou a permanência do presidente Mihcel Temer (PMDB) na presidência da República ao afirmar que o PSDB só deve desembarcar do governo após as reformas trabalhista, previdenciária e política. Ora, são reformas que ainda demandam tempo - especialmente a da Previdência - e, com essa declaração, uma vez que Alckmin e mais o prefeito de SP, são poderosos do PSDB, presume-se que Temer atravesse o 'rubicão' desta semana entrante e vencça na CCJ e depois no plenário da Câmara evitando ser processado pelo STF.
 
     2. Aliás, essa declaração de Alckmin foi a mais sensata do PSDB até agora, pois, se o partido entrou de cabeça e tem 4 ministérios no governo Temer não poderia no calor da crise política abandonar o barco sem nenhum benefício. Aprovada as reformas, aí tá certo, pelo menos tem algum ganho ao deixar o governo, como propõe Alckmin. Ademais, a economia está melhorando e isso é bom para o país. E o movimento pelas Diretas Já morreu ou pelo menos esmureceu. E o PSDB ficaria com esse trunfo.
   
   3. Um dia após retornar da cúpula do G20, na Alemanha, o presidente Michel Temer recebeu na manhã deste domingo os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), no Palácio do Jaburu, em Brasília.

   4. Maia ficou no palácio por pouco mais de uma hora. Próximo na linha sucessória da presidência da República, ele tem declarado, nos últimos dias, lealdade a Temer enquanto vê crescer a defesa de seu nome por aliados do PSDB e do seu partido como alternativa viável para estancar a crise política.
      
   5. Temer chamou para a reunião líderes que já estão em Brasília. Devem participar, ao menos, os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Congresso, André Moura (PSC-SE), e o da bancada do PMDB, Baleia Rossi (SP). O governo diz ter maioria de votos na CCJ. Mais cedo, Temer se reuniu com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

                                                                          *****
    6. O vereador Maurício Trindade (DEM) achou um absurdo a não liberação do viaduto implantado pela CCR na Avenida Paralela, imediações do Shopping Paralela. Hoje (09), pela manhã, os prepostos da Transalvador tentaram liberar a passagem dos veículos e foram impedidos pela Polícia Militar. 

    7. O edil afirmou que o governador Rui Costa precisa explicar o motivo da não liberação do viaduto. "Isto está causando engarrafamento no já transtornado tráfego da Paralela, principalmente nos horários escolares. A população não pode ser sacrificada pelos desentendimentos entre poderes. Prefiro não acreditar que seja devido a agenda do governador que a população tenha que ficar aguardando até que ele tenha um horário disponível para inaugurá-lo", disse Maurício Trindade. 
     
    8. Está marcada para esta terça-feira, dia 11, com início às 18 horas, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, em Salvador, uma vigília pela liberdade de Rafael Braga. O jovem foi condenado no dia 20 de abril a 11 anos de prisão. Para o vereador Hilton Coelho (PSOL), “Rafael Braga é mais um dos presos no Brasil cujo ‘crime’ é ser preto, pobre e viver na periferia. É uma vítima do racismo institucional que vitima milhares de jovens negros”.

    9. O vereador lembra que “o jovem, negro, pobre, catador de latinhas e morador da Vila Cruzeiro, periferia do Rio de Janeiro, Rafael Braga foi o único condenado no contexto das manifestações de 2013 - mesmo sem ter participado delas - por portar pinho sol e água sanitária. Em janeiro deste ano, a caminho da padaria na favela onde morava, foi novamente preso a partir de um flagrante questionável, de acordo com testemunhas, e acusado de associação e tráfico de drogas, mesmo estando sob vigilância. Na calada da noite, às vésperas do feriado de 21 de abril, Rafael foi condenado a 11 anos de prisão”.

   10. O governo federal sancionou a lei que resgata precatórios esquecidos para o Tesouro Nacional e acrescenta cerca de R$ 8,6 bilhões aos cofres públicos. Sob a relatoria do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), a Lei 13.463/2017 ganhou uma importante emenda que destina 20% de todo o montante para a educação. É um acréscimo de cerca de R$ 1,72 bilhão aos cofres do MEC sem aumentar impostos ou cortar em outras áreas.
 
    11. “Trata-se de uma medida criativa de buscar recursos sem aumentar impostos, apenas cortando na burocracia. Mais importante que isso, garantimos que boa parte desses recursos fiquem assegurados para o Ministério da Educação que agora ganha um reforço de grande relevância para a estruturação e reforma do nosso ensino”, explicou o deputado.
    
    12. A Câmara Municipal de Salvador aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei nº 341/17, que cria o Regimento Interno e reestrutura o quadro especial de organização da Assistência Militar do Legislativo da capital baiana. “Estamos atendendo uma determinação do Tribunal de Conta dos Municípios”, afirmou o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM). 

   13. Conforme destacou o major PM Paulo Márcio, chefe do setor, a medida “será responsável pela modernização da Assistência Militar da Câmara e representa um novo patamar de emprego operacional na Casa, com novos conceitos e métodos a serem empregados”.
    
   14.  Estão abertas as inscrições para o vestibular do Centro Universitário Estácio da Bahia para o segundo semestre de 2017. Além dos 50 cursos ofertadas tradicionalmente, nas modalidades Presencial, EaD e Flex, a novidade é a criação dos cursos de Design de interiores, jogos digitais, design gráfico e fotografia, no Campus Gilberto Gil.  

   15. Para portadores de diploma de ensino superior e para aqueles que fizeram o Enem e desejam ingressar na Estácio, não é preciso prestar o vestibular. Nesse caso, é só comparecer em uma unidade da instituição de ensino munido do boletim (precisa ter tirado acima de 300 na redação e no mínimo 100 em cada uma das provas objetivas do exame) e cópias e originais do RG, CPF,  histórico de conclusão do ensino médio e diploma para quem já fez alguma graduação.
 
   16. A Estácio acredita que a educação pode transformar vidas. Por isso, oferece várias maneiras de ingresso para quem deseja realizar o sonho da graduação e também para aqueles que queiram fazer outro curso de nível superior.
    
   17. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 430/2009) que tramita no Congresso Nacional e prevê a unificação das policias Militar e Civil no Brasil foi criticada nesta sexta-feira (7), em audiência pública, na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento foi coordenado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa, deputado estadual Marcelino Galo (PT). Atualmente, a Constituição Federal determina que a Polícia Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública.
 
   18. Durante o debate, os representantes das categorias se mostraram contra a PEC, para quem a fusão não resolverá o problema da segurança pública nos estados. “Normalmente essas mudanças são extremamente superficiais, não apontam sequer um possível resultado, em outros momentos elas estão circunscrita a interesses meramente corporativistas, de manutenção de poder, de preservação de privilégios. 

   19. Ao meu ver estamos diante de uma proposta que se situa numa suposta modernização, mas sem tratar do cerne do que precisamos abordar que é a segurança pública como um todo”, avaliou o Policial Civil Cleber Rosa, ao considerar que a presença de mais policiais nas ruas “não representou, nos últimos anos, mais segurança para a sociedade”. 
   
    20. Criado em 8 de julho de 1970, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), unidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), chega ao seu 47º aniversário em nova fase. Situado em Camaçari, o centro multidisciplinar, que concentra atividades de prestação de serviços de análises químicas e microbiológicas, bem como desenvolvimento de estudos, ensaios e análises em laboratórios da Construção Civil, ganha investimentos em infraestrutura com a reforma dos galpões e a aquisição de equipamentos.
 
   21. Entusiasta do trabalho desenvolvido na unidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, lembra a importância do processo histórico de criação do Ceped. “Desde a década de 70, o Ceped oferece contribuições no desbravamento do empreendedorismo e inovação. As reformas implementadas vão permitir que possamos incubar novos empreendimentos e trabalhar novas perspectivas de ser incubadora de manufatura de inovação e contribuir com o desenvolvimento industrial e tecnológico da Bahia”, projeta o titular da Secti.    


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>