Miudinhas
Tasso Franco
03/06/2017 às
22:50
LULA mostra força no PT, elege Gleisi presidente e Lindebergh resiste
Gleisi é réu na Lava Jato e isso não é um bom atributo ao PT que tem correntes defendendo uma mudança mais radical internamente
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Foi uma 'batalha' e o ex-presidente Lula da Silva precisou usar toda a sua força politica no PT para eleger asenadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) presidente nacional do PT neste sábado no 6º Congresso Nacional do partido. O ex-presidente foi peça fundamental para vitória de Gleisi sobre o senador fluminense Lindbergh Farias (PT-RJ). E o PT fica, a partir de agora, com uma feição patricinha.
2. A candidata da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB) teve 367 votos, 61% do total, contra 226 votos (38%) do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que foi apoiado pelo Muda PT (grupo que reúne quatro correntes de esquerda). O candidato independente José de Oliveira não teve nenhum voto. Houve todo um esforço do grupo lulista para que Lindbergh retirasse a candidatura, mas, este foi até o final.
3. Segundo o Estadão, na véspera da votação, as correntes Optei e Movimento PT, que detinham 25% dos votos, ameaçaram apoiar Lindbergh. Coube ao ex-presidente Lula, pessoalmente, ligar para o ex-deputado Geraldo Magela, líder do Movimento PT, e para o deputado estadual José Américo Dias (PT-SP), do Optei, para pedir apoio à Gleisi.
4. Na disputa pelas chapas quer vão determinar a proporção de cargos de cada corrente na Executiva Nacional e no Diretório Nacional do PT, a aliança entre CNB e O Trabalho teve 290 votos, o Muda PT teve 153, Optei 92, Movimento PT 62 e a Articulação de Esquerda 35.
5. Gleisi e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, são réus na Operação Lava-Jato acusados de receber um milhões de reais em propina desviada da Petrobras.
******
6. Lauro de Freitas amplia vacinação para todo o publico a partir de segunda-feira. Principal público do grupo de risco da Influenza, os idosos foram maioria na procura às Unidades de Saúde de Lauro de Freitas para imunização contra H1N1 nesse sábado, Dia D Municipal de Vacinação. A partir de segunda-feira (5) a Secretaria Municipal de Saúde amplia a vacinação para todo o público, sem restrição de idade, atendendo determinação do Ministério da Saúde.
7. Em visita à Unidade de Saúde Espaço Cidadão, o secretário de Saúde Erasmo Moura reforçou o apelo aos grupos de risco. “A intenção neste sábado é atingir a meta estabelecida pelo Ministério Público de vacinar 90% das pessoas dos grupos de risco. Esta semana a campanha continua e desta vez para que toda a população, mas o grupo de risco será sempre priorizado”.
8. Economia baiana cresce 0,3% no primeiro trimestre de 2017. De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto baiano cresceu 0,3%, na comparação com o quarto trimestre de 2016, considerando a série livre de influências sazonais. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o indicador apontou recuo de 1,1%.
9. No que se refere ao Brasil, os dados indicaram que houve expansão de 1,0% na comparação com o quarto trimestre de 2016 e retração de 0,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2016.
10. Segundo Gustavo Pessoti, diretor de Indicadores e Estatística da SEI, o resultado do PIB expressa a reversão da tendência negativa na análise em relação ao quatro trimestre de 2016. “Há uma consistente recuperação da agricultura, que inclusive dará o tom da retomada nos próximos trimestres. Além disso, o resultado é importante para começar a reverter as expectativas da economia baiana.
11. Uma fato que confirma o começo da recuperação foi a geração de postos de trabalho em abril, com aproximadamente 7.200 novos postos em todo o estado. Com isso, a SEI já consegue estimar que o resultado global do PIB deverá se situar entre 05 e 1,0% em 2017”, avalia Pessoti.
12. O desempenho do PIB baiano no primeiro trimestre de 2017 foi influenciado particularmente pelos bons números do setor agropecuário. De acordo com os cálculos realizados, a agropecuária baiana registrou expansão de 30,0% no valor adicionado no primeiro trimestre de 2017.
13. Essa expansão é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana, a exemplo da soja, a qual aponta expansão de 50% na produção, assim como nas culturas de milho 60% e feijão 70%. Por outro lado, a cultura de cacau aponta para retração de 9,6% no primeiro trimestre de 2017.
14. Já o setor industrial ainda sente os efeitos do baixo dinamismo da economia brasileira, a qual tem se refletido de forma severa na Bahia. No primeiro trimestre, este setor apontou retração de 6,6%, com destaque para o recuo de 21,4% no setor de extração mineral, particularmente pela queda na produção de petróleo e gás;
15. A produção de energia elétrica também tem impactado negativamente sobre o setor, onde se verificou retração de 8,6% nesse segmento, neste caso, em decorrência dos problemas decorrentes do baixo nível do reservatório de Sobradinho e, particularmente, pela queda no consumo de energia elétrica; a construção civil também registrou taxa negativa (-6,9%), sendo afetada, sobretudo, pelo baixo nível na oferta de novos empreendimentos imobiliários; finalmente, o segmento de transformação, o de maior peso dentro do setor, o qual também apontou retração no primeiro trimestre (-2,7%), sendo influenciado pela queda na produção de importantes subsegmentos (alimentos, refino de petróleo, metalurgia e equipamentos de informática).
16. O setor de serviços, principal da economia baiana, registrou queda de (-0,4%) no primeiro trimestre. Os principais recuos dentro deste setor foram observados nas atividades de comércio (-0,8%) e administração pública (-0,5%). Por outro lado, transportes, alojamento e alimentação, e atividades imobiliárias apontaram crescimento no primeiro trimestre (1,3%, 7,3% e 1,6%, respectivamente).
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>