Miudinhas
Tasso Franco
17/05/2017 às  19:42

JOÃO SANTANA eleva o tom contra Cardozo na delação envolvendo Dilma

Morre monsenhor Antônio Raimundo dos Anjos, conhecido em Caetité, como padre Raimundo. Figura queridíssima na terra de Valdick Soriano.


MIUDINHAS GLOBAIS:
  
   1. O jornalista João Santana não gostou nem um pouco das declarações do ex-ministro José Eduardo Cardozo, em O Globo, defendendo Dilma Rousseff e afirmando que há incoerências nos depoimentos do casal Santana/Mônica Moura. Santana, normalmente muito discreto, desta feita foi à goela de Cardozo e classificou de grotesca e absurda entrevista do advogado.

   2. Em nota, veja o que diz João Santana, de forma, digo de forma sucinta ( e reservo detalhes para momentos apropriados) :

   3. - Não há nenhuma contradição naquilo que Mônica e eu afirmamos sobre as informações recebidas, em fevereiro de 2016, a respeito de nossa prisão iminente. Quando disse que soube da prisão pelas câmeras de segurança de minha casa -acessadas por computador desde a República Dominicana - referia-me ao óbvio : foi naquele momento, na manhã do dia 22 de fevereiro, que eu vi, de fato e realmente, a prisão concretizada.

   4. Antes, sabíamos, por informações da presidente Dilma, que a prisão seria iminente. Seu último informe veio no sábado, em e-mail redigido com metáforas, cuja cópia está anexada aos termos da nossa colaboração.

   5. Apenas para ficar em dois indícios não devidamente noticiados : se não estivéssemos sendo informados da iminência da prisão, porque chamaríamos, na sexta, 19 de fevereiro, o nosso então advogado, Fabio Tofic, para que viesse às pressas a S. Domingos?

   6. Por que cancelaríamos nosso retorno ao Brasil, dias antes, com passagem comprada e com reserva já confirmada ? ( A Polícia Federal chegou a esse detalhe através de investigação feita na época).

   7. Com relação ao Caixa-2, o advogado Cardoso insiste também na versão surrada expressa a mim, desde 2015, pela presidente Dilma, de que o "altíssimo custo" oficial da campanha seria uma prova vigorosa de que não houvera "pagamentos não contabilizados". Este argumento não se sustenta para qualquer pessoa que conheça os altos custos e a realidade interna das campanhas.

   8. Diz, também, de forma enviesada que haveria um espécie de acordo tácito entre eu e Marcelo Odebrecht para misturar caixa dois das campanhas do exterior com a campanha de Dilma. É uma mentira deslavada : nos nossos depoimentos está bem discriminado o que são campanhas do exterior e campanhas do Brasil.

   9. De forma cínica diz que não houve caixa dois nas campanhas de 2010 e 2014. Pra cima de mim, José Eduardo?

   10. Para finalizar, afirmo que as únicas vezes que menti sobre a presidente Dilma - e isso já faz algum tempo - foi para defendê-la. Jamais para acusá-la. Lamento por tudo que ela, Mônica e eu estamos passando. A vida nos impõe momentos e verdades cruéis. (JOÃO SANTANA)

   11. Em tréplica, o ex-ministro sustentou suas declarações ao O Globo.
                                                                                   *****
   12. Proposta de Emenda Constitucional – PEC apresentada pelo Deputado Luciano Ribeiro na Assembleia Legislativa, em 17 de maio, prevê na Composição do Tribunal de Contas da Bahia a indicação de um de seus membros pela OAB. 

   13. Para o deputado, a proposta visa equiparar os Tribunais de Contas da Bahia à regra observada no Quinto Constitucional obedecida pelos Tribunais Judiciais no país. “Assim valorizamos o advogado que é essencial à administração da Justiça, além de democratizar a escolha dos conselheiros” salientou Ribeiro.

   14. Havia uma corrente parlamentar na ALBA que defendia o fechamento do TCE e TCM. Sua principal voz era do deputado Paulo Rangel (PT).

   15. Os interessados em participar do processo seletivo simplificado para motorista da Prefeitura de Salvador (PMS) devem ficar atentos. As inscrições começam a partir das 8h na próxima terça-feira (23), exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.processoseletivopms.salvador.ba.gov.br, e seguem até as 23h59 do dia 29 de maio. O edital da seleção foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 13 deste mês.
 
   16. A Prefeitura está oferecendo 68 vagas de motorista, sendo 5% reservado para Pessoas com Deficiência (PCD) e 30% para candidatos afrodescendentes, conforme previsto em Legislação Municipal. O motorista contratado terá carga horária de 40 horas e remuneração de R$ 1.600, além do vale transporte e auxílio alimentação. O contrato tem duração de até dois anos e pode ser prorrogado por igual período.   

   17. Pleitos na área de segurança de Feira de Santana e região foram discutidos pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em audiência com o coronel Anselmo Brandão, Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, e o Coronel Paulo Uzeda, Comandante do COPPM (Comando de Operações Policiais Militares), na tarde desta quarta-feira (17/5, no Quartel do Comando Geral da PM-BA.

   18. O parlamentar solicitou mais efetivos para Feira e cidades da região, que reclamam muito do quantitativo reduzido e da necessidade do reforço do serviço de inteligência na Bahia, para ações mais rápidas e efetivas. Outra solicitação abordada por Geilson foi a necessidade de um segundo colégio da Polícia Militar em Feira de Santana, que é uma bandeira do vereador Marcos Lima.

   19. No Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado neste 17 de maio, o deputado federal Bacelar (PTN-BA) criticou a falta de leis que criminalizem a homofobia, o ódio e a intolerância. “O criminoso mata hoje e, com um habeas corpus, é liberado amanhã. É  por isso que a violência contra o grupo LGBT é tão banalizada”, pontuou.

   20. Na avaliação do petenista, a articulação política da bancada religiosa da Câmara é forte e não permite que projetos de interesse do segmento LGBT sejam discutidos e aprovados. “Não podemos ficar nas mãos dos religiosos. Respeito a crença de todos, mas o conservadorismo de alguns não pode prevalecer. Tivemos um projeto que foi arquivado porque passou 8 anos tramitando, sem resultado algum. O cenário precisa ser outro. O segmento LGBT precisa ser resguardado por lei”, criticou.  

    21. Dados do Grupo Gay da Bahia revelam que somente nos primeiros 4 meses deste ano foram registradas 177 mortes de pessoas do segmento LGBT. No ano passado, foram 343 assassinatos por homofobia e transfobia, um a cada 24 horas. 

   22. Curiosidade: a TV Bahia fez uma boa cobertura sobre os alagamentos na cidade, hoje, no Jornal do Meio Dia, mas, cobriu um evento com o prefeito ACM Neto num auditório e não fez uma perguntinha a ele sobre as chuvas. Que coisa!

   23. Faleceu no dia 16 de maio o Monsenhor Antônio Raimundo dos Anjos, conhecido em Caetité como Pe. Raimundo, cidade onde veio bastante novo para cursar o seminário e na qual exerceu grande parte de sua vida religiosa e o magistério.

   24. Ainda na década de 1980, unindo-se ao bispo diocesano D. Eliseu, realizou instâncias junto ao governo estadual para a efetiva instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité, criada três décadas antes; ali funcionando ainda nas dependências do Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT), foi seu primeiro diretor e por diversas vezes veio a ocupar este cargo. 

   25. Com a incorporação desta unidade em 1997 à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), constituiu o núcleo que veio a se constituir o atual Departamento de Ciências Humanas do Campus VI desta universidade.

   26. Galgando postos na Uneb, Monsenhor Raimundo veio a ser eleito Reitor e depois Vice-Reitor, ocupando ainda cargo no Conselho Estadual de Educação.

   27. Com o objetivo de sugerir a reestruturação institucional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou a Indicação nº 3396/2017. De acordo com o parlamentar, a Ceplac, nos 60 anos de existência, tem tido fundamental importância na promoção da competitividade e da sustentabilidade dos setores agropecuário e agroindustrial para o desenvolvimento das regiões produtoras de cacau. 

    28. Porém, Carletto ressaltou que com a recente mudança estrutural sofrida pela Ceplac, que foi transformada em departamento ministerial, a atuação do órgão ficou comprometida. “Com essa alteração, a Ceplac perdeu autonomia financeira e administrativa, imprescindíveis para uma atuação eficiente, e teve seu orçamento reduzido, prejudicando as atividades de pesquisa e extensão do órgão”, salientou. 

   29. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que a queda do muro divisório entre a Escola Municipal Casa da Amizade e o Condomínio Edifício Cezanne deveu-se à instabilidade ocasionada por uma obra realizada pelo conjunto residencial no estacionamento privativo do edifício. 

   30. O caso foi, inclusive, objeto de discussão judicial e o condomínio Cezanne já havia sido notificado para tomar as devidas providências de recuperação do muro, o que irá ocorrer novamente. A Smed já começou a isolar a área e as aulas, que foram suspensas hoje e amanhã, voltarão assim que o serviço de estiver concluído, para que não haja risco para os alunos.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>