MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O 1º de maio em Salvador será comemorado pelas Centrais Sindicais em bairro da elite, no Farol da Barra, a partir das 14h, com shows de Adelmário Coelho, um micro trio e Banda da Lua. As Centrais dizem que é um ato político cultural. É provável que, entre um show de outro, haja discursos de liderançaas desses movimentos.
2. Em SP, onde se deu a maior polêmica, um dia depois de o Tribunal de Justiça de São Paulo proibir a realização de ato em comemoração ao Dia do Trabalho na Avenida Paulista, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) conseguiu, neste domingo, derrubar parcialmente a liminar.
3. Em audiência com a CUT e a prefeitura de São Paulo, o juiz Alexandre David Malfatti, decidiu que a central pode promover a manifestação política na Avenida Paulista, mas sem a realização de shows. As apresentações de artistas foram transferidas para a Praça da República.
4. Segundo o advogado da CUT, Vinicius Cascone, “a decisão teve com base a isonomia”, já que outras entidades organizaram atos políticos no local. No sábado, o juiz Emanuel Brandão Filho, que expediu a liminar proibindo a CUT de promover a manifestação, determinou multa de R$ 10 milhões caso a medida fosse desobedecia.
5. O acordo judicial encerra a disputa entre o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) e CUT, que durante toda a semana deram declarações contrárias sobre a realização do ato de celebração do 1º de Maio na Avenida Paulista, na próxima segunda-feira.
******
6. De 02 a 07 de maio, Salvador sediará o X Encontro Ministros da Cultura CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que e traz como centro das discussões o fortalecimento da Língua Portuguesa e das manifestações culturais associadas ao idioma, além de fomentar os intercâmbios culturais, reforçar os laços históricos e promover iniciativas comuns que valorizem o espaço de expressão linguística a que pertencem os países da CPLP.
7. Dia 5 de maio é considerado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Pelos Países Lusófonos. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da CPLP, com o objetivo de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. Governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.
8. O evento, composto pelo Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe, visa o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os membros. Durante o encontro, Salvador será designada Capital da Cultura da CPLP, até o fim do período de vigência da presidência rotativa do Brasil no bloco em 2018, e será revisto o Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da Comunidade.
9. A expectativa é que seja estabelecida uma instância formal responsável por coordenar políticas públicas relacionadas à proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural material e imaterial dos nove países de língua portuguesa.
10. Também será anunciada a criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude entre os governos de Brasil e Portugal, por meio do qual serão premiados anualmente autor e ilustrador dos países lusófonos. Além disso, devem ser apoiadas iniciativas internacionais de produção cultural.
11. Uma pesquisa multidisciplinar foi iniciada no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) para acompanhar e atender, ao longo dos próximos três anos e meio, 203 crianças soteropolitanas, com idades entre 8 e 17 meses, que apresentam alterações neurológicas congênitas associadas à epidemia do vírus zika, e suas respectivas famílias.
12. Coordenado pela pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) Darci Neves Santos, o projeto “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao zika vírus sobre o desenvolvimento infantil no contexto da Atenção Básica”, começou a ser posto em prática em dezembro passado e está estruturado em torno de duas frentes de atuação.
13. O foco central é o acompanhamento do desenvolvimento de crianças que nasceram com microcefalia, alterações neurológicas, deficiência auditiva, visual ou de linguagem – doenças do espectro da síndrome de deficiência congênita ligada ao zika vírus –, proporcionando-lhes estimulação cognitiva, psicomotora e fonoaudiológica especializada.
14. A Prefeitura, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), está em fase de preparação para o cadastramento biométrico de eleitores de Salvador por meio das sedes das Prefeituras-Bairro, localizadas nas dez unidades administrativas da cidade.
15. Os testes tiveram início esta semana na unidade da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe, com os cidadãos que foram buscar atendimento de outros serviços no local. A abertura oficial do posto à população será realizada no próximo dia 5, com as presenças do prefeito ACM Neto, e do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, dentre outras autoridades.
16. O posto do Subúrbio/Ilhas é o primeiro a contar com o serviço de implantação do sistema de cadastramento biométrico para a retirada do novo título de eleitor ou substituição do antigo documento. A fase de testes é realizada em dez guichês com a participação de funcionários do TRE-BA.
17. “Até o momento o processo de preparação tem ocorrido sem problemas e auxiliado bastante no aperfeiçoamento do sistema e do atendimento ao público em geral a partir do dia 5”, pontuou o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Junior Magalhães.
18. O médium e fundador da Cidade da Luz, José Medrado, promove, dia 06 de maio, mais uma edição do tradicional Jantar com Pintura Mediúnica. Desta vez, o evento terá apresentações de estrelas do axé music que prometem animar a festa, além de talkshow, e comida típica afro-brasileira. O ingresso custa R$ 70 e pode ser adquirido no local (Pituaçu). Todo valor arrecadado será revertido para as obras socioeducativas da instituição.
19. O secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Cláudio Dourado, empossou em seu gabinete o tenente-coronel PM Ildiceu Bastos, no cargo de Subsecretário de Segurança Municipal. Frisando a vasta experiência do tenente-coronel Ildilceu com a segurança pública, o secretário Cláudio Dourado destacou que ele vem somar “ao primoroso trabalho que a Guarda Civil Municipal vem realizando em Itabuna”.
20. O tenente-coronel Ildilceu Bastos aproveitou o momento para ressaltar que não medirá esforços para cumprir a determinação do prefeito Fernando Gomes: “Venho com a missão de comandar a Guarda Civil Municipal de Itabuna para que ela colabore de forma efetiva com o trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar de modo. Daremos nossa contribuição de modo incisivo para reduzir a criminalidade na cidade, o que é uma prioridade de governo”.
21. O vereador Sidninho (PTN) disse que votou a favor do Projeto Revitalizar, de autoria do executivo municipal e aprovado só após apresentar uma emenda que impede a isenção de impostos fiscais da Bahia Marina e prédios de alto luxo da Avenida Contorno, situados no perímetro a ser beneficiado.
22. “Eu não poderia permitir a aprovação do projeto do jeito que estava. Excluí da concessão de benefícios e incentivos fiscais, a classe que não precisa”, argumenta Sidninho, líder do PTN na Câmara Municipal.
23. O vereador condicionou a aprovação do Projeto Revitalizar à uma nova redação do Artigo 11. “O projeto original concedia remissão, diferimento e redução de impostos tais como IPTU, ITIV e ISS, para toda a orla marítima da Baía de Todos os Santos, no município. Propus que os benefícios contemplassem apenas o trecho entre a Feira de São Joaquim e o subúrbio ferroviário. Por fim a emenda foi aprovada pela ‘bancada do amém’.
24. Alguém tem que explicar aos jogadores do Vitória que futebol se ganhar na bola, no jogo, e não na porrada.