Miudinhas
Tasso Franco
08/03/2017 às  20:03

NO DIA MULHER, poucos se lembraram da ex-presidente Dilma Rousseff

Ação orquestrada da Oposição ao governo Temer critica a reforma da previdência e as mulheres. E a tal da igualdade tanto defendida pelas mulheres?:


   MIUDINHAS GLOBIAS:

   1. O Dia Internacional da Mulher tomou conta do noticiário nacional e international nesta quarta-feira, 8. Nada mais justo. Agora, que tenha visto, foram poucas ou nenhuma homenagem a Dilma Rousseff, a primeira mulher que chegou ao cargo máximo no país, a presidência da República. Certo que tenha feito um segundo governo lamentável, um naufrágio, o PIB de 2016 atingiu a vergonhosa marca de -3.6%, mas, ainda assim, nem as petistas a homenageram.

   2. No mundo da política não faltaram homenagens ao Dia da Mulher na capital e no interior. Todo mundo se declarando favoáveis a políticas públicas em defesa das mulheres. Masa, não há, nehum projeto na Assembleia Legislativa do Estado nesta direção. Até hoje, a Lei Antibaixaria da deputada Luiza Maia (PT), nunca foi geculamentada pelos governadores, o ex-Wagner, e Rui Costa.

  3. De forma organizada, a oposição ao governo Michel Temer, que vai fazer uma Reforma da Previdência para não afunadar o país mais do que já se encontra, conclaram as mulheres no Congresso a votarem contra a Reforma da Previdência. São os antigos agourentos que não desejam avanço do país. A marcha das mulheres em Salvador foi um fiasco. Reuniu pouca gente.

   4, Na imprensa internacional, destaque para dona Francisca (foto acima), a cereaense mãe do travesti Dandara que foi executado a pauladas e pancadas por uns marganjos (já presos) em Fortaleza. 

   Vamos a algumas declarações de parlamentares:

   5. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participou da sessão especial do Senado, pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Em seu pronunciamento, a parlamentar baiana destacou os problemas ainda enfrentados pelas mulheres como a violência, o desemprego, criticou a Reforma da Previdência e também homenageou a policial Denice Santiago, que comanda a Ronda Maria da Penha, da Polícia Miltar da Bahia, agraciada com o Diploma Bertha Litz. 
 
   6. A senadora chamou a atenção para a marcha das mulheres que ocorre em todo o País que busca sensibilizar e alertar a população sobre a violência de gênero, o machismo, a homofobia e o racismo.
 
   7. Lídice lembrou que o Brasil é o quinto país em índices de feminicídio – que é o assassinato de mulheres pela condição de serem mulheres –, com média de 4,6% assassinadas a cada 100 mil. “Ainda assim, temos em nosso País iniciativas e realizações para transformar este quadro, com a promoção de mudanças que já estavam em curso em todo o mundo e se fortaleceram nos últimos anos”, assinalou.
 
   8. A parlamentar baiana também criticou a proposta do governo que pretende igualar a idade de 65 anos para a aposentadoria no texto da Reforma da Previdência.
 
   9. Sobre a questão da empregabilidade, a senadora baiana ressaltou que apesar de trabalharem mais horas, elas ganham apenas 62% do salário de um homem com o mesmo grau de ensino. “No trabalho, também permanece maior concentração de desemprego entre as mulheres: segundo o IBGE, em 2015, a taxa de desemprego entre elas era de 11,7%, enquanto para os homens foi de 7,9%. Naquele ano, as mulheres representaram 53,6% do total de 10 milhões de desempregados”.

   6. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Joseildo Ramos (PT) acusou, nesta quarta-feira (8), o presidente Michel Temer de fazer declarações machistas em pleno Dia Internacional da Mulher. Durante evento comemorativo à data, em Brasília.

   7. Temer afirmou que “tem convicção do que a mulher faz pela casa” e de sua grande participação na economia do país. “Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados mais do que a mulher", disse o presidente.

   8. Para Joseildo, a declaração infeliz do presidente revela a “face tacanha, retrógada e pequena” de alguém que, segundo ele, saiu das profundezas do baixo clero e foi alçado ao posto máximo do país através de um golpe parlamentar. “Não é o presidente Temer nem qualquer outro machista que dirá qual o lugar da mulher. O lugar da mulher é ela quem determina. O de Temer é fora da cadeira onde ele nunca deveria ter sentado”, criticou.

   9. Ao saudar as mulheres nesta quarta-feira (8), no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Heber Santana (PSC), destacou o crescimento da presença feminina nos parlamentos, lutando por melhores condições de vida para a população.

   10.  “Alegro-me com a participação intensa das mulheres, que além de levantar as bandeiras feministas, empenham-se também em pautas diversificadas que conservam valores e princípios”, disse o parlamentar, citando como exemplo a vereadora de Salvador, Lorena Brandão (PSC), que com as demais parlamentares atuam por melhores dias para a cidade.

   11. Heber Santana destacou ainda que o dia dedicado às mulheres deve ser de reflexão sobre o papel feminino na sociedade, condenando toda forma de discriminação que as mulheres sofrem em todos os setores. Ele analisa ainda que “a mulher não precisa necessariamente ser feminista para ser feminina”, acentuando a importância da atuação feminina na sociedade.

   12. Após pedir que a sessão da tarde desta quarta-feira (08) fosse presidida por uma mulher, em homenagem simbólica ao Dia 8 de Março, o deputado estadual Alex Lima (PTN) usou a tribuna para criticar a Reforma Previdenciária e a perda de direitos das mulheres, diante da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/16. 

   13. “É indiscutível que a Reforma Previdenciária causa danos para todos, mas as mulheres sofrerão de forma avassaladora com toda essa mudança. Além de, culturalmente, carregar sobre si o peso de cuidar da família, as mulheres enfrentaram e ainda enfrentam preconceitos para disputar um mercado, predominantemente machista, menor remuneração em relação aos homens e ainda sofrem com o peso da dupla ou tripla jornada. Mas, o governo federal não sabe respeitar a democracia e já provou que não irá se preocupar com o futuro das mulheres”, disse o deputado.

   14. Em meio a vários discursos e homenagens, na Câmara Federal, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), o deputado Bacelar (PTN-BA) chamou a atenção para os prejuízos que a reforma da Previdência causaria às mulheres brasileiras. 

   15. “O governo diz que não há motivos para diferenciação. Alega que elas, em média, vivem mais e ocupam igualmente os postos de trabalho. Só que a proposta desconsidera a dupla, tripla jornada da mulher brasileira. Elas passam mais de cinco horas por dia trabalhando em casa, sem contar o tempo que gastam no emprego. Enquanto os homens se dedicam apenas uma hora por dia às tarefas domésticas. Portanto, é injusto exigir 49 anos de contribuição e 65 de idade para a mulher se aposentar”, protestou.

   16. O deputado disse que a reforma representa uma sequência de erros. " Elas raramente se aposentam por tempo de contribuição. É um erro querer igualar realidades tão distintas, porque o Brasil é muito diverso e muito desigual para comparar condições de vida, moradia e regionais, entre mulheres e homens. É um erro querer acabar com as conquistas sociais da Constituição de 88", alertou.

   17. O Hospital da Mulher, no Largo de Roma, promoveu uma série de atividades para as pacientes em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8). Foram oferecidos serviços de massoterapia, corte de cabelo, maquiagem e tratamento de SPA. As ações proporcionaram um momento de descontração e alegria para quem passa por tratamento na unidade. 

   18. Maria de Lurdes Gomes mora em Macaúbas, no sudoeste da Bahia, e vai realizar um procedimento cirúrgico no hospital. Para ela, a confraternização com profissionais de saúde e outras pacientes ajudou a relaxar e diminuir a tensão antes da cirurgia. “Como eu sou do interior e falo com familiares apenas por telefones, acabo me sentindo sozinha. Esse momento foi muito especial e me ajudou a ficar mais tranquila, ainda mais nas vésperas de uma cirurgia”. 

   19. Desde que começou a funcionar, em janeiro deste ano, o Hospital da Mulher já atendeu 271 municípios baianos, o que representa um alcance de mais da metade do estado. Seis mil consultas, 11 mil exames laboratoriais e cerca de 400 cirurgias foram realizados. Entre as pacientes atendidas, mais de 70% são do interior.

   20. O médico cirurgião geral Paulo Soares lembra que um hospital voltado para as mulheres tem uma função social importante. “A instituição veio para dar uma atenção especial a essa parte da nossa população, com um atendimento facilitado em várias especialidades. Daqui, elas já saem com tudo encaminhado para que não tenham dificuldades com marcação de exame e cirurgias”, afirma.  

   21. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, foi realizado, na manhã desta quarta-feira (8), um encontro para discutir a vida delas na sociedade, seus direitos e saúde. O evento, intitulado "Roda de conversa: 100 anos de participação políticas das mulheres", foi realizado pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Hotel São Salvador, no Stiep, reunindo lideranças que passaram a mensagem de que o público feminino não está sozinho na luta para se impor no corpo social.

   22. Na oportunidade, foi apresentada a peça “As Mulheres de Amado”, uma dramaturgia organizada pela SPMJ sobre empoderamento. De acordo com a secretária da pasta, Taissa Teixeira, a ideia é levar essa apresentação para as 10 Prefeituras-Bairro. “Apresentamos as personagens Gabriela, Tieta e Dona Flor de forma para defender o empoderamento da mulher. Levaremos isso para os bairros por ser uma forma lúdica de todas entenderem nossa mensagem, nossa luta que completa 100 anos”, revelou.

  23. Salvador Shopping recebe a partir desta quarta uma exposição dos serviços da Prefeitura para atendimento às mulheres. “Nesta manhã, já atendemos cerca de 50 mulheres. Toda a conversa é feita de forma bem leve e clara para que elas entendam o valor do empoderamento e de levar as situações adversar para as autoridades, quando preciso”, falou a assistente social Ana Camila, que presta orientações no Salvador Shopping, onde o serviço permanece até o dia 18 de março. Entre os dias 19 a 29 março, será a vez do Salvador Norte Shopping contar com a iniciativa.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>