Miudinhas
Tasso Franco
06/03/2017 às  20:14

PSL desmelingue e deputados criam grupo independente sem Nilo

Dezesseis assassinatos em Salvador no último final de semana e não existe um programa amplo, do Poder Legislativo, para reduzir a criminalidade


  MIUDINHAS GLOBAIS:
 
  1. O PSL se desmilingue na Bahia. Se houver uma 'janela' para que os deputados se desliguem desta legenda é provável que não fique um estadual no partido pra contar a história. Hoje, o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD), ao pedido do que restou do PSL para criação de um novo bloco parlamentar na AL, 'para além da situação e oposição'. Ou seja, abrindo a 'janela' vai ter deputado ficando na base governista e deputado indo para a oposição.

   2. Na manhã de 3 de março de 2016, na sede da UPB, o então presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, filiava-se ao PSL com a presença do governador do Estado, e anunciava que seria a segunda maior bancada da ALBA, com os deputados Nelson Leal (único que era do PSL), Alan Castro, Reinaldo Braga, Paulo Câmera, Euclides Fernandes (escolhido lider), Jurandy Oliveira e Manassés.  Iria eleger 40/50 prefeitos e seria uma força e tanto.

   3. Como Marcelo Nilo perdeu à reeleição para presidente da ALBA, com isso perdeu também a liderança no PSL. Na reunião de hoje com Coronel, os parlamentares da bancada do Partido Social Liberal (PSL), sem Nilo, anunciaram a partir de um comunicado oficial, que formarão um novo bloco independente na Casa Legislativa. 

   4. Em nota, os 6 deputados que estiveram com coronel, disseram que o PSL "sempre atuou de forma coerente com os interesses da base do governo, apoiando os projetos oriundos do Poder Executivo, que beneficiam a população baiana". E veio a ressalva: segundo os deputados, a legenda não se sente prestigiada pelo governo Rui Costa.

   5. “Temos uma bancada importante na Assembleia, mas não nos sentimos representados no Governo. Os cargos ocupados hoje por indicação, não são representativos da bancada estadual do PSL", diz o deputado Alan Castro, novo lider e que tem assento no Colégio de Lideres da Casa.

   6. O comunicado foi assinado pelos deputados Alan Castro, Euclides Fernandes, Jurandy Oliveira, Manassés, Nelson Leal, Reinaldo Braga. Marcelo Nilo, presidente do partido na Bahia, mas, alijado pelo grupo, não compareceu à reunião.

   7. Há, portanto, uma rebelião interna em curso. Ao que tudo indica, Nilo perderá a presidência do PSL na Bahia. É, questão de tempo. Seu objetivo, traçado a partir de março de 2016, de candidatar-se a deputado federal e fazer uma grande bancada do PSL na ALBA também desmilingue-se. 

   8. O que vai restar do PSL é dificil saber, agora. Manassés e Alan já deram sinais que podem ir para o PSD de Otto Alencar. Nelson Leal estaria ensaiando uma candidatura a federal. Este pode ficar no PSL, pois, era o original, o único da legenda antes da chegada de Nilo. O filho de Reinaldo é prefeito de Xique-Xique e 'carlista'; Fernandes é simpático ao PDT; Jurandy é dos mais experientes. Paulo Câmera está adoentado e não deve seguir na politica.
                                                                            *****
   9. Os inúmeros casos de violência ocorridos no último final de semana na Bahia foram destaque no discurso proferido pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) na tarde desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa (Alba). O carro forte que foi explodido no município de Casa Nova, o assalto à sede da CBPM no CAB, além de16 homicídios em Salvador, foram elencados pelo parlamentar que afirmou ainda que o interior da Bahia está “completamente vulnerável”.

   10. Conforme Adolfo Viana, os parlamentares da base do Governo não tratam o assunto com a necessidade, responsabilidade e urgência que merece. “Temos que enaltecer os policiais militares e a nossa Polícia Civil que ganham as ruas para defender a sociedade sem a menor condição, sem o suporte necessário do governo da Bahia”, destacou.

   11. Adolfo Viana sugeriu ainda que os parlamentares convidem o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa para fazer uma avaliação com a finalidade de apresentar aos deputados  o que realmente acontece no Estado. 

   12. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira (8), a Secretaria de Política Para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) irá promover uma série de atividades durante todo o mês de março, voltada à valorização do gênero, combate a violência, e outros temas.

   13. Na quarta-feira (8), será realizada a "Roda de conversa: 100 anos de participação políticas das mulheres". O evento contará com a participação de toda a rede de proteção à mulher com as lideranças comunitárias. O evento vai acontecer no Hotel São Salvador, no Stiep, das 9h às 12h.

   14. Para as mulheres que precisarem de orientação, informação ou tirar dúvidas sobre direitos da mulher, a secretaria montará estandes em dois shoppings da capital. Do dia 8 a 18, o Shopping Salvador receberá as equipes da pasta, e entre os dias 19 a 29 será a vez do Salvador Norte Shopping contar com a iniciativa.

   15. A deputada Luiza Maia (PT) disse que na terça-feira, 7. vai abordar no plenário da Assembleia sobre a participação de um dos vocalistas da 'New-Hit' no trio de Igor Kannário, bancado pela Prefeitura.

   16. Geraldo Alckmin deseja ser candidato a presidência, em 2018, pelo PSDB. Pelo menos é um nome melhor do que o de Aécio.

   17. (Artur Antunes)Uma grande polêmica envolveu o prefeito de Irecê no último final de semana. No domingo, dia 05, Elmo Vaz promovia uma festa em sua fazenda, no povoado de Meia Hora, quando um munícipe que passava nas proximidades foi abordado pelo prefeito, visivelmente alterado. 

   18. Elmo Vaz enquadrou o cidadão e questionou porque ele estava ali com o celular na mão fotografando. De pronto, o jovem disse que não estava fazendo nada e passava com seu filho pela chácara vizinha. Segundo o morador, que preferiu não ter seu nome revelado, o prefeito o ameaçou dizendo que “se alguma foto ganhasse as redes sócias, ele iria se ver com ele”. Segundo informações, veículos da Prefeitura foram vistos na farra. 

   19. O caso logo tomou conta das redes sociais. A equipe do prefeito acusou o jovem de estar a serviço da Rádio Líder Fm. Para se defender, o proprietário da emissora, Jota Sidney, fez a leitura de uma nota durante o Jornal do Meio Dia, alegando estar sendo vítima de uma campanha difamatória orquestrada por seguidores do gestor.

   20. O que mais chamou a atenção foi que logo após a leitura da nota, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, enviou um torpedo para o apresentador do programa reafirmando sua postura agressiva. “Essa noite não consegui dormi por causa disso. Eu deveria ter pulado a cerca e resolvido isso na mão. Agora vou andar com escolta”, desabafou Elmo Vaz. 

   21. Atônico, o locutor Jota Sidney, leu a mensagem ao vivo e deixou a população em choque. “Gente, sempre tive o prefeito como uma pessoa sensata. Não esperava essa postura dele. Está incitando a violência”, declarou o radialista. 

   22. Preliminares dão conta de que o prefeito de Feira de santana poderia ir para o PP e participar da chapa de ACM Neto como candidato ao Senado.

   23. O prefeito reeleito de Lins, Edgar de Souza (PSDB), casou-se no sábado (4), com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, com quem mantinha união estável há 13 anos. 

   24. Sobrevivente do Holocausto, Roman Blank, de 95 anos, decidiu fazer uma revelação para a família. Depois de ser casado por mais de 60 anos, ter dois filhos, cinco netos e um bisneto, ele assumiu a sua homossexualidade. "Há certas coisas que eu quero que o mundo saiba", disse Roman durante uma entrevista ao Youtuber Davey Wavey. 

   25. O mundo é dos gays. 

   26. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), disse, nesta segunda-feira (6), durante o pequeno expediente na Casa, que a Reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) “praticamente inviabiliza a aposentadoria das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais”, além de prejudicar “duramente as mulheres e trabalhadores da educação”.

   27.  Para Galo, que é engenheiro agrônomo, a proposta que tramita na Câmara Federal sob o título de PEC 287 visa garantir “única e exclusivamente” o “lucro dos rentistas e especuladores do mercado financeiro” por meio do pagamento dos juros da dívida pública. Se aprovada a nova regra, o trabalhador e a trabalhadora rural só poderão se aposentar com idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição para o INSS. Mas para ter direito ao valor integral da aposentadoria os trabalhadores terão que contribuir durante 49 anos com a Previdência.

   28. É justo coronéis da PM da Bahia aposentado-se com 50 a 55 anos?

   29. O deputado Hildércio Meireles (PMDB) disse na tribuna da Assembleia que o governo do Estado já gastou milhões com a ponte Salvador-Itaparica e só tem papelada.

   30. O deputado Alex da Piatã (PSD) destacou a recuperação das estradas do Sisal pelo governo do Estado.

   31. A Câmara Municipal de Lauro de Freitas abre, nesta terça-feira (7), às 14 horas, a legislatura 2017/2020, com a presença da prefeita Moema Gramacho. Tomando como base a convocação extraordinária e o curso de técnicas legislativas, ocorridos em fevereiro e que contaram com um expressivo número de parlamentares, a presidente da Casa, Naide Brito (PT), acredita que o ano será produtivo. 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>