Miudinhas
Tasso Franco
01/03/2017 às
20:07
CARNAVAL: O que passou, passou. Agora é afinar a viola para 2018 (TF)
Veja os melhores do Carnaval 2017 com destaques para o rei e a rainha da Axé Música, Luis Caldas e Sarajane
IUDINHAS GLOBAIS:
1. Nossos comentários sobre o confuso Carnaval de Salvador, sem identidade, já foram publicados. Agora, governo do Estado e Prefeitura de Salvador fazem seus balanços, dentro de suas óticas, obviamente destacando mais os pontos positivos sem reconhecer as falhas. O prefeito ACM Neto pelo menos analisou dois pontos, já citados por nós, a desvirtuação do original Furdunço e a pouca movimentação de folições no circuito Osmar (centro), enquanto o circuito Dodô viveu seus gigantismo.
2. Essa questão do circuito Osmar é antiga e não aconteceu somente neste 2017. Vem lá da época do final do governo Imbassahy (2003) e se aprofundou ao longo dos anos, dada a beleza que é o circuito Dodô, à beira mar, e a preferência que os canais de TV passaram a dar a este circuito transferindo suas estruturas maiores para lá.
3. O Terra tem aproximadamente 10 anos transmitindo via Web o Carnaval do Dodô. E os afros, que só desfilavam no centro também se deslocaram para a Barra. A TV Bahia está por lá, inicialmente no camarote da Daniela Mercury, onde a elite baiana se aglomerava, desde meados dos anos 1990. Na época, era o camarote exclusivo, como é hoje o 2222 de Gil, só para convidados vips.
4. O governador do Estado, Rui Costa, ao almoçar com o comando da Policia no camarote da PM, hoje, em Ondina, fez os elogios de praxe e sequer teve o cuidado de dizer que Policia tem que melhorar. Faz parte do receituário elogiativo. Mas, só lembrando, um dos crimes praticados nos circuitos foi promovido por um sargento da PM que, provavelmente por negligência da Policia, entrou armado no circuito num momento em que não estava a trabalho.
5. Além disso, a PM quando age em conflitos (brigas) nos circuitos (e têm vários videos nas redes sociais) chega arrepiando, distribuindo mais pancadaria. A metodologia da policia cidadã é essa mesmo?
6. Sentar para discutir o Carnaval e melhorar é uma questão crucial. Salvador perdeu o protagonismo de fazer o melhor Carnaval de rua do país, o modelo do Carnaval com o que está se chamando de folião pipoca é violento, em boa parte, e é preciso encontrar um caminho. Rio, SP e BH aprenderam a fazer Carnaval de rua e já aperfeiçoaram seus esquemas.
7. O trio seria um indutor da violência por ter som eletrizado? Curioso que em Salvador é, mas, em outros locais não. Brinca-se atrás e ao lado dos trios sem as cotoveladas e os muros. Na pipoca do Kannário tem uma dança que parece copiada de modelo UFC, uma luta de boxe estilizada, gingada.
8. O crescimento do Carnaval superou as expectativas da São Paulo Turismo (SPTuris). O aumento no número de turistas no Sambódromo do Anhembi foi 167% (passando de 7 para 20% do público) e no Carnaval de Rua já marca 203% (indo de 3% para quase 10% dos foliões). A estimativa de aumento inicial girava em torno de 30%. Aí está a concorrência.
9. Salvador entrou num circulo vicioso de que toda a festa tem que ser bancada pelo Estado, pela PMS e pela iniciativa privada com o apadrinamento desses dois entes públicos. Óbvio que se trata de um modelo canhestro, inabilidoso, porque tudo que é dado de mão beijada vira um vicio e a espontaneidade e a cultura do Carnaval vão para o espaço.
10. O Rio e SP, hoje com seus carnavais de rua, têm uma identidade própria no samba. O Brasil, hoje, em parte, parou na frente da TV e da internet para assistir a apuração das escolas de samba do Rio, vencido pela Portela, escola que tem muito a ver com a Bahia. O samba de tradição do morro da Serrinha.
11. E Salvador? Neste 2017, sequer a população cantou uma música, com já aconteceu em carnavais passados. Houve um trabalho de marketing enorme de estrelas da axé e nada, nem taquitou; nem adoçou. Brown, Lelys, Gerônimo, Gil, não brotou nada dessas fontes luminosas. Entre os afros, a música mais ouvida ainda foi Faraó, com Margareth Menezes, canção que data de 1987.
12. É isso: como sugeriu o governador Rui numa de suas falas: é preciso afinar as violas. Tá muita coisa desafinada.
*****
13. Depois de uma maratona de trabalho e homenagens no Carnaval, Gilberto Gil será mais uma vez reverenciado por amigos e admiradores nesta sexta-feira (3) em Salvador. Uma missa será rezada pelo padre Lázaro na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, a partir das 10h, em agradecimento à saúde e vitalidade do cantor e compositor baiano.
14. A ideia foi do produtor cultural Geraldo Badá que, além de Gilberto Gil, convidou nomes como Targino Gondim, Zéu Lobo e As Ganhadeiras de Itapuã, que contarão canções do repertório do artista.
15. “Como todos torci e pedi muito pela recuperação de Gil no ano passado. E ele está aqui, recuperado, forte, participativo e recebendo essas homenagens mais do que merecidas nos seis dias de Carnaval. Como amigo, tive essa ideia de reunir amigos para um ato de agradecimento e fé. Foi uma felicidade ele e Flora terem aceitado”, contou Badá.
16. Gilberto Gil foi o grande homenageado desse Carnaval em Salvador. Oficialmente, foram três reverencias no total: a do afoxé Filho de Gandhy, que contou com a presença do artista no domingo, a do bloco Cortejo Afro – que desfilou com o tema ‘CorteGil – um canto de afoxé para Gilberto Gil’ e contou com a participação do homenageado no desfile da segunda-feira, e a do Governo da Bahia, em função dos 50 anos do movimento tropicalista.
17. O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, lamenta com pesar a morte da professora Ivone Veloso Costa, ocorrido nesta terça (28), aos 99 anos de idade de causas naturais. A professora Ivone, viúva, já estava aposentada e lecionou no Colégio Divina Providência por vários anos ajudando a formar várias gerações de nossa cidade.
18. A professora, deixa duas filhas, uma neta e dois bisnetos e foi sepultada no Cemitério do Campo Santo, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na tarde de ontem, tendo um grande acompanhamento.
19. O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público da Bahia (Cesau) aprovou a estrutura e qualidade dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura para soteropolitanos e turistas no carnaval.
20. Durante a folia, uma equipe do órgão foi destacada para inspecionar os dez módulos assistenciais montados exclusivamente nos três circuitos oficiais da festa com o objetivo de verificar a estrutura, o atendimento oferecido aos foliões e se havia necessidade de algum tipo de material imprescindível para garantir a agilidade no socorro dos pacientes.
21. O promotor de justiça Rogério Queiroz, coordenador do Cesau, elogiou o esquema de assistência, bem como a agilidade das equipes na remoção de pacientes para unidades de retaguarda e na reposição de insumos nos postos.
22. "Os atendimentos foram satisfatórios tanto no fluxo de reposição dos insumos quanto na dinâmica de transferência dos pacientes das unidades do circuito para retaguarda. É impressionante o tamanho da festa e a estrutura atende aquilo que se predispõe que é garantir a saúde e segurança de seus usuário", elogiou o promotor.
23. Após avaliação dos resultados positivos do carnaval antecipado Ilhéus Folia 2017, realizado entre os dias 17 e 19 de fevereiro, na Avenida Soares Lopes, o prefeito Mário Alexandre autorizou a confirmação da data da festa no próximo ano. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o Ilhéus Folia 2018 acontecerá no período de 24 a 28 de janeiro.
24. O carnaval antecipado deste ano reuniu milhares de pessoas, durante os três dias de Folia, com a participação de bandas musicais regionais e de projeção nacional, blocos afro, blocos populares acompanhados por mini trios, e a presença de muitos turistas. O secretário municipal do Turismo, Roberto Lobão, afirmou que a avaliação da festa foi extremamente positiva, com baixíssimo índice de violência, boa qualidade musical e organização.
25. As estruturas erguidas para o Carnaval 2017 têm até o dia 10 de março para concluir a desmontagem. O prazo estipulado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) visa garantir a segurança da população e a recuperação de áreas públicas nos circuitos oficiais da folia.
26. O prazo foi estipulado conforme o artigo 53 do Decreto 20.505/2009. A multa para quem descumprir a determinação é de R$2.281,16 por dia de atraso. Após a desmontagem, cada empresa responsável pelas estruturas terá um prazo também dez dias para recuperação de áreas públicas que porventura tenham sido danificadas.
27. A restauração é obrigatória e prevista também no decreto. As notificações já foram entregues em todos os camarotes.
MAIS DESTAQUE NO CARNAVAL DE SALVADOR DO BAHIA JÁ:
1. Melhor bloco de samba, Alerta Geral.
2. Luiz Caldas e Sarajane, rei e rainha da Axé Música, destaques, ambos em boa forma.
3. Melhor música, não houve aquela cantada pela massa.
4. Melhor transmissão de TV, Band.
5. Melhor camarote 2222.
6. Bloco afro mais criativo, Cortejo.
7. Afoxé gratidão, Filhos de Gandhy.
8. Afoxé volta por cima, Filhas de Gandhy.
9. Banda revelação, Baiana System
10. Cantora gratidão, Margareth Menezes.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>