Miudinhas
Tasso Franco
01/02/2017 às
19:46
PCdoB abandonou Nilo por não ter conseguido vaga na chapa majoritária
Beneficiária do Suprev é presa no SAC da Boca do Rio por falsificar aposentadoria
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Aos poucos vão saindo as informações em off, outras de viva voz do deputado Marcelo Nilo, do porque de sua renúncia à reeleição na presidência da Assembleia ele que começou favorito, esteve um bom tempo favorito, mas, na hora H, desistiu. O motivo abrangente: o parlamentar estaria convencido de que o governador Rui Costa não o queria.
2. Segundo ponto emblemático e que teria acontecido na terça-feira, 31 de janeiro, data da renúncia: o PCdoB impôs para votar em Marcelo ter um nome na chapa majoritária de Rui, em 2018. Ainda não está claro se essa proposição teria sido levada diretamente a Rui via direção do PCdoB, ou se via Marcelo com deputados do PCdoB. O certo é que não houve acordo e o PCdoB decidiu bandear para Angelo.
3. Ora, o PCdoB esteve em peso no almoço de Marcelo no Barbacoa. O mais empolgado dos comunistas, deputado Fabrício Falcão, deu declarações à imprensa ressaltando as qualidades de Marelo. Zó, deputado por Juazeiro, outro entusiasta. E Bobô, tb presente, ademais. Mas, a direção partidária disse não. Ou entrava na majoritária ou nada para Marcelo.
4. Em entrevista numa emissora de TV, hoje, Marcelo apontou as dissidências em seu próprio partido com as mudanças de lado de Nelson Leal e Reinaldo Braga; e de Roberto Carlos, do PDT. Os três presentes no almoço do Barbacoa e fazendo juras de amor a Marcelo. Sendo que, Alan Castro e Manassés, PSL, ausentes no almoço, já tinham bandeado para Coronel.
5. Com cargos no governo, a presidência da Embasa foi indicação sua, decidiu renunciar para não fissurar a base governista, em apelo, que teria feito Rui. Teve bom senso depois de dez anos no poder.
******
6. Na eleição desta tarde Angelo Coronel (PSD) foi eleito à unanimidade dos 62 deputados presentes. Houve 1 voto em branco.
7. O vice-presidente o deputado Luiz Augusto (PP), obteve 54 votos. Oito parlamentares não votaram nele. Na segunda vice-presidência Carlos Geilson (PSDB), com 57 votos e 5 não votaram nete.
8. Na terceira vice Alex Lima (PTN), com 34 votos, venceu Jânio Natal, que obteve 27 votos; na quarta vice-presidência, Manassés (PSL), com 50 votos.
9. Para a primeira secretaria, foi eleito Sandro Régis (DEM), com 55 votos, para a segunda-secretaria Aderbal Caldas (PP), com 52 votos, para a terceira Fabrício Falcão (PCdoB), com 50 votos, e para a quarta secretaria Luciano Simões Filho (PMDB), com 52 votos.
10. Na mesa não há uma deputada.
11. Foram eleitos os seguintes suplentes: Carlos Ubaldino (PSD) com 50 votos, Fabíola Mansur (PSB), com 53, Ivana Bastos, do PTN, com 55 (pelo governo) e Augusto Castro (PSDB), com 48, e Heber Santana, do PSC, com 47 (pela oposição).
******
12. Em carta aberta enviada nesta terça-feira (31) aos senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, o deputado federal Uldurico Junior (PV/BA) está convocando todos para que se unam e se manifestem contra a possibilidade de importação de café verde, conforme está sinalizando o Governo Federal por meio do Ministério da Agricultura.
13. Segundo o deputado, importar café do Vietnã, Etiópia ou Peru é submeter os produtores brasileiros a uma concorrência desleal, ao mesmo tempo em que se colocaria em risco o patrimônio genético nacional, construído em décadas sob o esforço constante dos órgãos públicos de pesquisa, ensino e extensão rural.
14. “É necessário que todos aqueles que são ligados ao café e que governam Municípios, que possuem na atividade cafeeira uma parte relevante de sua economia, unam-se a fim de marcar nossa posição contra a importação de café. Pela valorização do campo, do produtor rural, da cafeicultura e de tudo que estes simbolizam para o Brasil”, disse o deputado.
15. A pressão pela importação do produto é exercida pelas indústrias que alegam não haver estoque suficiente de café Conilon para abastecer o mercado. Entretanto, em recente levantamento feito pelos produtores, existem cerca de 4,5 milhões de sacas que podem ser comercializadas, mas a indústria não está comprando.
16. O prefeito ACM Neto vai ler a mensagem do Executivo ao Legislativo na reabertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores em solenidade nesta quinta-feira (02), a partir das 9h, no Plenário Cosme de Farias. Pela tarde, a partir das 15h, ACM Neto participa da entrega do presente principal à Iemanjá, na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho.
17. O governador Rui Costa participa, nesta quinta-feira (02), às 10h, da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia. Apresenta a mensagem anual do governo ao poder legislativo, ocasião que marca o início da 3ª sessão legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia.
18. A Secom da Prefeitura de Salvador continua discriminando o Bahia Já. O banner do IPTU vai para todos blogs, menos o BJÁ. Fazer o que! Ir a Roma!
19. Eunício Oliveira, PMDB/CE, é eleito presidente do Senado com 61 votos.
20. A Superintendência da Previdência (Suprev), ligada à Secretaria da Administração (Saeb), deflagrou um suposto caso de irregularidade no pagamento de aposentadoria no Estado. Identificada como Raimunda*, 65 anos, a beneficiária foi presa nesta quarta-feira (1), dentro da unidade do SAC Boca do Rio, e conduzida por agentes policiais à 9ª Delegacia de Polícia, no mesmo bairro, para prestar depoimento.
21. Ela é acusada de estelionato e uso de documentos falsos por receber indevidamente, desde 2002, o benefício de aposentadoria de Célia*, que já havia falecido em março do mesmo ano. Raimunda* possuía uma procuração de Célia* e, por isso, se apresentava como sua representante legal. O caso veio à tona após mais uma ação do programa de recadastramento de inativos, desenvolvido pela Suprev desde 2009, que, dentre outras ações, realiza visitas domiciliares com o intuito de comprovar a veracidade das informações prestadas pelo beneficiário.
22. Neste caso específico, durante a última visita, realizada em novembro de 2016, as suspeitas de irregularidade se intensificaram. Em dezembro, baseada no relatório produzido após a ação, foi aplicada uma suspensão preventiva do benefício.
23. Já em 2017, através do cruzamento de informações em cartórios, representantes da Suprev descobriram uma certidão de óbito de Célia*, com data de março de 2002. Então, a acusada foi presa em flagrante nesta quarta-feira (1) ao questionar o não recebimento do benefício no dia anterior, como seria previsto.
24. O prefeito ACM Neto participou hoje (01), em Brasília, de audiência com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para tratar da liberação de recursos para projetos voltados à Orla de Salvador, o aeroporto e apoio à implantação de um novo Centro de Convenções para a cidade.
25. O gestor retornou nesta tarde após passar a manhã de hoje (01) e o dia de ontem (31) na capital federal, quando teve audiências com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmén Lúcia, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Lessa, e com o presidente da Infraero, Antonio Claret de Oliveira, ocasião em que tratou de temas como pacto federativo e plano de contingência para melhorar os serviços no aeroporto.
26. Com o ministro do Turismo, ACM Neto tratou do projeto de requalificação da Praça Cairu, reurbanização da Praça dos Dendezeiros, implantação de sinalização turística em Salvador e revitalização de outros trechos da Orla. Esses são projetos que dependem da liberação de recursos federais, e o ministro assegurou fluxo orçamentário para essas intervenções em 2017.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>