Miudinhas
Tasso Franco
27/01/2017 às
19:32
DIA 1º fevereiro, DEPUTADOS elegem nova mesa diretora Assembleia (TF)
Possível caso de raiva em um homem no bairro de Plataforma, em Salvador, Secretaria da Saúde Municipal faz vacinação em massa de cães
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa se reuniu extraordinariamente na manhã desta sexta-feira, 27, para definir o rito da sessão preparatória do dia primeiro, às 14h30min, quando será eleita a Mesa Diretora para o biênio 2017-2019. Não haverá qualquer alteração de procedimento em relação às eleições anteriores, sendo eventuais omissões regimentais dirimidas pela Resolução que os integrantes do colegiado fizeram baixar, que será publicada no Diário Oficial de sábado.
2. A data e o horário da realização dessa sessão é fixada pelo Regimento Interno, no artigo 7º, combinado com o 2º, ocorrendo no dia dois apenas no início da Legislatura, pois os parlamentares antes são empossados (no dia primeiro) o que gerou alguma confusão no noticiário nos últimos dias. A votação secreta se dará através de chamada nominal (em ordem alfabética) dos votantes para cada um dos nove cargos, de acordo com a hierarquia dos postos em disputa.
3. Nessa que é a última reunião da Mesa Diretora atual, o presidente Marcelo Nilo agradeceu o apoio que recebeu dos deputados: – Todos atuaram de forma independente, com autonomia, contribuindo para o colegiado representar “corretamente os 63 deputados e o conjunto dos cidadãos de nossa terra”. Ele anunciou que fará a abertura formal da sessão de votação, mas como disputará a recondução, por ética, passará o comando dos trabalhos para o decano do Legislativo e seu último antecessor, o deputado Reinaldo Braga.
4. Caberá ao presidente de honra dos trabalhos (Reinaldo Braga) convocar representantes das legendas mais representativas para ocupar a primeira e a segunda secretarias, PT e PSD. Antecessor imediato do deputado Marcelo Nilo na Presidência – como prevê o Regimento Interno – ele já dirigiu outras eleições para a Mesa Diretora e, como o rito será exatamente o mesmo, o processo deve fluir sem obstáculo.
5. A votação será iniciada pela Presidência, seguida das quatro vice-presidências e das quatro secretarias. Na hipótese de disputa para qualquer dos nove postos, como se anuncia para a Presidência, cada parlamentar depositará o voto em urna específica. Tanto as cédulas como os envelopes serão rubricados pelos dirigentes da sessão, e pelos integrantes da Mesa Diretora.
6. Regimentalmente é prevista a chamada de ausentes a cada votação, sendo a apuração imediata, realizada também de forma hierarquizada – cabendo ao presidente dos trabalhos instituir uma comissão suprapartidária com essa finalidade. Qualquer deputado pode se inscrever para disputar vaga na Mesa de forma avulsa até o início do processo de votação e após a escolha do presidente, caso exista acordo para os demais cargos, uma votação em cédula única pode ocorrer – agilizando o processo de votação e a escrutinação.
7. Serão considerados nulos os votos que possuam rasuras, marcas ou sinais que permitam identificação – inclusive no envelope. Também é vedada a colocação de mais de uma cédula em mais de uma sobrecarta. Para preservar o sigilo do voto já foram retiradas as proximidades do local de votação as câmeras de segurança do plenário e as utilizadas pela TV Assembleia para transmissão das sessões.
8. Proclamado o resultado, o presidente eleito e o primeiro e segundo secretários assumirão seus postos e o novo presidente fará a convocação do Legislativo para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, no dia seguinte, às 10h, que contará com a presença do governador Rui Costa.
9. São candidatos a presidência Marcelo Nilo (PSL), Angelo Coronel (PSD) e Luis Augusto (PP). A Oposição ainda não definiu em quem vai votar, salvo dois deputados, Targino Mahcado e Samuel. O líder da Oposição, Sandro Régis, que tanto criticava a falta de autonomia política da Casa, diz-se que espera uma derterminação de ACM Neto para anunciar em quem a sua bancada votará.
10. Ainda não há nomes candidatos a vice-presidência. Pode ter disputa nessa vaga. Pelo PT, a bancada decide segunda, tem postos nomes de Maria Del Carmen e Rosemberg Pinto. Já houve casos, como a eleição de Rogério Andrade, hoje prefeito de Santo Antonio de Jesus, eleito vice-presidente, o que foi uma surpresa.
*****
11. Os trabalhos do primeiro ano da 18ª Legislatura na Câmara Municipal de Salvador serão oficialmente abertos em sessão solene na próxima quinta-feira (2), a partir das 9h, no Plenário Cosme de Farias.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Prates (DEM), dirigirá a solenidade, que contará com a presença dos outros 42 vereadores, além do prefeito ACM Neto.
12. Durante a cerimônia, o presidente Leo Prates e o prefeito ACM Neto farão pronunciamentos aos cidadãos de Salvador e falarão sobre as expectativas para o ano legislativo.
13. No biênio (2017-2018) em curso, o presidente Leo Prates destaca a necessidade de realizar ações para aproximar a Câmara do cidadão de Salvador. Discurso antigo que todo presidente fala a mesma coisa.
14. “O nosso objetivo é aprofundar os instrumentos de participação popular e trazer o cidadão para o debate sobre os assuntos de interesse da cidade. A meta é, com a ajuda dos outros vereadores, contribuir para o aprimoramento dos processos administrativos e legislativos. Espero um ano de muito trabalho e muita produtividade na Câmara Municipal de Salvador”, afirmou Leo Prates.
15. A reformulação do Regimento Interno Câmara movimentou o recesso parlamentar deste ano. Com a inclusão do artigo que possibilita o ingresso de projetos nesse período, os vereadores apresentaram um total de 69 propostas até a última quarta-feira (25) e já iniciaram os debates sobre assuntos de interesse da cidade, como “Escola sem partido”, de Alexandre Aleluia (DEM), “Escola Livre”, de Marta Rodrigues (PT), e “Regulamentação do Uber”, de Maurício Trindade (DEM).
16. Do total de matérias apresentadas, foram protocolados 30 projetos de lei, 35 indicações ao Poder Executivo, além de quatro projetos de resolução.
17. Com a reabertura oficial dos trabalhos, as sessões ordinárias voltarão a ser realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 15h, além do retorno das audiências públicas, sessões solenes e especiais, que também serão retomadas em fevereiro.
18. Ao que tudo indica, governador Rui (na Assembleia) e prefeito Neto (na Câmara) falam pela manhã do dia 2 para que, à tarde, compareçam a festa de Yemanjá, no Rio Vermelho.
******
19. Com a eleição do Congresso na semana que vem "encaminhada com relativa tranquilidade" para o governo, o presidente Michel Temer desembarca na próxima segunda-feira (30), pela terceira vez, no Nordeste, para tentar reverter a sua baixa popularidade na região que, apesar de não mostrar mais tanta fidelidade ao PT, ainda possui um eleitorado que deu peso aos governos de seus antecessores - Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff.
20. A primeira parada de Temer será na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, e na sequência vai a Floresta, em Pernambuco, onde autorizará a ligação de trechos de estações de bombeamento do Projeto de Integração do São Francisco e fará a assinatura da Ordem de Serviço para elaboração do Projeto do Ramal do Agreste Pernambucano.
21. Na sequência, Temer vai a Serra Talhada, também em Pernambuco, onde, ao lado do ministro da Educação, Mendonça Filho, irá inaugurar o novo campus do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco.
22. O prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), foi recebido em audiência por Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. O prefeito venceu o pleito de outubro com 53,55% dos votos válidos.
23. No encontro, realizado na Serin, também estiveram presentes o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, o chefe do Escritório de Representação da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, e o assessor do prefeito, Felipe de Oliveira Santana.
24. Segundo Marcel Carneiro, no encontro com o secretário Josias Gomes ele apresentou a reivindicação de apoio do governo do Estado para o município conseguir viavilizar a implantação de um novo sistema de abastecimento de água para atender os moradores da sede de Paratinga.
25. Após a notícia de um caso suspeito de raiva em um homem de 35 anos, morador do bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou de imediato uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizar a vacinação de possíveis animais não imunizados na região da ocorrência na manhã desta sexta-feira (27).
26. "Fizemos uma ação de bloqueio no entorno da localidade onde o rapaz foi atacado pelo cão com o objetivo de realizar uma busca ativa de animais não imunizados. Na próxima segunda-feira (30) daremos continuidade a mobilização no bairro de Plataforma para evitar uma possível circulação do vírus da raiva entre os animais da região", explicou Aroldo Carneiro, veterinário do CCZ.
27. Mordido por um cachorro na mão esquerda em 20 de dezembro do ano passado, o homem só procurou o serviço de saúde para vacinação 10 dias depois do incidente, período que possibilita a abertura de uma janela imunológica para o desenvolvimento do agravo.
28. Técnicos da Prefeitura realizaram, nesta sexta-feira (27), uma vistoria no Circuito Dodô (Barra/Ondina) para verificar se os camarotes estão atendendo à determinação de não ocupar as áreas públicas e de conservar os equipamentos da cidade.
29. Participaram da ação técnicos das secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur); Infraestrutura, Obras Públicas (Seinfra); e Manutenção (Seman). É a primeira vez este ano que uma ação conjunta dos órgãos é realizada para evitar danos cometidos por instalações provisórias do Carnaval ao espaço público.
30. A Executiva Estadual do Partido Verde (PV) na Bahia realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (27), na sede da agremiação no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, para definir novas estratégias para o biênio 2017-2018. Durante o encontro que contou com a participação do deputado federal e presidente do PV no estado, Uldurico Júnior, o deputado e dirigente estadual Marcell Moraes, dentre outros pares da sigla, ficou definida a realização de uma grande conferência regional sobre meio ambiente.
31. "Levantamos algumas estratégias, dentre elas, ficou decidido a realização de um encontro regional onde iremos contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, do senador Álvaro Dias, além de afiliados do Partido Verde da Bahia inteira, tanto prefeitos, como vice-prefeitos, vereadores, diretórios municipais, para que possamos discutir temas relacionados ao meio ambiente e tratar assuntos partidário também.
32. Será uma oportunidade de consolidar nossa linha de ideologia partidária, bem como, fortalecer a união de todos aqueles que levantam a bandeira da defesa ambiental", pontuou Uldurico.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>