Miudinhas
Tasso Franco
22/01/2017 às
19:34
GORRO bichano boné vira simbolo de protesto de mulheres contra Trump
Estácio facilita pagamento de mensalidades para estudantes, uma parte agora; e a outra após a formatura
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Milhares de mulheres pelo mundo ocidental fizeram protestos contra atitudes de Donald Trump, novo presidente dos Estados Unidos, e um gorrô de croché rosa (tem também modelos em preto) tomou conta da passeata e virou uma febre, um desses modismos que marcam uma personalidade. O gorro é confeccionado com duas orelhas e já existem modelos sendo vendidos em todo mundo. Começou de forma artesanal, mas, a indústria já tomou conta do negócios.
2. E, claro, além das tocas ou gorros, já existe bonecos de Trump com o gorro e outros objetos sendo vendidos em todo mundo ocidental. Não duvidem que os ambulantes da Av Sete vendem esses produtos já nesta segunda-feira, 23, no centro de Salvador.
3. Sobre os protestos, pelo twitter, Trump amenizou ou sacaneou, em resposta aos protestos da Marcha das Mulheres que ocorreram no sábado em Washington e outras cidades norte-americanas e ao redor do mundo, que reuniram mais de um milhão de pessoas. "Assisti aos protestos ontem, mas fiquei com a impressão de que acabamos de passar por uma eleição! Por que essas pessoas não votaram? As celebridades prejudicam bastante a causa dos protestos", escreveu Trump.
4. Celebridades como Madonna, Cher, Emma Watson, Scarlett Johansson, Alicia Keys, Katy Perry, Drew Barrymore, Amy Schumer e ator Jake Gyllenhaal participaram de eventos em todo o mundo. Scarlett Johansson, que no mês passado foi revelada como a estrela de cinema mais bem paga do mundo, fez um discurso sobre os direitos das mulheres, e o que ela chamou de ameaça representada por Trump à paternidade planejada.
5. A diva do pop Madonna fez uma aparição inesperada no palco em Washington dizendo multidões: "Bem-vindo à revolução do amor". Ela acrescentou: "Sim, eu pensei muito sobre explodir a Casa Branca ... mas eu escolhi o amor." Madonna usava uma toca preta.
6. Sobre o gorro rosa, a nova-iorquina Wendy Peace deixa rolar uma lágrima enquanto acelera a confecção de um gorro rosa de tricô e diz que "é muito mais que um símbolo contra Donald Trump, é um símbolo de nossa união e um apelo à ação em defesa de nossas conquistas”, explica.
7. Assim como Peace, milhares de mulheres americanas tecem em todo o país, em uma fraternidade improvisada, que já produziu mais de 60.000 gorros de lã rosa para a grande marcha que aconteceu em Washington no dia seguinte à posse do republicano Donald Trump.
8. Tudo começou quando duas costureiras da Califórnia lançaram um apelo na internet para a confecção de gorros com orelhas de gato para criar “uma identidade visual coletiva e única” na marcha. A resposta foi maciça.
9. Os gorros ou “pussy hats”, como são chamados em inglês, têm orelhas de gato: é um trocadilho, porque a palavra inglesa “pussy” tanto pode significar gatinho quanto a forma pejorativa de se referir ao órgão sexual feminino.
10. A palavra faz referência direta a um áudio de 2005 vazado durante a campanha eleitoral em que o futuro presidente, conhecido por sua retórica controversa e divisionista, afirma que “quando você é uma estrela, (as mulheres) deixam você fazer o que quiser. Pode agarrá-las pela buceta”.
11. A organização do chamado “PussyHatProject” (www.pussyhatproject.com), liderada por Krista Suh e Jayna Zweiman, está à frente dos protestos e da gorromania. Na The Knitty City, uma acolhedora loja de produtos de lã em Manhattan, cerca de vinte mulheres já usam o gorro rosa e confeccionam sem parar mais acessórios para outras manifestantes.
12. Como a maioria dos nova-iorquinos, várias destas mulheres apoiaram nas urnas a adversária de Trump, a democrata Hillary Clinton, que perdeu a oportunidade de se tornar a primeira mulher a presidir os Estados Unidos.
13. As organizadoras especificam o design do gorro e o tipo de material a ser usado, como uma lã fúcsia da empresa familiar uruguaia Malabrigo, que está esgotada.
********
14. governador Rui Costa entrega, nesta segunda-feira (23), às 8h30, a obra de contenção de encostas na Travessa São Roque e Avenida Serrão, localizadas na Avenida Heitor Dias. A obra teve investimento de R$ 822 mil e integra as ações do Programa de Prevenção de Desastres Naturais do Governo do Estado.
15. A obra foi dividida em quatro painéis de contenção, sendo um na Travessa São Roque e as demais na Av. Serrão. A área total da encosta é de 1364 m², ao longo de 175m de extensão. O assessor Isaac Jorge estará no local para orientações à imprensa e à disposição pelo telefone (71) 9 9913-5161.
16. A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) faz operações tapa-buraco nas avenidas Luis Eduardo Magalhães e Luis Viana Filho (Paralela, com a utilização de 20 toneladas de asfalto neste final de semana.
17. Outro local que está recebendo a operação é a Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), com 22 operários trabalhando ao longo da via, também com a utilização de 20 toneladas de asfalto. "São operações de rotina que fazemos no final de semana para não atrapalhar o tráfego e, no caso da Estrada Velha do Aeroporto, em malhas viárias antigas que necessitam de manutenção constante", afirmou o titular da Seman, Marcílio Bastos.
18. Outra ação de manutenção que acontece na cidade é a recolocação de piquetes de proteção que foram vandalizados ou destruídos em função de acidentes envolvendo veículos em áreas requalificadas do Rio Vermelho. Cerca de 54 piquetes já foram trocados.
19. Com a estreia de mais uma edição do Big Brother Brasil (BBB) na próxima segunda (23), a Nova Lapa terá um dia surpreendente para as pessoas que passam pelo local. Um flashmob feito por um grupo de 25 atores vai apresentar ao público uma coreografia com a música tema do BBB.
20. A performance será realizada na escadaria principal do terminal, em três horários: às 7h30, 12h e 18h30. A ação é uma iniciativa da TV Bahia, filial da Rede Globo, para divulgar a estreia do reality show.
21. Berço da indústria de petróleo brasileira, a Bahia foi escolhida para o lançamento do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (REATE). No dia 27 de janeiro, o ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, lança em Salvador o Programa Nacional no auditório do SENAI/CIMATEC, às 8h30. Inscrições podem ser feitas pelo telefone: 71 3879-1743.
22. O evento ainda contará com a presença do deputado Beto Rosado, do senador Otto Alencar, presidente e vice da Frente Parlamentar de Petróleo e Gás e demais autoridades do setor; dos secretários do Estado da Bahia, Jorge Hereda, Desenvolvimento Econômico e Marcus Cavalcanti, Infraestrutura; do presidente da Fieb, Ricardo Alban e do presidente da ABPIP, Marcelo Magalhães.
23. A ideia de criar o programa surgiu no Fórum Bahia Onshore, que aconteceu dia 25 de novembro, na capital baiana, com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, Márcio Felix. O REATE visa reativar a confiança do País no setor e buscar soluções para as questões que travam o mercado, impedindo-o de se restabelecer e gerar benefícios socioeconômicos para a região.
24. Os alunos que ingressam na Estácio a partir do início de 2017 podem contar com uma facilidade para pagar suas mensalidades: o Parcelamento Estácio, ou PAR, permite que o aluno pague metade do valor total do curso enquanto estiver estudando e a outra metade após a formatura. “A Estácio tem como compromisso facilitar o sonho de milhares de brasileiros que desejam fazer um curso superior. Nós queremos fazer parte da melhor fase da vida das pessoas”, afirma Higino Viegas, vice-presidente de Mercado do Grupo Estácio.
25. O parcelamento se dá de maneira progressiva. O aluno paga 30% do valor das mensalidades nos dois primeiros semestres; 40% no terceiro semestre, 50% no quarto e 60% a partir do quinto período. Em um curso de quatro anos, por exemplo, o estudante terá mais quatro anos para pagar o restante dos valores. Durante esse período, vai incidir a correção monetária pelo IPCA.
26. Os alunos que estão ingressando na Estácio no primeiro semestre de 2017 já estão aptos a solicitar o PAR, sem necessidade de fiador. O CPF do estudante precisa estar em situação regular junto à Receita Federal. Não poderão aderir estudantes de cursos na modalidade à distância e Flex, ou que possuem contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni). O parcelamento também não está disponível para os cursos de Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária e Gastronomia.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>