Miudinhas
Tasso Franco
14/01/2017 às
21:07
OPERAÇÃO CUI BONO e a situação política delicada de Geddel Vieira Lima
Na próxima terça-feira o prefeito ACM Neto anuncia a programação para o Carnaval 2017 neste ano, no final do mês de fevereiro, o que é bom para o turismo na cidade
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Policia Federal reuniu em relatório mensagens trocadas entre Geddel Vieira Lima, ex-ministro do Governo de Michel Temer, e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara. Geddel é alvo da Operação Cui Bono? (a quem interessa) deflagrada nesta sexta-feira (13/01). Mensagens entre Geddel e Cunha revelam esquema na Caixa na época do governo Dilma Rousseff.
2. Em cumprimento à ordem judicial que atendeu a uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF/DF) e da Polícia Federal, foram executados, na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro, sete mandados de buscas e apreensões nos estados da Bahia, Paraná, São Paulo e também no Distrito Federal.
3. O pedido para a execução das cautelares foi enviado à 10ªVara Federal, no fim do ano passado e integra o inquérito policial que apura a existência de práticas criminosas na liberação de créditos e investimentos por parte de duas vice-presidências da Caixa Econômica Federal: a de Gestão de Ativos de Terceiros (Viter) e a de Pessoa Jurídica.
4. As investigações, que foram iniciadas a partir de informações apreendidas em uma operação envolvendo Fábio Cleto, ligado ao então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, tiveram início no Supremo Tribunal Federal (STF), mas foram remetidas à primeira instância após a cassação do mandato de Cunha.
5. No caso de Cunha e Cleto, as irregularidades envolvem outra vice-presidência do banco estatal – a Fundos de Governo e Loterias e já são objeto de ação penal em tramitação na Justiça Federal.
6. O principal alvo das medidas cautelares cumpridas hoje é o ex-ministro de Relações Institucionais, Geddel Vieira Lima que, à época dos fatos (entre 2011 e 2013), era o vice-presidente de pessoa jurídica do Banco. Por isso, dois endereços que foram alvo das buscas realizadas nesta sexta-feira pertencem a Geddel. Os endereços, uma casa e um apartamento, ficam nas cidades de Salvador e Camaçari, na Bahia.
7. Os outros endereços são os de Marcos Roberto Vasconcelos que foi o vice-presidente de gestão de ativos de terceiros da CEF, José Henrique Marques Cruz, servidor da Caixa Econômica e Marcos Antônio Molina dos Santos, empresário que pleiteava a liberação de créditos junto ao banco estatal. Os policiais federais também fizeram buscas e apreensões na v ice-presidência de tecnologia da informação da CEF e na vice-presidência de Pessoa Jurídica da instituição.
8. Entenda o caso: Na representação enviada à Justiça, o MPF justifica os pedidos citando a existência de indícios - colhidos durante a apuração envolvendo Eduardo Cunha e Fábio Cleto – de que Geddel Vieira Lima também foi um dos beneficiados com valores indevidos decorrentes de práticas ilegais cometidas nas vice-presidências da instituição.
9. No documento, o procurador faz referências a diálogos interceptados com a apreensão de um telefone celular de Fábio Cleto, que evidenciaram o envolvimento do ex-ministro, bem como nos demais alvos da operação Cui Bono?, como foi chamada a medida deflagrada nesta sexta-feira.
10. Ainda no documento, são mencionadas conversas que deixam claro que o grupo atuou em negociações que envolvem grandes grupos empresariais do país, um partido político e até uma prefeitura. Em todos elas, aparecem indícios de participação de Geddel Vieira Lima.
11. Diante dos indícios a Força Tarefa que conduz as investigações entendeu ser imprescindível a execução das medidas cautelares. O material apreendido nesta fase irá subsidiar as apurações da Operação Sépsis que, atualmente, está vinculada à Operação Greenfield, deflagrada em 2016 para apurar crimes praticados no âmbito dos principais fundos de pensão.
11 (a). O que se depreende dessa Operação é que a situação política de Geddel está se complicando a cada revelação e isso poderá trazer-lhe problemas futuros na sua pretensão de ser senador da República ou governador da Bahia.
*****
12. Para deixar a cidade limpa nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), a Limpurb fez uma operação especial para a demanda da Lavagem do Bonfim. Durante a madrugada foram retiradas cerca de 98 toneladas de resíduos no entorno da festa, 11 a menos em comparação com a festa de 2016. A ação contou com 418 agentes das equipes especiais de coleta e lavagem, além de dez caminhões-pipas e 18 compactadores.
13. Na limpeza completa das ruas, foram utilizados 632 mil litros de água e 1.370 litros de detergente aromatizante. Durante a festa, foram espalhados pelo comércio 390 sanitários químicos e oito sanitários climatizados para uso da população.
14. O esquema especial montado pela Prefeitura envolveu também outras áreas e garantiu o conforto de soteropolitanos e turistas para uma das maiores festividades religiosas da Bahia. O módulo assistencial à saúde instalado pela Prefeitura ao lado da Sagrada Colina realizou 63 atendimentos aos devotos que participaram da festa, número 44% menor em relação ao ano passado, quando foram registradas 112 ocorrências.
15. A maioria dos casos foi de atendimentos clínicos como enjoo, cefaleia e intoxicação alcoólica, contabilizando 50 registros desta natureza.
16. A Justiça Federal reconheceu o procedimento especial de licenciamento ambiental, instituído pelo Governo do Estado da Bahia através do Decreto nº16.963, de 17 de agosto de 2016, que garantiu procedimento especial de licenciamento ambiental para as atividades de plantio, agricultura, criação de animais de forma extensiva e plantio de florestas.
17. A decisão da juíza federal Rosana Noya Kaufmann derruba uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) - que questionava a modalidade de Licenciamento Ambiental especial, instituído pelo Governo do Estado da Bahia.
18. "A sentença judicial esclarece a questão e traz segurança jurídica para a população. O decreto estadual garante agilidade sem nenhum prejuízo ao meio ambiente”, afirmou Eugênio Spengler, secretário de meio ambiente da Bahia.
19. Após o recadastramento de quase 2,8 mil veículos de Salvador, com placas de final 1, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inicia na segunda-feira (16) a atualização dos dados para placas de final 2, pela internet. O cidadão deve acessar o site do órgão - www.detran.ba.gov.br- e preencher o formulário, onde a palavra-chave para o cruzamento das informações é o Código de Endereçamento Postal (CEP).
20. Se o CEP informado for identificado no sistema, o usuário é liberado para preencher os outros campos e concluir a atualização. Caso o endereço não seja reconhecido, ele deve imprimir o recibo gerado e se dirigir ao órgão com algum documento de identificação e comprovante de residência dos últimos três meses, exceto recibos de água e luz, para finalizar o processo de validação. Os retardatários com placas de final 1 ainda podem se recadastrar.
21. O prefeito ACM Neto apresenta na próxima terça-feira (17) as novidades do Carnaval de Salvador em coletiva de imprensa realizada na sede da Fundação Gregório de Mattos, na Rua Chile, número 31, a partir das 10h. Também irão participar da coletiva o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, e o presidente da Saltur, Isaac Edington.
22. O deputado federal José Nunes (PSD), manifestou apoio à candidatura do seu colega de partido, Eures Ribeiro, prefeito reeleito de Bom Jesus da Lapa, para presidência da UPB.
23. O parlamentar acredita que o nome de Eures possui mais representatividade no estado, já que o PSD tem 83 prefeitos eleitos, e aliados como o senador Otto Alencar e o governador Rui Costa.
24. A votação irá acontecer no dia 25 de janeiro, na sede do Conselho da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), localizada no CAB.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>