Miudinhas
Tasso Franco
11/01/2017 às  21:26

BAIANOS participam da Lavagem do Bonfim, a festa mais politizada da BA

Veja o que acontece na festa da Lavagem do Bonfim e o kit da Irmandade que certamente Jesus Cristo não aprovaria


   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Acontece nesta quinta-feira, 12, a Lavagem do Bonfim. É a segunda festa popular da Bahia com maior público. Estima-se que 600.000 a 800.000 baianos e mais alguns turistas participem do evento que tem 9 km entre a basílica da Conceição da Praia e a basílica do Bonfim, na cidade baixa. Depois de Corpus Christi é a segunda festa religiosa mais antiga da cidade, data do século XVIII, e também a mais politizada. 

   2. Além disso, diferente do Carnaval - festa eminentemente mundana - e de Corpus Christi - eminentemente religiosa - a lavagem é um misto de mundanismo e religiosidade, hoje, mais mundanismo. E disputa com o 2 de Julho, qual a mais politizada, ainda que a data da independência da Bahia não tenha, hoje, nada mais de religiosidade. Até o Te Deum da Catedral Basílica mudaram de data.

   3. O governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) devem mostrar quem tem mais popularidade. Ambos estão bem na fita com a população da capital. Os partidos políticos também devem aproveitar a deixa e expor suas siglas e partidários, ainda que 2017 não seja ano eleitoral. O ano da refrega será 2018. Entidades, sindicatos e outros deverão fazer os tradicionais protestos que não levama a nada. E tipos exóticos se apresentarão com suas vestes e adereços. Faz parte do show da vida.

   4. A festa perdeu muito de sua originalidade e tradições: os carroceiros não desfilam mais, os bicicleteiros são poucos e os cavaleiros idem. As baianas se não tiverem apoio dos órgãos oficiais serão poucas aqueles que se vestirão com trajes a rigor para desfilar. No final tem a lavagem em sí e as orações de políticos e outros. Fé que é bom, diz-se que é pouca. 

   5. Aquele folclore de que, 'quem tem fé vai a pé', está superado, porque as carroças foram proibidas e trios e outros veiculos idem. Pode minitrio e carros de som que puxam pequenos blocos carnavalescos.
 
   6. Para a igreja católica, o tem da festa é: “Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe”, escolhido por ocasião do Ano Jubilar Mariano celebrado pela Igreja no Brasil, o novenário em honra ao Senhor do Bonfim acontecerá até dia 14 de janeiro, sempre às 19h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.

   7.  No plano religioso a festa, o evento terá quatro novidades em 2017: o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dará uma Bênção Apostólica pela primeira vez após a Missa Solene, com Indulgência Plenária, no dia 15 de janeiro. Na procissão dos três pedidos, também no dia 15, a partir das 16h, haverá a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano.

   8. Para abrilhantar ainda mais as homenagens ao Senhor do Bonfim, a Basílica Santuário receberá de 13 a 16 de janeiro a visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul. Além disso, desde o dia 1º de dezembro deste ano até o dia 31 de janeiro de 2017, a Basílica Santuário ficará aberta até 20h.

   9. Como parte da programação está a Lavagem do Adro da Basílica, Lavagem de Corpo e Alma, que será realizada no dia 12 de janeiro. Neste dia, com a parceria da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, e em suas instalações, será realizada a primeira edição do evento Parada Obrigatória do Bonfim, que deverá atender a todos os fiéis que se deslocarem do Comércio até a Colina Sagrada, oferecendo um ambiente acolhedor, praça de alimentação com  Food Trucks  (da Bahia Food Park), serviço de bebidas, segurança, limpeza, boa música, sanitários, feira de artesanato e uma feijoada da Chefa Leka. 

   10. O evento é aberto ao público, das 8h30 até às 18h, disponibilizando assim um local agradável para descanso e lazer, com uma vista privilegiada do movimento da festa. O espaço também estará disponível para o acesso de todos os fiéis que adquirirem as camisas da caminhada. Toda renda obtida com o evento será revertida para a reforma do Altar Mor da Igreja do Senhor do Bonfim.

   11. Os fiéis que participarem da caminhada que adquirieram o kit da Lavagem na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim ou no Shopping Center Lapa e, pela primeira vez, terão uma opção de lazer, com música e gastronomia de qualidade para desfrutar no Centro Comunitário Senhor do Bonfim, a partir das 08h30 até às 18h, com acesso gratuito. É o evento Parada Obrigatória, promovido pela Devoção do Senhor do Bonfim, em um espaço confortável, agradável, seguro e com sanitários à disposição de todos. 

   12. Se Jesus Cristo fosse vivo não apoiaria.

   13. Será uma praça de alimentação montada ao ar livre e com vista privilegiada para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e para a ladeira do Bonfim, o público poderá visitar os food trucks, que trazem no cardápio a feijoada da Chefa Leka, sanduíches e outras iguarias, e serviço de bebidas. 
 
   14. Segundo o Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Francisco José Pitanga Bastos, todas essas ações terão parte da renda obtida destinada para a manutenção da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. 

   15. O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 740 mil na requalificação das instalações elétricas da Basílica do Senhor do Bonfim, um dos cartões postais mais famosos do país e maior centro da fé católica da Bahia. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, em seu perfil no Twitter (@costa_rui), nesta quarta-feira (11), após assinar a autorização para licitação da obra, que será feita por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

   16. “Além de ajudar na manutenção de um dos templos religiosos mais importantes do país, estamos colaborando para garantir a preservação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Rui. Serão realizadas, na obra de recuperação das instalações elétricas da Igreja do Bonfim, a substituição do quadro geral de distribuição, a substituição e a instalação de novos circuitos com eletrodutos embutidos, bem como a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED e a manutenção do sistema de segurança.

   17. A igreja começou a ser construída em 1745, por ocasião da chegada de Portugal das imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, ficando pronta em 1772. Todos os anos, na segunda quinta-feira de janeiro, a Lavagem do Bonfim atrai milhares de baianos e turistas, para uma festa que se divide entre a parte profana e a sagrada. 

   18. A festa é também um dos símbolos do sincretismo, uma vez que as baianas, que cultuam as religiões de matriz africana, lavam as escadarias da igreja em homenagem a Oxalá, que no catolicismo corresponde a Jesus Cristo.
10. Documentos que forem perdidos durante a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (12), na Cidade Baixa, podem ser recuperados na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martim, próximo ao Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, a partir da próxima terça-feira (17). 

   19. A Guarda irá catalogar os documentos perdidos por tipo, facilitando a identificação e a organização para a entrega, a partir da sexta-feira (13), no dia seguinte ao evento. Para buscar os mesmos, é preciso ir até ao pátio do órgão, das 8h30 às 17h, portando algum tipo de documento com foto ou boletim de ocorrência.

   20. O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Maurício Lima, afirma que essa ação começará apenas na terça para que o órgão catalogue todos os documentos e disponibilize a lista no site, evitando que cidadãos se dirijam ao órgão desnecessariamente. "Vamos repetir o mesmo procedimento realizado no Réveillon, que foi um sucesso, recolhendo documentos encontrados pela Guarda ou pela Polícia Civil para devolução. É importante checar se o documento está realmente no pátio da Guarda antes de ir pessoalmente ao local", explicou.

   21. O mutirão de entrega segue até quinta-feira (19). Depois disso, a Guarda enviará os documentos que não forem resgatados ao órgão emissor. A lista completa dos documentos ficará disponível no site www.guardamunicipal.salvador.ba.gov.br.

   22. Réveillon - Ainda é possível recuperar documentos que foram perdidos no Réveillon de Salvador, realizado na Praça Cairu. Ao todo, foram catalogados 800 documentos, e apenas 200 foram recuperados pelos seus proprietários. Nos próximos dias, a Guarda encaminhará os mesmos aos órgãos emissores.

   23. O espaço de acolhimento para menores montado no abrigo Dom Pedro II pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), está pronto para atender crianças e adolescentes que estejam em situação de trabalho infantil na Lavagem do Bonfim. 

   24. O ambiente conta com áreas temáticas, como o cantinho da leitura, da pintura, do sono, da música, além de um local destinado à recreação e esporte com pula-pula, quadra de basquete de pequeno porte, de vôlei, totó, dama e dominó.  Além disso, uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, atuará no local.

   25. A tarde ainda reserva surpresas como a leitura de estórias infantis e a apresentação de coral feita pelos idosos que moram no abrigo. O acolhimento é destinado às crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 17 anos, que estejam trabalhando ou acompanhando vendedores ambulantes na festa religiosa.




echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>