Miudinhas
Tasso Franco
10/01/2017 às
20:18
COMERCIO VAREJISTA da Bahia registrou queda em todos meses de 2016
Veja programação da Lavagem do Bonfim e quem estará no culto ecumênico na Basílica de NS da Conceição, dia 12
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O comércio varejista na Bahia registrou queda nas vendas de 7,5% no mês de novembro, em relação a igual mês do ano passado, sendo a taxa menos intensa do ano de 2016. Nesse ano, a variação negativa se repete pelo décimo primeiro mês consecutivo, mantendo uma trajetória de queda verificada desde janeiro de 2015.
2. O comportamento negativo nos negócios também se verifica no varejo nacional que registrou a taxa negativa de 3,5%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano foi positiva em 1,8%, muito provavelmente em razão do período, pois nesse mês alguns consumidores recebem parcela do décimo terceiro.
3. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
4. Apesar da significativa taxa no sazonal, a conjuntura adversa da atividade econômica, ainda continua influenciando as expectativas quanto ao comportamento do setor. De acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 3,3 pontos percentuais, entre outubro e novembro.
5. Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a novembro de 2016, revelam que todos os segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Móveis e eletrodomésticos (-15,1%);
6. Livros, jornais, revistas e papelaria (-12,9%); Tecidos, vestuário e calçados (-12,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-10,8%); Combustíveis e lubrificantes (-7,0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,1%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-2,7%); e Outros artigos de uso pessoal e doméstico(-0,8%).
7. No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variação negativa o de Eletrodomésticos com 15,7%, e o de Móveis com 13,7%. Quanto ao de Hipermercados e supermercados a variação foi nula.
8. Quanto aos segmentos que mais influenciaram o comportamento negativo das vendas na Bahia, por ordem decrescente têm-se: Móveis e eletrodomésticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e Combustíveis e lubrificantes.
9. Em novembro, o segmento de Móveis e eletrodomésticos exerceu a principal influência para a queda nas vendas. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, mas também a seletividade do crédito, resultando no elevado custo de financiamento.
10. Nesse mês, o desempenho das vendas desse segmento foi determinado, principalmente, pela manutenção de altas taxas de juros nas operações de crédito às pessoas físicas, entre novembro de 2016 e novembro de 2015.
11. O segundo a contribuir negativamente para o comportamento das vendas na Bahia foi Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista. Esse comportamento se repete pelo décimo nono mês consecutivo.
12. A atividade de Combustíveis e lubrificantes foi o terceiro segmento de maior peso para a queda verificada nas vendas. Esse comportamento continua sendo atribuído ao menor ritmo da atividade econômica, e ao menor poder de compra da população.
13. Comportamento do comércio varejista ampliado - O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou, em novembro, decréscimo nas vendas de 6,1% em relação à igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios foi de 11,9%.
14. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 1,2%, em relação à igual mês do ano anterior. Esse ritmo de queda menos intenso se deve, apesar das incertezas sobre o cenário econômico, à prática utilizada pelas concessionárias em realizar promoções para escoarem o estoque de carros novos nos pátios. Em relação ao segmento Material de Construção, a queda nas vendas no mês de novembro foi negativa em 7,8%, comparado ao mesmo mês do ano de 2015.
********
15. O governador Rui Costa entrega, nesta quarta-feira (11), às 9h, no pátio da Governadoria , no Centro Administrativo da Bahia, 48 ambulâncias para reforçar o atendimento dos municípios baianos.
16. Moradores da comunidade remanescente do Quilombo Rio dos Macacos protestam nesta terça-feira, 10, em Simões Filho, na divisa com Salvador. Eles alegam que militares do Exército estão recolhendo material da obra que era realizada no local sem ter finalizado o serviço.
17. "A gente conseguiu que o Exército abrisse uma estrada na nossa comunidade, mas hoje (nesta terça) eles vieram para retirar as manilhas e todo material que estava no local. Disseram que foi uma ordem dos chefes deles após uma reunião entre o Exército, a Marinha e o Governo Federal", disse Rosemeire Silva, que pertence a uma das 85 famílias que moram no local.
18. Os beneficiários da Tarifa Social da Embasa têm até 20 de fevereiro para fazer seu recadastramento junto à empresa e garantir a continuidade do benefício. Os titulares do Programa Bolsa Família devem comparecer a um dos pontos de atendimento da empresa, munidos dos seguintes documentos (cópias e originais): RG, CPF, conta da Embasa e comprovante de saque do Bolsa Família dos últimos 90 dias. Os usuários que não fizerem a atualização no prazo informado terão o benefício suspenso.
19. Voltada para a população de baixa renda cadastrada no programa federal Bolsa Família, a Tarifa Social beneficia atualmente mais de 250 mil usuários na Bahia. O recadastramento visa atualizar o banco de dados da Embasa e garantir a continuidade do benefício para todos que atendem aos critérios cadastrais.
20. Acesse http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos ou ligue para o telefone 0800 0555 195 e verifique a relação de pontos de atendimento.
21. A caminhada da Lavagem do Bonfim será iniciada nesta quinta-feira (12) com uma cerimônia inter-religiosa realizada na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. Organizado pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o evento começa às 8h e a abertura será realizada pelo padre Irineu Menezes, vigário da basílica. Em seguida, o Coral Basílica da Conceição da Praia, regido pelo maestro David Alves Tourinho, vai entoar a “Oração de São Francisco”.
22. Logo depois, representantes das diversas religiões vão deixar mensagens de paz ao público. Além do padre Irineu, também estarão presentes os representantes da Federação Espírita da Bahia, Marcel Mariano Cadidé; da Matriz Religiosa Afrobrasileira, Tata Anselmo Santos, do Terreiro Mokambo; do Hinduísmo, Ida Meireles, da Organização Brahma Kumaris; da Legião da Boa Vontade (LBV), Marina Krieger; e da Federação do Culto Afro Brasileiro, Aristides Mascarenhas. O final da cerimônia será marcado com o hino em louvor ao Senhor do Bonfim e queima de fogos.
23. Após a celebração, fiéis com camisas padronizadas começarão o percurso até a Colina Sagrada, sendo seguidos por um dos símbolos da festa - o cortejo das baianas. Em frente à Basílica do Bonfim, membros da igreja receberão os peregrinos ao som de cânticos religiosos para dar início à celebração, que será ministrada pelo pároco Edson Menezes.
24. A lavagem do adro pelas baianas está prevista para as 12h. Após esse ritual, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h. O tema da festa este ano é “Vinde todos à mansão da misericórdia”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>