Miudinhas
Tasso Franco
04/01/2017 às
20:03
ATÉ O PAPA já falou sobre a chacina de Manaus e Temer segue mudo
Em Salvador, a matrícula para os novos alunos do ensino fundamental começa nesta quinta-feira, 5
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Comunicação do governo Michel Temer é mesmo um desastre. Até o papa Francisco - lá de Roma - já falou da chacina no Compej, o Completo Penitenciário de Manaus, onde foram mortos 56 homens muitos dos quais decapitados, a imprensa nacional já publicou dezenas de matérias, a imprensa internacional idem, o Temer segue mudo.
2. Será que ninguém próximo a ele disse assim: - Tá na hora de dar uma palavrinha sobre o massacre de Manaus e o falido sistema penitenciário brasileiro, de longas datas, um caos.
3. Pois be, diante de tantas críticas a sua mudez, Temer convocou reunião do núcleo institucional do governo para esta quinta-feira para tratar do episódio e da crise do sistema prisional do país. A reunião terá representantes da Casa Civil, dos ministérios da Justiça, Defesa, Relações Exteriores, Planejamento e Transparência, além de integrantes da Advocacia-Geral da União (AGU), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Polícia Federal.
4. (VEJA) A Polícia Federal já sabe quem foi um dos principais líderes do massacre que resultou na morte de pelo menos 56 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e outras quatro na unidade Puraquequara, no último domingo, em Manaus.
5. E foi justamente uma selfie tirada pra festejar a matança que ajudou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF no Amazonas. Nela, Márcio Ramalho Diogo, de 34 anos, conhecido como Garrote, aparece de boné vermelho, ao fundo, em meio a vários comparsas armados com escopetas, pistolas e facões.
6. Garrote era um dos ‘xerifes’ (homem de confiança) de José Roberto Fernandes Barbosa, o Zé Roberto da Compensa, um dos líderes da FDN. Dentro da cadeia, já era ele quem ficava responsável por aplicar as penas aos detentos que variavam de lesões graves à morte.
7. Quando desencadeou a Operação La Muralla, uma das maiores ações de combate ao tráfico de drogas já feitas no Brasil, em novembro de 2015, a DRE adotou como estratégia tentar desmantelar a comunicação do primeiro e do segundo escalões da Família do Norte (FDN) com as ruas e, principalmente, com a massa carcerária.
8. Dezenove integrantes da facção que domina a rota amazônica do contrabando de arma e droga foram para presídios federais. Outros quarenta ficaram no chamado Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) dentro do próprio Estado. Para os investigadores, a medida deu certo e representou um baque na estrutura financeira e logística da quadrilha.
9. O prazo de um ano como castigo no RDD, no entanto, acabou. E alguns desses criminosos estão de volta ao convívio. Consequentemente, as decisões e as ordens são tomadas com mais agilidade. “Logo que ele saiu do RDD foi comandar a chacina”, diz o delegado federal Rafael Caldeira.
*****
10. SALVADOR - A matrícula para novos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino começa nesta quinta-feira (05). A Secretaria Municipal da Educação (Smed) disponibilizou mais de 25 mil vagas para novos alunos do Ensino Fundamental e dez mil da EJA.
11. Outros 90 mil alunos do Ensino Fundamental e 11 mil da EJA que já eram da rede tiveram suas matrículas renovadas automaticamente. A matrícula pode ser realizada em qualquer uma das 441 escolas da rede pública de Salvador.
12. Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de ensino para matricular o filho para qualquer escola da rede municipal. Os documentos necessários são identidade, certidão de nascimento, histórico escolar, comprovante de residência e SalvadorCard (se possuir).
13. Sorteio – A distribuição de vagas para os novos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino será realizada nesta quinta-feira (05), às 9h, na sede da Smed, na Garibaldi. As 14 mil vagas disponíveis serão distribuídas começando pelo grupo de crianças que atende à maior quantidade de critérios de prioridade até chegar ao grupo que não atende nenhum dos critérios.
14. Após o resultado, que estará disponível, a partir de sexta-feira (06), no site da Smed (educacao.salvador.ba.gov.br), os responsáveis pelas crianças contempladas deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, de 9 a 13 de janeiro para efetivar a matrícula. Os mais de 12.500 alunos que frequentaram regularmente o ano letivo de 2015 tiveram suas matrículas renovadas automaticamente.
15. O governador Rui Costa participa com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas, nesta quinta-feira (5), às 9h, de visita às instalações do hospital Aristides Maltez, na Avenida Dom João VI, 332, em Brotas.
16. Após a visita, às 10h, no Auditório Professor Honorato Maltez, o ministro se reúne com prefeitos, gestores de saúde e autoridades do Estado para tratar das ações de saúde no estado. Participarão do encontro o secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, e os prefeitos de Camaçari, Dias D’avila, Lauro de Freitas, Itaparica, Salvador, Simões Filho e Vera Cruz. O atendimento à imprensa acontecerá após a reunião.
17. A prefeita Moema Gramacho percorreu áreas do município na manhã desta quarta-feira (4) para conferir e orientar os trabalhos de prevenção às chuvas. Um dos locais visitados foi a avenida Beira Rio, que fica no centro da cidade às margens do Rio Ipitanga.
18. A prefeita havia solicitado à Secretaria de Serviços Públicos (SESP) a retirada do mato que cobre o leito do rio. A orientação é intensificar os trabalhos de prevenção a enchentes nos pontos críticos do município.
19. O contrato de concessão para o serviço de transporte coletivo em Salvador prevê que para o ano de 2017 a elevação da passagem de ônibus deveria ser feita a partir de um cálculo de planilha, onde seria considerado os custos gerais para o serviço. A própria Lei Orgânica do Município prevê, no seu artigo 244, que é obrigação da Prefeitura encaminhar à Câmara Municipal a planilha de custos antes de decretar qualquer aumento na tarifa.
20. Diante dessa obrigatoriedade, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) enviou um ofício para a presidência da Câmara na tarde de terça-feira (03) solicitando a apresentação da planilha. De acordo com a vereadora, é absurda a decisão da prefeitura de aumentar a passagem de ônibus sem justificar o reajuste para a Câmara, nem considerar o momento de crise econômica no país e o alto índice de desemprego em Salvador.
21. "Queremos saber se o prefeito ACM Neto cumpriu a Lei que o obriga a apresentar a planilha de custos à Câmara e qual a razão de mais uma vez elevar a tarifa de ônibus", afirmou Aladilce.
22. De acordo com a vereadora, caso fique comprovado que a prefeitura não enviou a planilha, ela poderá acionar o Ministério Público. Para Aladilce, a falta de transparência no processo de reajuste da tarifa não pode ser admitida pelos vereadores.
23. Os motoristas baianos já podem aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017, efetuando o pagamento em cota única até o dia 7 de fevereiro. Os valores estão disponíveis para consulta no site www.sefaz.ba.gov.br, no canal Inspetoria Eletrônica => IPVA=> Licenciamento integrado.
24. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. A tabela do IPVA com o cronograma de pagamento para cada placa também pode ser consultada no site da Sefaz-Ba.
25. O IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando-se por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. Para os automóveis, o IPVA registrou queda de 5%. Já as motos tiveram redução de 2,8%, os caminhões, de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%.
26. O vereador Alexandre Aleluia (DEM) é o autor do primeiro projeto a ser protocolado na Legislatura 2017/2020. Já fazendo valer o novo regimento, que não exige a realização de sessão para a apresentação de propostas, o estreante na Câmara Municipal de Salvador não esperou a reabertura dos trabalhos para incluir a discussão da “Escola sem Partido” na pauta da Casa.
27. O resgate da família na formação educacional dos estudantes, o pluralismo de ideias e o foco na transmissão de conhecimentos nas escolas da rede municipal são os fundamentos do projeto, que combate a doutrinação ideológica e partidária praticada atualmente nas salas de aula.
28. O suplente de vereador J. Carlos Filho (SD) será empossado nesta quinta-feira (5), às 10h, em solenidade no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. Após o primeiro mandato de quatro anos encerrado no último dia 31 de dezembro, J. Carlos Filho assume a cadeira do vereador licenciado Geraldo Júnior (SD), novo secretário de Trabalho, Esporte e Lazer da Prefeitura de Salvador.
29. J. Carlos Filho, que teve 7.024 votos nas últimas eleições, ingressou na vida pública cedo. Além do mandato de vereador entre 2013 e 2016, coordenou campanhas políticas, foi chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Associação de Moradores do Bairro São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
30. Esperava-se mais da largada dos prefeitos de Lauro de Freitas e Camaçari.
31. O governo de MG quebrado e o governador Pimentel comprou 2 helicópteros. Tem jeito não pra esse pessoal.
32. O ex-ministro Geddel emplacou mais um peemedebista na gestão ACM Neto.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>