Miudinhas
Tasso Franco
10/12/2016 às
19:47
A ODEBRECHT só livrava a catedral e comprava o poder da República (TF)
A Odebrecht era suprapartidária e atendia com seu propinoduto políticos de quase todos os partidos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Todo mundo já esperava que as delações premiadas da Odebrecht abalariam os alicerces da República. A primeira delas, do vice-presidente de Relações Institucionais, Cláudio Melo Filho, revelam em 82 páginas entregues à Procuradoria Geral da República que a empresa baiana comprava os politicos da República. É uma coisa tão vergonhosa que dá asco.
2. A Odebrecht era suprapartidária e só para se ter uma idéia dos seus tentáculos, na Bahia, são citados , por enquanto, Jaques Wagner (PT), Geddel Vieira Lima e seu irmão Lúcio (PMDB) e Daniel Almeida (PCdoB). E, no Brasil, citações a Miochel Temer, Eliseu Padilha, Renan Calheiros, Romero Jucá, Rodrigo Maia, um assessor de Dilma, governador do Rio, Pezão, prefeito Paes Andrade e outros.
3. Vive-se, pois, numa República apodrecida, com políticos da alta cúpula do poder que não merecem a estima dos seus cidadãos. A maioria, de acordo com a imprensa nacional, nega que o recebimento das 'propinas' tenha sido de Caixa 2 e que estaria tudo registrado como doações nos livros contábeis de suas campanhas eleitorais. Mas, a Justiça não é boba e está bem aparelhada para separar o jóio do trigo.
4. Esse CEO da Odebrecht, Cláudio Melo, dirigia o que se denominou de 'Departamento da Propina' e a empresa baiana participava de um jogo que, não sejamos hipócritas, vinha exitindo no Brasil há decênios, desde a República Velha. Mas, a sociedade mudou. A Justiça mudou. A Lava Jato é uma Operação de dimensão internacional e propcuradores e juizes jovens passam o Brasil a limpo.
5. E os politicos parecem que não estão nem aí. Quando vê-se um politico como o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, sendo citado por receber capilé de campanhas para a sua e a de Rui Costa, em caixa 2, e mais um relógio - mimo pessoal - de 25 mil dólares, é lamentável por sua pregação sempre foi de moralidade.
6. A Odebrecht já pediu desculpas públicas dos seus erros. O CEO principal, Emílio Odebrecht, deverá cumprir 4 anos de prisão domiciliar e seu filho Marcelo está preso há algum tempo, condenado a 11 anos de cadeia. Que todos paguem por seus erros e que alguns desses políticos sejam banidos da vida pública nacional.
******
7. Os preparativos para realização do 19º Encontro Internacional Virtual Educa 2018, na Bahia, avançam com reuniões que acontecem nesta segunda-feira (12), em Washington (EUA). Participam dos trabalhos, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), os secretários Walter Pinheiro (Educação) e José Alves (Turismo).
8. Credenciada para sediar o Encontro Virtual Educa, a Bahia venceu Buenos Aires na disputa pelo evento. Ao término do processo decisório, no mês passado, técnicos da OEA destacaram os diferenciais que deram preferência à Bahia: o empenho para reforçar a educação como elemento transformador da sociedade e as características multiculturais da população.
9. Durante as apresentações que farão na segunda-feira (12), o secretário do Turismo do Estado, José Alves, vai apresentar dados relativos à infraestrutura, rede hoteleira, números de voos nacionais e internacionais e atrativos histórico-culturais, que situam a Bahia entre os principais destinos turísticos do país.
10. O secretário da Educação Walter Pinheiro falará sobre questões educacionais com ênfase em inovação, processo pedagógico e a educação como ferramenta para transformação da sociedade.
11. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, localizado na Piedade, entrou na Campanha do Natal Solidário, e está arrecadando panetones, brinquedos, roupas infantis e até alimentos não perecíveis para doar a creches da capital. A entidade vai receber o material durante o curso História da Arte: Emoção e Razão em obras de Arte”, que acontece de 12 a 15 de dezembro, das 18h30min às 21h.
12. As aulas serão ministradas pelo historiador Rubens Antonio da Silva Filho, com carga horária de 15 horas e a inscrição é feita pelo site www.ighb.org.br. O material será arrecadado durante toda a tarde, independente de quem está inscrito ou não no curso.
13. Para o coordenador, conhecer a História da Arte possibilita o reconhecimento de identidades, similaridades, analogias e homologias entre modos de pensar, sentir e agir, ainda que muito distantes no espaço e no tempo.
14. “Este curso mostrará o que foi a Arte no Tempo e fornecerá recursos para efetivamente entendermos e sentirmos o que foram mais que as mãos humanas que produziram esculturas, pinturas, poesias, músicas, Arquitetura; além de decifrar e fornecer um retrato de cada Civilização”.
15. O uso intensivo de tecnologia para aferição dos documentos fiscais eletrônicos das mercadorias em trânsito e o regime de plantão 24 horas, marcas da operação Carga Pesada no posto fiscal de Vitória da Conquista, levaram aSecretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) a duplicar os resultados da unidade entre agosto e novembro, em comparação com igual período de 2015.
16. Ao todo, foram R$ 12,6 milhões em autos de infração referentes a impostos e multas, relativos à emissão de 2.468 notificações fiscais.
17. O resultado trouxe incremento de 94% na quantidade de notificações fiscais e de 118% em termos de valor que poderá ser recuperado pelo fisco. “A operação busca estimular os contribuintes a buscarem a regularização fiscal das mercadorias que circulam pelas estradas baianas, ampliando a eficácia do fisco e combatendo a sonegação e a concorrência desleal”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.
18. A unanimidadeO desembargador João Bosco foi reeleito, por unanimidade, para a Presidência da Seção Criminal, em votação realizada na manhã desta quarta-feira (7), durante a última sessão de 2016.
19. “Sinto-me recompensado. O resultado mostra que todos estão satisfeito com o trabalho”, disse o desembargador. A Seção Criminal tem sessões sempre na primeira quarta-feira de cada mês.
20. Além do desembargador João Bosco, compõem a seção os desembargadores Mario Alberto Hirs, Eserval Rocha Ivete Caldas, Lourival Trindade, Carlos Roberto Santos Araújo, Nilson Castelo Branco, Jefferson Alves de Assis, Nágila Brito, Inez Miranda, José Alfredo da Silva, Pedro Guerra, Aliomar Britto, Luiz Fernando Lima, Ivone Bessa, Rita de Cássia Nunes, Júlio Travessa, Abelardo Paulo Neto, Soraya Moradillo e Aracy Borges.
21. O prefeito eleito de Itarantim, Paulo Construção (DEM) sofreu um acidente de carro na noite da última sexta-feira na BA que liga o município a Potiraguá. O acidente foi a noite quando Paulo Construção estava a caminho de Itapetinga para participar de um evento.
22. Felizmente Paulo Construção teve apenas ferimentos leves e passa bem, a sua esposa fraturou uma mão e o condutor do outro veiculo teve que ser lavado para o Hospital de Vitória da Conquista.
24. Em contato com o vice-prefeito Jadiel Matos (PMDB), ele informou que o acidente foi feio: “o acidente foi feio, mas graças a Deus todos estão passando bem, e Paulo teve apenas ferimentos leves”
25. O centenário Abrigo São Vicente de Paulo, de Ilhéus, promoveu cerimônia de entrega de títulos e medalhas a autoridades civis e militares, empresários, instituições e órgãos que se tornaram parceiros e incentivadores de suas atividades. O evento, em parceria com Ministério Público do Estado e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus, aconteceu no Centro de Convenções, como parte do calendário comemorativo pelo centenário da entidade, ocorrido em setembro último.
26. As honrarias foram entregues pelo Bispo Diocesano, Dom Mauro Montangnolli, e pelo padre Aldemiro Sena, presidente do Abrigo. Os chamados Preitos de Gratidão foram instituídos no ano passado e são divididos em três categorias: Título Amigo do Abrigo, e as comendas de Honra ao Mérito Vicentina Escarlate e Vicentina Celestial. De acordo com o presidente da entidade, o padre Aldemiro Santos (Miro) a iniciativa busca lembrar e eternizar na memória da instituição seus parceiros e benfeitores, “que sempre se dispuseram a ajudar-nos, principalmente naqueles momentos de maior dificuldade”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>