Miudinhas
Tasso Franco
27/11/2016 às  21:57

TEMER tenta criar agenda propositiva e quer ouvir gravações de Calero

Situação do Vitória só depende dele. Se vencer do Coritiba tá dentro. Se perder, vai enfrentar o 'Verdão' campeão.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em ação anticrise, desgastado pelo caso Geddel, o presidente da República Michel Temer concedeu uma entrevista coletiva neste domingo, organizada de última hora para tentar criar uma agenda positiva e propositva sinalizado que vai vetar qualquer proposta de anistia ao caixa 2 das campanhas e outros prováveis crimes eleitorais.

   2. Interlocutores dizem que Temer está abatido com a denúncia feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, de que se envolveu pessoalmente no caso em torno do apartamento de outro de seus ex-ministros, Geddel Vieira Lima, derrubado pela suspeita de ter pressionado Calero a liberar a construção de um edifício próximo a uma área tombada de Salvador, no qual adquiriu um luxuoso apartamento. 

   3. Para reforçar a ideia de que age com lisura, Temer anunciou que pensa em passar a gravar todas as conversas realizadas no gabinete da Presidência. 

   4. A crise se tornou mais grave na semana que passou pela notícia de que tramita no Congresso Nacional uma emenda parlamentar para anistiar o chamado caixa dois de campanha eleitoral, cuja aprovação foi negada tanto por Temer quanto por Renan Calheiros e Rodrigo Maia, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, também presentes à coletiva. 

   5. Temer ainda falou sobre a outra crise, a econômica, e disse que resultados animadores são esperados apenas para o segundo semestre de 2017. Afirmou que é "indigno" e "gravíssimo" um ministro gravar o presidente da República.

   6. A afirmação é referência às gravações feitas pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de conversas com Temer e com ministros do governo sobre uma suposta interferência política em uma decisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
 
   7. Calero disse que Temer também intercedeu na questão. "Espero que essas gravações venham a público", disse o presidente, que afirmou que é muito cuidadoso com o que fala e que a atitude de Calero foi de uma "indignidade absoluta".

   8. O presidente disse que "não estava patrocinando nenhum interesse privado" ao "arbitrar" a divergência entre Marcelo Calero e Geddel Vieira Lima e ter sugerido ao então ministro da Cultura encaminhar o caso para a Advocacia Geral da União (AGU).
                                                                   *****

  9. (VEJA) As delações da Odebrecht atingiram em cheio o PSDB. Em reportagem na edição desta semana, já nas bancas, VEJA revela como despesas da campanha de José Serra à Presidência em 2010, como o jatinho que ele usou para viajar pelo país, foram bancadas com dinheiro sujo da Odebrecht.

   10. Os recursos foram depositados na Suíça em contas pessoais de um aliado do tucano, o ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. O texto também põe fim a um mistério: três fontes confirmaram à revista que o codinome “santo” que aparece em planilhas da empreiteira refere-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) — nenhum deles, no entanto, disse ter negociado diretamente com o paulista.

   11. A assessoria de imprensa de José Serra enviou a seguinte nota a VEJA: “Todas as campanhas de José Serra foram conduzidas na forma da lei, com as finanças sob responsabilidade do partido. Serra não cometeu irregularidades e espera o pleno esclarecimento dos fatos pelas autoridades competentes.

    12. A assessoria de imprensa do governador Geraldo Alckmin afirmou que todas as contribuições recebidas em campanhas eleitorais foram devidamente contabilizadas e informadas à Justiça Eleitoral. O texto ressalta que o governador nunca participou de negociações de supostos pedidos de pagamentos ilícitos. Alckmin afirma ainda, através de sua assessoria, que é favorável à aplicação do instituto da delação premiada

   13. O Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD) promove, nesta segunda-feira (28), às 8h30, no auditório do Edf. Empresarial Thomé de Souza, o seu I Encontro Temático intitulado “Educação Infantil no Município de Salvador”.

   14. O evento é direcionado aos gestores e profissionais da educação, em especial àqueles que atuam em escolas, creches comunitárias e centros de referência de Salvador. O objetivo é abrir um diálogo entre educadores e o Poder Público, visando à melhoria da educação municipal, abrangendo a educação inclusiva.  A atividade também é aberta à participação de cidadãos interessados na temática.

   15. A iniciativa contará com as presenças do secretário de Educação da Bahia e senador licenciado, Walter Pinheiro; do gerente de Avaliação e Inovação Pedagógica da prefeitura de Salvador, Tácio Lobo; do promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, José Vicente Lima; do presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto; do presidente do PSD Salvador, vereador Edvaldo Brito; da presidente do Instituto Organização Neurológica da Bahia (ION), Dolores Rodrigues Cabirta; e do diretor-geral da Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias da Bahia (AEEC), Ailton Moura.

   16. Em função de um vazamento na rede de distribuição, foi necessário suspender o abastecimento de água temporariamente hoje (27) pela manhã em alguns bairros de Feira de Santana. Os serviços estão em andamento e devem ser concluídos até o final da noite de hoje. 
 
  17. Bairros afetados:  Serraria Brasil, Brasília, Eucalipto, Tomba, Jomafa, Centro, Kalilândia, Ponto Central, Queimadinha, Feira X, Feira IX, Jussara, Pedra do Descanso, Nova Esperança, Caseb e São João. 
 
   18. Em alguns destes locais, o abastecimento tinha sido reduzido na última sexta-feira, em função da realização de serviços de manutenção preventiva nas redes de distribuição da região central da cidade. O fornecimento de água estava sendo retomado gradativamente quando este episódio de vazamento obrigou a Embasa a suspender por completo o abastecimento, para possibilitar a realização dos reparos necessários. Os técnicos estão se empenhando para restabelecer o mais rápido possível o abastecimento e diminuir os transtornos causados aos moradores das áreas afetadas.

   19. Situação do Vitória é muito complicada. Tem que vencer o Coritiba para ficar na primeira divisão. Jogo é nesta segunda. Se perder terá que ganhar do Palmeiras.

   20. O prefeito eleito de Camaçari, Antonio Elinaldo, apresenta nesta segunda-feira (28), a partir das 15h, no auditório do Camaçari Plaza Hotel (Avenida Comercial, número 366, Centro), o projeto de reforma administrativa. 

   21. O texto será enviado também nesta segunda à Câmara pelo atual prefeito, Ademar Delgado. Na coletiva, Elinaldo vai detalhar a proposta que irá dar mais eficiência à gestão pública no município a partir de janeiro de 2017. O projeto prevê a redução do número de secretarias e a extinção de alguns cargos, entre outras medidas.

   22.  O cantor e compositor baiano, Lazzo Matumbi, foi agraciado na última quinta-feira (23), em Brasília, com a Comenda Senador Abdias do Nascimento, homenagem feita anualmente no mês de novembro a cinco pessoas, em sessão especial do Senado para celebrar o Dia da Consciência Negra. Este ano, a sessão foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS)

  23. Propositora da condecoração a Lazzo, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) abriu seu discurso com uma frase da educadora, líder comunitária e militante da liberdade religiosa e porta-voz das religiões de matriz africana baiana, Makota Valdina. “Não sou descendente de escravos. Sou descendentes de seres humanos que foram escravizados”. 

   24. Lídice também chamou a atenção para os números do Mapa da Violência, que mostra índices alarmantes de mortes de jovens negros e pobres, o que aponta para um processo de extermínio apurado pela CPI dos Assassinatos de Jovens, presidida por ela.

   25.  “ Durante os trabalhos da CPI, constatamos que os jovens negros brasileiros são 77% das pessoas assassinadas anualmente no País, ou seja, um jovem negro é morto a cada 23 minutos”, alertou. 

   26. Para reduzir a quantidade de processos no judiciário baiano, evitando gastos públicos provocados pelas ações judiciais na área da saúde, que correspondem a 70% da demanda, foi inaugurada no SAC do Shopping Bela Vista, em Salvador, na noite desta sexta-feira (25), a Câmara de Conciliação de Saúde (CCS). 

   27. A unidade extrajudicial - a terceira do país - funcionará em caráter experimental inicialmente apenas na capital baiana, prestando atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no que tange a obrigatoriedade de cessão de medicamentos por parte do Estado e dos municípios para pacientes portadores de doenças crônicas.
 
   28. O Governador Rui Costa, que participou da inauguração da Câmara de Conciliação de Saúde, comenta sobre a urgência dessa implantação, devido à relevância em todo o Brasil. “Esta é uma questão relevante em todo o país, que já havia sido mencionada em reunião entre os governadores e o STF.

   29.  A judicialização na saúde é um tema dominante e precisa ser evitada para os casos em que não é necessária. Só tem um ganhador com a judicialização: o fabricante. Porque muitas vezes eles não participam do processo licitatório, deixam faltar o fornecimento e a população é empurrada para judicializar. O Estado acaba comprando ao preço que eles querem fornecer porque tem um prazo de cumprimento da liminar, que é de 72 horas", explicou o governador.
 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>