Miudinhas
Tasso Franco
25/11/2016 às  20:46

A REPÚBLICA TREME 6 meses depois do impeachment e há outro a caminho

A Justiça mandou desocupar o campi da UESC em Vitória da Conquista ocupado por estudantes radicais contra a PEC 241 há 34 dias, sem proveito


   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Menos de três do impeachment (afastamento) definitivo da presidente Dilma Rousseff e apenas seis meses depois da votação no Senado, que se deu em 12 de maio, quando, de fato, o PT perdeu o poder, era de se esperar que os políticos brasileiros tomassem juízo. 

   2. Mas, pelo que se vê, 6 ministros já foram afastado do governo Michel Temer e o caso de Geddel Vieira Lima foi o mais grave porque é um representante do 'núcleo principal' do governo, que continua achando que o Brasil é uma 'República de Bananas', expressão que se usa para classificar algumas Repúblicas Latino-Americanas.

   3. O caso de Geddel foi o mais traumático para a Bahia, pois, exercia uma posição importante e de único representante do Estado no primeiro escalão da República. Desse posto poderia direcionair investimentos de vulto para o Estado, aliás, como aconteceu na ajuda ao BRT de Salvador, mas, o peemedebista se atrapalhou todo e caiu.

   4. E, o mais grave, deixou uma situação péssima para Temer, há dúvidas se o ex-ministro Calero gravou sua conversa com o presidente, o que também pode configurar um crime, e perde Geddel que era uma importante peça de articulação com o Congresso na aprovação do Ajuste Fiscal.

   5. Onde Geddel cometeu o maior deslize? 

   6. Ora, quando o governo fala em austeridade, em apertar os cintos no aparato estatal perdulário, conter gastos, organizar a casa para tentar tirar o país da recessão, no particular, no 'escurinho do cinema' Geddel estaria articulando negócios de interesse particulares envolvendo um colega e um órgão de respeitabilidade que é o IPHAN.

   7. O país está em polvorsa: Calero nega que marcou encontro com Temer para fazer uma escuta ou gravá-lo; a alta cúpula do PSDB, Aécio e FHC, almoçaram com Temer; a Oposição quer o impeachment de Temer; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, diz que não há motivos para isso; o "Centrão" quer o lugar de Geddel; fala-se em Moreira Franco o preferido de Temer; o dólar sobe; a República treme e as reformas ficam a cada dia mais incertas.

   8. É isso: 6 meses depois que Dilma perdeu o poder, Temer já governando, não há uma luz no final do túnel. Salva do naufrágio a imprensa brasileira faz seu papel de forma brilhante.
                                                                            *****
   9. A adequação das regras para a exploração de campos maduros de petróleo, que se caracterizam por estarem em estágio avançado de exploração ou com baixa produção de óleo, foi um dos principais pontos discutidos nesta sexta-feira (25/11), no 1º Fórum Bahia Onshore, na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). 

   10. A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e a Redepetro-BA apresentaram sua demandas ao secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda e o diretor da ANP, Waldir Brroso.

   11. “A gente espera que as instituições na Bahia, governo, FIEB, sindicatos e empresas percebam a importância que o estado tem de se mobilizar nesse momento porque eu acredito que a gente está vendo o surgimento de uma nova indústria de petróleo no Nordeste, que é a indústria de campos maduros com várias empresas operando e isso gera muitas oportunidades. 

   12. Mas há questões que é necessário um esforço para que as oportunidades se viabilizem e elas não vão se viabilizar por si só, é necessário um esforço para o do estado se tornar competitivo”, afirma Marcelo Magalhães, presidente da ABPIP.

   13. A partir da próxima segunda-feira, dia 28, os baianos passarão a contar com o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRETEA), que será inaugurado, às 8 horas, pelo governador rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Para viabilizar o funcionamento do serviço, a Sesab assinou contrato com representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, organização social que será responsável pela gestão do centro.
 
   14. O serviço vai disponibilizar atendimento especializado aos pacientes com o transtorno, reunindo em um único espaço, no Campo Grande (antiga Escola de Puericultura), equipe multiprofissional, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes.

   15. Segundo livro do historiador João José Reis, a melhor obra sobre a "REvolta dos Malês" em Salvador não houve lideranças femininas. Foi uma revolta de homens. Essa história de Luiza Mahiam é furada e a Uneb entrou de cabeça de forma errônea. A jornalista Amanda Palma, do Correio, idem.

   16. Neste sábado (26), às 15h, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) promove o ‘II Encontro de Escritoras Negras’, coordenado pela Profª Drª Ana Rita Santiago e Katuka Africanidades. As convidadas serão Gabriela Ramos, Hildalia Fernandes, Jovina Souza, Josélia Fonseca, Lílian Almeida e Lita Passos. 

   17. O encontro terá como tema as ‘Práticas de Publicação e Circulação de Escritoras Negras: Desafios e Perspectivas’, e integra a programação especial do Mês da Consciência Negra através do projeto MAMcestralidade. Aberto ao público, o bate-papo acontece na Galeria 3 do MAM-BA.

   18. “A conversa vai girar em torno da publicação e circulação de conteúdos textuais e tem o objetivo de promover momentos de encontro entre escritoras negras, fortalecendo os modos de produção, publicação e circulação de seus textos”, explica a escritora e professora Lílian Almeida. 

   19. Fortalecer modos de produção, publicação e circulação de autoras negras, colaborando com o enfrentamento de possíveis entraves e desafios que se apresentam referentes à sustentabilidade de suas trajetórias autorais também faz parte do propósito da atividade.

   20.O deputado federal Uldurico Junior (PV/BA) cancelou a missão oficial que realizaria na próxima segunda-feira (28/11), para Astana, onde participaria das comemorações pelos 25 anos de independência do Cazaquistão, atendendo convite feito pela Embaixada do país. 

   21. O parlamentar cancelou a viagem diplomática para comparecer as sessões que definirão pautas importantes para o futuro do Brasil como as medidas contra a corrupção e anistia de crimes de caixa dois. Uldurico Júnior destacou a importância de sua presença em plenário na votação da próxima semana e reafirmou sua posição em apoiar as medidas propostas contra a corrupção e contra a anistia dos crimes de caixa dois. 

   22. “Estamos em um momento único para o Brasil. O parlamento precisa estar antenado aos desejos da população e por isso não medirei esforços para que essa proposta avance. Estamos limpando o Brasil e efetivamente quero honrar os compromissos de todos eleitores que confiam em mim”, afirmou. 

   23. Após 34 dias ocupando campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em protestos contra a PEC 241, a Justiça determinou a reabertura dos portões. A decisão liminar foi divulgada na manhã desta sexta-feira (25). 

   24. “É com muita satisfação que a comissão de assuntos jurídicos do Movimento Liberta UESB comunica que, em ação de reintegração de posse recentemente ajuizada por nós, acaba de ser proferida decisão liminar para determinar a desocupação do campus universitário em 24h. Ultrapassado esse prazo sem atendimento dos invasores, medidas coercitivas estão autorizadas, como a utilização de força policial. 

   25. Membros da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco se reuniram na manhã desta sexta feira (25.11), em Barreiras (BA), para discutir os rumos da nova gestão (2016-2022). Neste primeiro encontro com a coordenação da CCR, que tem à frente o técnico em agropecuária Ednaldo Campos, foram discutidas temáticas referentes à importância do investimento em educação ambiental atrelada aos projetos hidroambientais e planos de saneamento básico realizados a partir da cobrança pelo uso da água nos municípios banhados pela bacia. 

   26. “Quando se promove um projeto hidroambiental ou de saneamento é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o trabalho realizado”, explicou o coordenador da CCR, Ednaldo Campos. “Eu ainda quero propor que os planos de saneamento básico que estão sendo licitados incorporem também projetos ligados à educação da comunidade”, completou.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>