Miudinhas
Tasso Franco
10/11/2016 às  20:09

INSTITUTOS Pesquisas dos EUA e Brasil erram porque atuam no século XX

Comércio varejista da Bahia apresentou queda no volume de vendas de 12% em setembro na relação com mês anterior


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil ainda tem muito que aprender com sua democracia 'calça-curta'. Veja que nos EUA, Donald Trump e seus seguidores tinham entre alguns dos seus slogans prender Hillary Clinton, colocar a mulher de Bill na cadeia. Passada a disputa, Hillary já disse que volta a ser cidadã e vai trabalhar para o bem do seu país. E, hoje, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mesmo de cara amarrada, recebeu seu sucessor na Casa Branca, para começar as discussões sobre transição de poder. 

   2. Se é no Brasil, de presidentes adversários um não receberia o outro. Depois, seria nomeada uma Comissão de Transição e passaria um mês discutindo até ter a primeira reunião. 

   3. Na reunião no Salão Oval, Obama afirmou que conversou sobre diversos assuntos com Trump, incluindo política externa e doméstica. Ele disse que a conversa foi "excelente" e que fará de tudo para que Trump se sinta bem recebido e tenha êxito em seu trabalho. Disse ainda que vai trabalhar para facilitar a transição nos dois meses que ainda tem no comando dos EUA.

   4. Já Trump disse que foi uma honra se reunir com o atual presidente. Ele afirmou que tem muito respeito por Obama e que espera trabalhar mais com ele o futuro e pedir conselhos a ele enquanto estiver na presidência. Segundo o magnata, a reunião durou cerca de uma hora e meia, mais tempo do que o esperado, e ele e Obama discutiram várias situações, incluindo algumas dificuldades.

   5. Em seguida, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, respondeu a perguntas de jornalistas. Ele disse que Trump e Obama não concordaram em todas as questões e que "eles obviamente têm grandes diferenças", mas ambos concordaram com uma transição tranquila.

   6. Segundo Earnest, Obama e Trump estavam sozinhos durante o encontro, apenas os dois no Salão Oval, e o fato de a reunião ter durado bem mais do que o previsto mostra que ela foi "robusta" e de bastante valor.

   7. Earnest também afirmou que Obama fez campanha por Hillary até antes do dia da eleição, mas prometeu trabalhar com quem fosse eleito pelo povo americano. De acordo com o porta-voz, Obama está aberto para novos encontros com Trump e dará o mesmo tipo de apoio e consultoria ao presidente eleito que ele próprio teve de ex-presidentes.
                                                                                       *****
   8. Outro detalhe da campanha norte-americana: os Institutos de Pesquisas erram feio. Todos os contratados pelas emissoras de TV e grandes jornais e web como o New York Time, Washington Post, Boston e outros. Já pediram desculpas pelos erros cometidos.

   9. O que um especialista disse ontem na Globo News é que o comportamento humano mudou ao longo de décadas e os Institutos de Pesquisas estão fazendo as mesmas avaliações como se fazia no século passado, no final dos anos 1990. E que precisa mudar, mexer nos seus conceitos e nas planilhas interrogatórias de pesquisas.

   10. Isso vale também para o Brasil onde os institutos cometem erros graves como aconteceu agora em SP com o Ibope e o DataFolha que não detectaram a vitória de João Dórea, como prefeito de SP, no primeiro turno. Até no dia da eleição, na boca urna, insistiam num segundo turno. 

   11. Outro dia foi assistir a uma qualitativa feita em Salvador e as questões levantadas pela mediadora eram muito parecidas com aquelas que faziamos na campanha de 1996, há 20 anos.
                                                                              *****
   12. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizará, ao longo do mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, ações voltadas para a discussão de questões raciais e valorização da cultura negra. 

   13. A instituição promove, no próximo dia 16, às 15h, no Auditório Paulo Spínola, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um painel de discussões para tratar do tema ‘Reflexões jurídicas sobre a legislação baiana de promoção da igualdade racial’.

   14. O evento, que tem por objetivo promover reflexões acerca das políticas públicas para a promoção da igualdade, apresentando diversos olhares sobre a questão, terá palestras da promotora de Justiça Lívia Maria Santana e Sant’ana Vaz, do professor e ex-secretário estadual de Promoção da Igualdade, Elias Sampaio, e do advogado e também professor universitário Samuel Vida. Ainda na ocasião, o público assistirá a apresentações artísticas do coral 'PGE Encanto', do grupo ‘Vozes D’África’ e do cantor e compositor Tonho Matéria.

    15. “É um orgulho muito grande ver o meu órgão protagonizando um evento tão importante, principalmente este ano, quando a PGE vive um momento tão especial, que é a passagem do seu cinquentenário. Fico realmente feliz de ver a Procuradoria, de maneira inédita, incorporar-se à agenda do Novembro Negro, abrindo espaços para que possamos discutir questões que permeiam a estruturação do Estado brasileiro e a formação do seu povo, a partir da Constituição Federal de 1988", afirma a procuradora Cléia Costa dos Santos, uma das idealizadoras do projeto Gameleira.

   16. Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para a Atualização Cadastral Obrigatória dos servidores municipais. Dos cerca de 23 mil servidores ativos, pouco mais de 19,7 mil já realizaram o recadastramento, segundo a Secretaria Municipal de Gestão (Semge). O procedimento, previsto no Decreto nº 27.766, publicado no Diário Oficial do Município, teve início dia 11 de outubro deste ano. 

   17. A atualização cadastral tem como finalidade validar o quadro de pessoal dos órgãos/entidades, assim como atualizar os dados dos servidores, ajudando a melhorar o planejamento municipal.
 
   18. O recadastramento tem duas etapas: a online, onde o servidor/empregado deve conferir seus dados no site www.atualizacaocadastral.salvador.ba.gov.br, e a presencial, que só será necessária àqueles que tiverem dados incorretos nos seus cadastros. 

   19. Para isso, o servidor deve comparecer ao Setor de Gestão de Pessoas (Segeps) da sua unidade, de 16 de outubro a 16 de dezembro, portanto os documentos comprobatórios. O servidor/empregado que não cumprir o prazo estabelecido em decreto terá o seu salário bloqueado até que a pendência seja regularizada presencialmente na sua unidade.​

   20. O comércio varejista na Bahia continua apresentando queda no volume de vendas. No mês de setembro, a taxa registrada foi negativa em 12,0% em relação a igual mês do ano passado, mantendo uma trajetória de queda verificada desde janeiro de 2015. A variação apresentada pelo estado continua seguindo a mesma tendência do varejo nacional que registrou a taxa negativa de 5,9%, em relação à mesma base de comparação. 

   21. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano foi positiva em 0,1%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

   22. A manutenção da trajetória de queda do comércio varejista na Bahia continua sendo atribuída ao alto desemprego e a incerteza sobre os rumos da economia nos próximos meses, iniciada em 2015, apesar de uma suave melhora, sinalizada na taxa sazonal. Os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV)  mostram na Sondagem de expectativas  que o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) registrou queda de 1,7%, ao passo que para o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) segue  registrando crescimento, da ordem de 1,3 pontos, respectivamente, entre agosto e setembro.

   23.  Nem mesmo a comemoração realizada pelas igrejas católicas de São Cosme e Damião foi suficiente para reverter a trajetória de queda do setor. Esse comportamento das vendas revela que o comércio varejista ainda não foi sensibilizado por essa melhora nos níveis de confiança, já que as condições financeiras mais rígidas dadas as altas taxas de juros, inflação elevada, restrição ao crédito, associado à retração no mercado de trabalho continuam influenciando o comportamento do setor.

   24. Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a setembro de 2015, revelam que, novamente, todos os oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Móveis e eletrodomésticos (-19,8%); Combustíveis e lubrificantes (-18,9%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-18,2%); 

   25. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-14,0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-11,9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,9%); Tecidos, vestuário e calçados (-10,1%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-5,2%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variação negativa o de móveis com 22,2%, o de eletrodomésticos com 18,6%, e Hipermercados e supermercados com 1,0%, respectivamente.

   26. Quanto aos segmentos que mais influenciaram o comportamento negativo das vendas na Bahia, por ordem decrescente têm-se: Combustíveis e lubrificantes; Móveis e eletrodomésticos; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e  Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

   27. Em setembro, a atividade de Combustíveis e lubrificantes voltar a exercer, na Bahia, o maior peso para a queda verificada nas vendas. Esse comportamento continua sendo atribuído ao menor ritmo da atividade econômica, ao  menor poder de compra da população, além da elevação dos preços dos combustíveis acima da inflação no acumulado dos últimos 12 meses, bem como a redução na compra de carros novos.

   28. O segundo a contribuir negativamente para o comportamento das vendas na Bahia foi o segmento de Móveis e eletrodomésticos, sendo responsável pela segunda maior influência negativa na formação da taxa do varejo. Esse comportamento reflete não somente a queda na renda disponível, mas também a seletividade do crédito,  resultando no elevado custo de financiamento. Além do fim do ciclo da demanda reprimida pelo produto do segmento, evidenciado pelas consecutivas taxas negativas registradas desde janeiro de 2015.

   29. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista exerceu a terceira maior influência. A queda nesse mês é a décima sétima consecutiva. A elevação dos preços no grupo afeta negativamente a renda real, reduzindo o poder de compra da classe trabalhadora sobre os bens do segmento.

   30. A quarta maior influencia foi exercida pelo segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Esse comportamento revela que até mesmo a atividade que comercializa produtos de saúde também foi atingida pelo momento de recessão econômica.

   31. Comércio varejista ampliado - O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou, em setembro, decréscimo nas vendas  de 13,1%  em relação a igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a retração no volume de negócios foi de 12,5%.

   32. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 13,9%, em relação a igual mês do ano anterior. Esse ritmo de queda mais intenso se deve às incertezas sobre o cenário econômico, impactando na decisão dos consumidores em adquirirem bens de maior valor agregado. Em relação ao segmento Material de Construção, também se observa queda nas vendas no mês de setembro (-19,9%), quando comparado ao mesmo mês do ano de 2015. 

   33. Esse comportamento também continua sendo justificado pelo menor ritmo da atividade econômica, menor oferta de crédito e comprometimento da renda familiar com as despesas correntes.

   34. Uma comitiva do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) visitou nesta semana a sede da Microsoft América Latina, na Flórida (EUA), onde conheceu soluções tecnológicas para o setor público, desenvolvidas pela gigante do mercado mundial de softwares para computadores e produtos eletrônicos. O órgão pretende implantar programas da empresa para ampliar o acesso aos serviços oferecidos à população pela internet.

   35. "É fascinante ver como hoje existem tantas ferramentas tecnológicas que estão revolucionando a vida das pessoas. Um órgão que cuida do trânsito em todo a Bahia precisa acompanhar essa evolução para que, em um futuro bem próximo, o cidadão tenha a condição de realizar todos os serviços por meio de dispositivos eletrônicos", disse a coordenadora de Gestão e Planejamento do Detran, Thatiane Aragão, responsável também pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do órgão.

   36. Para o diretor administrativo do departamento, Agnaldo Dantas Neto, " essa troca de experiências com os executivos da Microsoft que comandam a produção da tecnologia voltada para a área pública, junto aos parceiros da América do Sul, já está enriquecendo o nosso trabalho".

   37. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) instalou nesta quinta-feira (10) uma comissão para investigar o pagamento de salários acima do teto permitido pela Constituição a servidores públicos, chamados de "supersalários". O objetivo é elaborar propostas para coibir a prática, classificada por Renan como “horror e acinte”.

   38. A Constituição Federal estabelece que o maior vencimento mensal pago a um servidor público não pode ultrapassar o que recebe um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, o valor limite é de R$ 33.763.

   39. De acordo com Renan, o debate sobre o tema é necessário especialmente em um momento em que o governo defende medidas para equilibrar as contas públicas, como a reforma da Previdência e a PEC do teto dos gastos.

   40. “Não tem sentido, absolutamente nenhum sentido, que esses sacrifícios não sejam distribuídos com a sociedade e que tenhamos no Brasil segmentos que são inatingíveis”, criticou o presidente do Senado.
Renan citou como exemplo o estado do Rio de Janeiro, onde, segundo ele, há servidores que ganham R$ 200 mil.

   41. “Você continuar pagando, apesar da limitação do gasto público, R$ 150 mil para servidor é um acinte, é um horror”, disse. “O caso do Rio de Janeiro é um horror. Pessoas que estão ganhando até R$ 200 mil, isso é um acinte a um país tão desigual”, completou.

   42.Uma comitiva do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) visitou nesta semana a sede da Microsoft América Latina, na Flórida (EUA), onde conheceu soluções tecnológicas para o setor público, desenvolvidas pela gigante do mercado mundial de softwares para computadores e produtos eletrônicos. O órgão pretende implantar programas da empresa para ampliar o acesso aos serviços oferecidos à população pela internet.

   43. "É fascinante ver como hoje existem tantas ferramentas tecnológicas que estão revolucionando a vida das pessoas. Um órgão que cuida do trânsito em todo a Bahia precisa acompanhar essa evolução para que, em um futuro bem próximo, o cidadão tenha a condição de realizar todos os serviços por meio de dispositivos eletrônicos", disse a coordenadora de Gestão e Planejamento do Detran, Thatiane Aragão, responsável também pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do órgão.

   44. Para o diretor administrativo do departamento, Agnaldo Dantas Neto, " essa troca de experiências com os executivos da Microsoft que comandam a produção da tecnologia voltada para a área pública, junto aos parceiros da América do Sul, já está enriquecendo o nosso trabalho".

   45. O Conselho Baiano de Turismo (CBTUR) vem a público discorda das declarações do governador do Estado, Rui Costa, publicadas no Jornal A Tarde, em 05.11.2016, insinuando que a posição do trade pela manutenção do Centro de Convenções da Bahia (CCB) no mesmo local se dá por interesse dos hoteleiros, preocupados apenas em beneficiar seus empreendimentos. Mesmo quando o governo cogitou a construção do CCB na Cidade Baixa, o CBTUR se posicionou contra, postura seguida em unanimidade, inclusive, pelos hoteleiros instalados na área do Centro.
 
   46. Convicto do caráter ilibado e de sua postura responsável com o trato público, a CBTUR só pode concluir que tais afirmações do mandatário se dão por total desconhecimento de quem o assessora. Lembramos que o trade, em especial a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), que é membro do CBTUR, sempre defendeu a localização atual por sua posição estratégica e central, próxima à rede hoteleira de Salvador (80% destes empreendimentos estão localizados na área que vai do Centro/Pelourinho até a Pituba) e a curta distância que separa o equipamento ao aeroporto, o centro financeiro da cidade, os grandes shoppings e a orla. Até o site da Bahiatursa, superintendência da Secretaria Estadual de Turismo, ressalta a “localização privilegiada e com acesso rápido e fácil para todos os pontos da cidade” do atual Centro de Convenções da Bahia. (www.bahiatursa.ba.gov.br/ccb/).


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>