Miudinhas
Tasso Franco
30/10/2016 às
21:01
CAI O MAIS IMPORTANTE BASTIÃO PETISTA NO ESTADO APÓS 20 ANOS (TF)
Uma análise da situação política em Conquista e prque HJerzem Gusmão venceu a eleição em 2016
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. CAIU neste domingo o mais importante bastião do PT na Bahia, o município de Vitória da Coquista, o mais expressivo da região Sudoeste do Estado, com a vitória de Herzém Gusmão (PMDB) sobre o petista José Raimundo. Vitória maiúscula com uma diferença grande de votos e de acordo com o cenário esboçado no 1º turno e as pesquisas sérias realizadas no 2º turno. A anunciada virada do PT com passeata e faixas era uma fraude.
2. Conquista vinha sendo governada pelo PT desde 1996 quando o médico Guilherme Menezes quebrou a hegemonia do 'pedralismo' (de Pedral Sampaio) que dava as cartas no municípios desde os anos 1960/1980, com significativo reforço político a partir de 1986, quando Waldir Pires assumiu o governo da Bahia e Pedral era a eminência parda.
3. Waldir, no entanto, abandonou o governo, em 1988, passando-o para Nilo Coelho e Pedral se dessestruturou. Com o avanço do PT a partir das candidaturas de Lula presidente e as administrações pedralistas em descenso com Murilo Mármore e Hélio Ribeiro, Menezes elegeu-se prefeito.
4. Foi uma grande novidade. O PT chegava ao poder municipal 10 anos antes de alcançar o estadual e iria governar a cidade mais importante da Bahia depois de Feira de Santana e Salvador. E fez por merecer e avaçou com a primeira boa gestão de Menezes, o qual elegeu-se deputado federal, e o PT manteve o poder no munizípio com Zé Raimundo.
5. Ao longo dos anos, o PT, no entanto, não renovou seus quadros e ficou nessa dança com os mandatos de Zé Raimundo até 2008 depois passando o bastão para Guilherme Menezes, mais 8 anos. Era um samba de duas notas alternadas: GM/ZR; ZR/GM.
6. Guilherme ficou entre 2009/2016 e lá veio Zé Raimundo, de novo, como candidato. A população cansou desse cumpadrismo, ainda que Zé Raimundo, em 2016, não fossse o preferido de Guilherme, o qual até tentou emplacar nas prévias petistas um secretário municipal e não deu certo. Valdenor Pereira, deputado federal pelo PT e aliado de Zé Raimundo, ex-líder de Wagner na Assembleia, com a força partidária impôs Zé. Guilherme torceu o nariz, mas, aceitou.
7. A máquina partidária petista ao impor Zé Raimundo e Guilherme teve que ceder, apostou na máxima deste partido dando conta de que, briga-se na base, mas, quando se resolve essa questão, a unidade é consesual. O PT, ademais, já não contava com seu parceiro aliado de longos anos, o PCdoB, partido que lançou o deputado Jean Fabício no primeiro turno.
8. O PCdoB juntou-se de novo ao PT, no segundo turno, mas a população já estava ressabiada, tanto que não deu a Fabrício a votação que ele esperava, no primeiro turno.
9. O PMDB, de longa tradição política no município, vinha tentanto emplacar Herzem Gusmão há anos, este que perdeu para Guilherme em 2012. Gusmão não é também o novo, mas, aos olhos da população no enfrentamento a dupla Zé Raimundo/Guilherme Menezes assim se apresentou, pelo menos, em termos de mudança e desta feita obteve êxito.
10. Herzem poderia até ter vencido o pleito no primeito turno se tivesse feito uma aliança com o PSDB. Mas, Gusmão é turrão e optou pelo PTB. O PSDB veio no 2º turno com Arlindo Rebouças que teve uma expressiva votação no 1º turno.
11. Não se pode dizer que, em Conquista, a vitória foi do PMDD como partido, pura e simples, e sim uma vitória de Herzem que vem lutando por isso há muitos anos e teve apoio de ACM Neto e foi beneficado com a ascensão de Michel Temer ao poder. E nem se pode dizer que foi uma derrota de Rui Costa, governador do PT, mas, sim, uma derrota do PT como partido que não renovou seus quadros e ficou sem opções. Deu fadiga de materias e a população cansou.
12. Rui pega a sobra porque é o governador, natural que assim seja, mas deve-se por no bojo dessa questão o cenário nacional criado pelo PT, essa roubalheira desenfreada que vem sendo apurada desde o 'mensalão', há dez anos; e depois com o 'petrolão'. Isso tem sido fatal para o PT, ainda mais quando Dilma foi apeada do poder. Hoje, Lula, sequer teve ânimo para votar. Dilma, pior.
*****
13. Este mês, o filme longa-metragem ‘A Luta do Século’, do baiano Sérgio Machado, que trata da rivalidade de mais de 20 anos entre pugilistas nordestinos, ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2016.
14. O que começou com uma pesquisa para um longa de ficção, se transformou no documentário que conta a história dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, ícones do boxe no Nordeste e conhecidos pela rixa que já gerou polêmicas e brigas fora dos ringues. Contando com recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), essa é uma das produções audiovisuais premiadas que recebem esse tipo de apoio por meio de editais.
15. Para a produção, cerca de R$ 550 mil foram recursos de edital do Governo do Estado, o que, para Machado, também conhecido por trabalhos como ‘Cidade Baixa’, é fundamental para a cinematografia brasileira. “Hoje, no Brasil, é impossível fazer cinema sem o apoio do Estado.
16. Fora dos Estados Unidos, há pouquíssimos lugares onde isso é possível. Acho importante o trabalho que editais como os da Bahia e a Ancine [Agência Nacional do Cinema] têm feito. Agora é ‘super’ importante que os governos mantenham essa regularidade e que essas iniciativas sejam constantes para a criação de uma cultura cinematográfica brasileira”.
17. Nesse sentido, somente este ano foram aprovados 54 projetos de audiovisual, no edital que reúne R$ 14,5 milhões com recursos dos governos estadual e federal, por meio de parceria com a Ancine. O investimento é para todas as categorias de produção, além da formação, desenvolvimento de projetos e difusão.
18. Para o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, o apoio do Governo faz crescer o número de interessados e incentiva a produção dentro da própria Bahia.
19. Segundo Portugal, o audiovisual foi um dos setores que durante um bom tempo foi penalizado por uma verba limitada. "Este ano, viramos essa história com o novo edital. Aumentamos a oferta de apoio e isso excitou mais ainda todo o mercado de produtores, de proponentes que, sem dúvida, se multiplicou de um ano para o outro.
20. Além de movimentar a economia cinematográfica, esse tipo de investimento projeta a nossa cultura, o nosso estado, a partir do momento que a vemos retratada nas telas. Salvador é uma cidade cenário e torcemos para que seja ainda muito mais explorada como locação para as produções baianas”.
21. A Fundação Lar Harmonia e instituições parceiras, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Ministério Público do Estado da Bahia, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA 5), e Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), vão realizar a Semana de Justiça e Cidadania, nos dias 31 de outubro, 01, 03 e 04 de novembro, das 8h às 14h, na sede da Fundação, em Piatã.
22. O objetivo é levar serviços jurídicos gratuitos à população, que poderá tirar novos documentos, fazer teste de DNA, ter orientações jurídicas, entre outros serviços.
23. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 8h, e os interessados devem levar originais e cópias da cédula de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de residência e foto ¾ com fundo branco.
24. Os exames de DNA serão realizados somente no dia 04/11, sendo necessário agendamento prévio pelo telefone 3286-4846 ou 3286-7796. “Iremos disponibilizar, de forma mais ágil, serviços que possam facilitar o acesso do cidadão à Justiça”, comentou a advogada e presidente da Fundação Lar Harmonia, Cristiane Silveira.
25. Desenvolvimento de Políticas Integradas para o Enfretamento ao Trabalho Escravo na Bahia é o tema da oficina que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realiza nos dias 31/10 e 1º/11, no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador.
26. oficina tem como objetivo articular estratégias de atendimento e assistência aos trabalhadores baianos resgatados do trabalho escravo, com o foco na inserção desse público no mundo do trabalho decente.
27. No primeiro dia da oficina, segunda-feira 31, secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, faz a abertura do evento. Ainda na parte da manhã, às 10h40, a assessora especial da Setre, Tânia Portugal, apresenta a Agenda Bahia do Trabalho Decente.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>