MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente Michel Temer expressou neste domingo aos líderes dos países dos Brics, grupo que o Brasil integra ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul, seu “otimismo” pela recuperação da economia brasileira.
2. “Minhas palavras são de otimismo para a recuperação da economia brasileira. Nosso governo está empenhado em promover reformas que devolvam o crescimento e o emprego”, afirmou Temer durante os encontros prévios à declaração final dos Brics.
3. O presidente brasileiro destacou que seu governo está “empenhado em melhorar o ambiente de negócios” no Brasil com desburocratização de processos, redução dos custos de operação e segurança jurídica. Para isso, Temer destacou a aprovação de 34 projetos iniciais em áreas de negócios, portos, rodovias, energia, petróleo e gás.
4. “Com as primeiras medidas adotadas, posso assegurar que já podemos constatar sinais da volta de confiança”, disse Temer ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e dos presidentes russo, Vladimir Putin; chinês, Xi Jinping, e sul-africano, Jacob Zuma.
5. Temer encorajou as empresas dos Brics a realizarem investimentos no Brasil, onde encontrarão, segundo ele, “um país com estabilidade política, segurança jurídica e com grande liberdade consumidora”, e também convidou as companhias brasileiras a investirem nos países do bloco. O grupo dos Brics “será o catalisador de nossos negócios”, ressaltou Temer.
6. “Serão especialmente bem-vindas aquelas empresas capazes de melhorar estruturalmente nossas economias, setores que fortalecerão nossa competitividade e a presença global dos Brics”, concluiu o presidente brasileiro.
*****
7. Há 134 anos foi constituída a Primeira Igreja Batista na Bahia, quando missionários americanos tiveram como missão pregar o evangelho no estado.
8. Atualmente a Igreja Batista tem uma base sólida, não apenas aqui na Bahia, mas no Brasil. Ela faz um trabalho que vai além de evangelizar, atua em prol do ser humano, principalmente daqueles que estão em meio a vícios de drogas e outros entorpecentes.
9. Através de uma emenda parlamentar do vice-líder do Governo e líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, Leo Prates, dez instituições que trabalham a educação inclusiva receberam mesas digitais. A entrega ocorreu ontem (15), no Parque Social, no Itaigara.
10. As mesas digitais foram entregues pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Trata-se de um projeto piloto e a emenda do vereador foi no valor de R$ 118 mil.
11. Cada Mesa Digital tem treze aplicativos instalados para crianças com deficiência em diversas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental. “São jogos importantes para o desenvolvimento das crianças com deficiência, como o jogo da memória. Entretanto, em plataformas digitais. É um projeto muito interessante”, frisa Prates.
12. Receberam os equipamentos a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA); a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Instituto de Oncologia da Bahia, Instituto Guanabara; Associação Bahiana de Recuperação; Fundação Cidade Mãe; Evolução; Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC); Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada).
13. O secretário de Desenvolvimento Econômico - SDE, Jorge Hereda, continua trabalhando, junto com a classe empresarial, pela inclusão da Bahia no Leilão de Energia de Reserva (LER) 2016, que será realizado em dezembro. O evento denominado Agenda Positiva na sede da SDE, deu continuidade à reunião com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, que garantiu uma articulação entre os governos estadual e federal - através do Ministério de Minas e Energia - para recolocar a Bahia no leilão.
14. “Vamos apresentar ao Ministério das Minas e Energia um documento com soluções concretas sobre a capacidade do Estado para o escoamento da produção elétrica no sistema de transmissão”, diz o secretário Hereda. O documento será entregue pelo governador Rui Costa ao ministro Fernando Coelho Filho. Além de Hereda, acompanharão o governador o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e empresários do setor.
15. O secretário também defende que seja feita uma articulação com o Rio Grande do Norte, outro importante estado em energia eólica, que também está prejudicado com os atrasos nas linhas de transmissão. “Precisamos juntar forças para pressionar o Governo Federal a resolver os gargalos dos maiores geradores de energia eólica do país”, afirma Hereda.
16. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou, em setembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.
17. O indicador apontou o sexto avanço seguido da confiança. O ICEB marcou -245 pontos no referido mês, melhora de 25 pontos em relação ao de agosto (-270 pontos). Trata-se do menor nível de pessimismo desde setembro de 2014. Com o progresso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano voltou a frequentar a zona de Pessimismo Moderado, o que não ocorria havia 24 meses.
18. A elevação do nível de confiança, captada na passagem de agosto a setembro, reverberou o avanço nos indicadores de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária, Indústria e Serviços. O setor de Comércio, portanto, foi o único que apresentou aumento do pessimismo.
19. O setor de Agropecuária completou cinco meses seguidos de recuperação, mantendo-se como atividade menos pessimista. Na Indústria, as expectativas melhoraram pelo sexto mês consecutivo, alcançando o menor patamar de pessimismo desde outubro de 2014.
20. O nível de confiança do setor de Serviços voltou a avançar, atingindo o menor nível de pessimismo desde janeiro de 2015. O Comércio, após cinco meses seguidos, interrompeu o avanço da confiança, voltando a exibir o maior nível de pessimismo entre as atividades.
21. Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, Juros, Inflação e Exportação apresentaram os indicadores de confiança menos deteriorados.
22. Com o objetivo de ajudar as vítimas de violência sexual, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou um Projeto de Lei que estabelece o atendimento preferencial, junto às Defensorias Públicas, para as pessoas que sofreram esse tipo de agressão. De acordo com o parlamentar, a violência sexual produz consequências gravíssimas, por isso é fundamental apoio médico e psicológico, além do acesso à Justiça e aos serviços oferecidos pelo Estado.
23. “Nesse sentido, as Defensorias Públicas têm um importante papel de, quando chamadas a atuar, mostrar os caminhos para garantir todo o apoio necessário para a recuperação dessas mulheres. É de extrema importância que esse atendimento seja realizado de forma ágil, para que as vítimas não desistam de receber o apoio. Por isso, entendemos que o atendimento junto às Defensorias Públicas deve ser preferencial para as vítimas de violência sexual”, salientou.
24. Vinte e nove alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) iniciam, nesta quarta-feira (19), a Jornada de Instrução Policial Militar (Jipom) 2016, promovida pela Academia de Polícia Militar da PM e realizada tradicionalmente para os alunos do 3º ano do CFO antes de chegarem a aspirantes-a-oficial.
25. Com base nos ensinamentos acadêmicos, o efetivo será avaliado para atuar em ocorrências simuladas como assalto a coletivo, brigas em bar, violência doméstica, entre outras. A instrução será realizada no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador, e seguirá até quinta-feira (20), conforme programação abaixo.
26. O Porto de Salvador, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), recebeu o primeiro navio da temporada de cruzeiros 2016/2017 neste domingo, 16 de outubro. O MS Midnatsol deve trazer cerca de 500 turistas vindos de Ilhéus com destino a Recife.
27. Dos 58 navios esperados na capital baiana até o fim da temporada, em abril de 2017, três chegarão à Salvador com visitantes oriundos do exterior, partindo de locais como Tenerife, na Espanha, e Dacar, no Senegal, que, juntos, devem trazer 8 mil pessoas entre novembro e dezembro.
28. De acordo com a Codeba, a quantidade de passageiros chegando no Porto de Salvador ao longo dessa temporada é de 155 mil, número 5% maior do que o registrado na última temporada (2015-2016), que foi de 148 mil.
29. “A crise financeira sempre afeta no bolso do brasileiro, principalmente com cortes nas programações de férias e ou passeios”, disse o presidente da Codeba, Pedro Dantas, acerca do crescimento tímido do volume de viajantes. A nova temporada terá 7 navios a mais, em relação à anterior.
30. O Comitê Unificado dos investigadores e escrivães da Polícia Civil da Bahia solicitou o apoio da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa ao movimento deflagrado pela categoria pelo "Salário de Nível Superior".
31. A Lei Orgânica da Policia Civil do Estado da Bahia, de 2009 ( nº 11.370/2009 ), alterou a natureza da função dos escrivães e investigadores, passando de nível médio para técnico-científico de nível superior. Entretanto, o enquadramento salarial não acompanhou essa mudança, criando distorções na carreira desses profissionais.
32. "Exercemos funções de nível superior e nosso salário é de nível médio", observou Francisco Ribeiro de Araújo, integrante da comissão recebida pelo líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM).
33. Durante o encontro, que aconteceu no gabinete da Liderança da Minoria, Sandro Régis considerou justa a reivindicação dos investigadores e escrivães e em nome da bancada oposicionista colocou-se à disposição para prestar solidariedade e apoio político à luta dos agentes.
34. O parlamentar destacou que o reenquadramento remuneratório da categoria é importante, inclusive, para a eficiência policial do combate à violência no Estado. Régis lembrou também que o último concurso público realizado em 2013, já exigia a escolaridade de nível superior completo aos candidatos.
35. O investigador Kleber Rosa reforçou que para ser perito criminal, investigador e escrivão a Lei determina nível superior, porém, atualmente, os peritos recebem 70% dos proventos dos delegados enquanto investigadores e escrivães recebem menos de 30%. Para encaminhar e definir a estratégia de apoio o líder Sandro Régis agendou uma reunião do Comitê com os demais membros da Bancada de Oposição para a próxima terça-feira, a partir das 11 horas, no gabinete da Liderança.