Miudinhas
Tasso Franco
07/09/2016 às
20:27
PROMESSAS nas campanhas fazem parte da cultura e o eleitor adora (TF)
Com a inauguração do Ponto Cidadão no município de Euclides da Cunha, distante 311 km de Salvador, na próxima quinta-feira (8/9), a Rede SAC chega a 62 unidades em todo Estado
MIUDINHAS GLOIBAIS:
1. Estamos a 25 dias do pleito municipal e é natural que os candidatos a prefeitos façam promessas de campanhas. Isso faz parte - as promessas - da cultura politica brasileira e ai daquele candiato que for disputar um pleito e não prometer. Tá ferrado. Isso é generalizado no Brasil. Na Bahia, não dá para acompanhar o que prometem os candidatos nos 417 municípios porque são muitas as promessas e ainda têm as dos candidatos a vereadores, milhares deles.
2. Em Salvador que é nosso terreiro todos os candidatos a prefeitos fazem suas promessas até mesmo o prefeito ACM Neto que está no poder há 4 anos. Só esta semana ele prometeu um Hospital Municipal em Cajazeiras, em 2018, e um Centro de Logística em Valéria. O prefeito, como os demais candidatos, afirmam que se tratam de 'compromissos' de campanha e não de promessas, mas, o eleitor (a) gosta mesmo são das promessas e quanto mais cabeludas melhores.
3. Já falei aqui que numa campanha dos anos 1990 o então candidato Pedro Irujo prometeu um bonde ligando o Largo dos Aflitos a Liberdade, via encosta, um teleférico, e a população apelidou de 'bonde voador' e adorou a idéia. Era (e é) até viável, mas, em Salvador, qualquer coisa que cheire inovação recebe criticas. Quando Imbassahy lançou, em 1996, o metrô, foi o maior furdunço, gozação. Hoje, o metrô está aí, rodando.
4. Alice Portugal, nesta campanha, promete colocar ar condicionado nos ônibus. A frota de Salvador tem mais de 2.300 ônibus, daí que também é uma idéia exequível, de dificil aplicabilidade, mas, faz parte da campanha. O governo do Estado coloca na propaganda com Alice o metrô com 41 km na linha 2, obra que ainda está em curso, para 2017/2018. Assim foi com a Fiol (Ferrovia Leste/Oeste) na campanha de Jaques Wagner com filmetes mostrando os trens rodando, mas, até agora, só existem alguns trechos da obra concluidos, só com os trilhos.
5. O candidato Cláudio Silva quer fazer uma cidade diferente com escola integral e extensiva (os locais) às comunidades. É também uma promessa exequível, mas, nunca foi executada em Salvador diante do acentuado e crescente indice de violência nos bairros. Tem uma luta da comunidade da Fazenda Grande, antiga, para usar o campo de futebol da EGBA nos finais de semana e nunca conseguiu. Teme-se depredações no patrimônio público. Isso também faz parte da cultura da cidade.
6. O deputado Isidório tem um nível de promessa divino. Primeiro exibe seus feitos na Fundação Dr Jesus que se situa noutro município, em Candeias, e depois diz que confia na bíblia e na mão de Deus. Ou seja, Deus vai dar uma força eleitoral a ele e estará tudo resolvido. Pra também não ficarem sem a proteção divina, Neto e Alice começaram suas campanhas em romaria a Basílica do Bonfim.
7. Rogério Da Luz já vem de longos anos dizendo que pode governar com mais eficiência e menos gastos. Promessa também de Célia Sacramento, a qual, entende que pode-se fazer algunas obras na cidade sem se gastar tanto. E o candidato do PSOL, Fábio Nogueira, admite uma cidade melhor governada para os mais necessitados.
8. O eleitor, em quaisquer casos, adora promessas. Até agora, não apareceu nada esdrúxulo como o bondinho voador de Irujo e/ou a vassoura de Jânio Quadros.
*****
9. Numa rápida reflexão sobre o fim da era do PT no governo cental, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, diz que foram inúmeros os erros cometidos pela gestão petista que culminaram na derrocada do Partido dos Trabalhadores: ingerência e incompetência na economia, cortes em importantes programas sociais, falta de investimentos em infraestrutura, inchaço na máquina pública, para citar alguns.
10. Mas, para ele, talvez o mais característico tenha sido a corrupção generalizada que tomou que tomou de assalto os cofres públicos do país.
11. Imbassahy lembra que durante os 13 anos e quatro meses de governo petista, os escândalos envolvendo nomes da cúpula do partido foram praticamente sistêmicos, deixando como marca os favorecimentos e vantagens indevidas, propinas, desvios de dinheiro público, tráfico de influência e estelionato eleitoral.
12. O parlamentar destacou que, durante o seu longo período no governo, o PT instalou no país uma prática nociva de agressão e saque ao patrimônio público dos brasileiros.
13. “O que nós vimos no “Mensalão”, no “Petrolão”, nos fundos de pensão, nas estatais, e agora tudo o que está sendo revelado pela Operação Lava Jato, é uma vergonha que trouxe a indignação de milhões de brasileiros. É claro que isso não aconteceu por acaso. Foi uma organização criminosa que tomou conta do poder e foi, ao longo do período, transformando essa prática em uma prática organizada e sistêmica, que foi tendo capilaridade praticamente por todos os segmentos da administraç& atilde;o pública”, avaliou.
14. Desde a manhã desta quarta-feira (7), os motoristas já podem acessar seis novas rotas na região de Águas Claras, em Salvador, com a liberação do tráfego na segunda etapa da Linha Vermelha. O feriado da Independência do Brasil foi escolhido para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos, em um dia de pouca circulação de veículos na região. Foram investidos R$ 50 milhões na obra, que tem o objetivo de desafogar o trânsito em um dos locais mais movimentados da capital.
15. O novo sistema viário beneficia quem mora e trafega por Águas Claras e quem utiliza, diariamente, a BR-324. Também são facilitados os acessos ao bairro de Cajazeiras, à Via Regional e à BA-528 (Estrada do Derba). O sistema é formado por uma via marginal à BR-324, que também está liberada, e um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira. O complexo possui ainda alças de acesso à BR-324, totalizando 4,2 quilômetros de novas vias, além de uma pista apta a operar o BRT.
16. De acordo com estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 30 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de intestino no Brasil por ano. Este é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o de mama, e o terceiro mais comum entre os homens depois dos de próstata e pulmão.
17. Diante do grande número de casos, a doença ganhou uma campanha de conscientização que se intensifica neste mês, chamada de Setembro Verde. No período, alguns monumentos, como o Elevador Lacerda, são iluminados com a cor verde em alusão à ação.
18. A conscientização tem foco na prevenção. De acordo com o coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Cárdio Pulmonar, o gastroenterologista Allan Rego, esta é a melhor maneira de evitar a doença. “A prevenção deve ser feita realizando-se colonoscopia, exame capaz de detectar lesões precoces. Se descoberto precocemente, o câncer de intestino pode ser curável em 70% dos casos”, orienta Allan Rego.
19. Depois de intensa discussão com a sociedade civil e aprovação na Câmara de Vereadores, a nova Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo do Município (Louos) de Salvador será sancionada pelo Executivo municipal nesta quinta-feira (8), às 14h30, no Palácio Thomé de Souza. A informação foi confirmada pelo prefeito ACM Neto na coletiva de imprensa antes da realização do desfile do 7 de Setembro, em frente ao palanque oficial, no Campo Grande.
20. Pouco antes da entrevista, o prefeito participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras, representando a cidade de Salvador, ao lado do governador Rui Costa e do comandante do 2° Distrito Naval, Cláudio Viveiros. Ele ainda acompanhou o desfile militar.
21. Durante a coletiva, o prefeito também destacou a importância da celebração da Independência do Brasil. "Este é um momento especial, afinal de contas é uma data em que a gente pode reforçar o nosso compromisso com a pátria e refletir sobre o presente e o futuro do Brasil, país que nesse momento passa por dificuldades, mas que possui muitas virtudes sobretudo a partir da força do seu povo".
22. Com a inauguração do Ponto Cidadão no município de Euclides da Cunha, distante 311 km de Salvador, na próxima quinta-feira (8/9), a Rede SAC chega a 62 unidades em todo Estado, o que representa uma expansão de 128% nos últimos nove anos. O crescimento do SAC foi alavancado a partir de 2008, quando o Governo do Estado criou o Ponto Cidadão, um tipo de unidade compacta que permitiu aumentar a capilaridade do Serviço de Atendimento ao Cidadão.
23. A Rede SAC saltou de 27 unidades, em 2007, para as atuais 62. “A ideia do Governo foi aumentar a presença do SAC no estado, para levar os seus serviços para o maior número de baianos. Hoje, o Governo mais que dobrou o número de unidades do SAC, ofertando mais cidadania, prestação de serviços e comodidade para a população do estado”, declarou o secretário da Administração, Edelvino Góes.
24. O Ponto Cidadão de Euclides da Cunha vai beneficiar 267,2 mil moradores, sendo 66,6 mil habitantes do município e 206,6 mil pertencentes a outras sete cidades vizinhas (Monte Santo, Novo Triunfo, Quijingue, Cansanção, Jeremoabo, Canudos e Banzaê).
25. Anteriormente, moradores da região tinham que se deslocar, gastar tempo e dinheiro para conseguir solicitar um documento ou ter acesso a outro serviço da Rede. O ponto de atendimento do SAC mais próximo de Euclides da Cunha fica localizado a 92 km, na cidade de Ribeira do Pombal.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>