Miudinhas
Tasso Franco
20/08/2016 às  21:20

Ministro Teori não remete inquérito de Lula para o juiz Sérgio Moro

Moradores da zona rural Receberam ampliação no abastecimento de água, por meio da entrega de um sistema de abastecimento e de 30 cisternas, realizada pelo gov Rui Costa, neste sábado (20), em Pintadas.


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA)  Lula conseguiu escapar – mais uma vez – das mãos do juiz Sergio Moro. Depois de ter uma de suas acusações, a de que atuou com o ex-senador Delcídio do Amaral para travar as investigações da Operação Lava-Jato, enviada para a Justiça em primeira instância em Brasília, o ministro Teori Zavascki, relator do petrolão no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar também para o mesmo tribunal outro inquérito em que o ex-presidente é suspeito de tentar atrapalhar a apuração do esquema de corrupção na Petrobras. 

   2. Num despacho sigiloso, obtido por VEJA, Teori sustenta que os indícios de crime envolvendo o líder petista não têm conexão direta com os processos em andamento em Curitiba.

   3. De acordo com o pedido de instauração de inquérito feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Lula tentou influenciar lideranças do Senado para esvaziar a Lava-Jato. 

   4. A suspeita se baseia na delação do ex-senador Delcídio do Amaral, que diz ter se reunido com o ex-presidente e os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR) no Instituto Lula, em São Paulo, em meados de 2015. Nesse encontro, Lula “tentou persuadir os congressistas, que estão entre as mais ascendentes lideranças senatoriais, a criar, no Senado Federal, comissão de acompanhamento da Operação Lava-Jato, com a finalidade explícita de miná-la”.

   5. Apesar de se tratar de um suposto complô armado contra a Lava-Jato, Teori Zavascki entendeu que o assédio de Lula aos parlamentares teria se “consumado no âmbito do Senado Federal, em Brasília”. 

   6. “Nesse contexto, evidencia-se, em princípio, a inexistência de conexão necessária com os processos em trâmite na 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba”, escreveu o ministro em seu despacho de seis páginas assinado no último dia 8 de agosto. Essa é a segunda vez que Teori discorda da PGR num caso envolvendo o ex-presidente. Em junho, o ministro do STF mandou uma denúncia contra Lula, também por obstrução da Lava-Jato, para a Justiça Federal de Brasília. 

   7. Os procuradores queriam que o processo fosse conduzido pelo juiz Sergio Moro. O ex-presidente se tornou réu por ter feito parte de um esquema para subornar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, numa tentativa de evitar a delação premiada do ex-dirigente.

    8. Além de Lula, também são suspeitos de tentar frear a Lava-Jato a presidente afastada Dilma Rousseff, os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercado, os ministros Francisco Falcão, presidente do Superior Tribunal de Justiça, e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, além do ex-senador Delcídio do Amaral. Todos se tornaram alvos de um inquérito no STF.

    9. No caso de Dilma, há duas suspeitas de crime. A primeira é a de que a petista teria blindado Lula contra o juiz Sergio Moro ao nomear o ex-presidente como ministro da Casa Civil. A segunda está relacionada com a tentativa de Mercadante de tentar evitar a delação de Delcídio. Segundo a PGR, essa investida “baseou-se, ainda, na invocação parcialmente cifrada, mas suficientemente clara, do respaldo da senhora presidente da República, Dilma Rousseff”. Os envolvidos negam ter praticado qualquer irregularidade.

   10. Em sua decisão, Teori também determinou que sejam realizadas as 18 diligências propostas pelos procuradores. Dentre elas, estão o acesso às imagens dos circuitos de segurança do Palácio do Planalto, o depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai e a análise no processo e no termo de posse do ex-presidente Lula na Casa Civil. O prazo para a coleta dessas provas varia de cinco até 90 dias, podendo ser estendido por mais tempo.
                                                        *****
    11. "Eu penso diferente para minha cidade. Eu tenho sonho e sei que pode ser realidade". Esse é o desejo que o candidato a prefeito de Salvador pela coligação Salvador Merece Mais (PP e PR), Cláudio Silva tem para a capital baiana.

   12. Com a proposta de mostrar que todos nós podemos e devemos sair da zona de conforto e  pensar diferente, Cláudio inova e traz no seu jingle um verdadeiro convite de esperança à população.

   13. Elaborado pelo cantor e compositor Alexandre lobo, a melodia é a  tradução da mensagem que Cláudio quer que não saia da cabeça dos soteropolitanos: Seguir em frente com competência na  certeza de que Salvador merece mais. Muito mais! Permita-se a pensar diferente e deixe Cláudio Silva conduzir a cidade que todos nós merecemos de verdade.

   14. Estranho isso! A campanha de ACM Neto, de 2012, falava exatamente nisso: ser diferente.

   15. (Conquista): A coligação “Conquista pode mais”, que apresentou Zé Raimundo e Sidélia Porto à Prefeitura de Vitória da Conquista nestas Eleições 2016, inaugurou o Comitê Central na manhã deste sábado (20). 

   16. O espaço está localizado na avenida Lauro de Freiras, próximo a unidade das Lojas Americanas. Ex-prefeito, Zé Raimundo que iniciou a sua militância política na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), cumpre o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores. 

   17. Além do PT, a “Conquista pode mais” reúne o PSD, PP, PR e PSL. O prefeito Guilherme Menezes de Andrade e os deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Jorge Solla (PT-BA) e Bira Corôa (PT) participaram do ato político que reuniu dezenas de candidatos ao Legislativo Conquistense e lideranças políticas. 

   18. O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT) não deixou por menos a ‘sugestão oportunista’ de deputado estadual sobre a criação de uma pasta específica para o Esporte. Neste sábado (20), cumprindo agenda em bairros da cidade, Suíca também criticou “o uso dos medalhistas olímpicos baianos para politicagem”. 

   19. “Pensam que com a criação da Secretaria do Esporte se resolveria todos os problemas e entraves que vive o esporte. Como se isso, por si só, fosse a solução para ganhar mais medalhas ou de ter mais oportunidade para o povo”, contesta.
 
   20. Para o edil petista é necessário recursos e oportunidades para os atletas baianos. “Só eles e suas famílias sabem o quanto sofreram para chegar até as olimpíadas e, como eles, devem ter muitos na periferia de Salvador e no interior da Bahia, só esperando para serem revelados. Que isso sirva de exemplo para o governo investir mais nas escolas e não em criação de secretarias. De que adianta ter secretarias e não ter orçamento para administrar? O esporte tem que caminhar com a educação”, frisa Suíca.

   17. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e seu candidato a vice, Bruno Reis, prestigiaram o lançamento do Comitê de Campanha de Leo Prates (DEM), em Cajazeiras 8. Em seu discurso, Leo Prates ressaltou benefícios para Cajazeiras na gestão do prefeito ACM Neto, tais como o primeiro hospital municipal de Salvador, que será entregue à população entre o final de 2017 e o primeiro semestre de 2018, e obras já concluídas, como o Mercado Municipal de Cajazeiras e a via Cajazeiras- BR 324. 

   18. Já o prefeito ACM Neto ressaltou “que sem o trabalho de Leo Prates na Câmara de Salvador eu não teria conseguido fazer todo o trabalho que a atual gestão vem realizando”. Leo Prates foi relator de importantes projetos de lei do Executivo no Legislativo Municipal, tais como o PDDU e da LOUOS. Autoridades como o ex-deputado federal Sérgio Carneiro e lideranças da região marcaram presença no comitê da campanha de Leo Prates à reeleição.

   19. Moradores da zona rural da Bacia do Jacuípe receberam ampliação no abastecimento de água, por meio da entrega de um sistema de abastecimento e de 30 cisternas, realizada pelo governador Rui Costa, neste sábado (20), em Pintadas.

   20. Também no município, Rui autorizou convênios do Programa Bahia Produtiva, entregou 55 títulos de terra e três viaturas para a Polícia Militar, além de ter autorizado o início das obras de sinalização de trânsito e visitado o Colégio Estadual Normal de Pintadas e a Cooperativa Agroindustrial da cidade.

   21. O governador destacou a importância de apoiar cooperativas que são modelos de sucesso. “A Bahia tem 700 mil famílias de agricultores familiares, cerca de 3 milhões de baianos que sustentam a família com a pequena agricultura. 

   22. O dinheiro que esse pequeno agricultor ganha na produção, ele gasta na cidade. Se fortalecemos o pequeno agricultor, nós fortalecemos também o comércio do município. Por isso estamos assinando os dois convênios [do Bahia Produtiva], de R$ 1,5 milhão, para adquirir máquinas e equipamentos, para reforma e ampliação do abatedouro e frigorífico, e para a aquisição de veículo e baú refrigerado”.

   23. O prefeito Luizinho Sobral (PTN), candidato à reeleição em Irecê, inaugurou seu comitê central de campanha na noite desta sexta-feira (19). Em clima de festa, uma verdadeira multidão participou do evento. Situa-se Av. Tertuliano Cambuí, uma das vias de maior movimento do centro da cidade. 

   24. Ao lado do vice na chapa, Hebert Gouveia, e da primeira-dama, Michele Sobral, Luizinho Sobral discursou garantindo “fazer uma campanha limpa, propositiva, de respeito às famílias e aos adversários”. O postulante também enfatizou que agora está mais experiente e preparado para assumir um segundo mandato e fazer mais pela cidade.

   25.  “Em três anos e oito meses, mudamos a cara desta cidade, que hoje é referência na Bahia. Não tenho dúvidas de que vamos vencer e continuar esse trabalho de luta, trabalho e dedicação por uma cidade cada vez melhor”, observou Sobral.

   26. Dr. Pitágoras foi acolhido no bairro Sarandy, na noite desta sexta-feira, dia 19. Durante o corpo a corpo, o candidato a prefeito de Candeias pelo PP – Partido Progressista teve a companhia do Deputado Federal Cacá Leão, o vice da chapa, Mailson Assis, o prefeito interino Bom Jorge, vereadores, candidatos a vereadores, aliados, apoiadores e eleitores.

   27. Em sua caminhada pelas ruas do bairro, Dr. Pitágoras ouviu os pedidos de melhorias para a cidade e demonstrações de afeto e confiança na sua candidatura. “Queremos ver a coisa mudar de verdade. Precisamos de saúde, educação e segurança. 

   28. A emergência que era aqui, perto da gente, foi fechada e agora está longe, no hospital Ouro Negro. É uma dificuldade, principalmente pra gente que não tem carro. E eu acredito que Dr. Pitágoras vai melhorar tudo isso pra gente”, disse Bárbara Souza, moradora do BairRO.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>