Miudinhas
Tasso Franco
14/08/2016 às  19:30

BUMLAI, amigo de Lula, diz que foi o trouxa perfeito a serviço do PT

Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontam que o volume de serviços marcou, em junho de 2016, um decréscimo de 5,0%na comparação com junho de 2015.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (VEJA) Nas alegações finais apresentadas anteontem por sua defesa ao juiz Sérgio Moro, o pecuarista José Carlos Bumlai afirma ter sido o “trouxa perfeito do PT” para viabilizar o empréstimo de R$ 12 milhões que captou no Banco Schahin, em outubro de 2004. 

   2. O dinheiro, segundo o próprio pecuarista, foi destinado ao PT. Segundo a Lava Jato, em troca da operação financeira, o Grupo Schahin foi favorecido por um contrato de US$ 1,6 bilhão sem licitação com a Petrobrás, em 2009, para operar o navio sonda Vitória 10.000.

   3. As alegações finais foram apresentadas na ação penal em que Bumlai é réu por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira. A defesa do pecuarista diz que ele “sabe ter cometido um grave equívoco, que redundou na acusação, tem consciência de seus atos e de muitos deles se arrepende”.

   4. Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bumlai foi preso em novembro de 2015 na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato. Debilitado por um câncer na bexiga e problemas cardíacos, o pecuarista, de 71 anos, foi autorizado em março deste ano a cumprir prisão domiciliar e fazer tratamento em casa. Na quinta-feira passada, porém, o juiz da Lava Jato determinou que o pecuarista volte para a prisão em regime fechado.

   5. No documento de 70 páginas, a defesa de Bumlai pede a Moro que devolva a ele a liberdade. Seus advogados relatam que no caso envolvendo o empréstimo no Banco Schahin, “o PT precisava de dinheiro para, entre outras providências, quitar dívidas da campanha da prefeitura de Campinas”. 

   6. Eles citam o que chamam de interesse da instituição financeira em se aproximar do governo federal e do PT para se beneficiar de novas “oportunidades de negócios”. “Nesse contexto, como esclareceu Bumlai, o empréstimo já estava totalmente aprovado e só precisava de um ‘trouxa’ pra assinar e ficar responsável por ele. 

   7. E o ‘trouxa’ escolhido foi José Carlos Bumlai que, além de ser conhecido de todos os envolvidos, era adimplente e amigo do presidente Lula. Eis o trouxa perfeito!”
                                                                     *****
   8. A comunidade muçulmana da mesquita de Ozone Park, no distrito do Queens, em Nova York, culpa a retórica anti-islã do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo assassinato do imã Maulama Akomjee e de seu assistente, ocorrido ontem (13). O imã é um líder espiritual ou clérigo profissional para a maioria dos muçulmanos.

   9. Os dois foram executados com tiros na cabeça disparados por um homem que se aproximou por trás e não disse sequer uma palavra. De acordo com os fiéis que frequentam a mesquita, os homicídios estão ligados a um “crime de ódio”.

   10. Para eles, Trump e sua retórica deram gás à “islamofobia” no país, permitindo esse tipo de ataque. Em diversas ocasiões, o republicano – ra combater o terrorismo –  chegou até a prometer a proibição da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.

   11. Akomjee, 55 anos e pai de três filhos, era um respeitado líder religioso desde sua chegada a Nova York, em 2014, proveniente de Bangladesh. Horas depois do assassinato, fiéis realizaram uma vigília em homenagem ao imã e que contou com a presença de uma representante do prefeito Bill de Blasio.

   12. A polícia divulgou um retrato falado que mostra o suposto atirador com óculos, barba e estatura média.

   13. Representantes de hospitais filantrópicos da capital e do interior, pessoas da comunidade, empregados de entidades que foram fechadas, médicos estarão presentes com faixas, mostrando a crise do setor. Usarão preto em sinal de luto. Os filantrópicos querem destacar o momento de asfixia que o setor vive e os riscos de desassistência ao Sistema Único de Saúde (SUS. O público previsto é de 400 pessoas.

   14. Na sessão acontecerá a instalação da Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Santas Casas e Hospitais e Filantrópicos. Suprapartidária, a Frente será presidida pela deputada Fabíola Mansur (PSB).

   15. O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) criticou a declaração do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sobre o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT). 

   16. Neste domingo (14), data que se comemora o Dia dos Pais, Suíca não poupou o companheiro e disse que “Haddad precisa cuidar da reeleição, para não ser a maior decepção do partido nas eleições de outubro”. O gestor paulista teria dito que a palavra ‘golpe’ é muito forte para se referir, dessa maneira, ao processo em curso, que terá julgamento final iniciado no próximo dia 25 de agosto.
 
   17. “Se não é golpe, é gripe! Não é possível que Haddad não consiga entender que até nos processo da antiguidade, havia sim defesa, mas apenas para cumprir protocolo. O advogado de Dilma, Eduardo Cardozo já disse que os maiores julgamentos da história tiveram defesa, mas não fez diferença, porque a questão é política. 

   18. Os próprios julgamentos de Sócrates, de Nuremberg, na Alemanha nazista, e o de Moscou, na Rússia, tiveram direitos de defesa apenas retóricos. Sem contar que quem leu “O Processo”, de Franz Kafka, sabe muito bem do que estou falando. Não há razão para julgar Dilma, então, isso é golpe mesmo, ou apenas um processo kafkiano!”.

   19. No próximo dia 16, terça-feira, a partir das 08h30MIN, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, a Universidade Católica do Salvador e a empresa Engpsio Engenharia & Soluções Integrada, incubada no Parque Tecnológico da Bahia, realizam o evento “A Inovação como Fator Competitivo” e assinam convênios e Termos de Cooperação Técnica. 

   20. A cerimônia será realizada no Espaço Multiuso do Edifício  Tecnocentro, na sede do Parque Tecnológico da Bahia.
 
   21. Durante o evento, que reúne representantes da SECTI, da Rede Baiana de Empreendedores e Incubação, da Fapesb, do Sebrae, do Parque e das empresas incubadas, o  reitor da UCSal, Pa. Mauricio da Silva Ferreira, e demais representantes da Universidade, conhecerão o Parque Tecnológico e à Áity Incubadora, que conta hoje com 16 empresas e é um ambiente preparado, com estrutura física, tecnológica e consultoria, para contribuir com o crescimento de micro e pequenas empresas que têm como foco o desenvolvimento de produtos e processos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

   22. A polícia baiana deu mais uma demonstração de que tem o preparo pessoal e de equipamentos para garantir segurança nos maiores eventos esportivos do mundo, como afirmou neste domingo (14) o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Assim como nas copas das Confederações 2013 e do Mundo Fifa Brasil 2014, as Olimpíadas 2016 terminam, na Bahia, sem ocorrências graves (homicídio, latrocínio, roubo, entre outros). 

   23. Nos dez jogos realizados na Arena Fonte Nova foram conduzidos 13 ‘cambistas' para unidades policiais. Com eles, as forças de segurança estaduais apreenderam 38 ingressos que tentavam ser vendidos de maneira ilegal. Em todos os casos, os falsos vendedores, que prestaram esclarecimentos e foram liberados, cobravam até o dobro do valor real do ticket.

   23. Doze furtos (subtração sem violência) estão na lista de ocorrências das dez partidas. Apenas um dos casos ocorreu dentro do estádio, quando uma turista levantou para ir ao banheiro e esqueceu o aparelho no assento. Quando se deu conta e retornou, o smartphone não foi encontrado. Na primeira rodada a polícia computou ainda a apreensão de uma arma branca, objeto que estava entre os pertences de um morador de rua do entorno da Arena. Duas pessoas registraram também a perda de documentos.

   24. Com a meta de realizar 13 mil cirurgias eletivas ao longo de um ano, o governador Rui Costa lança, nesta segunda-feira (15), às 9h, em Salvador, na sede do Senai/Cimatec, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1.845, em Piatã, o projeto Mutirão de Cirurgias, executado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). 

   25. O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos. As cirurgias serão realizadas nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Participarão do ato, além do secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado.

   26. Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, apontam que o volume de serviços marcou, em junho de 2016, um decréscimo de 5,0%na comparação com junho de 2015. Na série livre de influências sazonais, quando comparado com maio de 2016, houve um crescimento 2,2%. O indicador acumulado no ano retraiu 8,6%, enquanto que o acumulado em 12 meses caiu 9,7%. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

   27. Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços apontou, em junho de 2016, um crescimento de 0,8% na série livre de influências sazonais, quando comparado com maio de 2016. Já na comparação com junho de 2015, houve uma queda de 0,5%. O indicador acumulado do ano retraiu 3,0%, enquanto que o acumulado em 12 meses caiu 4,1%.

   28. Todas as atividades puxaram o volume de serviços para baixo, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, exceto Serviços profissionais, administrativos e complementares, que apresentou expansão de 5,7%. Quanto às atividades que retraíram, cabe destacar os resultados vindos de Serviços prestados às famílias e Outros serviços, que registraram as maiores retrações, 15,9% e 15,0%, respectivamente.

   29. Todas as atividades puxaram a receita nominal de serviços para baixo, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, exceto Serviços profissionais, administrativos e complementares, que apresentou expansão de 13,9%. Quanto às atividades que puxaram o indicador para baixo, cabe destacar os resultados contabilizados por Serviços prestados às famílias (-8,4%), Outros serviços (-8,3%), Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-4,0%); e Serviços de informação e comunicação (-3,5%).

   30. O resultado do volume no acumulado do ano de 2016 apontou retração de 8,6% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, todas as atividades apresentaram retração. Por ordem de magnitude, a atividade Outros serviços (-15,8%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-9,7%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (-9,6%); Serviços de informação e comunicação (-6,4%); e Serviços prestados às famílias (-5,0%). 

   31. Quanto à receita nominal, marcou queda de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesta análise, todas as atividades apresentaram queda, exceto Serviços prestados às famílias que avançou 2,5%.

   32. O resultado acumulado do volume nos últimos doze meses, retraiu 9,7% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, a atividade Outros serviços (-20,9%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-16,1%); Serviços de informação e comunicação (-7,3%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-7,3%); e Serviços prestados às famílias (-4,9%). 

   33. Já à receita nominal, marcou queda de 4,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesta análise, as atividades de Outros serviços; Serviços profissionais, administrativos e complementares; Serviços de informação e comunicação; e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio decresceram 14,1%; 9,4%; 4,5% e 0,9% respectivamente. Em sentido oposto, os Serviços prestados às famílias e marcaram expansão no período.
 
   34. Das Unidades da Federação, apenas quatro apresentaram variações positivas no volume de serviços, quando comparadas com o mês de junho de 2015. Os destaques são para: Acre (12,3%), Roraima (7,1%), Distrito Federal (4,9%) e Tocantins (3,1%). Por outro lado, as unidades que apontaram as maiores variações negativas no volume foram: Amazonas (-15,1%), Amapá (-14,8%) e Mato Grosso (-13,1%).

   35. Na mesma análise, as principais Unidades da Federação que ampliaram a receita nominal de serviços foram: Acre (15,3%), Distrito Federal (9,8%) e Tocantins (6,1%). Por outro lado, as Unidades que apontaram mais intensamente variações negativas na receita foram: Amazonas (-15,3%), Amapá (-15,2%), e Sergipe (-11,3%).
 
   36. O volume das atividades turísticas no Brasil, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, registrou queda de 0,2% quando comparadas com o mês de junho de 2015. As Unidades da Federação que puxaram o indicador para baixo, cabe destacar os resultados contabilizados pela Bahia (-13,5%) que apresentou o maior impacto negativo, seguindo por Minas Gerais (-9,9%) e Santa Catarina (-5,9%).

   37. Nesta análise, o menor impacto veio de Paraná com variação negativa de 2,4%. Para essa atividade é importante mencionar os resultados positivos oriundos do Distrito Federal (6,1%) e Pernambuco (5,3%), que diminuíram a retração observada no indicador.

   38. A receita nominal das atividades turísticas, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, retraiu em todas as unidades, com destaque para a Bahia (-11,5%) que registrou a maior variação negativa no período. Nesta análise, o menor impacto veio do Distrito Federal com variação negativa de 0,1%.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>