Miudinhas
Tasso Franco
10/08/2016 às  19:51

BRASIL decepciona na Olimpíada Rio 2016 e quadro de medalhas é mínimo

Fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce estão sendo aguardados neste sábado (13), em Salvador, para a Festa da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O que estaria acontecendo com os (as) atletas brasileiros (as) nesta Olimpíada Rio 2016 para só conseguirem, até agora, 2 medalhas, até imprevisíveis? Seria a emoção de atuarem no Brasil ou houve um relaxamento achando que a torcida ajudaria? Teria sido subestimar os competidores? Seriam muitos fatores conjugados inclusive briga de atletas como as meninas do nado sincronizado?

   2. Pelo menos, na inicial e com dados baseados nos resultados classificatórios, o COI Brasil esperava conquistar 26 a 28 medalhas e ocupar o 10º lugar no ranking mundial. Mas, diz-se, já refaz as contas e pode nem chegar a 20 ficando na rabeira dos grandes e médios paises cometidores.

   3. O que assusta são as desculpas, uma porque 'travou' na piscina; outro porque o cavalo refugou; outra porque a pegada do judô não foi boa; e um rol de explicações que não cola. Até grama alta já se falou nos jogos da seleção de futebol.

   4. Nada disso convence, até porque os favoritos de outros países nas suas modalidades estão vencendo. Os japoneses na ginástica, as americanas na ginástica, as húngaras na natação, os americanos no basquete e assim por diante. Os chineses são segundo colocados no ranking. A velha Rússia presente. E Michael Phelps falha? Nada. 

   5. Por cima, além da trapalhada da dupla de nado sincronizados, a nadadora Joanna Maranhão, confrontada pelos usuários, se defendeu e pediu desculpas em um vídeo publicado no Snapchat. “Eu entendi o quanto uma brincadeira da internet pode magoar as pessoas. 

   6. O pessoal foi atrás de alguns tweets meus antigos. Quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa homofóbica, pelo contrário, eu luto contra isso. Mas tem um tweet meu antigo que eu falo que a Ariadna não vai ser mulher nunca. Mas a verdade é que nem todo mundo me conhece, então abre precedente e, sem querer, eu posso ter magoado muitos transexuais que passam por situações difíceis”, afirma a atleta no vídeo.

   4. É claro que ninguém está aqui para sacrificar os (as) atletas brasis porque todos nós sabemos das dificuldades que enfrentam. Mas, vamos convir, houve melhora substancial nos patrocínios e apoios. E, os brasileiros esperavam um melhor desempenho dos seus atletas.
                                                                                       *****
   5.  Esta quarta-feira (10) foi marcada por entregas de viaturas da PM em quatro municípios baianos da região do Litoral Norte: Rio Real, Crisópolis, Esplanada e Inhambupe. Representante da região na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Alex Lima (PTN), comemorou a entrega dos veículos, sobretudo por já ter solicitado reforço de rondas e policiamento ostensivo no local. 

   6. “Em recentes reuniões com o secretário de segurança pública, Maurício Barbosa, expliquei os problemas de policiamento nos municípios do Litoral Norte e pedi ajuda para reforçar as ações de segurança e de prevenção à criminalidade. Hoje, só temos que agradecer a atenção que o governador Rui Costa, através das secretarias, tem dado aos nossos apelos”, disse o deputado.

   7. O Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional liberou nesta terça (09) mais de R$5 milhões para o pagamento de carros-pipas, a fim de amenizar os efeitos da seca no Sul da Bahia. Da verba liberada R$ 3.578.947,37 será destinado a Itabuna após audiência que ocorreu em Brasília (28) entre a deputada Tia Eron, o prefeito do município, Claudevane Leite (PRB), e o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho.

   8. A situação de emergência em Itabuna foi declarada através do Decreto nº 11.668, datado do dia 03 de junho, por conta da seca atravessada pelo município. A cidade fica a 426 km da capital baiana e é a quinta mais populosa da Bahia, com mais de 200 mil habitantes. 

   9. Cladevane explica que a estiagem prejudica a normalidade da distribuição e fornecimento de água potável para a população de diversos bairros, povoados e distritos, além de comprometer o funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches e clínicas. Tanques comunitários abastecidos por carros-pipa foram colocados nos bairros da cidade.

   10. Fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce estão sendo aguardados neste sábado (13), em Salvador, para a Festa da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Para marcar a data oficial dedicada ao Anjo Bom do Brasil, será celebrada uma Missa Solene, às 10h, no santuário da religiosa, localizado no Largo de Roma, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. 

   11. O 13 de agosto foi escolhido como o dia oficial da festa litúrgica da beata baiana porque foi nesta mesma data, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (em Sergipe), que Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 19 anos de idade, recebia o hábito de freira e adotava, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.
 
   12. Com o tema Como Irmã Dulce, testemunhemos Jesus, o rosto da Misericórdia do Pai, a festa em honra à Bem-Aventurada contará, além da missa solene, com diversas outras celebrações, todas no santuário da freira, nos seguintes horários: 7h (início da Oração das Mil Ave Marias); 8h (Missa dos Enfermos, celebrada por frei Mário Erky, capelão das Obras Sociais Irmã Dulce - OSID); 13h (conclusão da Oração das Mil Ave Marias); 14h30 (Momento Ciranda da Fé) e 17h (Missa dos Devotos e Funcionários da OSID, por frei Vandeí Santana, reitor do Santuário da Bem-Aventurada).

   13. A Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Bobô (PC do B), aprovou, na manhã de ontem, cinco audiências públicas, consideradas importantíssimas pelos parlamentares. Essas reuniões começarão a partir da próxima quarta-feira, dia 17, e irão até o dia 21 de setembro.

   14. A primeira reunião terá como tema  “O esporte como ferramenta de inclusão social”.  No dia 24 será discutido  “O esporte  nas universidades”. Já no dia 31, o tema será “Esportes radicais”. No próximo mês, no dia 7, feriado nacional, os deputados aprovaram para audiência pública o tema “O aumento de investimentos para o esporte nos movimentos sociais”, ficando para o dia 14 o debate sobre “O projeto dos Jogos Estudantis”.

   15. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA) autuou a filial do G BARBOSA, do bairro do Costa Azul por descumprimento de oferta e por praticar publicidade enganosa.

   16. Em ato fiscalizatório, foi constatado que o estabelecimento expõe através de encarte publicitário, oferta onde o consumidor que adquire duas caixas de bebidas alcoólicas (cerveja) ganha desconto de 40%  na aquisição da segunda caixa. No entanto, o desconto fornecido na segunda caixa foi inferior ao prometido no encarte, ou seja, 30%, caracterizando a publicidade enganosa e o descumprimento da oferta por parte do estabelecimento.

    17. No intervalo entre os treinamentos de rotina, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) realiza qualificação específica para seus colaboradores. Desde segunda-feira (8), por exemplo, oito salva-vidas do grupamento da capital participam, de 8h às 12h e de 12h às 16h, de capacitação teórica e prática em mergulho, ministrada por membros habilitados da própria equipe. 

   18. A ideia é ampliar o leque de ações empreendidas pelo núcleo de salvamento do órgão. O treinamento acontece até a próxima sexta-feira (12).
 
   19. As atividades integram a preparação da Salvamar para o Verão, quando são intensificados os trabalhos de salvamento. Atualmente, a coordenadoria conta com cerca de 30 salva-vidas habilitados para operações de mergulho, nos níveis básico e intermediário, além dos oito em formação para o nível avançado.

   20. 20. O vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal (PTB-BA), Benito Gama votou favorável ao Projeto de Lei Complementar (PLP-257/16), aprovado na madrugada desta quarta-feira (10), que propõe a renegociação das dívidas de estados e do Distrito Federal com a União.

   21. 'Como assegurar água para usos múltiplos na Bacia do São Francisco?' será o tema do painel que o governador Rui Costa apresenta, na quinta-feira (11), às 16h, em Brasília, durante o encontro 'Diálogo Público: Revitalização do São Francisco', promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do TCU.

   22. Durante a palestra, Rui vai abordar os mecanismos disponíveis para gestão e monitoramento; o impacto do consumo humano, agricultura, pecuária e geração de energia sobre o rio; e as experiências exitosas realizadas na região. O encontro será aberto às 9h, pelo presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz.

   23. Dilma recorrer a OEA para barrar o impeachment. Surtou!

   24. A Ordem dos Médicos do Brasil (OMB) vem a público reiterar o apoio da entidade ao médico e ex-deputado estadual Heraldo Rocha para a ocupação do cargo de superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na Bahia. De acordo com o presidente da OMB, Leandro Serafim, a superintendência da Funasa deve ser exercida por alguém que tenha experiência e conhecimento sobre o setor de saúde pública.
 
   25. “Dr. Heraldo Rocha é o nome capacitado para essa função. Não tem cabimento trocar a meritocracia pelo nepotismo na Funasa”, afirma  Leandro Serafim. Indicado pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), Heraldo Rocha disputa o cargo com a ex-prefeita de Dias d’Ávila, Andreia Cajado, mulher do deputado Cláudio Cajado, autor da indicação dela.
 
   26. Leandro Serafim informa que os médicos baianos estão mobilizados a favor de Heraldo Rocha para o cargo. Pelas redes sociais e no corpo a corpo, a categoria médica tem sensibilizado os membros da bancada baiana do Democratas e também líderes de outros estados, como o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), que são médicos.
 
   27. “Tomei um susto quando a imprensa noticiou hoje que Dr. Heraldo estava fora do páreo e a nova superintendente da Funasa na Bahia teria seu nome publicado hoje no Diário Oficial. Felizmente a notícia não se confirmou, porque pegaria muito mal para o Democratas pregar a meritocracia e se render ao nepotismo”, assinala Leandro Serafim.

   28. O Presidente Municipal do PPS – Partido Popular Socialista, Marcelo Abreu, ex-prefeito de Lauro de Freitas e atuante líder do partido no município, diante de sussurros sobre a não participação da sigla nas eleições 2016, firmemente desmente quaisquer comentários nessa ordem, declarando que o assunto aventado, não alcança a elegibilidade plena das candidaturas do Partido.

   29.  “Nossos candidatos estão legitimamente aptos, portanto seguindo seus pleitos nesta eleição. Eles são candidatos, propostas importantes para o município, eles possuem  e meu desejo é de boa sorte e serenidade para todos, pois o PPS é, por natureza,  um partido defensor da social-democracia.  Estamos na Luta !


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>