Miudinhas
Tasso Franco
06/08/2016 às
20:13
JUSTIÇA obriga Estado enviar reajuste de servidores a ALBA em 30 dias
Repercussão mundial da abertura dos Jogos Olímpicos eleva a autoestima do Brasil
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Brasil virou uma unanimidade mundial diante do espetáculo de abertura dos Jogos Olimpicos, no Rio, na noite de ontem. Surpreendeu até os brasileiros sempre incrédulos e sempre críticos de nossa capacidade de organização. Resultado: a imprensa nacional e a imprensa internacional se derramaram em elogios.
2. Samba, funk, maracatu, bossa nova… e Gisele Bündchen. A festa musical brasileira no Maracanã e a presença da top empolgam a imprensa internacional. “Espetacular”, resumiu um dos jornalistas do americano Ne
3. O jornal Washington Post ressalta que o público acompanhou em coro o “cantor de samba muito amado” Zeca Pagodinho. “Os brasileiros conhecem as letras de centenas e centenas de músicas, portanto esses coros são muito comuns”, diz o Post.
4. A rede BBC destaca a reação positiva de seus leitores nas redes sociais e elogiou a cerimônia com um tuíte em sua conta no microblog: “Não sei quanto a vocês, mas nós estamos impressionados até agora pela #CerimoniadeAbertura da #Rio2016. Uau!”
5. O desfile da top brasileira Gisele Bündchen também é destaque na cobertura internacional. “Gisele acaba de entrar. Alguma outra coisa importa?”, pergunta o jornal Washington Post, enquanto Gisele atravessa o cenário da abertura ao som de Garota de Ipanema.
7. A modelo de 36 anos também impressionou os hermanos do jornal argentino La Nación, que chamou Gisele de “a garota de Ipanema mais sensual da cerimônia”.
8. O britânico The Guardian elogiou a apresentação de Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim, da famosa Garota de Ipanema. O jornal ressalta que essa é a “segunda música mais tocada na história”, atrás apenas de Yesterday, dos Beatles, mas a cerimônia de abertura “nos lembrou que Garota de Ipanema é 20 MILHÕES DE VEZES MELHOR QUE YESTERDAY”, brinca o Guardian. E não poupa ainda elogios à bela Gisele, “que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar”.
9. Enquanto noticiam os eventos relacionados à cerimônia de abertura, as publicações estrangeiras explicam aos seus leitores termos típicos brasileiros, como maracatu e gambiarra.
10. O NYT tenta explicar a ‘gambiarra’, celebrada no evento e descrita pelos organizadores como o “talento brasileiro para transformar quase nada em algo grandioso”. “Acho que eles querem dizer que isso teve um baixo custo e pouca tecnologia, mas tem muita energia, orgulho e emoção”.
11. O Washington Post resumiu em poucas palavras o maracatu: “um amontoado de sons de bateria”. “É a real celebração da rica cultura musical do Brasil”, disse o jornal americano sobre a festa da abertura de cerimônia da Rio-2016.
12. A agência de notícias Associated Press lembrou a polêmica envolvendo a invenção do avião, creditada aos Irmãos Wright fora do país, no momento da homenagem a Santos Dumont na cerimônia de abertura. “No Brasil, eles dizem que Alberto Santos Dumont é o inventor – e que os Irmãos Wright inventaram, na verdade, uma máquina de saltar”, explicou a AP. (Com informações de Veja)
*****
13. Os ciclistas de Salvador abraçam simbolicamente o Aeroclube neste domingo (07), às nove horas da manhã. Iniciativa conjunta da Comunidade Amigos de Bike e Asbeb, o ato pretende chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos para a falta de segurança na região, onde frequentemente ciclistas e desportistas estão sendo vítimas de crimes, como assaltos. O “Abraço ao Aeroclube” inaugura uma série de ações para denunciar a violência aos ciclistas nas ruas de Salvador.
14. Decisão publicada no dia 4 de agosto obriga o Governo do Estado a enviar para a Assembleia Legislativa, em até 30 dias, o projeto de reajuste salarial dos servidores estaduais. A liminar foi concedida pela desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli, a partir de uma ação impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Estado da Bahia (Sindsaúde) e pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).
15. Apesar dos sindicatos envolvidos na ação serem da área da saúde, a decisão beneficia todos os servidores estaduais. Para Aladilce Souza, que compõe a diretoria do Sindsaúde, a liminar faz justiça aos servidores e faz com que a Secretaria de Saúde tome um posicionamento.
16. “Em todas as audiências que tivemos nesse ano com o secretário Fábio Vilas-Boas, nós cobramos essa correção inflacionária, que é prevista em Lei”, afirma Aladilce. Para ela, os servidores não podem pagar pela crise econômica, sofrendo redução do poder aquisitivo por conta da não reposição das perdas causadas pela inflação.
17. A obrigatoriedade do reajuste salarial dos servidores, tendo como base as perdas inflacionárias, está prevista na Constituição Federal. A liminar, no entanto, cabe recurso.
18. "A vice-prefeita de Salvador, Celia Sacramento, deu as costas ao PV e agora está fazendo o mesmo com o prefeito ACM Neto. Se não tivesse saído do PV, certamente ela teria sido novamente indicada ao cargo de vice".
19. É esse o entendimento do líder do PV na Câmara de Vereadores de Salvador, Eliel, que lembrou ainda que os pleitos da vice-prefeita sempre foram atendidos na gestão de ACM Neto.
20. "Não me lembro de uma única vez em que um pleito da vice-prefeita Celia tenha sido levado a um secretário municipal e que não tenha sido atendido, mesmo depois dela ter saído do PV. Ela acaba se isolando e sendo a maior prejudicada com essas decisões", disse Eliel.
21. Para o presidente estadual do Partido Verde, Ivanílson Gomes, a vice-prefeita estaria evidentemente mais fortalecida dentro do PV para se manter na disputa pela reeleição ao cargo.
22. "Infelizmente ela buscou outros caminhos, respeitamos, e nós continuamos acreditando que o PV pode não só ser cabeça de chapa, como também ser parceiro de qualquer chapa. Agregamos valor. Mas neste momento nós entendemos que precisamos dar continuidade a parceria com o prefeito ACM Neto”, afirmou Ivanílson.
23. Neste sábado, quase 4,5 mil alunos do Ensino Médio e Tecnológico de diversas cidades baianas participaram da segunda fase da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ). O evento, que chega a sua da 11ª edição, é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ-Bahia), com o apoio do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Social da Indústria (SESI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Fundação CEFET-BAHIA.
24. A atividade tem patrocínio da Braskem, Brasilgás e Dow Química, empresas que incentivam ações de inovação e desenvolvimento sustentável.
25. O objetivo da Olimpíada Baiana de Química é dar oportunidade para que jovens estudantes interessados na disciplina possam conhecer melhor os processos de separação de misturas, ligações, reações químicas, entre outros.
26. Na primeira fase, que foi realizada nas escolas, mais de 16 mil estudantes concorreram às vagas disponibilizadas pela coordenação da OBAQ para a segunda fase do concurso. Os candidatos devem comparecer aos locais de prova munidos de documento de identificação com foto.
27. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras reprogramáveis e outros equipamentos eletrônicos. As questões devem ser respondidas com caneta esferográfica azul escura ou preta. Os alunos mais bem classificados na Fase II representarão a Bahia nas Olimpíadas Norte-Nordeste e Brasileira de Química de 2017. Mais informações no site www.obaq.ufba.br.
28. Emocionante forte e renovador. Assim, definiu o presidente do PTB Salvador, deputado federal (PTB-BA), Benito Gama a candidatura de Taissa Gama (PTB) à Câmara Municipal. A oficialização aconteceu na Convenção Municipal eleições 2016.
29. O deputado federal José Carlos Aleluia lamenta a morte do ex-secretário estadual de Indústria e Comércio, Geraldo Machado, neste sábado. “Engenheiro eletricista, meu colega de turma na Politécnica, homem de letras e cultura, Geraldo Machado era uma daquelas mentes brilhantes de onde fulguravam a inteligência e a elegância baiana. Ficam a saudade e a gratidão pelo homem público que deixa um legado de contribuições para o desenvolvimento da cultura, artes, indústria e comércio na Bahia”, diz Aleluia.
30. Geraldo Machado foi diretor da Fundação Cultural da Bahia, superintendente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, secretário estadual de Indústria e Comércio, além de acadêmico da Academia de Letras da Bahia. De variadas atividades, atuou também no campo do empreendedorismo e responsabilidade social.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>