Miudinhas
Tasso Franco
12/07/2016 às  19:21

UFBA é eleita melhor universidade do Nordeste no ranking do CWUR

Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram paralisar as atividades a partir desta quinta-feira (14), em todo o país. Era só o que faltava


  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Candidato oficial do PMDB à Presidência da Câmara, o deputado Marcelo Castro (PI) rechaçou a tese de que ter muitos candidatos à vaga enfraquece o governo do presidente Michel Temer. O deputado, que era ministro de Dilma Rousseff e votou contra o impeachment, deverá ter o apoio de deputados da nova oposição. 

   2. Tá interessante. Daqui a pouco um aliado de Dilma ganha a eleição. Não duvidem. Castro diz que, como candidato, irá buscar o apoio de todos os demais deputados. Castro não aceitou, no entanto, ser classificado como candidato anti-Eduardo Cunha.

  3. — Não, de jeito nenhum (candidato anti-Cunha). Seria o candidato do Parlamento. Um parlamento que não será nem submisso, nem arrogante — disse.

   4. Segundo ele, à exceção da candidata Luiza Erundina (PSOL-SP), todos os demais candidatos pertencem à base aliada de Temer.

   5. — O lógico é o governo não interferir na disputa. Essa é uma decisão do Parlamento. Se algum dos candidatos desconfiasse que o governo está apoiando outro, ficaria aborrecido. Mas o ministro Padilha tem deixado mais do claro que o governo não vai interferir na disputa — disse Castro.

   6. Marcelo Castro afirmou que não acredita que o fato de ter votado contra o impeachment de Dilma irá prejudicar sua votação à presidência da Câmara. Segundo ele, tanto a sociedade quanto os colegas deputados compreenderam que ele, como ministro de Dilma, eticamente não poderia votar de maneira diferente. 

   7. O deputado disse que precisará da ajuda, inclusive física, dos demais peemedebistas para sua campanha, já que a eleição já está marcada para quarta-feira, 13.
                                                                             *****
   8. Enquanto a Universidade Federal da Bahia (UFBA) celebra 70 anos, sua Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), voltada à inserção da Universidade em dinâmicas de cooperação internacional para produção e difusão de conhecimento, comemora 20 anos de criação. 

   9. E um pouco do que essa assessoria tem feito nos últimos anos poderá ser examinado no Congresso da UFBA, de 14 a 17 de julho, quando seis mesas temáticas vão avaliar, discutir e debater formas de renovar as diversas ações de internacionalização propostas pela AAI.

   10. Com a presença de convidados de outros estados – Dilvo Ristoff, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reconhecido especialista em educação superior, com vários cargos já ocupados no Ministério da Educação (MEC) –, as mesas tratarão de mobilidade estudantil na graduação e na pós-graduação, de co-tutela(o doutorado com dois orientadores de distintas universidades e titulação pelas duas instituições), cooperação internacional em pesquisa, ações da UFBA no exterior, a UFBA se abre ao mundo e novos desafios após 20 anos de AAI.

   11. A UFBA é a instituição de ensino superior da região Nordeste mais bem posicionada segundo o ranking do Center for World University Rankings (CWUR)  que foi divulgado ontem (11/07). O levantamento internacional que lista anualmente as mil melhores universidades do mundo destacou apenas 17 instituições brasileiras e a UFBA está na 15ª posição.   

   12. Na  relação do CWUR, a UFBA aparece em 962º lugar, à frente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa a 966ª colocação e as duas são as únicas universidades nordestinas a integrar a lista. Entre as universidades brasileiras destacadas, todas são públicas e 13 são federais. 

   13. Os critérios adotados pelo CWUR incluem oito aspectos: 25% de peso para qualidade de ensino, 25% para empregabilidade (avaliado pelo número de ex-alunos que se tornaram CEOs nas principais empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade), 25% para qualidade do corpo acadêmico (medida por meio de premiações acumuladas), 5% para publicações, 5% influência na mídia (medida por citações de pesquisas na imprensa, 5% para citações de pesquisas, 5% para impacto e, por fim, mais 5% para patentes.

    14. O ranking, segundo o CWUR, é o único global a medir simultaneamente qualidade de ensino e de treinamento dos alunos, assim como o prestígio dos acadêmicos e qualidade das pesquisas sem ter como base dados e pesquisas fornecidos pelas próprias instituições avaliadas.
                                                                           *****
   15. Ex-funcionários da empresa Cristal Pigmentos do Brasil S/A, antiga Tibrás, iniciaram um movimento que denuncia o descaso da empregadora em relação ao pagamento de dívidas trabalhistas relacionadas à 4ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho de 1989/90. 

   16. Intitulados “Defensores da Cláusula 4ª”, o grupo conta com a adesão de mais de 200 ex-empregados, além de familiares de ex-funcionários já falecidos, que lutam pelo pagamento dos débitos por parte da multinacional, que insiste em não reconhecer a dívida já paga por empresas do mesmo segmento e até o momento não se manifestou sobre o assunto. 

   17. Após mais de 26 anos de lutas na justiça, o Supremo Tribunal Federal deu parecer favorável aos trabalhadores pela segunda vez, em maio de 2015, quando esta foi transitada em julgado. Depois do parecer, a ação de cumprimento da decisão foi impetrada na 2ª Vara do Trabalho, em Camaçari, onde também recebeu julgamento favorável aos trabalhadores. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de março deste ano. 

   18. Desde então, mesmo com o parecer favorável da suprema corte, a Cristal Pigmentos vem ingressando com uma série de recursos no intuito de se esquivar da sua responsabilidade e atrasar o processo de pagamento da dívida. 

   19. Vale ressaltar que a Cláusula 4ª trata da correção de 75,89% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para os salários da categoria química e petroquímica na ausência de uma lei que disciplinasse os reajustes. No ano de 1990, a política econômica do Governo Collor suspendeu gatilhos automáticos, quando o sindicato da categoria ingressou com ação afirmando que havia previsão para que a cláusula prevalecesse sobre políticas menos favoráveis aos trabalhadores.

   20. Sobre Luiza Barrios: Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, "O Brasil perdeu uma das mulheres mais importantes de sua história. Luísa Bairros construiu uma trajetória marcada pela luta e avanços fundamentais e se transformou num exemplo inspirador. Merece todas as homenagens e uma atenção constante para que sua memória continue viva e reverenciada sempre."

   21.  Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, presidente e co-presidente da Morya, comandaram um brinde que marcou os 60 anos da agência, na tarde desta segunda-feira (11), na Bahia Marina, reunindo as equipes de Salvador e Recife. No Rio Grande do Sul, a ação aconteceu simultaneamente reunindo as equipes que atuam em Porto Alegre e São Paulo.

   22. Sobre Luiza Barrios: Em nota, o prefeito de Itabuna    O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, consternado lamenta o falecimento nesta terça-feira, dia 12, em Porto Alegre, da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, vítima de câncer de pulmão.

   23. Até agora o PT não disse se apoia a candidatura de Alice Portugal (PCdoB) a prefeita, mesmo com a desistência de Lidice.

   24. Em Juazeiro, na tarde desta terça-feira (11), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, comemorou ao lado do Governador Rui Costa, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a marca de 340 mil cisternas de consumo construídas na Bahia, e 20 mil tecnologias sociais de acesso à água para produção.

   25. Deste número, mais de 100 mil cisternas foram construídas pela SJDHDS, de 2007 para cá, e 25 mil, na atual gestão. Para Reis, a perspectiva é que até o fim do ano sejam construídas mais 10 mil cisternas.

   26. "É impressionante a autonomia que o acesso à água garante aos pequenos produtores rurais, com melhor qualidade de vida e segurança alimentar. As tecnologias de acesso à água de consumo e produção têm garantido a convivência do pequeno produtor rural com o semiárido, proporcionando um novo modo de vida no campo", afirmou.

  27. Enquadrar o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES) na categoria de empresa pública, para fins de estabelecer a concessão prioritária de empréstimos pelo Banco a empresas que tenham maior capacidade de gerar empregos no país. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 4.015/2015 do deputado federal Ronaldo Carletto (PP).
 
   28. O parlamentar ressaltou que o BNDES é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em diversos segmentos da economia brasileira, com destaque para as áreas de agricultura, indústria, infraestrutura, comércio e serviços. Porém, várias denúncias sobre o mau uso de seus recursos estão proliferando.

   29. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisão da Justiça do Trabalho que submete à prévia autorização judicial a veiculação de imagens de crianças e adolescentes pela Edições Globo Condé Nast S/A nas revistas por ela publicadas (entre elas a revista Vogue Kids). 

   30. A ministra, ao julgar parcialmene procedente a Reclamação (RCL) 19164, explicou que a contratação de modelos infantojuvenis para trabalhos artísticos está condicionada a autorização judicial, porém não cabe ao Judiciário realizar controle prévio sobre o conteúdo das publicações, uma vez que tal hipótese constitui censura prévia “inadmissível à luz da Constituição da República”.

   31. A relatora manteve a parte da decisão que condiciona à Justiça do Trabalho a contratação de menores, em respeito à necessidade de impor condicionantes a um contrato de trabalho de caráter especial (de trabalho infantil artístico), sujeitando-o à supervisão estatal. Contudo, destacou que a exigência de autorização judicial para a veiculação das imagens afronta o decidido pelo STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 130, na qual a Corte assentou a não recepção da Lei de Imprensa pela Constituição de 1988.

   32. Os auditores fiscais da Receita Federal decidiram paralisar as atividades a partir desta quinta-feira (14), em todo o país. O movimento grevista ocorrerá às terças e quintas, por tempo indeterminado, como resposta ao descumprimento do Governo Federal em enviar o projeto de lei ao Congresso Nacional, referente ao acordo salarial da categoria, assinado em março deste ano. 
 
   33. Durante reunião realizada com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal foram informados que não há prazo para envio do PL ao legislativo, além de haver dificuldades técnicas e jurídicas relacionadas ao bônus de eficiência. 
 
   34. Em Salvador, os auditores promoverão um ato público na Inspetoria do Porto, às 9h30, nesta quinta-feira (14). Esta manifestação faz parte do dia nacional de paralisação das aduanas, que afetará a movimentação de cargas e pessoas em diversas alfândegas - fronteiras, portos e aeroportos - do Brasil.       


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>