Miudinhas
Tasso Franco
09/07/2016 às
19:42
SINAIS DE MARASMO no marketing politico da Bahia na campanha 2016 (TF)
Lobi: A Ordem dos Médicos do Brasil (OMB) anuncia apoio à indicação do ex-deputado Heraldo Rocha para a superintendência da Funasa na Bahia
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Está um marasmo no 'mundo' do mercado do marketing político na Bahia como nunca se viu desde a primeira campanha pós fim da Lei Falcão, em 1986, na disputa entre Waldir Pires (PMDB) e Josaphat Marinho (PFL). Estamos em meados de julho e eu, que já sai do MP há algum tempo, tenho recebido curriculos de colegas e de outros profissionais do marketing, a procura de colocações.
2. Dois são os principais motivos que levaram esse mercado do declínio: a Operação Lava Jato que afastou os grande financiadores de campanha e por tabela os médios e pequenos financiadores, até por medo; e a mudança na lei eleitoral com convenções que acontecerão até 10 de agosto e campanhas só no final de agosto, o que encurta o tempo de exposição dos candidatos e reduz a ação do marketing.
3. Tá uma choradeira no mercado baiano impressionante. No caso da capital, principal mercado, ACM Neto é o prefeito e mesmo todo mundo sabendo que ele é candidato à reeleição, nada fala oficialmente; e a oposição ao Democratas, fragmentada da forma em que se encontra, salvo as pré-campanhas de Alice Portugal (PCdoB) e do deputado Isidório (PROS) ainda não definiu, de fato, a provável chapa PSB/PT.
4. Ao que se comenta no mercado, a senadora Lidice da Mata ainda estaria com pendências a pagar do marketing de sua campanha a governadora, em 2014, e sem o apoio petista - governador à frente- dificilmente terá fôlego para organizar um marketing pujante.
5. Isidório faz marketing popular ao seu estilo e os investimentos no mercado são ínfimos; e Alice Portugal tem o estilo organizado pelo PCdoB também pouco expressivo no mercado. Pronto. Só tem isso aí e acabou.
6. Pesquisas de opinião murcharam não só na Bahia, como em todo país. Segundo a colunista Vera Magalhães, Radar/Veja, o antes pujante mercado de pesquisas eleitorais sofre com a escassez de recursos para campanhas este ano.
7. Até a semana passada, apenas 713 sondagens de opinião sobre as disputas para prefeito em todo o Brasil foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral — uma queda de 24% na comparação com o mesmo período de 2012, quando também houve eleições municipais.
8. Minas Gerais é o estado onde os institutos tiveram maior perda. De janeiro a junho deste ano foram registradas 37 pesquisas. Há quatro anos, o número era de 137. Minas tem mais de 700 municípios.
9. Na Bahia, então, que o mercado de pesquisas já era pequeno definhou de vez, salvo aquelas pesquisas feitas no interior, de pouca confiabilidade.
10. Falar no interior, Feira, Conquista, Itabuna, Ilhéus, Camaçari, Teixeira, Lauro e outros principais centros eleitorais o marasmo é idêntico ao da capital. Há muitas pré-campanhas lançadas e pré-candidatos andando e fazendo política, mas, ainda sem um reforço do marketing.
11. Em tempos idos, a essa altura do ano, já estava todo mundo com equipes montadas e com produções preliminares da pré-campanha estabelecidos. Hoje, pouca coisa se ouve falar.
12. Há quem diga que esta será a campanhdas redes sociais. Duvido muito. Pode ter alguma influência nas grandes cidades e só. O velho esquema das bases, dos vereadores, da TV e do rádio, etc, é que ainda vai funcionar.
******
13. Exemplos na prática: a líder do PT na Câmara Municipal de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, discutiu como moradores do Bairro da Liberdade sobre o papel das associações de moradores para o estimulo ao exercício da cidadania.
14. “É preciso conscientizar, apoiar, mobilizar e estimular a participação cidadã através da organização comunitária”, ressaltou a líder. O encontro com moradores ocorreu na manhã deste sábado, dia 9, na própria comunidade. “As associações são núcleos de ações socioeducativas, artísticos-culturais e de promoção social, tornando-se um canal de integração e diálogo entre a população e o poder público”, atesta.
15. Conforme ressaltou a líder, “precisamos fortalecer as organização comunitárias para promoção da inclusão social através das ações, serviços e programas governamentais, possibilitando transformações, empoderamento, organização dos movimentos sociais, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico-social”.
16. Essa é uma conversa que ouço há 50 anos. Diria que o nível de consciência já melhorou e o de organização das comunidades, idem. Mas, ainda longe de serem ideais.
17. Outro exemplo> Na ultima sexta-feira (09), realizou-se a 1ª noite do Seminário: Políticas Públicas para São Gonçalo dos Campos. O evento que foi realizado na Associação da Pitubinha, com o tema abordado "Saúde e Educação: Bases Para Edificar o São Gonçalense Forte e Consciente", contou com uma mesa redonda composta por: Raymundo Costa Santana (Especialista em saúde da família em pediatria), bióloga Lívia Medeiros da Silva (Especialista em Medicina Chinesa, terapeuta natural e holística), enfermeira Emanuelle Araújo (Assessora e consultora na área da saúde em diversos municípios) e o Prof. Edvaldo Daltro (Ex secretário de Educação PMSGC).
18. O evento organizado pelo Eng Giovanni Cavalcanti juntamente com uma equipe, contou com a presença do pré-candidato a prefeito, Carlos Germano, Fau Bulê (Vice Prefeito atualmente), Pré candidatos a vereadores e grandes companheiros que visam a mudança em São Gonçalo dos Campos.
19. Mais exemplos: conforme o BLOG DO ANDERSON antecipou, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Rede Sustentabilidade participarão ativamente nestas Eleições 2016 em Vitória da Conquista. E, na noite desta sexta-feira (9), os professores Euvaldo Contiguiba Gomes e Caio Coêlho de Oliveira lançaram a chapa durante uma plenária realizada no auditório da Faculdade Maurício de Nassau.
20. “Hoje nós damos um passo decisivo. Definitivamente temos uma chapa composta pelo PSOL e pela Rede como pré-candidatos à Prefeitura. Estamos entrando na disputa na certeza de que nossa campanha será um momento de discutir uma cidade que pensa sobretudo no cidadão, numa cidade que se paute na questão da inclusão social, em uma cidade que pense sobretudo na qualidade de vida nas pessoas”, comentou o prefeiturável.
21. UAUÁ: Para parabenizar a população deste município, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia. “Parabenizo os Uauaenses por esta data tão importante e singular. Nesta data gostaria de reafirmar meu compromisso para com todos os moradores. Essa terra de um povo guerreiro e trabalhador, que não cansa de lutar por dias melhores”’, frisou Geilson.
22. O Ministério Público (MP) estadual instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na aplicação de R$ 128.844,38 mil no governo do prefeito de Ibirapitanga. A denúncia foi encaminha ao MP pela oposição no município.
23. O mandato do deputado Gika Lopes participou de reunião ocorrida no Núcleo Regional de Educação – NRE 04, com os vigilantes das escolas estaduais do município de Serrinha, com o intuito de entender a real situação dos trabalhadores.
24. Na última terça-feira (05), a MAP, empresa responsável pela vigilância das Escolas estaduais, enviou comunicado ao Sindicato dos Vigilantes, avisando sobre a demissão desses trabalhadores em 256 municípios do Estado. O que a principio deixou todos apreensivos e inseguros sobre o futuro dos seus trabalhos.
25. Lobi: A Ordem dos Médicos do Brasil (OMB) anuncia apoio à indicação do ex-deputado Heraldo Rocha para a superintendência da Funasa na Bahia. “Nós, da Ordem dos Médicos do Brasil, ficamos muito contentes com a possibilidade de Dr. Heraldo assumir a Funasa, pois se trata de um médico com larga experiência política e de excelente relacionamento com as entidades de saúde, além de ser bastante sensível às necessidades das populações carentes”, diz o presidente da OMB na Bahia, o cardiologista Leandro Serafim.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>