Miudinhas
Tasso Franco
13/06/2016 às
19:04
MP pede que Cunha devolva R$ 20 milhões e fique sem direitos politicos
O novo Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, considerado o cérebro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, será inaugurado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (14), às 8h30MIN
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Ministério Público Federal apresentou nesta segunda-feira à Justiça Federal do Paraná ação de improbidade contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com pedido para que o parlamentar fique o período de 10 anos sem direitos políticos e sem a possibilidade de ocupar cargos eletivos.
2. Na ação, a força-tarefa da Operação Lava Jato ainda quer que o peemedebista seja condenado a devolver 5,76 milhões de dólares, ou cerca de 20 milhões de reais na cotação de hoje, por evidências de enriquecimento ilícito. Mesmo com foro privilegiado, Eduardo Cunha responde a processos de improbidade na 1ª instância.
3. A ação de improbidade foi apresentada também contra o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, contra o lobista do PMDB João Augusto Henriques, contra o empresário português Idalécio Oliveira e contra a jornalista e esposa de Cunha, Cláudia Cruz.
4. No processo, os procuradores pedem que, condenados, os réus paguem 10 milhões de dólares (ou 35 milhões de reais na conversão apresentada pelo MP) como reparação de danos à Petrobras, tenham os direitos políticos suspensos por dez anos e sejam proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais também por dez anos. No caso de Cláudia Cruz, os pedidos de sanção incluem a perda do equivalente a 4,46 milhões de reais por enriquecimento ilícito.
5. Ao apresentar o pedido à justiça, o Ministério Público afirmou que o empresário Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira pagou propina ao deputado Eduardo Cunha para ser beneficiado em um contrato de aquisição dos direitos de participação na exploração de um campo de petróleo no Benin.
6. Ao todo, teriam sido pagos a Cunha 1,311 milhão de francos suíços, o equivalente a 1,5 milhão de dólares. Na transação, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada teria atuado como intermediário no acerto dos valores.
*****
7. As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam no início da tarde desta segunda-feira (dia 13) a visita do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Acompanhado do ministro chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, do vice-governador da Bahia, João Leão, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o ministro foi recebido pela superintendente da instituição, Maria Rita Pontes, pelos conselheiros das Obras, Edmilson Pinho e Manoel Castro, além de gestores, líderes, profissionais e religiosos da entidade e pelo doutor Colbert Martins.
8. “A OSID possui uma grande estrutura e é uma das melhores relações custo-benefício do Brasil. Ou seja, um hospital que com menos recursos consegue fazer mais atendimentos; e atendimentos de qualidade. Hospitais que têm gestão exemplar servem para inspirar os demais.
9. Quero parabenizar Maria Rita e toda a sua equipe porque aqui é de fato um exemplo de boa gestão que nós queremos multiplicar por todas as instituições do país”, ressaltou o ministro, impressionado com os serviços oferecidos pela entidade, incluindo o desafio que é realizar 4,6 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.
10. Na sua primeira visita à instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil, Ricardo Barros percorreu as instalações das Obras Sociais Irmã Dulce e conferiu de perto o atendimento prestado aos bebês com microcefalia no Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV) – núcleo da OSID considerado referência nacional em reabilitação de deficiências. No local, o ministro conversou com profissionais e as mamães dos pequenos pacientes.
11. Após passar por uma série de intervenções que incluem serviços de drenagem e contenção de encosta, com liberação do tráfego, a Ladeira do Cacau, localizada no bairro do São Caetano, será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (14).
12. O evento, que será realizado no local às 9h30, próximo à Escola Municipal Francisco Mangabeira, contará ainda com a presença do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, entre outras autoridades. A ladeira é um dos principais elos de ligação entre as localidades de São Caetano, Capelinha, Boa Vista, Fazenda Grande do Retiro e Largo do Tanque.
13. Protetores de animais terão mais uma opção para transportar seus pets sem infringir a lei em Salvador. Na quarta-feira (8), o prefeito de ACM Neto acolheu o pedido da vereadora Ana Rita Tavares (PMB) para revogar o Decreto nº 25966, de 17/04/2015, que proibia o trânsito de animais na cidade, exceto cão-guia.
14. De acordo com o decreto, fica autorizado o transporte de animais domésticos de pequeno porte, com peso de até 10kg, nos ônibus do sistema de transporte coletivo de passageiros do município, exceto, nos dias úteis, nos horários compreendidos entre as 5:30h e 08:30h, e entre as 16:30h e 20:30h, desde que atendidas algumas medidas.
15. Ao ver piorando cada vez mais o atendimento no setor público de saúde no Baixo Sul do estado, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), demonstrou sua indignação no plenário da Assembleia Legislativa e cobrou soluções por parte do executivo estadual.
16. Conforme o deputado, o governo mais uma vez ignora uma demanda mais do que importante para região e, consequentemente, milhares de moradores, usuários, que passam por grandes transtornos quando o assunto é saúde pública.
17. “Afinal, não precisa ser conhecedor da área para se perceber a carência por um equipamento de grande porte em Valença e redondezas, de um hospital regional, pois sempre que existe a necessidade de serviços especializados, como exames de alta complexidade e intervenções cirúrgicas ou ainda internações em leitos de UTI é necessário a transferência do paciente para Salvador”, enfatizou o deputado, complementando que ao todo 15 municípios compõem o território do Baixo Sul da Bahia, hoje sem atendimento de alta complexidade adequado.
18. O prefeito ACM Neto se pronunciou na tarde de hoje (13) sobre a manifestação realizada por aproximadamente 30 servidores municipais durante a cerimônia de inauguração do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, que ocorreu pela manhã.
19. Segundo o gestor do município, toda a negociação tem sido mediada através da secretária de Gestão, Sônia Magnólia, e na última paralisação os sindicalistas assinaram um termo de compromisso que estabelecia o retorno dos funcionários aos seus postos de trabalho sem prejuízos e com a reposição salarial garantida. Também neste termo o sindicato havia se comprometido a não fazer greve diante da realidade financeira do município.
19. “Esperamos que eles honrem o que assinaram pois, caso queiram parar, nós vamos descontar cada dia não trabalhado. Eu fiz uma política de valorização dos servidores que nenhum outro prefeito fez, aplicando plano de cargos e salários, concedendo plano de saúde e garantindo os reajustes reais. Nós vivemos uma situação de crise econômica sem precedentes no país e que afetou drasticamente as contas da Prefeitura e eu tenho responsabilidade de manter o equilíbrio das contas”, enfatizou.
20. O prefeito também destacou que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina um limite e um percentual de gasto com o funcionalismo que não pode ser descumprido.
21. “Para mim seria muito fácil dá um reajuste político em ano de eleição e, ao chegar no final do ano, não ter dinheiro para pagar o salário ou décimo terceiro, como está acontecendo hoje com muitas das prefeituras Brasil a fora. Eu não sou assim e tenho responsabilidade de garantir o equilíbrio das contas da Prefeitura para que tudo possa funcionar na normalidade”, finalizou.
22. (CAMAÇARI) Com base na concepção de que decisão judicial é para ser cumprida, o prefeito Ademar Delgado determinou o pagamento dos dias parados descontados dos grevistas, dentro do prazo legal, como determina a decisão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, do Tribunal de Justiça da Bahia.
23. A Procuradoria-Geral do Município vai entrar com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal), a fim de tornar nula a decisão do desembargador do TJ-BA. Cerca de um terço dos funcionários continua em greve, que já dura quase três meses.
24. A Prefeitura permanece aberta a um entendimento com os sindicatos, mas diante da atual realidade financeira do Município não tem a menor possibilidade de ir além da proposta feita na última rodada de negociação.
25. O governo oferece 2% de reposição, imediatamente, com retroatividade a janeiro, outros 4% em outubro e mais 4,67% em dezembro, o que totaliza 10,67% de aumento. A Prefeitura chegou no limite.
26. O novo Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô, considerado o cérebro do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, será inaugurado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (14), às 8h30min. O CCO funciona no Pátio Pirajá, complexo de edificações que sedia ainda a CCR Metrô Bahia.
27. Com cerca de 16 milhões de passageiros transportados, em 90 mil viagens desde o início da operação, em 11 de junho de 2014, na véspera da Copa do Mundo, o metrô tem capacidade atual de transporte de 200 mil usuários/dia.
28. A média diária registrada atualmente é de 25 mil passageiros, mas esse número deve aumentar com a expansão da integração do metrô com os ônibus urbanos e metropolitanos.
29. Em um ano de retração econômica, a Bravo Caminhões e Ônibus vê como oportunidade alavancar as vendas ao marcar presença em eventos que atraem seu público-alvo. Entre os dias 13 e 15 de junho, na Arena Fonte Nova, a empresa vai participar pela segunda vez da SuperBahia - Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores, que chega a sua 7ª edição. A concessionária espera gerar 15 negócios, um aumento de 25% sobre as intenções registradas em 2015.
30. A previsão acompanha a Associação Bahiana de Supermercados (Abase) e o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SindSuper) que promovem a SuperBahia, uma vez que o fluxo de participantes deve ser 20% maior quando comparado ao ano passado. Recentemente a Bravo Caminhões e Ônibus registrou bons números na Bahia Farm Show, maior feira de agronegócios do Norte/Nordeste, realizada em Luís Eduardo Magalhães, no interior baiano.
31. A concessionária fechou 19 contratos e assinou mais de 100 intenções de compra que prometem forte aquecimento das vendas no segundo semestre.
32. Faltam menos de 200 dias para terminar o mandato de ACM Neto na Prefeitura de Salvador.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>