Miudinhas
Tasso Franco
15/06/2016 às  20:36

PILOTO DA CORRUPÇÃO: PMDB recebeu mais de R$100 milhões em propina

Acharam um guarda-chuva na Prefeitura e o prefeito ACM neto inaugura as obras da Ladeira do Cacau nesta quinta-feira, 16


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado detalhou, em depoimentos de delação premiada, que repassou mais de 100 milhões de reais em propina para políticos do PMDB entre 2003 e 2014. Segundo ele, o dinheiro era recolhido das empresas que mantinham contratos com a subsidiária da Petrobras. 

   2. "Durante a gestão do depoente na Transpetro foram repassados ao PMDB pouco mais de 100 milhões de reais, cuja origem eram comissões pagas ilicitamente por empresas contratadas", diz trecho do depoimento de delação premiada. "Quando era o caso de doações oficiais, o depoente acertava com a empresa o montante, a semana que iria ser feita e comunicava a empresa para qual partido e político a doação deveria ser feita", explicou.

   3. No pedido de prisão contra a cúpula do PMDB encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já havia apontado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu 32,2 milhões de reais em propinas e subornos recolhidos a partir de contratos com a subsidiária da Petrobras; o senador Romero Jucá embolsou 21 milhões de reais; e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), 18,5 milhões de reais em dinheiro desviado de contratos da Transpetro.

   4. O primeiro repasse, segundo Machado, foi feito ou em 2004 ou em 2005, no valor de 300.000 reais aos senadores. Os pagamentos não tinham periodicidade inicialmente, mas passaram a ser anuais a partir de 2008, quando eram pagos 300.000 reais por mês a Renan e 200.000 reais mensais a Jucá, durante dez ou onze meses por ano.

   5. A entrega do dinheiro a Renan Calheiros era feita na empresa do filho de Machado, Daniel, por meio do advogado cearense Felipe Parente, até 2007. Depois desse período, o presidente do Senado passou a receber diretamente do dono ou do presidente da empresa que iria fazer o pagamento o codinome de seu intermediário, o endereço, a data e o intervalo de hora na qual o pagamento deveria ser feito.

   6. Caso Sérgio Machado não pudesse ir a Brasília para acertar os repasses com Renan, o senador enviava um representante à Transpetro, no Rio de Janeiro, para obter as informações. Em relação a Jucá, os pagamentos eram acertados sem intermediários e em reuniões a cada trinta ou sessenta dias.
Dos 32 milhões de reais pagos a Renan, 8,2 milhões de reais foram repassados por meio de doações oficiais. Já em relação à propina paga a Jucá, 4,2 milhões de reais foram por meio de doações de campanha oficiais.
                                                           ***** 

   7. Dezessete brigadeiros que seriam vendidos por alunos em uma escola estadual no município de Itabuna, no sul da Bahia, foram apreendidos e encaminhados para a 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) na manhã desta quarta-feira (15). A suspeita é de que os doces tenham sido preparados com maconha.

   8. Os jovens responsáveis pelos brigadeiros foram conduzidos à delegacia por agentes da Polícia Militar, que disse ter sido acionada pela direção da escola.

   9. Acharam um guarda-chuva e o prefeito ACM Neto inaugurar nesta quuinta-feira, 16, as obras na Ladeira do Cacau, localizada no bairro do São Caetano.

   10. Entregrá, também, as chaves das dez novas unidades habitacionais que foram sorteadas para moradores da região. O evento será realizado próximo à Escola Municipal Francisco Mangabeira e contará com a presença do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, entre outras autoridades. 

   11. Aconteceu nesta quarta-feira (15), o Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (!), em Boa Viagem, Pernambuco. O evento foi realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), e contou com a participação de gestoras das secretarias de todos os estados do Nordeste. 
 
   12. A Chefa de Gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Karla Ramos, esteve presente no encontro, em que também marcaram presença: o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara; a Secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque; e a representante da ONU Mulheres, Camila Almeida.

   13. Estão vendo o que fazem com os recursos públicos! Esse tipo de encontro num balneário serve pra quê?

   14. Mais encontros: Na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, o Ministério Público estadual promoverá uma nova edição do projeto ‘Diálogo de Saberes’ com o tema ‘Mulheres em transformação: ampliando os horizontes da família’. 

   15. A mesa-redonda, que acontecerá no MP, em Nazaré, das 9h às 11h, dará início às atividades no ano de 2016. Estarão presentes membros e servidores do MP, sociólogos, advogados, assistentes sociais, representantes de Organizações Não-Governamentais e estudantes.

   16. O objetivo é socializar o projeto firmado entre o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem) e a Faculdade Ruy Barbosa, sob a coordenação da psicóloga e psicoterapeuta sistêmica de famílias Carmefran Viana Teixeira, que presta atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. 

   17. Nesta quinta-feira, 16, às 9h, a Fundação José Silveira (FJS) presta conta dos recursos da Campanha Dia do Bem Subway 2015, com a apresentação da reforma do Setor de Terapia Ocupacional Adulto do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR). 

   18. No dia 19 de setembro do ano passado, toda a renda da venda de sanduíche de frango na rede Subway na Bahia foi revertida para a FJS, contribuindo para a ampliação, modernização, humanização e conforto de alguns setores da instituição. A campanha contou a participação voluntária de várias personalidades e artistas, como Xanddy, Júnior Cigano, Gilmelândia, Bel Marques, Ju Moraes, Adelmário Coelho, Levi Lima, Tatau, Armandinho, Lucas e Orelha, entre outros.

   19. Durante reunião com diretores de 25 Núcleos Regionais de Educação da Bahia (NRE), o governador Rui Costa anunciou que pretende instituir um prêmio de incentivo aos professores e às escolas, a partir do cumprimento de metas, como já acontece com os policiais. O encontro ocorreu nesta terça-feira (14), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

   20. “Quero introduzir uma premiação por resultados na escola e quero fazer isso de forma negociada com os professores. Para que, com a melhoria dos indicadores escolares, o professor possa receber um ou dois salários a mais e, com isso, nós possamos alavancar o rendimento e a melhoria da qualidade de ensino na Bahia”, afirma Rui. 

   21. O governador também sinalizou a possibilidade de desenvolver um projeto de incentivo à permanência em sala de aula dos professores com idade para aposentadoria.

   22. O encontro teve como objetivo unificar os núcleos e garantir o fortalecimento da educação pública no estado. “Nós queremos aproximar os núcleos regionais e a Secretaria da Educação. O diretor tem que estar empoderado e capacitado para resolver todos os problemas daquela região. Pedimos aos diretores que visitem as escolas, que conversem com os alunos e os líderes de cada escola. 

   23. A vida do diretor do núcleo tem que ser dentro da escola, para que ele conheça como a palma da mão a realidade de cada unidade que está sob sua coordenação”, acrescenta o governador.

   24. Debater o saneamento e a questão dos impactos ambientais foi o objetivo do 1º Seminário de Saneamento Ambiental, realizado na manhã de hoje (15) no Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira de Santana. A atividade foi promovida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado este mês.
 
   25. O evento contou com duas  palestras. A primeira delas, proferida pelos membros da Empresa Júnior Renova Ambiental, ligada à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), teve o tema “Meio Ambiente e Impactos Ambientais”. Os palestrantes abordaram, entre outros assuntos, o consumismo e suas consequências para o meio ambiente. Eles também ensinaram hábitos cotidianos que podem ser modificados para diminuir os impactos ambientais.

   26. De acordo com os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, o volume de serviços marcou, em abril de 2016, na comparação com abril de 2015, um decréscimo de8,8%; já o indicador acumulado no ano retraiu 8,3%; e o indicador acumulado em 12 meses sofreu uma queda de 8,4%.

   27. Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços apontou, em abril de 2016, um decréscimo de 3,1%, na comparação com março de 2015; já o indicador acumulado no ano retraiu 2,5%; e o indicador acumulado m 12 meses caiu 3,0%. As informações foram analisadas pela Superintendência de estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

   28. Todas as atividades puxaram o volume de serviços para baixo, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, como destaque para Outros serviços e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registraram as maiores retrações, 15,5% e 13,1%, respectivamente.
 
    29. A receita nominal de serviços, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, registrou queda de 3,1% com destaque para Outros serviços (-8,9%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,0%); e Serviços de informação e comunicação (-5,5%). É relevante destacar o resultado positivo apresentado pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,4%); e Serviços prestados às famílias (3,8%).

    30. O resultado acumulado do volume, no primeiro quadrimestre de 2016, apontou retração de 8,3% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, a atividade Outros serviços (-16,5%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-10,5%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-9,6%); Serviços de informação e comunicação (-6,5%); e Serviços prestados às famílias (-0,1%). Quanto à receita nominal, no mesmo período, marcou queda de 2,5% em relação ao mesmo período anterior. Nesta análise, todas as atividades apresentaram queda, exceto Serviços prestados às famílias que avançou 7,4%.

   31. O resultado acumulado do volume, nos últimos doze meses, retraíram 8,4% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, a atividade Outros serviços (-20,8%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-15,1%); Serviços de informação e comunicação (-7,0%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-5,0%); e Serviços prestados às famílias (-3,2%). Quanto à receita nominal, no mesmo período, marcou queda de 3,0% em relação ao mesmo período anterior.

   32. Nesta análise, as atividades de Outros serviços; Serviços profissionais, administrativos e complementares; e Serviços de informação e comunicação decresceram 14,1%, 8,4% e 4,4%, respectivamente. Em sentido oposto, os Serviços prestados às famílias (5,1%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%) marcaram expansão.

   33. Dos dados do volume de serviços por Unidades da Federação, em abril de 2016, na comparação com igual mês de 2015, apenas três apresentaram variações positivas, com destaque para Rondônia (7,2%), Tocantins (6,5%), Roraima (6,5%). Por outro lado, as unidades que apontaram as maiores variações negativas no volume foram: Amazonas (-15,3%), Amapá (-12,3%), e Paraíba (-11,2%).

   34. Na mesma análise, as principais Unidades da Federação que ampliaram a receita nominal de serviços foram: Tocantins (12,1%), Rondônia (12,1%), e Roraima (10,0%). Por outro lado, as Unidades que apontaram mais intensamente variações negativas na receita foram: Amazonas (-13,1%), Amapá (-11,2%), e Paraíba (-8,2%).

   35. O volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, ampliou mais intensamente para o Pernambuco (4,5%), seguindo por Rio de Janeiro (0,5%). Por outro lado, os principais impactos negativos vieram de Santa Catarina (-12,8%), Paraná (-12,6%), e Bahia (-11,0%).

  36. A receita nominal das atividades turísticas, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, retraiu em todas as unidades, exceto São Paulo (0,2%). Nesta análise, a Bahia apontou queda de 5,4%.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>