Miudinhas
Tasso Franco
12/06/2016 às  20:17

CONHEÇA A PULSE, templo Gay onde aconteceu massacre nos EUA 50 mortos

A produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, assinalou queda de 2,5% em abril de 2016, frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 8,4% em fevereiro e avançar 7,3% em março.


   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A boate Pulse, local do massacre da madrugada deste domingo em Orlando, onde foram assassinadas 50 pessoas e feridas 53, é uma das casas noturnas mais emblemáticas da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) nos Estados Unidos. 

   2. "Um mundo de diversão e fantasia, a boate mais quente de Orlando": assim se apresenta a Pulse em seu site, no qual há várias fotos de clientes em festa. O lugar também é conhecido por seus espetáculos de drag queens e shows de danças eróticas.

   3. O estabelecimento foi fundado em 2004. Barbara Poma, co-fundadora e co-proprietária, decidiu criar o local em homenagem ao irmão John, que morreu em 1991, por causa da aids. Para Barbara, o objetivo da casa noturna era "despertar as consciências" para a luta da comunidade LGBT e a prevenção do vírus HIV. 

   4. A Pulse está na oitava posição em uma lista com as dez melhores baladas da cidade. A boate promove, entre outros eventos, os Jogos Gay -- que serão sediados em Paris, em agosto de 2018. O ataque de hoje ocorre no mês do Orgulho Gay nos Estados Unidos, período no qual se multiplicam os eventos e celebrações no país.

   5. A Pulse é um dos cinco bares gays da cidade da Flórida, um centro para a música latina, com apresentações de drag queens, dançarinos e drinques servidos por garçons musculosos. "Esta é uma semana na qual irei a funerais. Não sei quem estava lá, mas sei que vou conhecê-los", disse Raymond Michael Sharpe, 55, um barman em outro bar gay, que falou a funcionários e clientes da Pulse que sobreviveram ao tiroteio. 

   5. De acordo com ele, Poma está viva, assim como a gerente da Pulse, Cindy Barbalock, que saiu e foi para casa. A agência Reuters tentou e não conseguiu falar com Barbara Poma por telefone neste domingo e Legler não quis conversar. Milhares de pessoas deixaram orações, pêsames e condolências na página da boate no Facebook.

   6. Mir Seddique, pai de Omar Mateen, suspeito de ser o autor do ataque à boate gay em Orlando que deixou pelo menos 50 mortos, descartou neste domingo os motivos religiosos para o fato e apontou para a homofobia. "Isto não tem nada a ver com a religião", disse o pai em declarações à NBC News, nas quais indicou que seu filho ficou transtornado, há mais ou menos dois meses, durante uma viagem a Miami, quando viu dois homens se beijando.

   7. Seddique indicou que acredita que esse incidente em Miami pode estar por trás deste ataque ao Clube Pulse, no qual morreram pelo menos 50 pessoas e outras 53 estão feridas, várias delas em estado crítico. "Peço desculpas pelo incidente. Não éramos conscientes de que estivesse premeditando algum tipo de ação. Estamos em estado de choque da mesma forma que todo o país", disse.
                                                            *****
   8. O Multicentro de Saúde Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, 270, no Centro, será inaugurado pela Prefeitura nesta segunda-feira (13), às 10h. 

   9. A cerimônia contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, que também entregarão o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da unidade completamente recuperado. Pertencente ao Distrito Sanitário Centro Histórico e com capacidade para atender a 1.100 pessoas por dia, este é o quarto Multicentro de Saúde implantado desde 2013 em Salvador – as demais unidades funcionam em Amaralina, Vale das Pedrinhas e Liberdade.
 
   10. O local, onde funcionava anteriormente o Centro de Saúde Carlos Gomes, foi totalmente reformado, equipado e mobiliado para oferta de serviços de atenção integral à saúde da comunidade por meio de assistência especializada ambulatorial. São 36 consultórios, dentre eles dois de Oftalmologia, um de Otorrinolaringologia, um de Fonoaudiologia e dois de Fisioterapia Adulto e Infantil. 

   11. Os demais serão utilizados para oferta de consultas nas 18 especialidades médicas, que são Angiologia, Cardiologia Adulto e Pediátrica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia Adulto e Pediátrica, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia e Urologia, além de atendimento nas áreas de Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Farmácia.

   12. Na reta final para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio, quem quiser fazer bonito no maior evento esportivo do planeta precisa se preparar da melhor forma possível — mesmo que não vá disputar um lugar no pódio. 

   13. Na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, a Estácio, instituição de ensino Apoiador Oficial da competição, vai inaugurar o quinto Centro de Treinamento dos Voluntários, o único em Salvador. O CT será um dos seis espalhados pelo Brasil, a fim de capacitar mais de 140 mil pessoas para trabalhar no maior evento esportivo do mundo. Em abril, o primeiro CT foi inaugurado no Rio de Janeiro, seguido de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
 
   14. “Não tenho conhecimento de um treinamento que envolva tantas pessoas como é o caso que está acontecendo agora por causa dos Jogos Rio 2016. Na hora de fazer nossos treinamentos, vamos entregar o conteúdo obrigatório, mas vamos dar um pedacinho de nós para mostrar que educação se faz por meio do exemplo próprio. Essa é a educação que transforma”, afirma Rogério Melzi, presidente da Estácio. 

   15. Ibititá fez festa para o lançamento da pré-candidatura de Cafu Barreto à Prefeitura. As atividades começaram no Distrito de Canoão, onde a mãe do atual prefeito preparou uma recepção especial para a comitiva formada por lideranças políticas locais, prefeitos de toda Região, o deputado estadual Ângelo Coronel (PSD), o federal João Carlos Bacelar (PR) e o senador da República Otto Alencar (PSD). 

   16. O presidente estadual do PSD, Otto destacou a importância da continuidade do projeto capitaneado por Cafu a partir de janeiro de 2013.

   17. Assegurar à todos os alunos dos estabelecimentos de ensino de 1º, 2º e 3º graus e escolas técnicas profissionalizantes o direito ao pagamento de 50% do valor da tarifa cobrada no transporte público. Este é o objetivo do vereador Euvaldo Jorge (PPS), presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municiais da Câmara de Vereadores, que cobrará a votação do projeto de sua autoria (230/2014) em sessão que será realizada na próxima terça-feira, 14 de março, na Casa Legislativa. 

   18. O texto foi apresentado em 2014 pelo parlamentar com a justificativa de que “a extensão do benefício para todos os alunos corrigirá uma distorção histórica, tendo em vista que facilitará a busca pelo acesso à educação e aprimoramento dos conhecimentos e, consequentemente, a formação de novos profissionais para o mercado”, argumentou. Para ter acesso ao benefício, o aluno deverá estar matriculado em instituições autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação, bem como deverá ter frequência regular comprovada.

   19. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) cancelou a matrícula da aluna Maiara Aparecida Oliveira Freire. A estudante entrou para o curso de Medicina, no campus de Vitória da Conquista, por meio de cotas destinadas a descendentes quilombolas, mas foi comprovado que ela usou documentos falsos para esse tipo de seleção. Depois de um processo administrativo a decisão da UESB foi pelo cancelamento da matrícula. O Termo de Julgamento e a Portaria 0977/16, com a referida decisão, foram publicados no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (10).

   20. O deputado estadual Zó (PCdoB), acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Juazeiro, Emerson Mitu e do vereador Agnaldo Meira esteve reunido com o diretor-executivo Wilson Dias e com o coordenador de projetos especiais, Gilmar Bonfim, ambos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

   21. O objetivo da reunião foi conversar sobre os programas existentes na companhia e como eles podem ajudar os trabalhadores do campo. Foi abordado também, o possível reforço ao trabalho da Cooperativa da Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região (COOAFJUR) e ao STR no programa ' Cabra Produtiva- Rota do Leite, ́ da Secretaria da Agricultura da Bahia (SEAGRI).

  22. A produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, assinalou queda de 2,5% em abril de 2016, frente ao mês imediatamente anterior, após recuar 8,4% em fevereiro e avançar 7,3% em março. 

   23. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana caiu de 1,1%, segunda taxa negativa consecutiva neste tipo de confronto. A variação acumulada entre janeiro e abril de 2016 registrou taxa de 2,4% em relação ao mesmo período de 2015. 

   24. No acumulado nos últimos 12 meses, a atividade teve recuo de 2,2% frente ao mesmo período anterior, queda menos intensa do que a observada em março último (-3,2%). As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

   25. No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou decréscimo de 1,1%, com 6 das 12 atividades pesquisadas assinalando queda na produção. O principal impacto negativo no período foi observado no setor Veículos (-31,2%), pressionado principalmente pela menor fabricação de automóveis. Outros resultados negativos no indicador foram registrados em Indústrias extrativas (-24,1%), Derivados de petróleo        (-1,1%), Produtos de minerais não-metálicos (-12,2%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-30,8%) e Produtos de borracha e de material plástico       (-0,5%). 

   26. As principais contribuições positivas vieram de Metalurgia (38,8%), em razão da maior produção de barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre e Celulose, papel e produtos de papel (21,7%), atribuída a maior produção de pastas químicas de madeira (celulose). Cabe mencionar também os avanços vindos de Produtos químicos (4,2%), Produtos alimentícios (7,0%), Bebidas (24,3%) e Couros, artigos para viagem e calçados (0,7%).

   27. De janeiro a abril de 2016, comparando-se com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou acréscimo de 2,4%. Cinco dos 12 segmentos da indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Derivados de petróleo, que teve aumento de 26,8%, explicado, em grande medida, pela maior fabricação de óleo diesel, gasolina automotiva e óleos combustíveis. Importante ressaltar também os resultados positivos assinalados por Metalurgia (25,3%), Produtos químicos (1,3%), Celulose, papel e produtos de papel (2,5%) e Bebidas (12,1%). Negativamente, destacou-se Veículos (-31,6%). Vale citar ainda a redução de Indústrias extrativas (-19,7%), Produtos de minerais não-metálicos (-17,0%) e Produtos de borracha e de material plástico (-6,3%).

    28. No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria do estado teve retração de 2,2%, em relação ao mesmo período anterior. Oito dos 12 segmentos da indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para Veículos (-15,8%), Produtos químicos (-3,5%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-42,3%), Indústrias extrativas (-11,8%), Produtos minerais não metálicos (-12,5%) e Produtos alimentícios (-1,9%). 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>