Miudinhas
Tasso Franco
22/05/2016 às  19:27

O PÃO E CIRCO da Tocha Olímpica e o povo a procura de um novo orgulho

O vereador Gilzete da Silva Moreira, que após três mandatos na Câmara e um como vice-prefeito, trocou o PSB pelo PSD e é um dos nomes contados à Prefeitura de Vitória da Conquista


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. De repente os brasildeiros e nesta semana os baianos estão fascinados pela Tocha Olímpica que já percorreu cidades do Extremo-Sul, Sul e Baixo Sul da Bahia e chega a Salvador símbolo dos Jogos Olímpicos que acontecem no Rio nos próximos meses. Por que dessa euforia? É a pergunta que todos estão fazendo uma vez que o Brasil não é potência olímpica e muitos dos jogos praticados nesse tipo de competição estão distantes do público.

   2. Estaria o brasileiro procurando alternativas para o futebol campeão do mundo e que levou uma surra em solo pátrio? Seria uma alternativa. Estaria o brasileiro embuido de espírito nacionalista de poder sediar um Jogos Olimpicos pela primeira vez no Continente Sul Americano? Seria outra alternativa. O brasileiro está perdido, desamparado, querendo se apegar a qualquer que apareça para ele ter orgulho do país? Seria uma outra alternativa.

   3. O que estamos vendo nas cidades baianas onde passa a Tocha é uma multidão ensandecida, louca, querendo a qualquer custo ver a tocha, fotografar a tocha, o que lembra a primeira vez que um papa esteve no Brasil e na Bahia, hoje São João Paulo II. Eu que nunca tinha visto um santo e não sei se estarei vivo para ver santa Irmã Dulce, vi na Barra o santo João Paulo.

   4. A tocha olímpica parece ser uma oportunidade única. O governo do estado fez até midia da tocha. Nunca se viu midia dessa natureza no estado. A Prefeitura de Salvador vai promer três grandes shows. Uma loucura total. Os governantes ao que tudo indica continuam apostando no pão e circo.
                                                                     *****
   5. O vereador Gilzete da Silva Moreira, que após três mandatos na Câmara e um como vice-prefeito, trocou o PSB pelo PSD e é um dos nomes contados à Prefeitura de Vitória da Conquista para essas Eleições 2016. Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON.

   6 , Gilzete Moreria confirmou a sua pré-candidatura, mas tudo passará pelo crivo do senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente estadual do Partido SocialDemocrático (PSD). De acordo com Moreira, além do seu nome o PSD discute as possíveis petulâncias de Abel Rebouças São José e a de Clóvis Ferraz Meira. 
]
   7. “A questão é que nós estamos em rediscussão não é só meu nome, tem o nome do professor Abel, tem o nome de Clóvis Ferraz e foi colocado o nosso nome também. Nós estamos aguardando a chegada do nosso senador Otto Alencar que está aguardada a presença dele em junho aqui e nós vamos sentar discutir o problema e ver qual a solução que o partido vai dar no sentido de quem vai ser o pré-candidato a prefeito de Conquista. No momento não temos uma decisão, pois dependemos de uma decisão do senador”, afirmou.

   8. O escritor Fernando Moraes rasga filiação do PMDB dizendo que acabou. Pessoal aqui da Bahia quer saber quando ele vai entregar a biografia de ACM, encomendada há alguns anos e que já teria sido paga.

   10. Rejeitada a quarentena (soldo) para Robison Almeida, ex-secretário de Comunicação da Bahia e ex-chefe da Gabinete de Miguel Rosseto. Queria ficar recebendo do governo por mais 40 dias.

   11. O Partido da República (PR) fez uma imensa festa na cidade de Itabuna, neste final de semana, durante o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Roberto José. O evento ocorreu no salão principal do Grapiúna Tênis Clube.  Também ocorreram os lançamentos das pré-candidaturas a vereador pela legenda. 

   12. "Roberto José é o melhor nome para Itabuna. Um jovem idealista e com muitos planos para a cidade", destacou o presidente estadual do PR, deputado federal José Carlos Araújo.

   13. Os microempreendedores individuais (MEI) que se formalizaram até dezembro de 2015 têm até o dia 31 de maio para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) à Receita Federal. Gratuita e obrigatória, a declaração está disponível no Portal do Empreendedor e resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria e salário-maternidade.

   14. Os empreendedores que não entregarem o documento no prazo legal (até às 23h59) pagarão uma multa de R$ 50. O valor cai para R$ 25 caso o MEI procure regularizar sua situação antes de ser notificado pela Receita Federal. A DASN não tem relação com a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo terminou no dia 29 de abril.

   15. A declaração deve conter o faturamento registrado pela empresa em 2015, além de informar se houve contratação de funcionário e a descrição da despesa. Até o dia 31, os pontos de atendimento do Sebrae na Bahia vão orientar e realizar a declaração com o empreendedor. A Central de Relacionamento da instituição, no telefone 0800 570 0800, também está disponível para atendimento, além de tirar dúvida dos trabalhadores.

   16. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), apresentou, em abril, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao mês anterior.

   17. O indicador de abril constituiu a terceira pior marca de sua sequência. O indicador marcou -488 pontos no referido mês, melhora de 21 pontos em relação a março, quando havia registrado -509 pontos. O resultado sucede uma melhora de 48 pontos em fevereiro e uma piora de 29 pontos em março.

   18. Com o respiro neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano retornou à zona de Pessimismo. A melhora do nível de confiança observada no mês, no entanto, não foi disseminada setorialmente, já que um dos setores não exibiu diminuição do pessimismo: Agropecuária, no caso.

   19. A Agropecuária demonstrou piora da confiança em abril, com seu indicador passando de -347 pontos para -383 neste mês – menor nível de sua série. O recuo de 36 pontos, única queda entre os setores, no entanto, não foi suficiente para que a atividade deixasse de ser a menos pessimista. 

   20. As expectativas da Indústria, após o revés do mês passado, melhoraram, passando de -504 para -477 pontos, revelando o maior avanço entre os indicadores setoriais de confiança – elevação de 27 pontos no mês. O nível de confiança do setor de Serviços aumentou 25 pontos de um mês ao outro, passando de -524, em março, para -499 em abril, continuando ainda como segundo segmento mais pessimista. 

   21. O avanço mais modesto da confiança no mês – aumento de 22 pontos – ficou com o Comércio, que permaneceu como setor mais pessimista, com seu indicador passando de -546 para -524 pontos.

    22. No mês de abril, a elevação da confiança foi motivada pela melhora da avaliação tanto do cenário econômico quanto da performance das empresas, com esta avançando menos. Enquanto o indicador de confiança, para as variáveis econômicas, registrou -553 pontos, aquele referente ao desempenho das empresas marcou -456 pontos. No que se refere ao contexto econômico, o progresso da confiança ocorreu em todos os setores; no entanto não foi generalizado quanto às variáveis de âmbito empresarial, pois a Agropecuária elevou seu pessimismo quanto a este aspecto.

    23. Em abril, mais uma vez, todas as variáveis obtiveram avaliações negativas. PIB Nacional e Crédito foram as variáveis com piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, apesar de negativas, Exportação e Juros foram aquelas com indicadores de confiança menos pessimistas.

   24. Modelagem em impressora 3D, otimização de processos e projetos, empreendedorismo, engenharia de custos,fibrocimentos, novos softwares, entre outros assuntos.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>