Miudinhas
Tasso Franco
12/05/2016 às
19:30
TEMER FALA à Nação e promete manter programas sociais e fazer ajustes
No período de 17 a 24 de maio, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia abre inscrições para o
curso Universidade Para Todos.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente em exercício Michel Temer afirmou nesta quinta-feira (12), em seu primeiro pronunciamento como substituto de Dilma Rousseff no comando do Palácio do Planalto, que irá manter os programas sociais da gestão petista – como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida –, prometeu aprimorar a gestão da máquina pública e falou em promover reformas sem mexer em direitos adquiridos.
2. Temer assumiu interinamente a Presidência na manhã desta quinta, após o Senado aprovar, por 55 votos a favor e 22 contra, a instauração do processo de impeachment de Dilma. Logo depois de a petista ser intimada sobre o afastamento, o vice-presidente foi notificado da decisão dos senadores.
3. "Reafirmo, e faço em letras garrafais, vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo e terão sua gestão aprimorada. Aliás, mais do que nunca, precisamos acabar com um hábito no Brasil em que, assumindo outrem o governo, você destrói o que foi feito. Ao contrário, você tem que prestigiar aquilo que deu certo, complementá-los, aprimorá-los", discursou Temer.
4. Temer também afirmou que, além de melhorar o ambiente de negócios no país para o setor privado, para produzir e gerar emprego, é necessário restaurar as contas públicas.
5. Segundo ele, o corte de ministérios já feito em seu governo é parte das medidas de reequilíbrio fiscal. “A primeira medida nessa linha está, ainda que modestamente, aqui apresentada. Já eliminamos vários ministérios da máquina publica e ao mesmo tempo nós nao vamos parar por aí”, afirmou, sem detalhar se outras pastas serão cortadas."
6. “De imediato, precisamos também restaurar o equilíbrio das contas públicas, trazendo a evolução do envidividamento do setor público de volta ao patamar de sustentabilidade. Quanto mais cedo formos capazes de reequelibrar as contas públcaas, mais rápido consehuiremos retomar o crescimento”, declarou.
7. Em seu discurso, Michel Temer afirmou que não falaria em crise, mas que trabalharia para superá-la. “Vamos trabalhar. O nosso lema, que não é de hoje, é ordem e progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual com se hoje tivesse sido redigida”, disse o peemedebista.
8. Segundo o presidente em exercício, foram encomendados estudos para eliminar cargos comissionados e funções gratificadas. Ele afirmou, no entanto, que manetrá “todas as garantias que a direção do Banco Central hoje desfruta para fortalecer sua atuação na política monetária e fiscal”.
9. O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, anunciará nesta sexta-feira, 13, as medidas sobre a economia.
*****
10. Frase emblemática de Lula após Dilma deixar o Planalto: "Eu vou para casa".
11. Dilma deixa o governo sem entender o que significa as instituições nacionais e continua falando em 'golpe'.
12. No próximo sábado (14), acontecerá a plenária do primeiro ano de mandato do deputado Federal Jorge Solla (PT - BA). O evento será a partir das 8:30h, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, na
Rua Caetano Moura, 121 - Federação, e contará com lideranças do partido e representantes de movimentos sociais.
13. O show inaugural que marca a reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves terá a presença do governador Rui Costa, nesta sexta-feira (13), às 17h30. O Festival Eu Sou a Concha será aberto com o show de Maria Bethânia e Margareth Menezes, seguido do Espetáculo cênico-musical Kindembu, reunindo grupos afros como o Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê,
Muzenza e Olodum, sob a direção artística de Elísio Lopes Jr.
12. No período de 17 a 24 de maio, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia abre inscrições para o
curso Universidade Para Todos. Estão sendo ofertadas 12.825 vagas no estado, sendo disponibilizadas 50 para Caculé.
13. As aulas preparatórias para o vestibular e para o Enem com aulas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) História e Geografia serão realizadas no prédio da UNEB, antigo Formigli Rebouças.
14. O programa será implantado através de uma parceria com o Governo do Estado, ficando o Governo de Caculé responsável por ceder o espaço, um professor para coordenar o curso e o transporte para os professores.
15. Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), o volume de serviços marcou, em março de 2016, decresceu 8,1%, na comparação com março de 2015. O indicador acumulado no ano retraiu 8,2% , enquando o acumulado em 12 meses caiu 7,8%.
16. Na mesma pesquisa, a receita nominal de serviços apontou, em março de 2016, decréscimo de 2,4%. O indicador acumulado no ano retraiu 2,4%, enquanto o acumulado em 12 meses caiu 2,6%.
17. Todas as atividades provocaram queda no setor, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, exceto Serviços prestados às famílias, que apresentou expansão de 2,2%. Quanto às atividades que retraíram, cabe destacar os resultados para Outros serviços e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registraram as maiores retrações, 23,1% e 11,0%, respectivamente.
18. A receita nominal de serviços, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior, registrou queda de 2,4% com destaque para Outros serviços (-17,1%); Serviços de informação e comunicação (-4,5%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-4,2%).
19. O resultado acumulado do volume, no primeiro trimestre de 2016, retraiu 8,2% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, a atividade Outros serviços (-16,9%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-13,5%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,5%); e Serviços de informação e comunicação (-5,8%); com ampliação nos Serviços prestados às famílias (0,9%). Quanto à receita nominal, no mesmo período, marcou queda de 2,4% em relação ao mesmo período anterior. Nesta análise, todas as atividades apresentaram queda, exceto Serviços prestados às famílias que avançou 8,4%.
20. Os resultados acumulados do volume, nos últimos doze meses, retraíram 7,8% em relação ao mesmo período de 2015. Nesta análise, a atividade Outros serviços (-20,2%) apresentou a maior retração, seguido pelas atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-15,4%); Serviços de informação e comunicação (-6,6%); Serviços prestados às famílias (-3,2%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,5%).
21. Quanto à receita nominal, no mesmo período, marcou queda de 2,6% em relação ao mesmo período anterior. Nesta análise, as atividades de Outros serviços; Serviços profissionais, administrativos e complementares; e Serviços de informação e comunicação decresceram 13,4%, 8,8% e 4,2%, respectivamente. Em sentido oposto, os Serviços prestados às famílias (5,3%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,5%) marcaram expansão.
22. A sessão especial em comemoração aos 70 anos da Universidade Federal da Bahia, celebrados no dia 2 de julho, tornou-se, nesta quinta-feira (12), um tributo à democracia no plenário da Assembleia
Legislativa da Bahia. O evento, proposto pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), teve a participação do ex-governador Roberto Santos, filho do fundador da UFBA em 1946, professor Edgar Santos, do reitor da instituição, João Carlos Sales, do vice, Paulo Miguez, do secretário da Cultura do Estado, Jorge
Portugal, do Ouvidor Geral do Estado, Yulo Oiticica, do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Almeida, da ex-reitora da UFBA, Dora Leal, de estudantes, professores e ex-alunos.
23. Galo destacou o protagonismo da universidade nos debates sobre a conjuntura política e econômica nacional e ressaltou a importância do uso reflexivo dos espaços universitários tanto para produção científica e cultural quanto para enfrentar o período de perdas de direitos e conquistas sociais com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
24. O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), diz que o país deu um grande passo para as mudanças no cenário político e econômico com o afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência da República. Ao analisar que o impeachment foi o caminho para uma reforma no país, o parlamentar afirma que o novo governo terá a oportunidade de corresponder aos anseios da maioria dos brasileiros, de retomada da credibilidade e do crescimento econômico, que possibilitará a volta dos empregos e da justiça social.
25. “Chegou a hora de sairmos dessa crise econômica que levou 11 milhões de brasileiros ao desemprego e desse desmando que penalizou a Petrobras, maior empresa do país, com bilhões sendo desviados para o Partido dos Trabalhadores. A mensagem que o PMDB traz com Michel Temer é de esperança e confiabilidade”, afirma.
26. O deputado destaca que o fim do governo do PT não significa o fim da luta por um governo que olhe para os mais necessitados e que promova as reparações sociais. “O presidente Michel Temer vai lutar para melhorar a economia, preservando os programas que beneficiam os mais pobres”, diz.
27. A Petrobras apresentou prejuízo de R$ 1,2 bilhão no 1T16, em função, principalmente, de:
maiores despesas de juros e variações monetárias e cambiais negativas; redução de 7% da produção de petróleo e gás natural (Brasil e exterior); queda de 8% na venda de derivados no mercado doméstico;
aumento dos custos com depreciação; e maiores gastos com ociosidade de equipamentos, principalmente de sondas.
28. O governo do PT conseguiu o ineditismo de praticamente quebrar a Petrobras.
29. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) está na cruzada pela eleição de um novo presidente para a Câmara Federal. “O posto está vago com o afastamento do deputado Eduardo Cunha. Neste caso cabe a imediata substituição por meio de nova eleição”, afirma Aleluia, discordando de qualquer tipo de negociação que mantenha o primeiro vice Waldir Maranhão (PP-MA) no cargo.
30. “A abertura de qualquer vaga na Mesa Diretora da Câmara impõe a realização de nova eleição para o preenchimento. Há uma inaceitável acomodação na Casa para resolver este problema”, observa o parlamentar baiano. De acordo com ele, com a ascensão do vice Michel Temer à Presidência da República, o presidente da Câmara Federal é o seu substituto imediato e hoje o cargo está vago.
31. O pessoal do 'grelo crespo' tá retado com a ascensão de Temer.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>