Miudinhas
Tasso Franco
18/04/2016 às  12:32

Base governista na Assembleia é mantida após votação do impeachment

A Polícia Militar da Bahia forma, nesta terça-feira (19), às 17h, no Departamento de Apoio Logístico (DAL), CAB, 32 policiais militares no Curso de Patrulhamento Tático Móvel 2016.


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A votação da admissibilidade do impeachment na Câmara dos Deputados na noite do último domingo com todas as nuances partidárias, alguns partidos da base do governo Rui Costa fechando questão nacional contra Dilma, em especial PP e PSD, por enquanto não altera as relações de forças do governo na Assembleia Legislativa da Bahia. O governo Rui continua com maioria ampla (42 deputados) contra 21 da oposição.

   2. Os casos mais rumorosos e citados por alguns parlamentares em off com o Bahia Já foram as abstenções ao voto dos parlamentares pepistas Cacá Leão e Mario Negromonte Jr, os quais teriam participado de um jantar na casa do deputado Ronaldo Carletto, em Brasília, com o governador Rui Costa, e estavam contabilizados como votos Não ao impeachment. 

   3. No momento dos votos se abstiveram e Rui que imaginava dar 24 votos favoráveis a Dilma deu 22 a maior percentagem entre os estados (62%). Minas Gerais, governada por outro petista (Fernando Pimentelk) deu apenas 23%.

   4. O PSD comandado por Otto Alencar cravou Não; o PSB, de Lidice da Mata, com Bebeto Galvão também disse Não;. e o PDT de Félix Mendonça Jr outro Não.

   5. Todos esses partidos integram a base do governo Rui na Assembleia e modificações poderão ocorrer caso o Senado aceite a denúncia contra Dilma e vote por seu afastamento do governo. Aí é do jogo da política para onde irão o PSD e o PP partidos que têm muitos deputados na Assembleia (12 no total) e como se dará a rearrumação. Caso Dilma seja mantida tudo fica como está.

   6. O que se comenta é que os três senadores da Bahia votariam alinhadas com Dilma, embora Lidice da Mata e Walter Pinheiro, estejam, no momento, engajados num projeto romântico, sonhador, de conseguirem jutamente com Capibaribe, Cristovam e Paim um pacto pelo Brasil para salvar o governo do atoleiro.

   7. Ora, hoje, o país está dividido, numa situação de conflito ou pré-conflito e um pacto dessa natureza jamais vingará. Otto, Pinheiro e Lidice vão ter que se definir na hora H pelo Sim ou pelo Não. Pinheiro já deixou o PT mas é cortejado pelo PSD e estaria cotado, segundo comentários na Assembleia, para ser secretário de Educação do Estado, o que poucos acreditam. Seu suplente é Roberto Muniz, rifado por Leão, PP, em 2014, hoje, engenheiro trabalhando em SP, longe da politica. Disse-me, recentemente, que não quer nem saber dela.

   8. O PSL de Marcelo Nilo que tem 8 deputados segue com Rui. Mas, Marcelo quer ser senador, em 2018. E precisa da vaga de Lidice porque a do PT de Pinheiro vai para Wagner ou outro petista. E se Lidice apoiar Dilma e seu governo sobrevier, alguém vai tomar essa vaga de Lidice? Impossível. Lidice sabe fazer politica e vai costurar, amarrar bem esse voto.

   9. PCdoB é força auxiliar do PT segue na base ruista. O PTN idem. Esse o quadro na Assembleia, que, por enquanto, continua como está, Rui com ampla maioria e fortíssimo com Dilma. Se a presidente sobreviver no comando do governo aí vai ficar mais forte ainda.
                                                                                   *****
    10. A deputada federal, Moema Gramacho (PT), lamentou a postura dos parlamentares, durante votação pela admissibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, realizada neste domingo (18). Uma das últimas do estado da Bahia a votar, a parlamentar teve o seu discurso interrompido pelos demais deputados favoráveis ao que ela chama de ‘golpe’, e argumenta que Eduardo Cunha, 'não tem estatura moral para continuar presidindo a Câmara, por ser ‘um réu com contas de milhões de dólares desviados para bancos na Suíça’. 

   11. A nova presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Anatércia Ramos Lopes Contreiras, tomou posse em sessão especial, nesta segunda-feira (18), no auditório do Instituto  Anísio Teixeira (IAT), juntamente com o vice-presidente Welington Araújo, e os recém-nomeados conselheiros. Presente na cerimônia, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou que o Conselho é um órgão da Secretaria que tem autonomia e, nesta gestão, os gestores terão o desafio de garantir as conquistas sociais na Educação e o direito de aprender de todos os estudantes.

   12. A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi iniciada oficialmente nesta segunda-feira (18), em Salvador. Para atender as 615 mil pessoas que compõem o público alvo na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial que envolve mil profissionais treinados, 136 salas
de vacina, insumos e cerca de 200 veículos para o deslocamento das equipes e dos próprios imunobiológicos.

   13. O deputado federal Bacelar (PTN-BA) foi um dos 137 votos contrários à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma. Nesta segunda-feira (18), Bacelar integrou o grupo de parlamentares pró-governo que foi recebido pela presidente, no Palácio do Planalto. Dilma agradeceu o apoio dos que votaram "não", sendo a bancada baiana responsável pelo maior número de votos a favor do arquivamento do processo. 

    14. Até 25 de abril, o programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) prossegue com inscrições abertas, para adolescentes de 13 a 18 anos, em  seus dois novos núcleos em Salvador – no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, e em Pirajá.  Na Liberdade, a oferta é de aulas de iniciação musical e de Canto Coral. Já, em São Bartolomeu, as aulas são de música utilizando instrumentos de percussão,  sopros, cordas e violões.

    15. Para se inscrever basta o jovem enviar informações, como nome completo, idade, endereço e telefone de contato, para o e-mail secpedagogico@neojiba.org.Após a inscrição, os interessados participam de uma audição. Não é necessário conhecimento prévio em prática instrumental ou coral para integrar as atividades nos novos núcleos. 

   16. A Polícia Militar da Bahia forma, nesta terça-feira (19), às 17h, no Departamento de Apoio Logístico
(DAL), CAB, 32 policiais militares no Curso de Patrulhamento Tático Móvel 2016. 

   17. O curso é uma das ações de qualificação continuada da PMBA voltada para oficiais e praças da corporação. Entre os concluintes, 28 integram as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp da PMBA (14 oficiais e 14 praças), um oficial da Polícia Militar do Amazonas e três representantes da PM do Piauí.

18. Com a carga de 540 horas/aula, o curso envolveu as disciplinas Instruções de Doutrina de Patrulhamento Tático, Operações de Choque, Primeira Intervenção em Crises, Patrulha Policial Urbana e Rural, Legislação Aplicada à Atividade Policial, Direitos Humanos, Pilotagem Policial, entre outras. Os três primeiros colocados serão premiados na solenidade.

   19. O vice-presidente Michel Temer se reúne na tarde desta segunda-feira (18) com dois ex-ministros de Dilma Rousseff na sede de seu escritório de advocacia no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo.

   20. Temer chegou no início da tarde vindo de Brasília. Por volta de 16h40 chegaram o ex-ministro da aviação civil Wellington Moreira Franco, presidente da Fundação Ulisses Guimarães e considerado um estrategista do PMDB e político muito próximo de Temer, e o jornalista Thomas Traumann, que foi porta-voz da presidente Dilma Rousseff de 2012 a 2014 e até março de 2015 foi chefe da Secretaria de Comunicação Social.

   21. Entre os dias 20 e 22 de abril acontecerá o tríduo preparatório para a festa de São Jorge, na paróquia dedicada a ele, localizada no Jardim Cruzeiro. No dia festivo (23), haverá alvorada, missas, caminhada e missa solene presidida por Dom Estevam dos Santos Silva Filho

   22. Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, diz que vai acionar STF contra deputados que lhes agrediram em pronunciamentos na votação do impeachment.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>