Miudinhas
Tasso Franco
03/04/2016 às  19:40

SUCESSÃO EM SALVADOR: Nome da oposição mais forte até agora é ISIDÓRIO

A arrogância de Lula é de tal natureza que ele diz que assumirá a Casa Civil na quinta-feira, 7. E nós achando que era a presidente que anunciava essa medida.


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A sucessão em Salvador do prefeito ACM Neto (DEM), o qual encerra seu mandato em 31 de dezembro de 2016, está em 'banho Maria' como há muitos anos não se assistia na política da capital. Chega-se a abril, seis meses antes do pleito, sem nomes ainda definidos salvo os do próprio Neto, provável candidato à reeleição; o da deputada Alice Portugal, anunciado como pré-candidata do PCdoB; e o do deputado estadual sgt e pastor Isidório, PDT (ex-PSB,PSC e Pros).

   2. O PT ainda não definiu qual dos três nomes citados por grupos internos será o pré-candidato - vereador Gilmar Santiago, Yulo Oiticica, Juca Ferreira e/ou outro- da mesma forma acontecendo com o PSB da senadora Lídice da Mata, a qual só tem no seu partido como nome competitivo o dela. Uma outra possível pré-candidata seria a deputada estadual Fabíola Mansur, mas, o PSB se posicinonou nacionalmente contra a presidente Dilma Rousseef e na Bahia apoia Dilma e o governador Rui Costa. 

   3. Essa equação do PSB é complicada porque Lidice já tentou ser uma terceira via na política baiana candidatando-se a governador do Estado na última eleição e não conseguiu êxito, nem em ser governadora; nem ser a terceira via porque logo depois do inicio do governo Rui aderiu ao chefe do Executivo onde tem cargos na sua administração. A possibilidade da senadora servir de 'muleta' novamente para o PT, como foi ao ser vice na chapa de Walter Pinheiro, parece mínima. 

   4. Mas, como a estratégia da base de Rui é ter um maior número de candidatos para tentar provocar um segundo turno contra ACM Neto, tudo é possível. Assim como é admissível o ingresso do ex-senador petista Walter Pinheiro no partido do senador Otto Alencar (PSD) e ser pré-candidato a prefeito da capital. Pelo PT, essa hipótese já está descartada. Mas também seria um risco para Pinheiro topar uma parada dessa natureza no PSD uma vez que não tem a simpatia nem o apoio dos petistas.

   5. Ainda existem outros partidos da base governista estadual - PP, PR, PSL, PTN - que não têm sequer nomes competitivos salvo se Cacá Leão e/ou Eduardo Salles, ambos do PP entrasssem apenas para engrossar o caldo; José Carlos Araújo (PR), deputado federal Bacelar (PTN) e um nome indicado por Marcelo Nilo, do PSL. Todos improváveis.

   6. Diante desse quadro, o PT que é o principal adversário de Neto mas ainda não definiu um nome e os até agora citados são de pouca densidade eleitoral, o pré-nome mais forte da oposição a Beto até agora é o do pastor Isidório (PDT, o qual teve 60.000 votos para deputado na última eleição e poderá ter muito mais para prefeito. Diz-se que seu ingresso no PDT deu-se no sentido de conseguir agregar votos da classe média a sua candidatura, ele é que praticamente só tem votos nas camadas populares de baixa renda.

   7. O prefeito ACM Neto, certamente candidato à reeleição, não quer falar (nem começar) sobre a pré-campanha eleitoral. Está certo. Sua posição é confortável e quem tem que correr atrás são seus adversários. Neto está bem na fita junto ao eleitorado e organizou-se politicamente com os mais de 10 partidos que lhes apoiam. 

   8. Tralvez o mais drama de Neto seja escolher o vice de sua chhapa e ele acomodou os principais possíveis nomes no PMDB (Bruno Reis), no Solidariedade (Kátia Alves), no PSDB (Silvio Pessoa - e tem-se neste partido o presidente da Câmara, Paulo Câmara), Guilherme Bellitani (PPS) e Luis Carreira (PV).

   9. Ao que tudo indica, a pré-campanha em Salvador não vai existir e tudo acontecerá na campanha propriamente dita após as convenções de junho. Esse é o quadro.
                                                                                  *****
  10. Tiago Santos Santana, 19 anos, foi preso, um adolescente apreendido e uma criança foi encaminhada para adoção de medidas protetivas, na noite de sábado (02), numa operação conjunta do 4º BPM, da Companhia Independente de Policiamento Tático – Rondesp-Leste, e da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Cipe-Litoral Norte, por serem suspeitos de realizar disparos de arma de fogo contra um policial militar, no condomínio residencial Brisas do Catu, em Alagoinhas.

   11. O adolescente apreendido informou que um dos acusados, conhecido como Jeremias, já havia realizado um roubo na localidade e julgou ser fácil realizar essa prática novamente. Durante o assalto, um dos indivíduos foi reconhecido pelo policial militar, que realizava compras no local e, por isso, o militar foi atingido por diversos disparos de arma de fogo.

   12. Nesta segunda-feira (4), às 9h, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inaugura o novo Setor de Bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Com o investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a unidade terá equipamentos de imagem de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais, Raio-X e mamógrafos com estereotaxia, procedimento realizado para analisar possíveis lesões encontradas em exames.

   13. A arrogância de Lula é de tal natureza que ele diz que assumirá a Casa Civil na quinta-feira, 7. E nós achando que era a presidente que anunciava essa medida.

   14. Nos protestos contra Dilma no Farol da Barra a midia baiana contabilizou entre 20.000 a 50.000 pessoas. E olhe que estva repleto de gente do Farol até o Morro do Cristo. Ontem, no show de Caetano e Gil, só na área do Farol, o Correio contabilizou 150 mil pessoas. No Carnaval, sabe o que neguinho fala: 300 mil foliões.

   15. A Petrobras espera conseguir 12 mil adesões ao seu programa de demissões voluntárias.

   16. A situação da familia Negromonte, pai e filho não é nada agradável. A denúncia da PGR ao STF contra Mário Negromonte, hoje conselheiro do TCM da Bahia, atinge 288 atos de corrupção e 655 de lavagem de dinheiro. E contra seu filho, hoje, deputado federal são 90 casos de corrupção e 90 de lavagem de dinheiro.

   17. A Prefeitura de Caetité entregou à população do distrito de Pajeú do Vento, na neste domingo (03/04), a Unidade de Saúde da Família ampliada e reformada. Com as mudanças para a
melhoria na prestação dos serviços, os moradores da localidade passarão a receber atendimento em um ambiente mais moderno e com mais conforto.

   18. Em seu discurso, o prefeito Zé Barreira destacou a preocupação da administração com o social. “Nós temos um foco voltado para os projetos sociais. Nós estamos hoje com 11 PSF’s em funcionamento e já atingimos 80% da população caetiteense atendidas nas Unidades Básicas de Saúde. Esse é um grande avanço e vamos melhorar ainda mais esse quadro”, disse. 

   19. O deputado Augusto Castro (PSDB), pré-candidato a prefeito de Itabuna, comandou reunião na manhã deste sábado (2) para realizar os primeiros ajustes da pré-campanha eleitoral. Integrantes das equipes de mobilização e de marketing participaram desse momento inicial, quando foram
discutidos o cenário político itabunense, estratégias e agenda.

   20. O pré-candidato destacou que o quadro de desorganização administrativa de Itabuna, refletida em problemas como a crise no abastecimento de água e o abandono dos bairros, leva a população a desejar um novo caminho. “É isso que iremos apresentar ao povo de Itabuna: um novo projeto, uma campanha baseada em propostas de verdade e medidas capazes de recolocar nossa cidade no rumo do desenvolvimento”, afirma.

   21. Esse Ronaldinho Gaúcho é um artista: vai jogar no futebol perruano. O time é o Cieciano de Cusco.

   22. A estrela do Bahia voltou a brilhar: no último minuto do jogo o Fortaleza enfiou uma bola na trave. Mas, trave é trave e não fol.

   23. Os recursos orçamentários do Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais serão realocados. O objetivo da mudança, que contribuirá para a expansão do Planserv no interior, é atender melhor os beneficiários  das nove macrorregiões do Estado e dos onze distritos sanitários de Salvador, já que os critérios de credenciamento passam a valorizar o número de beneficiários residentes em cada uma dessas localidades. 

   24. Essa forma de redistribuição dos recursos destinados  ao pagamento de consultas, procedimentos e internações, entre outros, está detalhada por região e, na capital, por distrito sanitário, nas portarias dos editais de credenciamento publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 1º de abril.  

   25. Para evitar a concentração de serviços de saúde credenciados ao Planserv em determinados polos e ampliar a rede no interior, os critérios de credenciamento de prestadores precisava mudar. Se antes o número de atendimentos  por localidade era considerado, agora eles estão estabelecidos de acordo com o número de beneficiários por macrorregião, no caso dos municípios do interior do estado, e por distrito sanitário, na capital baiana. 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>