Miudinhas
Tasso Franco
25/02/2016 às  20:04

JOÃO SANTANA diz que não sabe origem do capilé em conta secreta suiça

A mulher e sócia do marqueteiro petista João Santana, Mônica Moura, afirmou à PF que a Odebrecht pagou, por caixa dois, despesas da campanha à reeleição do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, em 2011.


   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (GLOBO): O publicitário João Santana admitiu ser o controlador da conta na Suíça que recebeu US$ 7,5 milhões da Odebrecht do operador Zwi Skornicki, mas afirmou que sua mulher, Mônica Moura, é a responsável pelas movimentações e que "não sabe dizer quais valores foram recebidos na referida conta", que era mantida como uma poupança para sua aposentadoria. 

   2. Em depoimento prestado na manhã desta quinta-feira à Lava-Jato, o marqueteiro afirmou que não sabe se Mônica tem procuração para fazer a movimentação e que não sabe quem são os beneficiários. Ele autorizou acesso a todos os dados da conta ShellBill, na Suíça, onde foram depositados os valores investigados pela Lava-Jato.

   3. Santana disse que a conta foi aberta entre 1998 e 1999 para receber cerca de US$ 70 mil por serviços prestados na Argentina, por meio de um representante no Uruguai que teria sido indicado por um amigo argentino. Ele disse que só tomou conhecimento de que a conta não era relacionada à Polis Argentina, sua empresa no país vizinho, quando foi feita uma auditoria em suas empresas. 

   4. Santana não soube precisar a data, mas disse que tinha intenção de legalizar a conta, mas que sempre houve dúvidas em relação a qual país devesse fazê-lo, já que a conta recebia recursos de campanhas no exterior. Para o Ministério Público Federal, o dinheiro repassado pelo operador ao marqueteiro pode ter saído de contratos da Petrobras, referentes a plataforma P-51 ou sondas da Sete Brasil.

   5. Santana negou ter recebido no exterior dinheiro das campanhas presidenciais no Brasil. Negou ainda receber por serviços prestados ao governo federal. Segundo ele, os "eventuais conselhos de maneira esporádica" prestados ao governo federal não foram remunerados. Aos investigadores, disse que foi "um doador de serviços ao governo em razão do prazer que isso lhe gera e da facilidade que possui".

                                                                                *****
   6. (Veja) A mulher e sócia do marqueteiro petista João Santana, Mônica Moura, afirmou à Polícia Federal que a empreiteira Odebrecht pagou, por caixa dois, despesas da campanha à reeleição do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, em 2011. 

   7. Conforme a versão apresentada por Mônica, o custo de propaganda da campanha do presidente-ditador naquele ano foi de 35 milhões de dólares e "grande parte do valor foi recebido de maneira não contabilizada".

   8. Segundo ela, "em razão das dificuldades de pagamento", na época procurou o então executivo da Odebrecht Fernando Miggliaccio, já que ele "colaboraria no custeio de parte da campanha". Ao longo de três anos e até 2014, os dois mantiveram "diversos contatos", inclusive encontros na sede da Odebrecht, disse Mônica à polícia.

   9. Ela ainda estimou em "3 a 4 milhões de reais" os valores pagos pela Odebrecht no exterior, embora os investigadores da Operação Lava Jato atribuam à empreiteira repasses de pelo menos 3 milhões de dólares do grupo do herdeiro Marcelo Odebrecht por meio da empresa offshore Klienfeld.

   10.  E apresentou uma versão quase vitimista sobre os milhões de dólares recebidos no exterior: "Em todas as suas campanhas, se não fosse por imposição dos contratantes, preferia que fosse tudo contabilizado".
                                                                                  *****
   11. Primeiro parlamentar a se posicionar sobre o assunto, o deputado estadual Alex Lima (PTN) pediu intervenção do governador Rui Costa (PT), junto à bancada baiana na Câmara, na decisão da Petrobrás de suspender os investimentos para descoberta de novos campos de petróleo na Bahia.

   12. Conhecer mais detalhes dos programas “Primeiro Estágio” e “Primeiro Emprego” do Governo
do Estado foi o objetivo da visita que o chefe da Defensoria Pública do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, fez ao Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, nesta quinta-feira 25.

   13. A Prefeitura preparou uma força-tarefa envolvendo ações preventivas, novos profissionais e novas tecnologias, sempre em parceria com a população, para enfrentar o período chuvoso deste ano em Salvador. Os detalhes da Operação Chuva 2016 e do funcionamento da nova Defesa Civil de Salvador (Codesal) serão apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada na próxima segunda-feira (29), no Palácio Thomé de Souza. 

   14. Serão assinados os decretos que instituem a Operação Chuva, cria o Comitê Interinstitucional de Ações de Emergência e estabelece o novo Regimento Interno da Codesal.

   15. Só lembrando, ano passado foram mais de 20 mortes em Salvador provocadas pelas chuvas.

   16. Diz-se que a FIOL - Ferrovia Oeste Leste da Bahia - no ritmo que vai comemorará o bicentenário de Vasco Neto seu idealizador. Vasco fez seu primeiro centenário nesta semana. Até a deputada Ivana Bastos (PSD) defensora da FIOL agora está falando na Assembleia do ouro branco (algodão) do Vale do Iuiú, em Guanambi.

   17. O sonho de Ivana - comenta-se - é ser prefeita da Guanambi. Mas, eis que, Nilo Coelho volta dizer que é pré-candidato por lá.

   18. Os postes de iluminação em Salvador continuam com as propagandas do Carnaval. Até hoje a PMS não sabe o significado de out-doors e deixar colocar placas em postes de iluminação.

   19. Missa por 1 ano do falecimento do deputado Zezéu Ribeiro na Igreja da Ressurreição, em Ondina, com seus familiares e poucos politicos.

   20. A conta de Tio Patinhas no Panamá tinha o sugestivo nome de Shell (concha) bill (projeto de lei). Santo pai! É a concha protegida pela lei.

   21. Deputado federal José Carlos Araújo teria se desentendido com o senador Otto Alencar e vai para o PR. É o que dizem. E mais: diz-se que, quando afinados, vetaram a entrada de Marcelo Nilo no PSD.

   22. lembram daqueles três jovens executados no Suburbio de Salvador na semana passada, até agora a Policia não prendeu ninguém.

   23. A dívida pública brasileira em relação ao PIB atinge a marca de 66%.E o governo diz que está tudo bem.

   24. O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) foi reeleito para presidir a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

   25. O deputado Gika Lopes (PT) vai ser o candidato a prefeito em Serrinha do atual prefeito Osni Cardoso (PT) e seu grupo. O rolo está na indicação do (a) vice.

   26. A oposição em Ilhéus ainda não entendeu que, enquanto for dividida para o pleito, Jabes Ribeiro (PP) leva a reeleição fácil. Se unir, aí complica a vida de Jabes.

   27. Comenta-se que o candidato do deputado federal Antonio Brito (PTB) em Jequié será Reinaldo Pinheiro. Brito tá muito forte por lá.

  28. Marcelo Nilo diz que é contra uma nova CPMF mas critica seu antigo partido, o PSDB, em não apoiar novamente a criação do imposto, justo por ser o pai da criança.

   29. A entrada do deputado sd Prisco no PPS não tem nada a ver com ideologia, mas, sim, com a possibilidade dele comandar um partido, fazer direções provisórias no interior e eleger vereadores ex-pMs ou PMs, o que não conseguiria se ficasse no PSDB.

   30. Sessenta (60) baianas de acarajé receberam nesta quinta-feira 25, certificados do Curso de Gestão de Negócios e Manipulação Alimentos promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizado em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSal) e a Associação de Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam).

   31. Diante da comunicação relativa ao fechamento do Hotel Pestana, o secretário do Turismo da Bahia,
Nelson Pelegrino, afirmou nesta quinta-feira (25) que os esforços da Setur estão concentrados na identificação de grupos privados que possam assumir o empreendimento hoteleiro e mantê-lo em atividade. “É inaceitável o fechamento desta que é uma das mais importantes unidades hoteleiras da Bahia”, disse.

  32. Empresário não quer saber se é inaceitável ou não. Com o turismo na Bahia caindo pelas tabelas não teve resultados os hotéis fecham e pronto.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>