Miudinhas
Tasso Franco
30/01/2016 às
20:23
RUI e Neto medem forças no Carnaval quando deveriam unir as forças
Secretários Nelson Pelegrino e Josias Gomes deverão ser exonerados para participar da sessão solene no Congresso, dia 2, e voltam para assumir novamente os cargos no governo Rui
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Em ano eleitoral, a disputa por espaços na midia e junto à opinião pública já são mais intensas nesse pré-Carnaval e deverão ficar ainda mais fortes durante o reinado de Momo que começa na próxima quarta-feira, 3, entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM).
2. Ontem, em Conquista, Rui fez criticas ao comportamento da Rede Bahia por ter atitudes de dois pesos e duas medidas quando critica o governo do PT e alivia o DEM, e criticou diretamente a educação infantil em Salvador, na gestão ACM Neto; o prefeito, na inauguração de obras na orla do Rio Vermelho deu o troco e, sem citar nomes, disse que o seu lado é o do trabalho; e o lado de lá, da corrupção e do petrolão.
3. Recados mais diretos nem precisam para a compreensão do mundo político. O que também já presenciamos nessa fase do pré-Carnaval, do lançamento dos projetos, dos investimentos, das atrações e outros, foi uma disputa intensa entre o governador e o prefeito fazendo coletivas no mesmo horário numa espécie de birra, onde o folião e a opinião pública ficam como massa de manobra.
4. Ora, o correto seria, usando uma expressão de Marcos Medrado 'unir forças' dos dois dirigentes públicos somando as ações na convergência de programas que visem o bem estar dos foliões. Mas, o que vemos, é cada qual dizendo que vai fazer melhor do que o outro, o que também não deixa de ser bom para o folião, mas, promove uma divisão política numa festa da cultura popular, a mais importante do estado.
5. Tudo isso no momento em que Salvador é apontada como a segunda cidade mais violenta do país (só perde para Fortaleza) e uma das mais violentas do mundo. Nesse caldo de cultura, o Estado já anunciou que vai investir não sei quantos milhões na segurança colocando mais de 20 mil policiais nas ruas e praças. Assustador. Nem Rio e SP têm tamanho aparato de segurança.
6. A Prefeitura, de sua parte, já que não fala com o Estado como parceiro, complica ainda mais essa logistica promovendo pré-Carnavais neste sábado (Fuzuê) e no domingo (Furdunço) e antecipando o reinado de momo de quinta para quarta-feira, além de atuar em 15 bairros. Essa logística para a PM, mesmo com toda sua experiência, é um complicador.
7. A situação só não está pior porque o circuito Arfódromo de Carlinhos Brown não vingou no Comércio, na Cidade-Baixa, o que seria ainda pior fazendo com que a segurança tivesse dois planos (cidade alta e cidade baixa) para tomar conta.
8. É isso: que o Carnaval transcorra em harmonia, em paz e que os políticos em vez de praticarem a divisão, se unam em prol da cidade e do seu povo.
*****
9. Governador de SP entra de vez na campanha 2018 e diz que Lula "é o retrato do PT sem ética e sem limites". Lula já deu o troco e disse que Alckmin deve falar é da roubalheira na merenda escolar de SP.
10. (Blog do Anderson): O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) também criticou os opositores de Vitória da durante o seu discurso ao lado do governador Rui Costa, na sexta-feira (29).
11. “Nós não poderíamos começar o ano de 2016 de melhor forma. Inicialmente recebemos a notícia da confirmação da instalação do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia, já convocando alunos através do Sisu, mais um passo importante para nós consolidarmos o campus Anísio Teixeira para instarmos a tão sonhada Universidade Federal do Sudoeste”, disse o petista.
12. Ele ainda destacou os R$ 45 milhões para a continuidade das obras do aeroporto e os R$ 22 milhões para a construção da Casa de Acolhimento Sócio Educativas (CASE). “São três obras da maior relevância para Vitória da Conquista e região”, pontuou.
13. (Camaçarico) : O prefeito Ademar Delgado mandou recado direto para os caetanistas alojados na sua gestão. Durante discurso na Lavagem de Jauá, sexta-feira (29), o alcaide pediu para que os que fazem oposição dentro do governo ‘tenha dignidade’ e deixem seus cargos.
14. A decisão do alcaide Ademar Delgado de não apoiar o ex-prefeito Luiz Caetano como seu candidato na sucessão de outubro está dando dor de cabeça ao PT. Na segunda-feira (25), a casa do presidente do Legislativo e da legenda no município, José Marcelino, virou espaço para o debate sobre os possíveis caminhos que contornem a crise criada com o racha entre criador e criatura.
15. A Coluna apurou que o encontro na paradisíaca praia do Piruí, em Arembepe, teve a cabeceira da mesa ocupada pelo deputado federal Nelson Pelegrino. Lista dos presentes também incluiu os vereadores Elias Natan (PR), Gilvan Souza e Wilton de Ferrinho (PT), e os secretários Márcio Neves (educação), Fabão Pereira (inclusão social), Francisco Franco (ordem pública) e Demetrius Moura (relações institucionais). O deputado Afonso Florence ligou, enquanto Valmir Assunção foi representado pelo fiel escudeiro, Ivan Alex.
16. No último dia 26 de janeiro, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, foi recebido em Brasília pelo secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira. Na ocasião, Hojaij entregou o relatório final do 9º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental, que ocorreu no município de Campinas (SP) com o apoio do Ministério.
17. O evento foi realizado de 09 a 11 de dezembro de 2015, sob o tema “Novas Tecnologias para o Saneamento Básico”. A programação teve palestras, apresentações tecnológicas e feira de saneamento no formato de mesas, reunindo mais de 300 pessoas, entre gestores públicos, técnicos, ambientalistas, autoridades políticas, e também representantes de diversos órgãos públicos e entidades não governamentais.
18. Os secretários Nelson Pelegrino (Turismo) e Josias Gomes (Relações Institucionais) serão exonerados dos seus respectivos cargos, neste sábado (30), conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.
19. A saída de ambos é válida por cinco dias para que possam assumir o mandato parlamentar e participar da sessão solene do Congresso Nacional de terça-feira (2), quando começa o ano legislativo.
20. As mesmas exonerações foram publicadas no início de 2015, quando os dois secretários foram ao Congresso Nacional tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos em outubro de 2014.
21. Posteriormente, foram publicadas as nomeações, exatamente como se repete desta vez. Na próxima quarta (dia 3 de fevereiro), Pelegrino e Josias reassumem os cargos no primeiro escalão do governo Rui Costa.
22. Tá dificil a entrada do deputado Marcelo Nilo no PSD de Otto Alencar. Há resistências.
23. Temporal devastador em Recife nesse momento do pré-Carnaval. Em Porto Alegre, também.
24. Santo pai! Esposa de Lula compra barco para sitio que o ex-presidente diz que não é dele, em SP.
25. Só duraram 3 meses a performance de Thábata Mendes com Ximbinha na XCalypso. Camarada complicado!
26. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), publicou no Diário Oficial do Estado da Bahia, o resultado do seu processo seletivo simplificado (REDA, nº06070150006017 e Edital
nº 001/2015). Foram selecionados candidatos para as 19 vagas disponibilizadas que devem comparecer no setor de Recursos Humanos (RH) do IPAC, localizado na Rua 28 de setembro, nº15, Viaduto da Sé, no Centro Histórico de Salvador.
27. A lista de documentos a serem apresentados consta no item 13 do edital. O RH/IPAC receberá os selecionados nos dias 1, 2 e 11 de fevereiro, das 9h às 16h. Os candidatos devem apresentar a documentação em cópia autenticada ou original. A contratação será em março.
28. Foram cinco vagas para técnico nível médio administrativo, 10 vagas para técnico nível médio operacional em Salvador e duas para técnico nível médio operacional no município de Cabaceiras do Paraguaçu. Apenas duas vagas para nível superior, uma para jornalista e outra para museólogo, ambas em Salvador.
29. A data 30 de Janeiro, Dia Internacional da Não-Violência, foi criada em homenagem ao líder pacifista indiano, Mahatma Gandhi, com o objetivo de incentivar a educação pela paz e o respeito aos Direitos Humanos. Através do Posto Solidário, o Sindicombustíveis Bahia promove, neste sábado (30/01), a campanha de conscientização “Diga não à violência”. Em postos de combustíveis de Salvador e no interior do Estado, os motoristas são alertados sobre a importância de combater a violência de todos os tipos, no trânsito, em casa, entre raças e religiões.
30. Os frentistas dos postos de combustíveis estão usando bottom com o slogan “Diga não à violência” e distribuem folders com mensagem a favor da paz, do amor e da vida. Para o presidente do Sindicombutíveis Bahia, José Augusto Costa, a data é uma oportunidade de chamar a atenção para a necessidade de combater a violência e pedir paz, respeito ao próximo e às diferenças. “Uma frase de Gandhi resume o que desejamos: ‘Onde há amor, há vida”, lembrou o presidente.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>