Miudinhas
Tasso Franco
25/01/2016 às
19:33
SERVIDORES DO ESTADO têm perdas salariais de 18.16% e querem reunião A OAB/BA através das
A OAB/BA através das comissões de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, promove mesa redonda "O Combate à Intolerância Religiosa e a Defesa do Estado Laico".
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os servidores públicos da Bahia entram em sua data-base (janeiro) com uma perda salarial de 18,16%, segundo cálculos feitos pelo Sindsefaz. O percentual inclui a inflação de 2015, medida pelo IPCA (10,67%) e os resíduos de 2013 a 2015, quando o governo iniciou sua política de parcelamento do índice de reajuste. Em 2013, a perda foi de 1,85%. No ano seguinte foi de 1,88% e agora em 2015 foi de 2,90%.
2. “Os resíduos acumulados são referentes aos meses nos quais os servidores não perceberam o percentual total da inflação do ano anterior”, informa o diretor de Organização do Sindsefaz, Claudio Meireles. Para entender, em 2015 teria que ter sido aplicado 6,41% nos salários de todos os servidores a partir de janeiro. Só que o governo aplicou 3,5% em março e 2,81% em novembro, o que gerou um resíduo de perda de 2,90% em desfavor do funcionalismo.
3. As perdas acumuladas pelos servidores chegaram em dezembro/2015 em 18,16%, exigindo um reajuste deste percentual para zerar o prejuízo que vêm amargando a partir de 2013. Porém, os funcionários estaduais estão apreensivos.Isso porque, pelaimprensa, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, anunciou que o funcionalismo não vai ter reajuste em 2016.
4. A Fetrab (Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia) e os sindicatos filiados, incluindo o Sindsefaz, já soliciaram ao governo a convocação da Mesa Central de Negociação para tratar o assunto, uma vez que o governo não oficializou a informação repassada pelo secretário Manoel Vitório pela imprensa. As entidades, que organizaram um protesto durante o cortejo do Bonfim, prepara nova manifestação para a segunda de carnaval, durante a saída do bloco popular Mudança do Garcia.
5. “As entidades sindicais não aceitarão reajuste zero, ainda mais em um momento em que a inflação não está controlada e as incertezas são grandes na economia”, acrescenta Meireles. Ele diz que as perdas são de 18,16% agora em janeiro, mas à medida que os meses forem passando, o percentual vai crescendo com a alta de preços do ano de 2016.
6. “Reajuste nos preços de alimentos, remédios, combustível, escola particular, plano de saúde, energia, entre outros, não espera o próximo ano chegar para ser efetivado. São aumentos que já serão suportados até a próxima data-base. Não temos como ficar sem a reposição passada neste momento”, completa o sindicalista.
7. No governo ninguém quer saber desse assunto. Ano passado, o governo alterou a data base de janeiro para abril e dividiu o reajuste em duas parcelas (abril/nov). Neste 2016, ninguém sabe o que acontecerá.
8. Hoje, um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fez um protesto em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
9. O grupo do MTST reivindica ao Governo do Estado a liberação de verbas para o 'Programa Minha Casa, Minha Vida' construir habitações em Salvador. O grupo ocupa um terreno vazio na Estrada Velha do Aeroporto, em Canabrava, para onde pedem as obras.
******
10. A Internacional Travessias Salvador informa que durante a operação no início da tarde desta segunda-feira (25), uma das rampas de embarque / desembarque do terminal de Bom Despacho apresentou um problema hidráulico, impedindo o funcionamento em modo automático, passando para o modo manual. Por este motivo, houve atraso no desembarque de passageiros e veículos na embarcação Rio Paraguaçu.
11, Assim que o problema foi identificado, a equipe de manutenção foi acionada para efetuar os reparos necessários para o funcionamento correto do equipamento. Neste momento, a operação segue normalmente, com seis embarcações em operação: Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Anna Nery, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Pinheiro. Para atender a demanda, saídas extras foram disponibilizadas.
12. Santo pai! Ô serviço ruim da zorra.
13. Cerca de 200 blocos e 100 veículos, entre trios, carros de apoios e de equipamentos sonoros, deverão passar pela Central de Vistoria, instalada pela Prefeitura no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. A estrutura, coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), conta com órgãos técnicos, de fiscalização e arrecadadores. A central irá funcionar até o dia 5 de fevereiro.
14. Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica; Corpo de Bombeiros; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo a Secretaria de Ordem Pública (Semop) e as secretarias estadual e municipal da Fazenda e da Saúde.
15. Preso há 175 dias por suspeitas de embolsar milhões de reais em propina no esquema do petrolão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu decidiu falar. Segundo o criminalista Odel Antun, defensor de Dirceu, o petista vai apresentar ao juiz Sergio Moro na sexta-feira sua versão sobre as acusações de que recebeu dinheiro sujo de empreiteiros da Lava Jato e de que lavou os recursos em viagens de jatinho, imóveis e consultorias fictícias.
16. Entre os pontos que o próprio Dirceu deve mencionar em seu depoimento estão a tese de que o lobista Milton Pascowitch teria utilizado indevidamente seu nome para comprar um jatinho do também lobista Julio Camargo e a argumentação de que a escolha do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque não passou por suas mãos. "O Zé está pronto para responder tudo", disse Antun.
17. Se Zé falar, a República treme.
18. A OAB da Bahia, por meio de suas comissões de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, promove na sexta-feira (29), às 9h, a mesa redonda "O Combate à Intolerância Religiosa e a Defesa do Estado Laico".
19. O debate, que acontece no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade, será realizado para marcar o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, e contará com a presença de líderes religiosos. Será o primeiro evento promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB da Bahia, criada nesta gestão, no último dia 22 de janeiro, e cuja presidente, Maíra Vida, foi empossada nesta segunda-feira (25). Participantes terão direito a certificado de 4 horas.
20. O padroeiro de São Francisco do Conde, São Gonçalo, terá festa e louvor entre os dias 25 e 31 de janeiro na sede do município, com programação religiosa e musical. As celebrações religiosas começam nesta segunda-feira (25). Confira a programação.
21. Os festejos incluem ainda uma programação musical começando também no dia 25 de janeiro, a partir das 20h, com Rick e Roque. Já no dia 26 é a vez do cantor Val, no mesmo horário. Na quarta (27), o Samba de São Gonçalo se apresenta também às 20h e, para encerrar, na quinta (28), a partir das 11h, será a Banda Alto Louvor. O palco dos shows será montado em frente a Matriz de São Gonçalo.
22. O município de Tancredo Neves solicita da Setre apoio ao esporte. A cidade sedia até domingo 31, a XXXV
Copa Sul Bahia de Futebol de Base com mais de 20 delegações estaduais.
23. Com o recesso da Câmara do Deputados, o líder do PTN, deputado federal Bacelar, tem cumprido agenda com o governador Rui Costa (PT) em Salvador. Nesta segunda-feira (25), ao lado dos vereadores Toinho Carolino e Carlos Muniz, também do PTN, o deputado acompanhou o governador na entrega de mais uma obra de contenção de encostas, na capital baiana.
24. Dessa vez, o bairro beneficiado foi Bela Vista do Lobato, no Subúrbio Ferroviário. O governo do estado investiu R$ 2,3 milhões em quase 3 mil metros de solo grampeado e concretado, além de serviços de urbanização, que beneficiam 176 famílias do entorno da Rua E .
25. Bacelar voltou a ressaltar o volume de intervenções do governo em Salvador. " Toda segunda, Rui Costa tem entregue obras bem elaboradas, em áreas de risco, que garantem segurança aos moradores, assim como escadarias, pavimentação e drenagem, que melhoram a autoestima da comunidade. No setor de mobilidade, o governador também é só correria, com vias estruturantes e o metrô que foi acelerado. Até a oposição é obrigada a reconhecer que Rui cuida de Salvador. Contra um trabalho nessa intensidade não há argumentos", declarou.
26. Uma das mais importantes intervenções viárias promovidas pela Prefeitura na região, a nova ligação entre os bairros de Cajazeiras 5 e 10 será entregue à população nesta terça-feira (26). A solenidade, comandada pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, vai acontecer a partir das 10h, nas imediações do Mercado Municipal de Cajazeiras, que fica na X. A ligação vai se chamar Avenida Jorge Calmon, em homenagem a um dos grandes do jornalismo baiano.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>