Miudinhas
Tasso Franco
31/10/2015 às
11:50
GRUPO EI leva a melhor na 'guerra' da informação sobre queda de avião
Empreendedorismo e Marketing para Psicólogos. Esse é o mote do primeiro Congresso Nacional Profissão Psicólogo – INOVAPSI, evento totalmente online e gratuito que acontece entre os dias 08 e 15 de dezembro.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A queda de uma vião russo com a morte de 224 passageiros no território do Egito gerou uma 'guerra' de informação e contra-informação típica da época da guerra fria dos anos 1960, o Estado Islâmico apontado que derrubou a aeronave com um foguete em represália a decisão de Putin em atacar sua ofensiva na Síria e a Rússia desmentido e assegurando que a queda deu-se por uma falha técnica no Airbus A-321.
2. Um acidente aéreo não se desvenda em pouco tempo, isso todo mundo na área técnica reconhece. Mas, no campo da política e da propaganda o que vale é a versão do fato exatamente para causar apreensão, tumultudo, desestabilização e assim por diante. E isso, o grupo EI conseguiu, pelo menos até que tudo seja devidamente apurado. E, claro, nesse jogo, o turismo do Egito fica prejudicado, de cara, pois quem estava pensando em viajar para lá poderá desistir.
3. A principal hipótese é de que tenha havido uma falha técnica. O Airbus A-321 da companhia KogalimAvia, conhecida como Metrojet, passou por uma verificação de segurança antes de decolar, informou à rede americana CNN o presidente da agência estatal de controle de aeroportos civis do Egito, Adel Mahjoob. A caixa-preta da aeronave e 129 corpos já foram recuperados.
4. A companhia aérea informou em seu site que a aeronave estava em boas condições e o piloto tinha experiência. A Metrojet afirmou que o A-321 recebeu a manutenção exigida em 2014. A empresa identificou o capitão da aeronave como Valery Nemov e afirmou que ele tinha 12.000 horas de voo, 3.860 delas em modelos A321.
5. Ainda de acordo com a CNN, o piloto teria entrado em contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes do acidente para informar que enfrentava problemas técnicos. Ele teria, então, tentado um pouso de emergência na cidade de Alarixe.
6. Em resposta ao anúncio do grupo terrorista Estado Islâmico no Twitter, o Ministério de Transporte da Rússia classificou como inverídicas as informações. De acordo com o chefe da pasta, Maxim Sokolov, "neste momento não há nenhuma informação que confirme essas fantasias".
7. O certo é que o estrago na 'guerra' da informação e contra-informação foi bem plantado pelo Grupo EI e obrigou a Rússia e o Egito a ficarem na defensiva provocando, sobretudo no todo poderoso Putin, um estrago em sua imagem na população russa.
*****
8. O deputado estadual Marcell Moares (PV) ficou chocado com a declaração da modelo Andressa Urach de que a experiência do seu primeiro orgasmo aconteceu com o cachorro de uma amiga.
9. “Esta cidadã deveria ter vergonha de falar uma coisa dessas, e ainda mais publicar num livro. Se ela não sabe, a pratica sexual de seres humanos com animais é crime, e um crime grave. Isso também é considerado maus-tratos contra animais. Não é porque ela se arrependeu do que fez que está absolvida do crime que cometeu”, disse Marcell Moares.
10. O sexo com animais é comum em cidades do interior do Brasil. Um levantamento coordenado pelo hospital paulista A.C.Camargo, em parceria com 16 centros de tratamento de câncer do país, aponta que, na zona rural, 34,75% dos homens já tiveram ao menos uma relação sexual com animal.
11. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instalou esta semana dois redutores de velocidade na BR-135, em frente à Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), como forma de assegurar a redução de acidentes de trânsito no local e a integridade física e a vida dos acadêmicos, colaboradores e visitantes.
12. Juntos aos novos equipamentos, como norma padrão, foram implantadas placas para alertar os motoristas e pedestres para os
redutores de velocidade.
13. Órgão responsável pela manutenção e resolução de problemas relacionados às rodovias federais, o Dnit atendeu a recomendação para a instalação dos redutores de velocidade, baseado em estudo técnico com a verificação de alto fluxo de veículos em horários de pico e histórico de acidentes.
14. Atuando em Vitória da Conquista há quase uma década, a Viação Vitória tem sido alvo de reclamações da população pelo déficit dos serviços prestados. Além do quebra-quebra pelas ruas, atraso e superlotação também são motivos de manifestações dos usuários.
15. Nesta semana um novo fato tem gerado muitos protestos: a apreensão de cinco ônibus por decisão judicial motivado por dívidas financeiras. Os ônibus foram levados para uma estacionamento privado, conforme o BLOG DO ANDERSON registrou. Dirigente da companhia não quis falar sobre o assunto, mas adiantou que tal medida não estaria prejudicando os serviços.
16. Em nota enviada ao BLOG DO ANDERSON neste sábado (31), a Administração Municipal diz que “além dos procedimentos administrativos, a Prefeitura agirá com o máximo rigor e tomará todas as medidas judiciais necessárias para punir a empresa pelo descumprimento das suas obrigações contratuais, de maneira a garantir que a população não seja prejudicada”. Confira a nota na íntegra.
17. Há um cerco se fechando contra o ex-presidente Lula a cada dia com mais denúncias contra ele e os seus filhos. Antes, era a República do PT. Agora, surge com mais clareza a República do Lula e dos Lulinhas.
18. O vereador Leandro Guerrilha (PDT), ao elencar dois novos episódios classificados como grave no sistema hidroviário baiano – mais um registro de catamarã a deriva com 74 passageiros e a apreensão de 20 quilos de maconha no terminal do ferry-boat, que resultou na prisão de um casal -, apela ao Governo do Estado para que aprove projeto de indicação apresentado por ele que obriga o registro dos dados dos que utilizam o sistema não apenas ferry-boat, mas também as lanchas e catamarãs, ligados a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia e demais travessias no Estado (Astramab),
assim como acatou indicação do seu mandato para venda da passagem via internet.
19. “Nem preciso reforçar que durante os feriados, como este do Dia de Finados, datas comemorativas e no verão, aumenta a demanda no transporte hidroviário, e se ocorrer uma tragédia ninguém sabe quem embarcou. Trata-se de uma questão de segurança para se saber quem vai e o que se leva, assim como acontece no aeroporto, na rodoviária”, destacou.
20. Quatro meses depois de ter conquistado o prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria Melhoria na prestação de serviços públicos, o Hospital do Subúrbio recebeu na quinta-feira (29), em São Paulo, o Prêmio Luiz Plínio Moraes de Toledo - Práticas Inovadoras 2015, durante o VII Fórum Internacional de Qualidade em Saúde IQG.
21. O evento é idealizado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), credenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e referência nacional na certificação e na implementação de programas de gestão de qualidade na área de saúde.
22. Este é o quinto prêmio em cinco anos de funcionamento, após concorrer com mais de 250 iniciativas inovadoras. De acordo com o IQG, foram avaliados procedimentos adotados que estão inseridos na metodologia de práticas inovadoras, a exemplo da integração e redesenho de fluxo de acesso, utilização da comissão de óbitos como ferramenta de transformação dos resultados assistenciais e a utilização dos
indicadores assistenciais na tomada de decisão estratégica.
23. Após receber denúncia sobre suposta tentativa de extorsão praticada por servidores públicos do município, da área de fiscalização, o prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), determinou a abertura de sindicância, através da Portaria Nº 510 /2015, para a devida apuração dos fatos.
24. A comissão de sindicância é composta pelo advogado Marco Aurélio Lelis de Souza, sub Procurador Geral do Município, Nelson Matos Machado, Chefe de Seção do Jornal Oficial, e Ailton Marques Rodrigues, Chefe do Setor de Contratos e Convênios da secretaria de Administração. Conforme a portaria, a comissão terá o prazo de 20 dias para conclusão dos trabalhos.
25. A comunicação sobre o fato chegou ao conhecimento do prefeito em exercício Carlos Machado na tarde de hoje, 30 de outubro, por volta das 14h20min. Considerando a gravidade dos ilícitos supostamente praticados por servidores públicos da Administração prejudicando terceiros, a sindicância foi imediatamente autorizada aos setores competentes.
26. A partir do primeiro semestre de 2016, os estudantes de Itabuna e demais cidades do Sul da Bahia terão mais duas opções de cursos na área de Engenharia, pois o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, acaba de autorizar o funcionamento e abertura de vagas para os cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Mecatrônica, que serão ofertados no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna.
27. A Portaria nº 816, de 29 de outubro de 2015, autorizando o funcionamento dos novos cursos foi publicada na página 27 da edição nº 208, do Diário Oficial da União, que circulou nesta sexta-feira (30). Assinado pelo secretário de Regulação da Educação Superior, Marco Antonio Oliveira, o documento estabelece que o bacharelado em Engenharia Elétrica (Registro e-MEC nº 201501165) e o bacharelado em Engenharia Mecatrônica (Registro e-MEC nº 201501166) ofertem anualmente, 200 vagas, respectivamente.
28. Empreendedorismo e Marketing para Psicólogos. Esse é o mote do primeiro Congresso Nacional Profissão Psicólogo – INOVAPSI, evento totalmente online e gratuito que acontece entre os dias 08 e 15 de dezembro.
29. Voltado para estudantes e profissionais de Psicologia, o congresso reunirá grandes nomes da Psicologia clínica, esportiva, Marketing, Empreendedorismo e Gestão do Brasil, trazendo informações e dicas importantes para que os participantes possam se tornar referências no mercado e alavancarsuas carreiras de maneira prática e sem infringir o código de ética da Psicologia. Os interessados podem se inscrever pelo site www.geracaopsi.com.br/inovapsi/congresso.
30. O 1º Congresso Internacional sobre Intolerância Religiosa e Liberdades Laicas (CONIIR) acontece, de 05 a 07 de novembro, a partir das 19h, na Faculdade 2 de Julho, em Salvador. O objetivo é mobilizar a sociedade para aprofundar o debate sobre intolerância religiosa, trazendo a relação com conceito de laicização, a fim de compreender melhor o papel do Estado e suas implicações nos diversos espaços sociais, discutindo os reflexos da intolerância religiosa presentes no cotidiano.
31. As inscrições poderão ser feitas pelo site http://eventoconiir.wix.com, e acontecem até o início do evento.
32. Durante o congresso, ocorrerão conferências e mesas de debate que abordarão questões como Intolerância Religiosa e Conflitos no Brasil; Intolerância Religiosa e Cenários Globais; Liberdades Laicas: Conquistas e Desafios e Intolerância Religiosa e Liberdades Laicas e Juventudes.
33. Para contribuir com essas reflexões, palestrantes de diferentes partes do Brasil e de Angola foram convidados. Também estão previstas para o CONIIR a realização de Grupos de Trabalho relacionados à temática central do evento, apresentação de casos emblemáticos, narrativas de intolerância religiosa, apresentações culturais com os grupos Ágape e Metamorfose e o Coral Ecumênico da Bahia, e lançamento de livros.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>