Miudinhas
Tasso Franco
30/10/2015 às  19:11

FUP anuncia greve de petroleiros no domingo e Sindipetro comanda na BA

O Comando Polícia Militar da Bahia esclareceu hoje boato que dava conta da redução do policiamento em Itapuã, com a inauguração das obras da nova orla no bairro. Vai ter policiamento e forte.


MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Após tentarem por mais de cem dias negociar com a Petrobrás a Pauta pelo Brasil, onde cobram a interrupção do processo de terceirização em curso na empresa e a retomada dos investimentos no país, os petroleiros entram em greve neste domingo (01/11), por tempo indeterminado. O aviso de greve foi feito pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e por seus sindicatos filiados, durante audiência realizada nesta quinta-feira, 29,  com o Ministério Público do Trabalho, no Rio de Janeiro.

   2. A Petrobrás, que também havia sido convocada para a reunião, não compareceu. "A ausência da empresa reflete o desinteresse em buscar uma solução negociada no que diz respeito às questões levantadas pela Federação e principalmente sobre o regramento da greve",
destacou o Ministério Público na ata da audiência. 

   3. Os petroleiros irão interromper suas atividades a partir das 15 horas de domingo, em cumprimento ao prazo legal de 72 horas de antecedência que é estabelecido para comunicação da greve.

   4. Na audiência com o MPT, a FUP ressaltou que o Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás afeta drasticamente a sociedade brasileira e a vida de milhares de trabalhadores que estão sendo demitidos pelo país afora. Os cortes de investimentos, venda de ativos, interrupção de obras e paralisação de projetos impactam o desenvolvimento do país e a soberania nacional. Segundo estudos da Secretaria de PolíticaEconômica do Ministério da Fazenda, para cada R$ 1 bilhão que a Petrobrás deixa de investir no país, o efeito sobre o PIB é de R$ 2,5 bilhões. 

   5. Se o Plano de Negócios da empresa não for alterado, a estimativa é de que 20 milhões de empregos deixarão de ser gerados até 2019.

   6. De acordo com o coordenador do Sindipetro Bahia e Conselheiro Eleito do Conselho de Administração da Petrobrás, Deyvid Bacelar, a escolha da pauta tem o objetivo de defender o Sistema Petrobrás, evitando a venda de seus ativos e consequentemente garantindo a manutenção dos empregos e a continuidade do papel social da Companhia e a geração de riquezas nos estados e municípios situados no entorno das unidades da Petrobrás. Atualmente na Bahia, a Petrobrás tem aproximadamente
76 campos de produção de petróleo e gás.

   7. O que querem os petroleiros?

    8. Impedir o desmonte da Petrobrás e das conquistas que os trabalhadores e o povo brasileiro garantiram, após anos de luta. Esse é o objetivo central da luta que os petroleiros vêm travando pela revisão do Plano de Negócios da Petrobrás. As principais reivindicações estão expostas na Pauta pelo Brasil, que foi aprovada durante a 5ª Plenária Nacional da FUP, realizada entre 01 e 05 de julho, em Guararema (SP), e protocolada na Petrobrás no dia 07 de julho.

   9. Manutenção da Petrobrás como uma empresa integrada e indutora do desenvolvimento nacional;Suspensão da venda de ativos e conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), da Refinaria Abreu e Lima (PE) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Mato Grosso do Sul (Fafen-MS).

   10. Preservação da política de conteúdo nacional, com construção de navios e plataformas no Brasil; Garantia de que as riquezas do pré-sal sejam exploradas pela Petrobrás, em benefício do povo
brasileiro.

   11. mplementação de uma nova política de saúde e segurança que garanta o direito à vida e rompa com o atual modelo de gestão que já matou 16 trabalhadores só este ano; Recomposição dos efetivos; Preservação de todos os direitos conquistados pelos trabalhadores.
                                                                                *****
   12. A Polícia Militar da Bahia informa que o sepultamento da soldado Ana Gleides Santos de Sousa será neste sábado (31), às 16h00, no cemitério Campo Santo, sala 04. O enterro do soldado Maurício Cruz de Souza será também neste sábado (31), no cemitério Bosque da Paz, às 15hH,  na sala 05. Eles faleceram hoje (30), pela manhã em Mussurunga II. 

   13. Aconteceu um crime, o soldado PM atirando na ex-companheiro e depois se suicidando. O pessoal da PM ficou abalado com esse fato. 

   14. (O Globo) O presidente da holding Odebrecht S.A. e réu em ações penais originadas na Operação Lava Jato, Marcelo Bahia Odebrecht, afirmou à Justiça Federal nesta sexta-feira (30) que a alegação de que a empresa participou de cartel é “absolutamente inconsistente e absurda”. Ele entregou a Sérgio Moro um documento em resposta aos questionamentos do juiz e se defendendo das acusações.

   15. Marcelo Odebrecht faz diversos ataques à postura do Ministério Público Federal (MPF) na condução das investigações da Lava Jato. O réu afirma que as denúncias apresentada pelos procuradores contra ele foram feitas com “má-fé” e distorcendo fatos.

   16. Foi a primeira participação do executivo em audiência da Lava Jato. Neste processo, ele é acusado de organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de capitais. Marcelo Odebrecht está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

   17. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) intensifica os serviços prestados por salva-vidas e agentes de trânsito durante o final de semana prolongado. A “Operação Feriadão” conta ainda com o apoio da Guarda Municipal e da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

   18.  Guarda Municipal Guardas Municipais do Grupamento de Rondas em Lauro de Freitas (Rondalf), do Grupamento Ambiental de Lauro de Freitas (Galf) e Grupamento Operações Especiais (Goe) estarão atuando em todo município além de dar suporte a fiscais e agentes municipais no exercício de suas funções durante o feriadão.

   19. Comunidade do Instituto Pedra do Raio lamenta falecimento do filho do seu organizador, advogado Sérgio São Bernardo. Nosso sentimentos a Sérgio, colaborador com artigos no Bahia Já. Sérgio integra um grupo de defensores dos direitos da comunidade negra na Bahia.

   20.  O Comando Polícia Militar da Bahia esclareceu hoje  boato que dava conta da redução do policiamento em Itapuã, com a inauguração das obras da nova orla no bairro.

   21. Segundo a PM, o policiamento é realizado em várias frentes, com viaturas, motocicletas, patrulhamento à pé, com bases comunitárias móveis e o auxílio de um pelotão implantado em Stella Maris. 

   22. O boato causou estranheza à PM, que mantém bom relacionamento com a comunidade. Segundo a Polícia Militar, o efetivo empregado em Itapuã conta também com o apoio de unidades especializadas, a exemplo do Abaeté com a presença da cavalaria, e as unidades táticas que atuam de forma mais ostensiva.

   23. Para a inauguração da nova orla do bairro foi montado um policiamento específico e sem ocorrências relevantes, como resultado de um planejamento prévio e empenho da tropa, esclarece a PM. As ações em todo estado atendem a critérios técnicos de policiamento e não a questões políticas, “pois o foco sempre será oferecer mais segurança ao cidadão”, encerra a nota.

   24. O final de semana prolongado, por conta do feriado de 2 de novembro, Dia de Finados, deve levar a um aumento da ocupação hoteleira em Salvador. Segundo pesquisa da  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), a taxa neste período deve ficar em 71,4%. 

   25. “É um bom índice se considerarmos que a ocupação média na cidade tem sido de 54%”, destaca o
presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido. 

   26. O levantamento, que tem como base os 24 principais hotéis de Salvador, mostra que
o polo hoteleiro localizado em Itapuã alcança o melhor resultado, com taxa de ocupação de 100%, seguido pelo Rio Vermelho (86%) e Barra/Ondina (76%). Os piores desempenhos são registrados nos hotéis instalados no Centro/Vitória (50%) e Pituba/Tancredo Neves (45%). 


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>