Miudinhas
Tasso Franco
25/10/2015 às  19:20

DEPUTADOS acusam Enem de 'doutrinação' com tema feminista sobre gênero

A presidente Dilma Rousseff alertou em entrevista à rede de TV americana CNN que as tentativas de abrir um processo de impeachment contra ela colocam em risco a democracia brasileira


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) usaram as redes sociais neste fim de semana para acusar o Exame Nacional do Ensino Médio de doutrinação. O motivo da reclamação foi uma questão da prova de ciências humanas, que abordou a célebre frase "Não se nasce mulher, torna-se mulher", da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir. A questão abordava o tema das lutas feministas no início do século XX.

   2. "Essa frase da Filósofa Simone de Beauvoir é apenas opinião pessoal da autora, e me parece que a inserção desse texto, uma escolha adrede, ardilosa e discrepante do que se tem decidido sobre o que se deve ensinar aos nossos jovens", disse Feliciano.

   3. "Esse texto se encaixa como luva na teoria de gênero, apesar de questionável por se tratar da opinião de uma mulher polêmica, feminista da mais retrógrada cepa, com linguajar que denigre as mulheres comparando-as aos eunucos criando um limbo entre o homem e a mulher muito em voga nos anos 60", continuou. 

   4. Segundo ele, o objetivo de sua crítica foi "vigiar quando tentam impingir a teoria de gênero goela abaixo, com subterfúgios, quando não conseguem nas casas legislativas".

   5. Renato Janine Ribeiro, que foi ministro da Educação entre abril e setembro, afirmou ao G1 que não sabia qual seria o tema da redação, mas que o considerou muito bom. "Como ministro não tomei conhecimento do tema. Foi uma surpresa, mas achei o tema muito bom. Considero que coloca a questão da desigualdade entre os gêneros e a questão da opressão que ocorre sobre as mulheres", disse ele.

   6. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também elogiou o tema. "Boa escolha! Tema de redação do Enem diz respeito e deve ser conhecido de todas as pessoas: violência contra a mulher", disse ela, pelo Twitter.

                                                                   ********
   7. O prefeito ACM Neto participa na manhã desta segunda-feira (26) de uma ação do Programa Agente da Educação e da assinatura da ordem de serviço para a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Subúrbio Ferroviário, o primeiro resultante do compromisso firmado com os shoppings da cidade para a liberação da cobrança de estacionamento por esses estabelecimentos.

   8.  O primeiro evento será a partir das 10h, na Prefeitura Bairro do Subúrbio, localizada em Paripe. O segundo, na Rua Ray Charles, em Tubarão, ao lado da Escola Municipal Fernando Presídio. 

   9. A ação do Agente da Educação será feita em parceria com a ONG Parque Social e visa a aproximação entre as unidades de ensino e as famílias dos alunos. Às 10h, o prefeito vai acompanhar visitas dos agentes a algumas famílias. Antes, o programa será apresentado à comunidade do Subúrbio. 

   10. Parte do Programa Combinado da Secretaria de Educação, o Agente da Educação consiste no acompanhamento da vida escolar e do envolvimento de alunos, pais e comunidade nas atividades realizadas pela escola. Um dos objetivos é combater a evasão escolar e dificuldades de aprendizagem. Para isso, a Prefeitura vai até a casa dos estudantes que passem por esses problemas.

   11. A Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) - áreas da cidade destinada à moradia popular e protegidas por regras especiais - receberam atenção especial no projeto que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal do Salvador. As mudanças propostas ampliam essas áreas ao mesmo tempo que as protegem da especulação imobiliária. 

   12. "Na legislação atual nada impede a ocupação por grandes empreendimento nas áreas de borda das Zeis. O que ocorre é que os moradores dessas áreas específicas acabam vendendo seus terrenos e o dinheiro recebido não é suficiente para que se mantenham nas regiões onde moram, tendo que buscar moradia em locais afastados", explica o secretário Municipal de Urbanismo, Silvio Pinheiro, coordenador geral do Plano Salvador 500, PDDU e Louos.

   13. Como exemplo de Zeis em Salvador, Pinheiro cita a Gamboa, o Nordeste de Amaralina, a Chapada do Rio Vermelho e o Calabar. "A nossa proposta é proteger essas áreas e avançar em aspectos necessários ao desenvolvimento dessas localidades", afirma. 

   14. Para garantir que essas áreas tenham atividades econômicas formais - gerando emprego e renda, a Prefeitura propõe no novo PDDU a flexibilização de algumas regras que, atualmente, impedem a concessão de alvará de funcionamento para essas áreas. A ideia é permitir a instalação formal de pequenos negócios, como salão de cabeleireiro, mercearias, entre outros.

   15. Gilmar de Carvalho Correia, de 41 anos, foi atingido por golpes de marreta na localidade de Imbassaí, Litoral Norte. Não há informações sobre a autoria do crime. É a assustadora violência na Bahia. Mata-se até de marretas!
 
   16. Uma boa idéia dos artistas que 'perderam a cabeça no Viaduto do Politeama'.

   17. O Rio São Francisco passa por um momento de seca com a Barragem de Sobradinho tendo apenas 5.4% do seu volume d'água. Os técnicos admitem que, se as chuvas de trovoada não cairem pra valer, pela primeira vez na história chegar-se-á ao volume morto. Sobradinho foi construida em 1979 e tem capacidade para 34 bilhões de metros cúbicos dfe água.

   18. As mudanças no clima, a ocupação desordenada das margens do rio, o assoreamento, a destruição de sua vegetação ciliar, o uso da água de forma irregular e outros fatores têm levado o rio a beira da morte. 

   19. O senador Otto Alencar (PSD) tem levantado essa bandeira em seu mandato, há movimentos de protestos em várias cidades banhadas pelo rio, porém, o governo federal faz de conta que o problema não é dele.

   20. Há um programa de transposição das águas do rio para atender outros estados da federação que não são banhados pelo rio, caso do Ceará, projeto que só fez até agora enterrar dinheiro. Vem do governo Lula com Geddel ministro da Integração Nacional. O projeto definha. E, sem água, vira um canal sem vida no meio da caatinga.

   21. Como salvar o São Francisco? Só mesmo por ação divina. Chuvas. Fora disso, nada parece sensibilizar o governo. Agora, o Estado da Bahia vai alocar algo em torno de R$600 mil para ajudar as familias ribeirinhas de Sobradinho. Mas, pode ser bem pior.

   22. Miss Gay Brasil será dia 2 de novembro no Teatro Villa Velha á frente a incensável Bagageryer Spilberg, um furação de ativismo.

   23. Aquele deputado do PT, Luis Sérgio, relator da CPI da Petrobras teve sua imagem avacalhada.

   24. Vai ser dia 28 próximo, 9h, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a missão pelo centenário de nascimento de Josaphat Marinho.

   25. Do poeta angolano Manuel Rui, na Muito/A Tarde sobre o que não gosta na Bahia: "Da discussão sobre o racismo". Tá certissimo. É uma discussão apenas politica, inóqua.

   26. O Corinthians que timaço. Será que os jogadores do Vitória assistiram o jogo contra o Flamengo e verificar a velocidade que o Timão sai da defesa para o ataque? Ensina aí Mancini.

   27. O prefeito ACM Neto participa da Convenção Estadual do Democratas, nesta segunda-feira (26), no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho. Será a atração do evento de encerramento das atividades partidárias, a partir das 17 horas.

   28. A presidente Dilma Rousseff alertou em entrevista à rede de TV americana CNN que as tentativas de abrir um processo de impeachment contra ela colocam em risco a democracia brasileira e afirmou que um dos principais legados de seu governo será a reforma da previdência e o ajuste fiscal.

   29. A presidente lamentou que o conflito das eleições do ano passado tenha continuado com a mesma intensidade após sua vitória, indicando falta de maturidade nas relações da oposição com o governo. “Temos que ter muito cuidado com isso porque ainda temos uma democracia, eu diria, adolescente”, disse Dilma na entrevista que foi ao ar neste domingo (25).

    30. Apesar da alta temperatura da crise no Brasil, a CNN não teve pressa em exibir a entrevista. Ela ficou engavetada por um mês, após ser concedida ao apresentador Fareed Zakaria em Nova York, em 25 de setembro, durante a passagem da presidente pela cidade para participar da Assembleia Geral da ONU. O programa de Zakaria é um dos mais prestigiados da CNN e por ele costumam passar algumas as autoridades americanas e mundiais.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>