Miudinhas
Tasso Franco
24/10/2015 às
09:00
OS DIÁRIOS DE FHC geram polêmica e Veja apimenta ainda mais o assunto
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) oferece quase 100 vagas de emprego para segunda- feira (26). Destas, 54 são destinadas a pessoas portadoras de deficiência.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os comentários mais calorosos no final de semana estão sendo motivados pela repercussão do conteúdo do primeiro volume do livro "Os Diários de FHC", editado pela Companhia das Letras, de Fernando Henrique Cardoso. Capa de Veja, com entrevista, comentários na Folha, O Globo, Estadão e nos portais da internet.
2. Gravados com frequência quase semanal durante os dois mandatos de FHC (a primeira entrada data ainda de 25 de dezembro de 1994, quando o presidente eleito mas não empossado reflete sobre a composição do ministério), os registros foram transcritos por Danielle Ardaillon, curadora do acervo da Fundação Instituto FHC revistos pelo autor e pela editora, e serão organizados em quatro volumes bianuais (1995-6; 1997-8; 1999-2000; 2001-2).
3. Os dois primeiros anos compreendem quase noventa horas de gravação, decupadas a partir de 44 fitas cassete. Relato franco da prática política no Brasil, os Diários são a um só tempo documento histórico de valor inestimável e crônica cativante do exercício do poder. A editora planeja concluir a publicação dos Diários em meados de 2017.
4. O primeiro volume já está dando o maior tititi. Jorge Bastos Moreno, de O Globo, comentou neste sábado em sua coluna com o título "O Polêmico Livro Rosa de FH" e diz que, "mal lançou o ex-presidente já conquistou uma legião de inimigos, maior do que qualquer partido político".
5. Segundo o 247 "Ao promover sua capa deste fim de semana nas redes sociais, a revista Veja, da Editora Abril, fez sua declaração de amor eterno e incondicional ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Nunca na história deste país, se sentiu tanta falta de um ex-presidente", dizia a mensagem promocional da revista.
6. O saudosismo parece não levar em conta alguns fatos que marcaram a era FHC, tais como o desemprego recorde, o apagão de energia e a tríplice quebra do País, que, em três ocasiões, se viu forçado a recorrer, de pires na mão, ao Fundo Monetário Internacional. Um coquetel melancólico que rendeu ao ex-presidente níveis baixíssimos de aprovação popular.
7. O pretexto para a homenagem é o lançamento de um livro com os "diários de FHC", que, mais do que exaltar os feitos do PSDB, também se presta ao trabalho permanente de ataque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
8. "Lula está enterrando a própria história. Todo mundo faz escolhas erradas, mas ele as faz persistentemente. Ainda agora. Eu acho uma pena", diz FHC, sobre o sucessor, que, ao contrário dele, deixou o Palácio do Planalto com os maiores índices de aprovação popular já registrados.
9. Na mesma entrevista, FHC sinalizou que seu caminho preferido para o golpe contra a presidente Dilma Rousseff não é o impeachment, mas sim a cassação da chapa Dilma-Temer, via TSE.
10. "O PSDB pediu ao TSE a cassação. Isso vai acontecer? Eu não sei. Isso vai depender de investigações. O Brasil é um país que amoleceu muito ao que diz respeito à lei", afirma.
11. Segundo ele, se houver comprovação de recursos de corrupção na campanha, será necessário anular as eleições. "O PSDB apostou mais nisso, não no impeachment", admite FHC.
12. Em Veja, o ex-presidente avalia que o país já se distanciou do início da crise, mas ainda não está perto do fim dela. Mesmo que não chegue a cravar que o governo de Dilma Rousseff não tem mais salvação - "em política, o futuro é inventado, não está dado" -, avalia que as chances de recuperação da petista são ínfimas. Guarda as palavras mais duras para seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que está "enterrando a própria história" por continuar persistentemente a fazer "escolhas erradas".
13. O tucano também dissipa as dúvidas sobre a saída que o PSDB busca para a crise e afirma que o partido defende a cassação da chapa de Dilma, por ter recebido dinheiro do petrolão na campanha, e que vai votar a favor do impeachment quando, e se, a questão do afastamento constitucional da presidente chegar ao plenário da Câmara dos Deputados.
14. Mas na entrevista de uma hora e meia que concedeu a VEJA em seu apartamento em Higienópolis, na manhã de quarta-feira, o ex-presidente não falou só da atualidade. Expôs os motivos que o levaram a publicar em vida seus diários - um deles foi definir as regras para a edição do gigantesco material se porventura a saúde lhe faltar antes do fim da empreitada - e afirmou que não teme o julgamento da História, tampouco a repercussão da divulgação de suas memórias.
15. "Quem entra para a vida política tem de ter muita firmeza interior. Quando você entra para a política, você é responsável pelos seus atos. Fiz com boa intenção, não roubei, não censurei, não protegi, não persegui."
16. FHC defende a tese de que tudo o que fez no governo foi porque tinha, e ainda tem, um projeto claro de país. Ele afirma que a virtude do homem público, do "homem de Estado" (termo que usou algumas vezes, sem jamais mencionar a palavra estadista), é conseguir levar adiante seus projetos - não é a mesma virtude individual, não tem a ver com as "verdades íntimas, convicções, ética pessoal".
*********
17. O vereador Leandro Guerrilha (PDT) vê como um absurdo a proposta deputado Ricardo Barros (PP-PR) de cortar R$ 10 bilhões do orçamento de R$ 28,8 bilhões do programa Bolsa Família previsto para 2016.
18. De acordo com o vereador, que tem a família como principal bandeira do seu mandato e é presidente da Comissão da Família na Câmara de Salvador, o corte de 35% no principal programa de transferência de renda do governo, consequentemente, exporia milhões de brasileiros ao risco
de voltar a conviver com a fome e a pobreza, realidade ultrapassada com a consolidação do programa que completou 12 anos.
19. “Punir as famílias não é de forma nenhuma a solução. Portanto, sem dúvida, o Planalto, precisa rearrumar seu orçamento, cortar os gastos desnecessários que são muitos, a exemplo do número de ministérios para abrigar aliados que ainda são exacerbados e não atingir em cheio um programa cujo benefício ao ser repartido é muito irrisório. E cortá-lo significa atentar contra 50 milhões de brasileiros que hoje têm uma vida muito melhor, muito mais digna”, disparou
20. Insscrita na tarde desta sexta-feira (23), a Chapa OAB Livre n.ª 17, tem o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Baianos - CAAB, José Nelis de Jesus Araújo para presidência da OAB-Ba.
21. A chapa é composta por 102 integrantes e traz na composição das diretorias da OAB e da CAAB a
maioria de advogadas. Nelis Araújo terá como candidata a vice-presidente, advogada feirense, Flávia Pacheco Sampaio Queiroz, como secretária geral Sydioney Pastor da Luz, com tesoureira, Rosemary Rodrigues de Morais e como secretário-geral adjunto Rui Carlos Barata Lima Filho.
22. Concorrem ao Conselho Federal, Oscimar Torres, Gaspare Serraceno, Josuelito Brito, Alberto Barbosa Rocha, Cristiane Santana Guimarães e Elisabete Costa Dantas. Já para o Conselho Seccional são 88 candidatos entre advogados e advogadas da Capital e do Interior que vão concorrer.
23. O deputado Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de indicação
para que sejam criados espaços de conveniência para idosos nas principais cidades baianas.
24. “O meu principal objetivo com esse projeto é oferecer a população idosa do nosso estado, principalmente para aqueles que não têm condições financeiras de viajar, fazer passeios em família, um ambiente que contribua para um processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da
autonomia, no fortalecimento de vínculos familiares e sociais e também na prevenção de situações de risco”, explica Marcell.
25. Depois do Metrô de Salvador 'calça-curta'; agora vem aí a 'Fiol calça-curta'. Ô Bahia que anda pra trás.
26. Lula nega acordo para salvar Cunha. E alguém ainda acredita no que Lula fala!
27. Faixas de pedestres LGBT em Salvador. Deputado isidório diz que isso é uma falta de respeito com os cidadãos.
28. O TCU descobriu que a Valec, mesmo sem construir a Fiol, comprou os trilhos para toda a ferrovia. A do papel.
29.18. Gaspetro agora com 49% da Mitsui descobriu que além dos altos executivos na empresa há 62 executivos intermediários. Que beleza!
30. O Botafogo está classificado para a primeira divisão do campeonato brasileiro Série A 2016. Agora, restam 3 vagas que estão sendo disputadas pelo Vitória, América MG, Bahia, Sampaio Correia e Santa Cruz.
31. O crime que motivou a morte de um inspetor da PRF em Euclides da Cunha mostra como o cidadão normal vive em perigo na Bahia. Ambos estavam numa 'farra', de folga, com detalhe: armados. Daí que um atirou no outro após um desentendimento.
32. Agora, um cidadão comum, normal, que está num ambiente desses fica sujeito a uma bala perdida, no mínimo. Se os camaradas estão de folga, o mais sensato é ir para os locais públicos, desarmados.
33. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM) oferece quase 100 vagas de emprego para segunda- feira (26). Destas, 54 são destinadas a pessoas portadoras de deficiência.
34. Para concorrer a uma das vagas, basta ir a um dos postos do Simm, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 382), Cajazeiras (Estrada do Coqueiro Grande, 1.902), Boca do Rio ( Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja) e Cabula (Praça da Mangueira, 84, Cabula VI). É necessário apresentar originais da Carteira de Trabalho, carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.
35. O atendimento é feito das 8h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. O público conta ainda com um ponto de atendimento do Simm na Estação Ferroviária da Calçada, nas instalações da Agência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), cujo horário de atendimento é das 8 às 14h. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.
36. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 08 às 16 horas, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.
37. A população também tem acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras – Bairros Centro/Brotas,Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio / Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>