Miudinhas
Tasso Franco
17/10/2015 às  19:33

A RESOLUÇÃO DO PSB e a situação politica da senadora Lidice para 2018

Ex-Superintendente do IPHAN emirte nota elegante sobre sua exoneração politica no IPHAN da Bahia, o qual comandou durante 7 anos com competência


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No decorrer desta semana, a Executiva Nacional do PSB emitiu uma nota à imprensa afirmando que pretende lançar um (a) candidato (a) a presidência da República, em 2018, e não apoia as manifestações e requerimentos de parte da oposição pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff; nem muito menos apoia as ações do governo. 

   2. Adotou uma postura de independência e se considera uma alternativa para dirigir o país a partir de 2019.

   3. Essa postura do PSB já sustentada na eleição de 2014 primeiro com Eduardo Campos e depois com a morte deste apoiando Marina Silva (Rede/PSB) não causou surpresa no meio político embora existam as peculiaridades regionais (o partido sempre as respeitou), cada estado, no plano local, adotando a postura que mais lhe convém. 

   4. Assim, na Bahia, por exemplo, a senadora Lidice da Mata, candidatou-se a governadora em 2014, sem êxito eleitoral em vitória, e depois alinhou-se com o PT de quem é coligada e cujo partido tem cargos no governo Rui Costa. Lidice ainda tentou ser uma terceira via sem esses penduricalhos, porém, foi pressionada por socialistas e cedeu.

   5. O que se depreende dessa nova posição do PSB nacional é de que o partido certamente vai lutar para ter um candidato ou candidata a prefeito (a) da capital e de outros municípios da Bahia, em 2016, e um (a) candidato (a) a governador (a), em 2018. 

   6. Como o PSB da Bahia tem lideranças poucas expressivas, salvo a senadora Lidice da Mata, em princípio, o nome para essas missões continua sendo o de Lidice. Mas Lidice também não pode ser 'pau-pra-toda-obra' candidata a prefeita da capital (2016) e depois a governadora (2018) porque ela tem um mandato que se renova exatamente, em 2018.

   7. Vá lá que, em 2016, ela arrisque uma eleição em Salvador. Em 2018, no entanto, se arriscar pode ficar 'sem o mel e a cabaça'. Vencendo passa a ser governadora; perdendo deixa também o Senado e fica sem mandato, por pelo menos 2 anos ou 4 anos, o que representa um risco.

   8. E, em não sendo Lidice quem seria no PSB um (a) provável candidato (a) a prefeito (a) da capital? 

   9. O partido tinha o deputado sargento e pastor Isidório, o qual deixou-o depois de suas posições sobre os movimentos LGBT crítico ferrenho que é dos gays. Isidório, hoje, ensaia uma candidatura própria a prefeito da capital e diz-se, sonha com o apoio do PT, o que é improvável. O PT não dá encosto e terá um nome na disputa na capital, ainda mais que o governador Rui está bem na fita em Salvador e seu governo com obras na mobilidade urbana e encostas.

   10. Uma alternativa na capital (fora Lidice) seria a deputada Fabíola Mansur, ex-vereadora e agora na Assembleia Legislativa. A questão é que Fabíola não é tão popular quanto Lidice e o PSB não vai agregar alianças no primeiro turno porque o PT tem mais poder de fogo para isso; e do outro lado está o DEM do prefeito ACM Neto, a essa altura já com PMDB/PSDB/PP/PV/PDT/PTB etc.

   11. Queimar Lidice numa empreitada dessas seria um risco uma vez que, pelo menos hoje, Neto é o favorito no pleito. Lidice, em 2018, para governadora, aí o risco ainda é maior, pois, deverão se defrontar (ao que se vislumbra hoje) ACM Neto x Rui Costa este à reeleição. 

   12. Se a decisão do PSB for pra valer em ter candidato a presidência, em 2018, Lidice fica até na dificil missão (salvo se o partido liberar) de se candidatar ao Senado na chapa de Rui, vaga que está sendo observada pelo deputado Marcelo Nilo, ainda no PDT com pedido de desfiliação no TRE. 

   13. Hoje, a chapa de Rui, ao que se fala, seria Rui/Leão; Wagner e Lidice para o Senado; a de Neto ainda não está pré-formatada.

   14. Essa, portanto, a situação do PSB na Bahia. O partido, em principio, vai trabalhar para fazer a maior quantidade de prefeitos e vereadores na capital e no interior.
                                                                               *****
   15. (LAURO DE FREITAS): O Cuidando do Seu Bairro atuará entre 19 e 23 de outubro, das 9h às 16h, nas localidades do Aracuí, Lagoa dos Patos, Chafariz e Pitangueiras sendo beneficiadas pelo projeto, na Capela São Pedro, localizada na Rua dos Vereadores, localizada no Jockey Clube. 

   16. A 7ª edição segue com o ciclo de diálogo permanente com as comunidades, com a presença dos servidores e gestores municipais à disposição para ouvir as demandas da população. 

   17. O projeto “Cuidando do Seu Bairro” teve início em abril de 2015, com o objetivo de aproximar ainda mais o poder público das comunidades, estabelecendo a escuta sensível para cada realidade no município. Já foram beneficiados pelo projeto os bairros de Areia Branca, Portão, Itinga, Caic, Vida Nova e Vilas do Atlântico.

   18. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) decidiu prorrogar o prazo para o recadastramento dos beneficiários da tarifa social de água de Feira de Santana até o dia 31/10. Todos os cerca de 10 mil clientes que se enquadram nesta faixa de consumo devem fazer a atualização cadastral, para não perderem o benefício. 

   19. A tarifa social garante um desconto de quase metade do valor da conta para a residência que consumir até 10 mil litros de água por mês. Enquanto a tarifa residencial normal é de R$ 23,00, nesta modalidade o cliente paga apenas    R$ 10,30 mensalmente. 

   20. Os beneficiários devem se dirigir a uma das três lojas de atendimento da Embasa, levando os seguintes documentos:  RG (original e cópia); CPF (original e cópia); Conta de água; Cartão bolsa-família; Extrato do benefício atualizado; Comprovante de Residência.

   21. O ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes assinou neste sábado, em Fortaleza, ficha de filiação ao PDT. Durante a cerimônia, realizada no Ginásio do Náutico Atlético Cearense, Gomes acusou o vice-presidente da República, Michel Temer, de ser o chefe da quadrilha de achacadores que assola o Brasil. E disse que o país não irá avançar com o PMDB na presidência.

   22. "Se as coisas estão ruins hoje, não é voltando ao passado com uma oposição conservadora e golpista que iremos melhorar", disse.

   23. A cada dia mais complicada a situação de Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados. Está desmoralizado com as provas de dinheiro sujo no exterior e perdendo apoio politico de aliados.

   24. Agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) realizaram operação de combate à poluição sonora nos postos de gasolina da cidade na noite desta sexta-feira, 16, e na madrugada deste sábado, 17. Na ação, foram vistoriados cinco postos e apreendido um equipamento de som que emitia ruídos acima do nível previsto em lei.

   25. O secretário de Urbanismo, Silvio Pinheiro, destacou a necessidade de ampliar as vistorias além de estabelecimentos comerciais convencionais, eventos e casas de shows. "A partir desse período e com a chegada do verão, quando há um aumento significativo de festas e eventos em vários locais da cidade, vamos intensificar também as ações nos postos com o auxílio da Guarda Municipal", afirmou Pinheiro.

   26. Mas, apesar do grande número de reclamações de poluição sonora em postos, foi encontrada apenas uma atividade em desconformidade com a lei  na Avenida Pinto de Aguiar. "Esse resultado mostra que, embora haja muitas queixas, os estabelecimentos estão obedecendo  a legislação", afirma a coordenadora de fiscalização ambiental da Sucom, Vânoa Coelho.

   27. O deputado Herzem Gusmão (PMDB) responsabilizou neste sábado (17) o governo estadual pela onda de violência que atinge a Bahia. De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no
ano passado a Bahia apresentou o maior número absoluto de homicídios no país.

   28.  “Foram 5.450 assassinatos, o que dá uma taxa de 36 homicídios para cada 100 mil habitantes. Pior, ainda: a Bahia respondeu por 11,63% (mais do que qualquer Estado) de todos os assassinatos registrados no ano passado no Brasil. Isto simplesmente é estatística de país que está em guerra”, afirmou o parlamentar.

   29.  De acordo com Herzem Gusmão, apesar dos dados assustadores, o governador Rui Costa e a cúpula da Secretaria da Segurança Pública insistem em remar contra a maré, colocando em dúvida a credibilidade de uma pesquisa realizada por um órgão oficial, do próprio governo federal.

   30. “O governador Rui Costa e os dirigentes da Secretaria da Segurança Pública dizem que a metodologia da pesquisa está errada. Essa resposta é simplesmente inacreditável, um atentado à inteligência dos baianos. Quem mora na Bahia, em qualquer uma das 417 cidades, sabe muito bem que o Estado perdeu o controle sobre a segurança pública. As pessoas de bem estão trancafiadas em suas casas e os bandidos, soltos”, acrescentou Herzem Gusmão.

   31. A estrela de Charles Fabian, técnico do Bahia, brilha.

   32. Acontece na próxima segunda-feira (19), no Auditório da Faculdade Dom Pedro II – Comércio, das 9h às 17h, o seminário de abertura da Semana de Mobilização sobre Doença Falciforme. O objetivo é disseminar informações e alertar a população sobre a doença. 

   33. Serão realizadas ainda oficinas temáticas. Na terça-feira (20), às 14h, acontece uma palestra sobre o tema na Faculdade da Cidade, também no Comércio. Já na sexta, durante todo o dia, será realizada no espaço cultural da Câmara de Vereadores apresentação oral de trabalhos e posters sobre anemia falciforme. Também serão realizadas atividades educativas nas salas de espera dos postos de saúde.
 
   34. A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros. Caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre, comprometendo a oxigenação dos tecidos. 

   35. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Os principais sintomas são: dores articulares, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções, e problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

   36. (Nota de Carlos Amorim, superintendente do IPHAN) Tenho ocupado o cargo de confiança de Superintendente do IPHAN na Bahia, no Governo Federal, por sete anos. A confiança administrativa se estabelece, entre outros motivos, pela capacidade do gestor de bem executar as metas sob sua responsabilidade.

   37. Neste momento crítico para o País, o Ministro da Cultura entende que o meu sucessor reúne melhores qualidades para executar o programa de trabalho, que inclui o PAC Cidades Históricas, arduamente construído nos últimos cinco anos.

   38. Agradeço a honra de ter dirigido o IPHAN na Bahia, agradeço a oportunidade de ter formado uma equipe de trabalho dedicada, aguerrida e vibrante, de ter elevado o IPHAN na Bahia à condição de melhor executor de obras e projetos dentro da estrutura da autarquia, de ter contribuído para sua modernização e de ter sempre figurado nos exemplos de melhores práticas administrativas e técnicas dentre as outras Superintendências do Brasil.

   39. Nota da Redação: A exoneração de Amorim foi politica.

  40. (Nota da Prefeitura de Lauro de Freitas: Com relação à denúncia sobre um profissional ligado a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) está expondo cédulas de dinheiro, supostamente, no Gabinete do Prefeito, a PMLF esclarece: 

   41.  O colaborador não é assessor do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva. O profissional
desenvolvia funções administrativas na Prefeitura;  O profissional em questão já foi exonerado no momento que foi identificado a postura inadequada que sugeriu algum tipo de relação às atividades desenvolvidas junto a Prefeitura; 

   42. As fotos foram tiradas em um determinado período quando o denunciado não possuía nenhum
vínculo com a Prefeitura, tão pouco acesso as dependências do Gabinete do Prefeito;  - Segue
publicação do Diário Oficial do Município (DOM) com a exoneração do referido profissional.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>