Miudinhas
Tasso Franco
16/10/2015 às
11:51
SEGUE O ATRASO com Bahia fora do horário de Verão a partir de domingo
A partir da próxima segunda-feira (19/10), as atividades acadêmicas do semestre 2015.1 serão retomadas na Universidade Federal da Bahia. Segundo semestre vai até maio 2016.
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Bahia está fora do horário de verão que começa no domingo. Trata-se de uma decisão política que vem sendo adotada desde o governo Jaques Wagner (2007/2014) alegando-se que os trabalhadores seriam penalizados porque teriam que acordar muito cedo. E, sem dizer isso, mas, supondo-se com a falta de segurança que há na maioria das cidades o melhor era manter o Estado fora do horário de verão.
2. Trta-se de um transtorno porque a Bahia tem mais ligações com o Sudeste do que com o Nordeste incluindo a sede do poder político, Brasília. Ou seja, a maioria das trasnsações comerciais, industriais, culturais, de serviços e outras são com os eixos Minas/Rio/SP, além das fronteiras com o Espírito Santo, Goiás e DF. Não sei se a Bahia perde negócios com isso. Mas, pelo menos atrapalha, desarruma, transtorna.
3. A tese, hoje, de que os trabalhadores teriam que acordar mais cedo ficou sem sentido, até porque os trabalhadores dos segmentos que mais acordam cedo - rodoviários, serviços de limpeza, etc - já o fazem com ou sem horário de verão e uma hora a mais ou a menos não faz diferença.
4. Com esse medida a Bahia também muda o eixo do segmento da informação. Deslinham-se as grades dos programas de rádio e TV, dos impressos e da movimentação dos produtores de informação e cultura.
5. Mas essa é uma decisão do governo do Estado, política, e tem que ser respeitada. Se já somos atrasados ficamos mais ainda nesse período que vai de domingo até fevereiro.
************
6. O Governador Rui Costa retorna neste sábado (17) a Salvador, depois de 13 dias numa missão internacional à Europa, onde realizou mais de 20 compromissos oficiais. Na bagagem, traz uma série de acordos que vão resultar em investimentos e novos projetos nas áreas de Educação, Saúde e Energia Renovável.
7. Na Itália, Rui esteve com duas empresas da área de saúde que firmaram parceria de produção com o Estado e vão transferir tecnologia para a BahiaFarma fabricar próteses e medicamentos para tratamento da anemia falciforme.
8. Na Espanha, com a Gamesa, assinou acordo para implantar a primeira universidade corporativa do grupo na América Latina e na Alemanha, com o Instituto Fraunhofer, para instalar um centro de referência de energia solar.
9. Rui deixa claro que o momento mais marcante de toda a viagem foi o encontro com o Papa Francisco, numa audiência geral, no Vaticano. Ele entregou ao Papa Francisco uma carta assinada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), solicitando que o religioso visite a instituição em Salvador.
10. A carta detalha os serviços que foram prestados por Irmã Dulce em prol dos mais carentes e explica como as atividades das Obras Sociais foram iniciadas, além de uma imagem de São Francisco de Assis. "É um ser humano diferente, preocupado com o mundo e sua gente. É um homem que está além de seu tempo. Com toda a certeza um dos grandes líderes da humanidade", afirmou o governador.
11. Não é possível visualizar hoje uma política pública para o povo da capoeira. E o Conselho Estadual de Cultura está disponível para ser pautado em relação a essa demanda”. Foi com um discurso em defesa da capoeira que o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, participou, na noite da
última quinta-feira, 15, do Festival Cultural Aldeia, realizado na sede da Central Única das Favelas (CUFA), no Pelourinho.
12. O presidente foi convidado para a roda de debate com os temas “Resistência Negra a Escravidão” e “África: Minha Identidade Cultural”, que dá nome ao festival. Diante de uma plateia formada, em sua maioria, por crianças e adolescentes, o presidente do Conselho contou sua experiência enquanto agente cultural na cidade de Juazeiro e reforçou o papel da cultura como instrumento de valorização da identidade negra.
13. As Audiências Públicas do Plano Salvador 500, PDDU e Louos, marcadas para os dias 24 e 26 de outubro, serão realizadas, respectivamente, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Stiep, e no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Tomé de Souza. Os eventos estavam agendados, inicialmente, para o Teatro Sesc Casa do Comércio, mas, por razões técnicas, tiveram que ser realocados. As pautas, datas e horários permanecem sem alterações.
14. Confira a programação:13ª Audiência Pública do Plano Salvador 500, PDDU e Louos
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Rua Edístio Pondé, 342 (Stiep).Data: 24 de outubro de 2015. Horário: das 9h às 15h.Pauta: Discussão acerca da minuta do Projeto de Lei do PDDU.Credenciamento: das 8h às 9h.
15. 14ª Audiência Pública do Plano Salvador 500, PDDU e Louos Local: Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Tomé de Souza Data: 26 de outubro de 2015.Horário: das 9h às 15h. Pauta: Conclusão da discussão acerca da minuta do Projeto de Lei do PDDU. Credenciamento: das 8h às 9h.
16. Os elevados números da violência, que atingem em cheio as regiões Norte e Nordeste do país, levaram o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) a criticar a falta de investimentos em segurança pública, por parte do governo federal. Imbassahy lembra que, nos últimos dez anos, o governo do PT tem contingenciado os recursos que deveriam ser transferidos para estados e municípios empregarem em segurança pública.
17. “Sem a aplicação de verbas as regiões mais pobres são as que mais sofrem. Temos visto reiteradas vezes, no noticiário, que o Norte e o Nordeste são os que mais padecem com a escalada da criminalidade. Respondem por 52% dos homicídios em todo país. E a Bahia é o estado com o maior índice de homicídio: 36 para 100 mil habitantes. Os números são inaceitáveis”, reclama.
18. O deputado tucano diz que enquanto o governo do PT mantém essa política de omissão, que chega a ser criminosa, está trabalhando para agilizar a tramitação no Congresso de um projeto de lei de autoria do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, que torna obrigatória a transferência de recursos do governo federal para os estados e municípios na área de segurança pública.
19. Ex-vereadora em Camaçari por três mandatos, Maria del Carmen Lobo Azcona assumiu a presidência do diretório municipal do PMB (Partido da Mulher Brasileira) e começou a estruturar a legenda para a disputa das eleições municipais do ano que vem.
20. “Já temos cerca de 20 candidatos que vão concorrer às vagas na Câmara Municipal e este número deve aumentar porque vamos intensificar o trabalho de mobilização em todos os bairros da cidade”, disse Del Carmen. De acordo com a ex-vereadora, a relação de filiados ao PMB também deve crescer muito porque o prazo de filiação para quem quer disputar um cargo eletivo em 2016 foi estendido para o final de março, ou seja, seis meses antes do pleito.
21. O partido também já definiu que vai apoiar a candidatura a prefeito do vereador Elinaldo (DEM), líder da oposição em Camaçari. “Vamos libertar Camaçari do flagelo causado pelas administrações do PT”, afirmou a presidente do PMB. Del Carmen disse, também, que Elinaldo é o melhor candidato para enfrentar e derrotar o PT no ano que vem. “Pela sua história de vida e de luta, pelo trabalho realizado na Câmara e, principalmente, pela identificação com a população, Elinaldo é a melhor alternativa”, acrescentou.
22. A partir da próxima segunda-feira (19/10), as atividades acadêmicas do semestre 2015.1 serão retomadas na Universidade Federal da Bahia. De acordo com o calendário acadêmico que foi
proposto pela Superintendência de Administração Acadêmica (Supac) e aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (16/10), as aulas do semestre 2015.1 prosseguirão até o dia 30/11/2015.
23. O semestre 2015.2 terá início no dia 11/01/2016, com término previsto para o dia 20/05/2016. O calendário completo será publicado, posteriormente, na página da SUPAC – www.supac.ufba.br
24. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BAHIA), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), divulga o recall da Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.
25. Anunciou no dia 08 de julho de 2015 um recall dos veículos de modelo picape média Amarok ano de 2015, fabricados entre 29/09/2014 e 08/04/2015, para substituição dos elementos do suporte da pinça do freio dianteiro dos veículos.
26. De acordo com comunicado, 2.901 unidades são afetadas pela falha, que podem se soltar e gerar ruídos ou mesmo danos nas rodas. Em casos extremos, o problema pode provocar travamento das rodas, com risco de acidentes graves ou até fatais, e danos materiais e/ou físicos aos ocupantes do veículos e terceiros. A ação envolve os chassis numerados de FA005972 a FA033148 (não
sequencial).
27. A fabricante solicita que os proprietários agendem o reparo em uma concessionária, a partir do dia 14 de julho de 2015, inspeção e possível substituição das peças com defeito. O tempo estimado para o reparo é de 30 minutos e é gratuito.
28. Joaquim Levy (Fazenda) não entregou a Dilma Rousseff a carta de demissão que redigiu entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira e discutiu com aliados.
29. A ASTRAMAB (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que nesta sexta-feira (16) ocorreu um incidente com um dos catamarãs da travessia Salvador-Morro de São Paulo. A embarcação deixou o Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, às 11h, com 74 passageiros e, com 40 minutos de viagem, nas imediações da costa de Cacha Pregos, apresentou um problema em um dos dois motores do sistema de propulsão.
30. O problema foi causado por um saco plástico, sugado pelo sistema, causando superaquecimento do motor atingido. Imediatamente após o incidente, o comandante da embarcação comunicou o fato à ASTRAMAB, que, por sua vez, levou ao conhecimento da autoridade marítima, a Marinha do Brasil, através do 2º Distrito Naval.
31. Paralelamente, a ASTRAMAB enviou para o local, de forma imediata, uma outra embarcação, o catamarã "Senhor do Bonfim", com a mesma capacidade (85 passageiros) como forma de dar apoio ao catamarã "Ilhabela 3" e também fazer o transbordo dos passageiros, se necessário fosse. No entanto, o catamarã seguiu viagem, com um motor, até o Morro de São Paulo, acompanhado de perto pelo "Senhor do Bonfim", sem a necessidade de transferência dos passageiros.
32. A ASTRAMAB informa ainda que uma unidade da Marinha do Brasil, o Navio-Patrulha (NPa) “Gravataí”, em operação na região da Ilha de Tinharé, foi acionada pelo comando do 2º Distrito Naval e também deu apoio à operação, acompanhando a embarcação em seu percurso. O catamarã "Ilhabela 3" atracou normalmente em Morro de São Paulo às 16h10.
33. A ASTRAMAB lamenta o incidente e pede desculpas aos usuários pelo atraso na viagem e pelos possíveis transtornos. Incidentes desse gênero acontecem, como explicou a Marinha do Brasil. Como entidade representativa dos operadores das travessias Salvador-Mar Grande e Morro de São Paulo e das escunas de turismo que atuam na Baía de Todos os Santos, a ASTRAMAB agradece ao 2º Distrito Naval pelo apoio logístico e pela ação imediata de apoio.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>