Miudinhas
Tasso Franco
14/10/2015 às
11:54
DILMA ganha fôlego e tese do impeachment perde força na Câmara
O prefeito ACM Neto lança nessa quinta-feira (15), a partir das 9h, no Hotel Fiesta, no Itaigara, o novo projeto pedagógico da rede municipal,
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A tese defendida pela oposição para pedido de aceitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff entrou em 'banho Maria'. E, pelo que se comenta em Brasília, Eduardo Cunha estaria negociando com o governo um acordo para salvar o seu mandato derrubando um provável investiugação no Conselho de Ética onde PMDB e PT têm a maioria dos votos.
2. A situação é confusa e as negociações estão em curso incluindo o já divulgado encontro entre Eduardo Cunha e o ministro Jaques Wagner. Diz-se, ainda, que Cunha estaria querendo a substituição do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o qual teria vazado as informações de malfeitos do presidente da Câmara.
3. A pauta do pedido de impeachement ainda não saiu de cena pois há vários pedidos a serem analisados e Eduardo Cunha deve ter algo na manga do palitó para surpreender o governo caso não seja atendido nos seus propósitos, o mais efetivo deles, a manutenção do seu mandato e cargo.
4. De toda sorte, uma semana que os analistas apontavam como fatal para a presidente Dilma, ela ganhou fôlego com a decisão do STF de reduzir o poder do presidente da Câmara e se mantém no poder mais do que nunca. Na pior das hipóteses empatou o jogo.
****
5. A Executiva Nacional do PSB anunciou que manterá independência em meio à crise nacional. Reunidos em Brasília, os caciques socialistas decidiram também não tomar assento na bancada de oposição, que defende o afastamento da presidente.
6. "O fato de que o PSB não abre mão de um projeto nacional de desenvolvimento obviamente o impede de acompanhar o governo em sua orientação conservadora. O partido não deseja igualmente se irmanar àqueles que fazem oposição ao governo para serem mais radicais em medidas e iniciativa antipopulares", diz resolução publicada nesta quarta-feira pelos dirigentes. O texto do PSB acusa o governo Dilma de "se ocupar essencialmente da salvação do mandato presidencial" e de "negociar sua sobrevivência com forças conservadoras e antipopulares".
7. "Um partido não pode servir a si mesmo, de tal forma que o exercício do governo não pode ser uma luta apenas por sobrevivência". O PSB afirmou que lançará candidatos próprios a prefeito nas capitais e grandes cidades em 2016, além de ter candidato à Presidência em 2018. Tá muito bem.
*********
8. Após nove edições levando entretenimento para vários bairros populares de Salvador, o Projeto Boca de Brasa - Ano 3 chega à sua 10ª e última etapa em 2015. O local escolhido para encerrar essa celebração de arte, cultura e cidadania foi o tradicional bairro do Garcia, famoso pelas suas manifestações culturais. A caravana do Projeto está em atividade nesta semana, com a realização das oficinas culturais, que acontecem até sábado, 17.
9. No dia 18 de outubro, domingo, acontece a Mostra Final, com apresentações do resultado das oficinas e de artistas da comunidade, além do show de encerramento com a sambista Ju Moraes, conhecida pela sua performance carismática, que prepara repertório especial para a tarde/noite festiva.
10. A abertura da festa será feita pelo grupo infantil Filó Brincante. Os shows acontecem num palco móvel em caminhão equipado com estrutura completa, iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica, que estará estacionado na Praça Marquês de Olinda, final de linha do Garcia.
11. Como parte das ações de interiorização da Comunicação Social, o Governo da Bahia participa de mais um encontro com profissionais e empresas do setor. A reunião acontece sexta (16), a partir das 18h, com a presença do secretário André Curvello e técnicos da Secom na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, no Centro-Norte do Estado.
12. Na pauta, os objetivos e os desafios da comunicação de governo, bem como atendimento a jornalistas, radialistas, mídias, comunicadores, publicitários e empresários da área da comunicação.
13. Para André Curvello a agenda ajuda a estreitar ainda mais a relação institucional com os formadores de opinião e empresários, bem como apresentar as diferentes áreas de atendimento da Secom a fim de facilitar o acesso dos profissionais de comunicação às informações de governo e a divulgação das realizações da atual gestão, além de promover um serviço de melhor qualidade ao setor.
14. Em vídeos divulgados nas redes sociais nesta quarta-feira (14), o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) criticou os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff e disse que os políticos oposicionistas devem pedir desculpas ao povo brasileiro.
15. “A população está adquirindo conhecimento para julgar os erros maléficos que alguns políticos estão cometendo contra a atual gestão. A oposição desta Casa, no final de semana, por exemplo, distribuiu uma nota pedindo o afastamento do presidente da Câmara [Eduardo Cunha, PMDB]. Passou
segunda, terça e a oposição não falou nada, depois foram se reunir com o presidente e continua sem falar nada, sem dar uma explicação o fato de fazer barulho ao divulgar uma nota e silenciar na presença do presidente Eduardo Cunha”, dispara Valmir.
16. Uma das audiências marcadas pela Prefeitura para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) deve ser realizada no dia 24 de outubro, mesmo dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta quarta-feira (14), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) enviou um ofício para a Prefeitura, para a Secretaria Municipal de Urbanismo e para a Fundação Mário Leal Ferreira solicitando a mudança na data. Para ela, a escolha do dia será prejudicial para o evento.
17. “O Enem possui milhares de inscritos e certamente dificultará a presença de muitos interessados no debate. A intenção é que a discussão seja ampliada, então, solicitamos que a audiência seja adiada. Isso possibilitará a adesão dos cidadãos para que entendam e contribuam para o PDDU. Já existe também uma mobilização pedindo o adiamento através de um petição pública online, o que mostra que as pessoas se sentiram prejudicadas com a escolha da data”, afirmou a vereadora.
18. Após pressão da oposição e dos movimentos sociais, a Prefeitura de Salvador marcou mais duas audiências públicas para discutir o PDDU, a serem realizadas nos dias 24 e 26 de outubro. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Município do dia 09 de outubro. Outros doze eventos foram realizados com o intuito de esclarecer aspectos da minuta, mas a oposição as julgou sem metodologia.
19. Dataqualy errou todos as pesquisas sobre a eleição entre Paulo Souto e Rui Costa afirmando que Souto ganharia. Perdeu no primeiro turno. Agora diz que Luiz Viana é o favorito na OAB. É...pode ser.
20. A calamidade de sempre nas estradas da Bahia. No último feriadão, só nas estradas federais foram 52 acidentes com 7 mortos.
21. Servidor estadual da Bahia não terá aumento de salário em 2016, prevê SEFAZ. Ora, estaria assim antecipando a crise.
22. Argumento pífio esse de Lula em dizer que as pedaladas foram para atender os programas sociais.
23. O deputado Carlos Geilson quer saber quem vai desenterrar o carro da Jac Motors. em Camaçari.
24. Como repor 140 dias sem aulas na UFBA? Isso não existe. O ano foi perdido.
25. O prefeito ACM Neto lança nessa quinta-feira (15), a partir das 9h, no Hotel Fiesta, no Itaigara, o novo projeto pedagógico da rede municipal, fruto de processo de construção colaborativa com participação de mais de dois mil professores.
26. O projeto tem como objetivos a elaboração das diretrizes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e a elaboração dos novos cadernos pedagógicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, totalmente reformulados e adaptados à realidade local. O processo de criação contou com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação (ICEP) e Pracatum.
27. Em alusão ao Dia Municipal da Mancha, lembrado em 15 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), chama a atenção da população para leishmaniose, hanseníase e todas as doenças de pele.
28. Várias atividades serão desenvolvidas das 8 às 17h, no distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário e na USF Beira Mangue, localizada na Avenida Afrânio Peixoto s/n, Beira Mangue, com a participação da Sociedade Brasileira de Dermatologia/BA.
29. A leishmaniose é uma doença transmitida ao homem e a outras espécies de mamíferos, principalmente os silvestres por insetos (vetores ou transmissores), conhecidos como flebotomíneos (conhecido popularmente como mosquito palha).
30. A infecção pode ser classificada como leishmaniose visceral que compromete os órgãos internos ou leishmaniose tegumentar que apresenta maior incidência de contágio na atualidade apesar de ter menor gravidade e agride a pele e mucosa.
31. A Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) participa do 1º Festival de Turismo de Ouro Preto, como convidada especial da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Minas Gerais, em reconhecimento ao trabalho de promoção das riquezas da Bahia desenvolvido nacionalmente.
32. O evento acontece de 15 a 17 de outubro e a Bahiatursa mostrará em estande próprio seus atrativos e roteiros das 13 zonas turísticas do Estado.
33. Parceiros do trade turístico baiano acompanham a Superintendência na tarefa de promoção do Estado, de seus segmentos e produtos turísticos, de modo a incentivar os agentes e operadores de viagens a venderem melhor o destino. Uma baiana tipicamente trajada, distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim, integra a equipe da Bahiatursa.
34. No local, serão mais de 70 expositores, entre governos de estados, municípios, hotéis, consulados, agências e operadoras de turismo e companhias aéreas.
35. Para defender a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e de comunicação, o líder do PTN na Câmara, deputado Bacelar (BA), apresentou o projeto de lei que exclui do Código Penal o delito de apologia ao crime.
36. O texto visa proibir toda e qualquer censura de natureza artística. “O Congresso não pode permitir que a liberdade de expressão seja ameaçada por um termo. Defirnir o que é apologia ao crime é muito subjetivo e depende da interpretação pessoal de cada um. Não podemos, simplesmente, criminalizar a arte ou artistas. A cultura é livre e universal”, afirmou Bacelar .
37. A elaboração do projeto foi motivada depois que um jovem carioca foi preso por ouvir funks “proibidões” no meio da rua, em 2013. Um juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro absolveu o rapaz dois anos depois, por entender que “músicas ou a cultura do funk não são incitadoras de violência, mas sim um retrato do dia a dia das comunidades do morro”.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>