Miudinhas
Tasso Franco
02/10/2015 às  16:20

A ESTRELA SOBE: Wagner integra núcleo palaciano junto a presidente

A ascensão de Wagner à Casa Civil é bom para Rui Costa e péssimo para ACM Neto


MIUDINHAS GLOBAIS:
  
   1. Sobe a estrela do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, anunciado nesta sexta-feira (2) como novo ministro-chefe da Casa Civil e integrante do chamado 'grupo palaciano' ou 'núcleo duro' que é a 'tropa de choque' que despacha diariamente com a presidente. Wagner, portanto, passa a ser um dos conselheiros da presidente.

   2. Desde o inicio do segundo governo Dilma que se falava na ida Wagner para a Casa Civil, ele que é um dos homens de confiança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muito próximo deste, e que também se aproximou de Dilma quando ministro de Lula e governador da Bahia. Dilma, em diversas oportunidades, optou por descansar em Inema e sempre conversava com Wagner.

   3. Quadro histórico do Partido dos Trabalhadores, Wagner chefiava o Ministério da Defesa desde janeiro deste ano, quando Dilma tomou posse para o segundo mandato. Nos últimos oito anos, o petista governou o estado da Bahia e fez seu sucessor com facilidade derrotando o DEM de Paulo Soutos.

  4. Antes de assumir o Palácio Rio Branco, Jaques Wagner comandou, no primeiro mandato do ex-presidente Lula, o Ministério do Trabalho e a Secretaria de Relações Institucionais. Em 2014, ele não disputou as eleições, mas atuou como um dos coordenadores da campanha da presidente Dilma à reeleição, especialmente no Nordeste. 

   5. Elogiado internamente no PT pelos resultados obtidos no segundo turno da eleição, Jaques Wagner foi um dos primeiros nomes a surgir como possível ministro após Dilma derrotar o então candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG).

  6. Conhecido pelo perfil "conciliador", Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1951 e começou a se envolver com política aos 18 anos, quando presidiu o diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ. Devido à atuação no movimento estudantil, passou a ser perseguido pelo regime militar, deixou a universidade e foi para a Bahia.

    7. Em Camaçari, no litoral baiano, começou a trabalhar como técnico em uma indústria petroquímica. Na década de 1980, conheceu Lula  e participou da  fundação do PT. Também ajudou a instalar a sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia e atuou como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica do estado, de 1987 a 1989.

   8. Wagner assumiu o primeiro mandato em 1990, quando se elegeu deputado federal, reeleito em 1994 e 1998. Antes de se tornar ministro de Lula e governador da Bahia, tentou se eleger prefeito de Camaçari (BA), mas perdeu.

   9. Diante de sua habilidade politica foi uma boa troca feita por Dilma.
                                                                                   ******
   10. A direção do Sindicato dos Rodoviários da Bahia repudia o comportamento agressivo e desproporcional de alguns policiais na abordagem à categoria rodoviária, em documento encaminhado ao Comando da Polícia Militar, ao Delegado Chefe da Polícia Civil e ao Secretário de Segurança Pública. No documento, o Sindicato manifesta preocupação com a repetição de fatos como o ocorrido nesta quinta-feira, no Largo da Santa Cruz.

   11. No episódio da Santa Cruz, segundo o Sindicato, ficou evidente a falta de preparo do agente público, que desferiu um “tapa” no rosto do cobrador sem motivação, gerando uma situação de constrangimento para o trabalhador, e de indignação na categoria e na população que testemunhou a abordagem.

   12. Para o presidente do Sindicato, Hélio Ferreira, faltou diálogo. O desentendimento foi motivado pela falta de espaço no final de linha dos ônibus na Santa Cruz, que dificulta a manobra e a parada do veículo no ponto, situação que já vem sendo denunciada pelo sindicato há muito tempo e motivo de seguidas reuniões com o Secretário Municipal de Mobilidade. O estacionamento de carros particulares e de carga nos finais de linha reduz ainda mais o espaço dos ônibus.

   13. O prefeito ACM Neto comandou hoje (02) reunião de transição com a futura secretária municipal de Gestão, a economista Sônia Magnólia Lemos de Carvalho. Os dois conversaram sobre o trabalho desenvolvido na pasta até aqui e as prioridades do Planejamento Estratégico, que estabelece as metas de todos os órgãos até o ano de 2016. Antes de se reunir com o prefeito, Sônia Magnólia esteve na sede da Secretaria de Gestão (Semge), nos Barris. 

   14. A nova secretária, que é auditora fiscal do estado, deverá ser nomeada nos próximos dias. Sônia Magnólia, de 64 anos, já foi superintendente do Planserv, cargo que ocupou entre 2007 e 2015, e desempenhou outras funções importantes como o de gestora do Fundo Estadual de Saúde, assessora das secretarias estaduais da Saúde e do Trabalho e Ação Social, diretora-administrativa da Junta Comercial da Bahia, assessora de planejamento da Bahiafarma e gerente financeira da Embasa.  

   15. Sábado, 03 de outubro, será mais um dia de luta e mobilização na capital baiana. Trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil sairão às ruas em defesa da democracia, da Petrobras e de uma nova politica econômica para o país. 
 
   16. Em Salvador, dezenas de sindicatos filiados já estão mobilizando suas bases para o grande dia. “Estamos prontos. Sairemos às ruas com a motivação necessária para defender o futuro do nosso país. Vamos levar ao conhecimento da sociedade tudo que a TV não mostra. O Sindicato dos petroleiros tem o dever de defender a estatal e garantir a soberania popular já conquistada através do voto”, defendeu Peu da CUT , também dirigente do Sindipetro/BA.
 
   17. De acordo com o petroleiro, dezenas de carros de som já estão programados; as bandeiras já estão posicionadas, os informativos organizados e todas essas ações não estão sendo planejadas apenas para o dia nacional de mobilização. 

   18. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) vai solicitar urgência na tramitação no Senado do projeto que dispensa a exigência de visto de turistas estrangeiros durante as Olimpíadas 2016, aprovado nesta quinta-feira (1º), pela Câmara dos Deputados.

   19. O PL 3161/15 será válido apenas para os turistas estrangeiros que viajarem ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.

   20. Se entrar em vigor, a dispensa temporária do visto prévio será garantida para o estrangeiro que entrar no país até o dia 18 de setembro de 2016, pelo prazo máximo de até 90 dias, improrrogáveis, a contar da data da primeira entrada em território nacional. Entretanto, a parlamentar baiana defende que a medida seja extensiva a qualquer período, pois acredita que o turismo é uma das principais alavancas para reerguer a economia brasileira neste período de crise.

   21. A proposta abre uma exceção na legislação brasileira, que segue o princípio diplomático de reciprocidade, pelo qual o Brasil deve exigir visto dos nacionais de países que exigem visto de brasileiros.
22. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) vai solicitar urgência na tramitação no Senado do projeto que dispensa a exigência de visto de turistas estrangeiros durante as Olimpíadas 2016, aprovado nesta quinta-feira (1º), pela Câmara dos Deputados.

   23. O PL 3161/15 será válido apenas para os turistas estrangeiros que viajarem ao Brasil para acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.

   24. Se entrar em vigor, a dispensa temporária do visto prévio será garantida para o estrangeiro que entrar no país até o dia 18 de setembro de 2016, pelo prazo máximo de até 90 dias, improrrogáveis, a contar da data da primeira entrada em território nacional. Entretanto, a parlamentar baiana defende que a medida seja extensiva a qualquer período, pois acredita que o turismo é uma das principais alavancas para reerguer a economia brasileira neste período de crise.

   25. A proposta abre uma exceção na legislação brasileira, que segue o princípio diplomático de reciprocidade, pelo qual o Brasil deve exigir visto dos nacionais de países que exigem visto de brasileiros.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>