Miudinhas
Tasso Franco
30/09/2015 às
15:44
LULA vence a queda de braço na Casa Civil com a indicação de Wagner
A presidente deve anunciar nesta quinta-feira a sua reforma administratica, mais até politica
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A comentada pela imprensa ida do ministro da Defesa, Jaques Wagner para a Casa Civil da presidência e uma possível realocação de Aloizio Mercadante, na pasta da Educação, que ele já administrou no primeiro governo, eriam as mais significativas mundanças na cúpula do governo. Se essas informes foram confirmados na quinta-feira, isso significa dizer que Lula com Wagner neste posto vai praticamente assumir o comando politico do governo no Congresso Nacional.
2. A dança das cadeiras - ainda segundo a imprensa brasiliense - é uma tentativa da presidente de manter Mercadante, seu fiel escudeiro, protegido por um cargo no governo enquanto é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por uso de caixa dois na campanha de 2010.
3. Quanto ao Rebatio Janine, técnicoi que assumiu para comandar o "Pátria Educadora" os jornalistas já colocaram um apelido neste de 'o breve'
4. Fala-se, ainda, numa possível extinção da Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela fiscalização da corrupção no Poder Executivo. Cogita-se a incorporação de parte das atividades de controle interno do Executivo pela Casa Civil, tradicionalmente ocupada por um quadro partidário do PT.
5. A CGU seria fatiada: a Ouvidoria ficaria sob o comando do novo Ministério da Cidadania, ainda em negociação com aliados do governo, e a parte da Corregedoria ficaria com o Ministério da Justiça.
6. Comenta-se que Aldo Rebelo sairia do Ministério de Ciência e Tecnologia para a Defesa, instalando um ex-deputado comunista na chefia das Forças Armadas. A atual pasta de Aldo ficaria com o PSB, que a comandou por mais de uma década com Lula e Dilma, mas que atualmente não integra o governo.
7. Especula-se que será ampliada a participação do PMDB no ministério, avançando em terreno hoje ocupado pelo PT, numa tentativa de afagar e manter o partido aliado tutelado num momento em que os pedidos de impeachment começam a tramitar na Câmara dos Deputados. Nesse cenário, o PMDB deve faturar a cobiçada pasta da Saúde, cujo titular, o petista Arthur Chioro, foi demitido por telefone ontem.
8. Seguem em debate a fusão das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O titular desta última, Pepe Vargas, já deixou o cargo. As Secretarias da Pesca e dos Portos, ambas com status de ministérios, também podem ser incorporadas por pastas maiores.
9. A provável ida de Wagner para a Casa Civil é muito bom para o governador Rui Costa e para a Bahia.
**********
10. A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou hoje (30) o convite para que o diretor da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, preste depoimento sobre denúncias de pagamentos de propina cobradas em troca de contratos com a estatal.
11. O requerimento aprovado por unanimidade foi apresentado pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). No primeiro semestre foi solicitada informações sobre as denúncias, mas a Eletrobras não respondeu aos questionamentos dos parlamentares.
12. O requerimento aprovado por unanimidade foi apresentado pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). No primeiro semestre foi solicitada informações sobre as denúncias, mas a Eletrobras não respondeu aos questionamentos dos parlamentares.
13. Na justificativa do requerimento, o deputado Imbassahy citou reportagem da revista Veja, segundo a qual a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, citou negociação do contrato de construção da Usina Angra 3.
14. Cardeal teria livre acesso ao gabinete da presidente Dilma Rousseff para que cobrasse do consórcio de construtoras “doação” à campanha petista do ano passado.
15. A conversa de Cardel foi com Walmir Pinheiro, diretor financeiro da empresa, escalado para tratar dos detalhes da operação. Depois dela, segundo a reportagem, o ex-diretor do PT, João Vaccari Neto (hoje preso pela Operação Lava Jato), telefonou para o próprio Ricardo Pessoa e cobrou o “pixuleco”.
16, O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgou, por unanimidade, procedente o pedido de desfiliação do deputado estadual Carlos
Geilson do Partido Trabalhista Nacional (PTN). O julgamento teve anuência do Ministério Público Eleitoral. O parlamentar ingressou
no partido em setembro de 2009 e foi eleito deputado estadual por duas vezes pela sigla.
17. “Fui muito feliz nesse período de convivência. Agradeço a toda família PTN, a todos os funcionários e militantes”. O deputado pediu
desfiliação da sigla após a mesma ingressar na base do governo Rui Costa, para seguir na oposição.
18. “Devo anunciar na próxima segunda-feira meu novo partido. E espero que nessa nova agremiação eu tenha sucesso e seja tão feliz quanto fui
no Partido Trabalhista Nacional, conseguindo duas eleições e sempre com votação crescente”, afirmou.
19. O
Procon-Bahia notificou, nesta data, a Faculdade Unijorge para prestar
esclarecimentos sobre o acidente ocorrido nos elevadores da instituição, no campus
do Comércio, que vitimou alguns alunos na noite do dia 29.09.2015.
meio desta notificação a Faculdade estará obrigada a informar ao PROCON-BAHIA se
a manutenção realizada nos elevadores era feita com a regularidade necessária, qual
a empresa incumbida destas manutenções, bem como, que tipo de assistência foi
fornecida aos consumidores vitimados, por se tratar a ocorrência de um acidente
de consumo.
21. Muito abalada, Marilene Saade, de 47 anos, mulher de Stênio Garcia, de 83 anos, conversou com QUEM após deixar a delegacia onde denunciou formalmente o vazamento de fotos íntimas do casal, na madrugada de quarta-feira (30). "Já sei quem vazou, mas ainda não posso falar nomes porque estaria cometendo um crime também. Infelizmente, não é só uma pessoa. Meu advogado já está correndo atrás. Pode demorar um mês ou mais, mas a pessoa vai pagar por isso. Muita falta de caráter quem fez isso!", afirmou. "É um crime bárbaro porque as pessoas te desnudam nacionalmente. Mas vamos chegar ao culpado!".
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>